Desporto

Primeira vitória são-tomense nos Jogos da CPLP

Ao quarto dia dos VIII Jogos Desportivos da CPLP 2012 São Tomé e Príncipe obteve a primeira vitória. O feito pertenceu à equipa de andebol (sub-16 masculino) que venceu Angola por 26-22 na Segunda-Feira, dia 9 de Julho. A equipa orientada por Lima Neto e Heráquio Teixeira vinha de uma derrota com o Brasil por 29-12, averbada no Domingo, mas reagiu da melhor forma colocando-se em posição de discutir o acesso ao pódio.

A participação são-tomense na competição que decorre em Mafra (Portugal) havia começado no dia 6 de Julho com uma pesada derrota no basquetebol (sub-16 feminino) por 147-8 perante Portugal. No segundo jogo disputado São Tomé e Príncipe perdeu por 104-8 com Moçambique, numa partida em que mais uma vez ficou patente a falta de experiência das atletas são-tomenses que se estrearam em competições oficiais nestes jogos.

No voleibol de praia (sub-17) tanto a equipa masculina como a feminina conheceram a mesma sorte até ao momento. Na primeira ronda Portugal venceu São Tomé e Príncipe por 2-0 com parciais de 21-7 e 21-8 tanto no jogo de masculinos como no jogo de femininos. Na segunda ronda foi o Brasil a derrotar as duplas são-tomenses por 2-0. A dupla feminina perdeu 21-3 e 21-2 os dois “sets” disputados, enquanto que, a dupla masculina foi derrotada por 21-11 e 21-8. Contudo, segundo o treinador Aurélio Leite, verificou-se uma evolução no rendimento dos atletas comparativamente às partidas disputadas com Portugal.

O ténis (sub-16 masculino) também já iniciou a sua prestação tendo perdido perante Cabo Verde por 3-0.

A participação são-tomense também se faz ao nível da arbitragem com a presença do árbitro de andebol Gastão Ferreira que já teve a seu cargo a arbitragem de dois encontros: o Angola x Portugal (16-43) e o Portugal x Moçambique (42-17).

Falta apenas o atletismo são-tomense entrar em prova o que acontecerá a partir de dia 10 de Julho na pista de atletismo do Estádio Municipal de Mafra.

Os Jogos da CPLP decorrem até ao próximo Domingo reunindo atletas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Téla Nón/ Diogo Calado

    10 comentários

10 comentários

  1. Leopaldo

    11 de Julho de 2012 as 9:30

    147-8 … credo … uma vergonha…. também o Pais não tem campo de basket…

  2. ANCA

    11 de Julho de 2012 as 10:05

    Força Jovens Atletas

    Acreditem, nas vossas capacidades

    Pensem na nossa nas cores da nossa, Bandeira Nacional.

    Esforço, coragem.

    Façam por merecer medalhas, mediante a confraternização, espírito desportivo e Fair Play.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

  3. pierre

    11 de Julho de 2012 as 10:11

    Força meninos queremos jovens corajosos e determinados, não jovens como os nossos pulíticos,sem caracter,sem pesonalidade e sem espruplo sigam em frente.

  4. eu

    11 de Julho de 2012 as 17:41

    Pra mim não é novidade. O governo chora dinheiro e mandou um monte de vadios ir passear. Melhor não ir do que estar a envergonhar o país dessa maneira.
    Só boa vida

    • Diogo

      11 de Julho de 2012 as 19:08

      Antes de falar informe-se das condições que os atletas têm em STP para treinar e informe-se sobre quem pagou as viagens de alguns jogadores e dirigentes.

      Tenha também respeito pelas pessoas que não o trataram mal e ainda são insultadas por alguém que nem se identifica.

  5. Ôssôbô

    13 de Julho de 2012 as 19:09

    Até que emfim, ouve-se notícias boas!
    Ganhamoooooooooooooooooooossssssssss!!!
    Fui!

  6. fenomenal

    18 de Julho de 2012 as 17:31

    Esssas derrotas sao reflexo daquilo ke se pratica em stp , ou seja nao se treina adequadamente .

  7. Abel Ferreira Conde

    23 de Julho de 2012 as 8:15

    Foom a muito bom a nossa participação nesses Jogos. A experiência ganha-se participando, situação que os treinadores devem se calhar estar munidos de registos dos pontos fracos para corrigir. Quer em preparação de equipamentos, quer na dinamização dos treinos.
    Mesmo com a victória do andebol perante uma das grandes potente selecções “Angola” já é grande novidade.
    Continuemos postando no desporto!

  8. Antonio

    25 de Julho de 2012 as 3:49

    Primeiramente felicito o STeP pelo acesso e oportunidades que o pais tem vindo a ter nas competições internacionais;e pelos atletas e treinadores que representão o pais pelo mundo fora e pelos esforços…mas não me sinto satisfeito com os resutados lamentaveis que o pais sempre obtem…eu me pergunto; *que se passa? *sera falta de treinamentos adequados?…*Falta de uma preparação fisicas e psycologicas? …*Falta da competencia; determinação;motivação e de encorajamento dos atletas e dos treinadores?…Ou até mesmo *falta responsabilidades e de um espirito mais compremetedor por parte do governo(ministro do desporto) e por parte de treinadores e seus atletas?…Fazem algo de diferente mostrem o mundo fora que merecem estar ali competindo…não so para ganhar a esperiencia mas tambem de saber pô las em pratica como a vossa arma e estrategia para atingir o objectivo; que não é nada mais que a vitoria…estou cansado de ver e ouvir a derrota; é demais…

  9. sum mé chinhô

    29 de Julho de 2012 as 5:42

    Acho que estes resultados traduzem claramente a falta de profissionalização de desporto no nosso país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo