O empate sem golos da Selecção Nacional de futebol de São Tomé e Príncipe no Lesoto e a consequente passagem à ronda seguinte da fase de qualificação para o CAN 2013 constituem verdadeiros feitos históricos para o país.
Nunca antes São Tomé e Príncipe havia ultrapassado uma ronda de qualificação (quer em apuramentos para a Taça das Nações Africanas quer em qualificações para Campeonatos do Mundo) e nunca antes uma selecção de futebol são-tomense havia regressado a casa sem golos sofridos nos jogos disputados na condição de visitante.
Perante um adversário bem melhor cotado no ranking mundial da FIFA e que havia surpreendido recentemente o Burundi os jogadores orientados por Gustave Clément deram aos são-tomenses motivo para se orgulharem do seu país.
Contudo, as celebrações deste feito não poderão estender-se por muito tempo pois em finais de Fevereiro arrancará a próxima eliminatória que colocará a Serra Leoa no caminho dos Falcões e Papagaios. Pela segunda vez São Tomé e Príncipe defrontará este país da África Ocidental numa fase de qualificação. Em Abril de 2000 ambos encontraram-se numa eliminatória a contar para a fase de qualificação do Mundial de 2002. Após uma vitória no 12 de Julho por 2 a 0, com golos de Amílcar Ramos e Celso Pontes, São Tomé e Príncipe não conseguiu segurar a vantagem em Freetown perdendo por 4 a 0.
Embora ainda careça de confirmação oficial por parte da Confederação Africana de Futebol, a Serra Leoa deverá visitar São Tomé e Príncipe em 29 de Fevereiro, enquanto que, a segunda mão será disputada, em Freetown, entre 15 e 17 de Junho.
Mário Calado/Téla Nón
bunzu.com.pena
23 de Janeiro de 2012 at 12:39
iá cú sá casu
placido peter
23 de Janeiro de 2012 at 12:40
Bom comenso, avante rapazes,prometi assistir este jogo, mas enfelizmente cheguei a blonfontein muito tarde e com muita chuva de blonfontein a leshoto o caminho esta muito mal
Valentim Cravid
24 de Janeiro de 2012 at 11:58
Boa Placido, isso é que é ser adepto da selecção. Pena a chuva te ter parado em Bloemfontein.
O não preconceituoso-rosario
23 de Janeiro de 2012 at 12:55
Parbens a federação ,a seleção,equipa técnica,aos jogadores. Aguardando mudanças a nivel da gestão do pais ,ai está um grande exemplo dos falcóes e papagaios.Com muito trabalho,dedicação,conciência no que se faz,humildade os grandes objetivos são alcançados.Força,trabalho e muita sorte para futuras competições.Continuação de bom ano.
O não preconceituoso-rosario
23 de Janeiro de 2012 at 12:57
a corrigir-consciência
f.m
23 de Janeiro de 2012 at 14:27
parabens rapazes
Ze ninguem
23 de Janeiro de 2012 at 15:52
Bem haja, meninos.
Matenham-se firme e que Deus nos ajude.
tiocego
23 de Janeiro de 2012 at 16:03
Viva S.Tomé e Príncipe
tiocego
23 de Janeiro de 2012 at 16:04
Obrigado Selecção
Obrigado MUdança na Fideração
Obrigado Mudança do Governo e das acções do Governo
Viva S.Tomé e príncipe
Baga Tela
23 de Janeiro de 2012 at 16:09
Meus parabens jovens guerreiros… espero que cheguem o mais longe possivel.
Um bem haja a todos
helmerdias
23 de Janeiro de 2012 at 17:12
Parabens jovem e continuem assim joguem o que sabem com humildade,querer,vontade,discíplina,coragem,sem vaidades,muta entreajuda e honra a nossa patría.Resumindo TRABALHEM E BEM COM TUDO QUE JA DISSE atras e vamos conseguir FORÇA.VIVA SÃO-TOMÉ E PRINCÍPE.
rancataco
23 de Janeiro de 2012 at 18:48
parabens S.T.P
Belmiro
23 de Janeiro de 2012 at 20:50
Parabéns ao time da Selecção São tomense por acreditarem que juntos podemos ir longe com o nosso Futebol.
Engrandeça a Bandeira do país e o seu hino
Belmiro
Digno de Respeito
24 de Janeiro de 2012 at 1:26
Parabéns a nova gestão da Nação santomense, valeu a reivindicação frente a anterior direção da Federação de Futebol Santomense. Afinal, está provado que Dendê a grande “pedra no calçado” na FSF – não tinha vontade favorável ao FUTEBOL do nosso País. Era só primeiro eu, segundo eu, terceiro eu e por por diante….
Com Idalécio Pachire, tudo mudou de figura, até a prestação de conta será provavelmente clarificado. Muito bem caro PACHIRE ajude aos teus pupilos, que o futuro risonho reinará entre nós. Não deixo de elogiar o atual treinador e os bons “meninos” que nos representam no futebol.
Deixo conselho a NAÇão santomense. por favor, profissionalizem os jovens futebolistas, profissionalizem os desportistas nacionais e dê-lhes o minimo de estímulo profissional. Pois, é tempo de ajustarmo-nos a realidade dos mundo atual mas, à nossa dimensão. Um presente monetário, não seria nada mal a todos quanto contribuem para o bom nome se STP ao nível internacional.
Thiago F. Monteiro
24 de Janeiro de 2012 at 4:05
Caros amigos de São Tomé e Príncipe,
Sou do Brasil e por aqui escrevo por gostar muito de STP e de seu povo, com o objetivo de ter amizade com qualquer pessoa daí de STP, não importando a idade, contando que seja nativo e residente no País.
Gosto muito da Seleção São-Tomense, e gostaria de através da amizade que espero poder ter com alguém daí, conhecer mais a equipe e seus jogadores.
Torcerei daqui para STP alcançar maiores feitos! Deixo aqui meu e-mail para contato e desde já aguardo retorno: abcdmrrsp@gmail.com .
Um abraço a todos e avante STP!
fidelito
24 de Janeiro de 2012 at 7:49
ATÉ que enfim, temos uma selecção de futebol, 6 anos depois da última!
PARABÉNS SELECÇÃO NACIONAL.
É um motivo de união dos SÃO-TOMENSES!
BRUNO DAS NEVES
24 de Janeiro de 2012 at 9:20
Precisamos ser optimista e nunca perder esperanca, ai esta um exemplo disso, muitos de nos santomense nao acreditavamos numa eventual passagem a outra fase dessa competicao, mas aqui esta o exemplo que devemos acreditar que um dia o rumo das coisas podem mudar, seja no futebol ou nos mais variados ramos da noosa sociedade! Unidos venceremos. “Viva RDSTP”
william
24 de Janeiro de 2012 at 12:41
é isso ai meus colegas parabens ja comessarão a fazer historia agora é não se empolgar e trabalhar mas forte ainda acredito que vamos longe ainda ,como tinha falado antes no outro comentario é não levar gol empate ja dava pra chegar e ai deu certo parabens zagueiros e o time todo uma abraço capitão derilson avô rsrsr força mostra raça sempre que vc for pra o campo e passa isso pra os teus colegas .
Vane
24 de Janeiro de 2012 at 16:33
È isso aí bola p frente!
Adriano Aguiar Assunção
29 de Janeiro de 2012 at 22:34
Como desportista que sou , e gostaria de dar os meus parabéns a seleção,e não só encorajar, mas também motivar por este feito.Ganhem no próximo jogo de modo que possamos escutar o hino Nacional Nesta alta competição que é a CAN.