É com enorme satisfação que assistimos ao brilhar da nossa seleção de futebol no Continente Africano. Esse esforço é o de varias gerações de desportistas que deram e dão o seu contributo para levar o desporto nacional além fronteiras .
Como atleta que já fui, conheço o árduo caminho que é preciso fazer para chegar onde felizmente a nossa seleção de futebol chegou.
É preciso ir mais longe e investir no desporto São-Tomense, não só no futebol como desporto mais praticado que é, mas também nas outras modalidades. Convém relembrar, sem desprimor para outras modalidades, que o atletismo é a modalidade que mais tem contribuído para a internacionalização do nome de São Tomé e Príncipe.
Nos velhos tempos em que eu praticava desporto, o ministro de então, que tutelava a respectiva área, disse na altura que o desporto não era uma prioridade. Devo dizer que estas frases foram desmotivadoras para aqueles jovens que, como eu, tentavam com todas as condicionantes levar o nome do nosso país além fronteiras. Felizmente, o discurso de hoje é o de encorajar os jovens a irem mais longe, mesmo num país com a dimensão do nosso.
Apesar de sermos um país pequeno, temos a capacidade de ter atletas de grande nível, de fazer frente a qualquer seleção a nível mundial. Por isso agradecemos todos os esforços daqueles que com sacrífico e humildade levam o nome de São Tomé e Príncipe além fronteiras.
O nosso povo sempre esteve ao lado de toda e qualquer seleção que representasse São Tomé e Príncipe em todos os eventos desportivos. Lembro a participação da nossa seleção de futebol salão em Portugal, mesmo a perder os são-tomenses apoiaram com toda a veemência a sua seleção, porque todos temos consciência dos esforços dos nossos atletas e das poucas condições com que eles tem, para mais se compararmos as condições, os ordenados milionários que os seus opositores em campo tantas vezes tem. Por isso agradecemos sempre o empenho dos nossos atletas.
Espero e desejo que a nossa seleção de futebol possa ganhar o jogo que falta e assim podermos estar no CAN 2013.
Os atletas de um país para além da sadia prática do desporto, levam o nome da sua nação mais longe, fazem-na conhecida para além fronteiras, contribuindo para o desenvolvimento do turismo, das produtos das exportações, entre outras coisas.
Desejo boa sorte à nossa seleção de futebol, e mesmo que as coisas não corram bem neste último jogo de apuramento, ainda assim, chegámos longe. Qualquer que seja o resultado aplaudiremos a equipa de todos nós.
A nossa presença já é uma incontestável vitória. Não tenho dúvidas que todos, mas todos, desde os que residem no arquipélago, aos que vivem nos mais diferentes países, estarão a torcer pela equipa de todos nós, porque afinal uma seleção também é como que a bandeira do seu país.
Odair Baía

rapaz de riboque
16 de Março de 2012 at 10:01
este ODAIR BAIA deve comer e beber bém esta muito gordinho cuidado com o colesterol, não comas tudo lembra do teu povo que tem passado muto mal com muitas dificuldades vir para cá escrever não custa com bariga cheia um abraço.
corajoso
27 de Março de 2012 at 11:23
Este comentario só pode ser de alguém magro das ideias e do espirito. Força Odair Baía, muitos querem cala-lo por não terem a capacidade de raciocinio ou como digo, são magros das ideias.
Força selecção
rapaz de riboque
20 de Março de 2012 at 10:53
ninguém te liga não escrevas mais tolices
santomense
25 de Março de 2012 at 20:19
Odair,
Por fvr, nao fale do q.vc nao saiba.Na boca fechada,mosca/mosquito/barata nao entra.
Vc fala em termos muito complexos, para dar uma pequena/estupida/ambigua opiniao sobre o desporto Nacional.Portugal,nao esta muito bem economicamente.Vai comecar a perder os “Kilogramas xtras”, antes de voltar. …Ate la fique… CALADO
Santola
26 de Março de 2012 at 12:22
Olá dr. Odair
È com enorme prazer que o felicito pela sua intervenção. Estávamos mesmo a precisar desta força.
A sua opinião deve ser vista como um acto de encorajamento por todos aqueles que sempre quiseram e deram o seu melhor no desporto nacional e não por uns e outros que simplesmente nada fazem e querem tudo ter.
Continua assim dr……..
Natalino Conceição
28 de Outubro de 2012 at 21:11
Meus caros amigos
Nunca si consegui agradar a todos, por isso como Santomense no alem fronteira temos tbém alguma opinião a dar acerca do nosso Pais, como antigo atleta ou qualquer outro.Neste caso o Dr. Odair baia como filho deste pequeno país tem direito de dar alguma opinião sobre o desporto em STP,alias Ele foi um atleta que representou varias vezes S,Tomé no estrangeiro.
Natalino conceição