Os dirigentes das equipas de futebol que ficaram excluídas da Taça dos Clubes Africanos e da liga dos campeões africanos, dizem que estão em dúvida sobre os factos. Não acreditam nas explicações dadas pela Federação de futebol nem tão pouco nos argumentos da CAF. Avisam que a culpa não vai morrer solteira.
A União Desportiva Rei Amador(UDRA) da Cidade de Angolares venceu a taça de São Tomé e Príncipe em Futebol, e o Sporting da Praia Cruz, ganhou o campeonato nacional de Futebol.
A federação de futebol diz que no dia 20 de Novembro do ano passado enviou para o Secretário-geral da Confederação Africana de Futebol um documento para inscrição dois clubes, na taça africana de clubes e na liga dos campeões africanos. (Documento comprovativo – Inscriçao Afrotaças (1))
A CAF fez o sorteio publicou a lista das equipas para as duas competições africanas, mas os clubes de São Tomé e Príncipe não estão representados.
O Presidente da Federação de Futebol, Idalécio Pachire, que tomou parte em Marrocos numa reunião sobre o futebol africano, disse que falou com, o Presidente da CAF, sobre o assunto. «Mostramos ao Presidente da CAF, os documentos e explicamos tudo. Ele telefonou ao secretário-geral da CAF, exigindo que resolvesse o problema para que São Tomé e Príncipe possa jogar nas competições africanas. Na nossa dedução, possivelmente o secretário-geral recebeu os documentos, não abriu os documentos que enviamos, e nem enviou para o departamento das competições», declarou o coronel Idalécio Pachire, na reunião com os representantes dos dois clubes.
Os dirigentes da UDRA e da Praia Cruz, estão impacientes. Tanto Nino Monteiro Presidente do Sporting Clube da Praia Cruz, como António Monteiro Presidente da UDRA, dizem que não sabem onde está a verdade. «A federação terá cumprido com as suas obrigações. Não podemos dizer que a culpa é da CAF ou não, porque não temos um documento escrito da CAF a assumir a culpa. Dissemos que as explicações da Federação não nos convence, queremos saber de facto quem é o culpado porque a culpa não vai morrer solteira», afirmou Nino Monteiro.
Segundo Nino Monteiro, os dois clubes contactaram com o Secretário Geral da CAF, que por sua vez disse que a não inscrição dos dois clubes nas competições africanas é culpa da Federação São-tomense de Futebol.
Mas o Presidente da Federação de Futebol, está optimista. «Estamos a fazer todas as diligências para que as duas equipas nacionais participem no evento. Recebemos uma mensagem do Secretário-geral, a pedir-nos apoio sobre a forma de enquadrar as equipas nacionais. Enviamos um parecer e estamos a espera da resposta», assegurou o coronel Idalécio Pachire.
Os dirigentes dos dois clubes pedem calma aos adeptos, e repetiram que a culpa não vai morrer solteira.
A federação de futebol anunciou que vai enviar um protesto a FIFA contra o procedimento da CAF. Segundo Idalécio Pachire esta situação é desmoralizadora para o país, povo e para os amantes do futebol em geral.
Abel Veiga
Floli Canido
4 de Janeiro de 2014 at 8:45
Melhor assim. Só iam pr la passear e gastar dinheiro deste povo sofredor.S.Tomé tem equipa? Equipas que nunca ganharam uma competição estão a choramingar tanto. Deus sabe o que faz, melhor é ficar em casa do que ir apanhar 10 -0
ohhhhh...
14 de Janeiro de 2014 at 12:16
olha tens k ter muita cara de pau pra dizer isso… és daquelas pessoas k pensam pequeno, deverias manter a boca fechada.
Caló d'Alva
4 de Janeiro de 2014 at 18:19
Sinceramente. Irmãos Monteirio têm, de facto, razões para desconfiar. O presidente está rodieado de muita gente, incompetente, incluindo a sua assessoria. V.Exª processar a CAF ou quer abrir guerra comum organismo internacional? E como já criou esse precedente, que, pode ficar muito mal a STP! E como já deu para torto, o Sr. tem malas da federação, aviadas, para ir embora e deixar batata quente para quem vier.
satocau
5 de Janeiro de 2014 at 17:26
Floli Canido, mete a boca no rabo e não escreve merdas seja mais otimista o país é nosso.
qua li
6 de Janeiro de 2014 at 11:02
aqui se faz aqui se paga, o que fizeram com o s.c.príncipe no ano passado.
é pra saber, mundo é de deus.
floga bodon
7 de Janeiro de 2014 at 19:32
Meu caro, lamento, dize-lo, isso: VC também é daquelas pessoas, que, estão a comer, conjuntamente, os amigos da federação, e , agora, esqueceram de fazer o trabalho de casa.E, agora, está com medo de perder o taxa na federação. Aqui se faz aqui se paga. Mundo é de Deus.