Está instalada a polémica entre o governo e a Federação Santomense de Futebol, FSF, por causa da concessão do Estádio Nacional 12 de Julho, infraestrutura que já não reúne as mínimas condições para acolher jogos internacionais de futebol, mas com capacidade para abrigar provas de atletismo.
O presidente da Federação Santomense de Futebol (FSF), Domingos Monteiro, em mais recente declaração à imprensa falou que “estamos atrás do governo acerca de três anos a pedir a concessão do estádio Nacional para junto à FIFA encontramos o financiamento para a reabilitação do estádio 12 de Julho. Como vocês sabem o estádio 12 de Julho não reúne as condições para receber jogos internacionais. Até agora o governo não tem a forma de facto de sentar connosco com vista a encontrarmos uma forma razoável para podemos fazer as obras e dispomos de um estádio 12 de Julho em condições para acolher jogos internacionais”.
Em resposta, o Director Geral do Desporto, Akadiry Ramos, clarificou que o processo não começou há três anos, e nem com o actual executivo.
“Eu sei que este processo vem do anterior governo e o mesmo anterior governo pela história não concedeu o estádio à federação, mas este governo está a trabalhar para sim, na altura quando entender encontrar a melhor oportunidade.”
Akadyri Ramos salientou ainda que é preciso encontrar um mecanismo para a coabitação entre as federações de futebol e de atletismo, que dividem o estádio Nacional 12 de Julho,
“Vamos encontrar uma forma para poder ter a coabitação entre essas duas grandes instituições, a Federação Santomense de Futebol e a Federação Santomense de Atletismo. Nós não podemos ignorar o atletismo, temos que sim, enquanto pessoas que gostam do desporto, encontrar uma solução para que essas duas instituições possam coabitar nesta pequena e única infraestrutura desportiva que existe no nosso país. ”
Ramos frisou que, a tese alimentanda por muitos de que o executivo não quer entregar a concessão do 12 de JulhoàFSF, é uma falsa questão.
“Dizer que o Estado não quer entregar o estádio Nacional 12 de Julho à FSF, para assim ajudara melhorar as condições como ajudou a melhorar o campo do Riboque, diria a todos que não é isso, diria que sim, a preocupação está em cima da mesa e o trabalho está sendo feito. Mas, eu espero que as pessoas entendam, porque não é um trabalho fácil. ”
“Se fosse por nós seria já amanhã”- concluiu o dirigente desportivo, mostrando a sua preocupação com a actual situação da instituição que rege o futebol no país.
Martins dos Santos
Pereira Alves
14 de Fevereiro de 2022 at 9:13
1º O ESTADIO NACIONAL É UM PATRIMÔNIO PÚBLICO.
2º O ESTADIO NACIONAL NÃO PODE SER PRIVADO.
3º EM PARTE NENHUM DO MUNDO A FEDERAÇÃO DE FUTEBOL PODE TER O ESTADIO
4º A FEDERAÇÃO SANTOMENSE DE FUTEBOL ESTA VOCACIONADA PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS E APOIAR OS CLUBES A TEREM CAMPOS DIGNO PARA REALIZAÇÃO DO CAMPEONATO
5º A FEDERAÇÃO SANTOMENSE DE FUTEBOL ATÉ A DATA PRESENTE NÃO CONTRIBUI E NUNCA CONTRIBUIU PARA MELHORIA DO ESTADIO.
6º A FEDERAÇÃO SANTOMENSE DE FUTEBOL, NUNCA APRESENTOU CONTA AO ESTADO DOS BILHETES VENDIDOS AO QUANDO DOS JOGOS INTERNACIONAL REALIZADO NO ESTADIO.
7º O ESTADO TEM DADO MANUTENÇÃO NO ESTADIO NACIONAL SIM, A FEDERAÇÃO SÓ QUERO GANHAR O DINHEIRO E MATAR O FUTEBOL COMO TEM SIDO ATÉ A DATA PRESENTE.
8º VEJA O QUE FIZERAM COM O CAMPO DE RIBOQUE, AONDE FORAM PARAR OS RESTANTES.
9º A RELVA SINTÉTICA QUE EXISTE NO ESTADIO E QUE JA SI ENCONTRA NO FIM DA SUA VIDA UTIL, FOI ESFORÇO CONJUNTO ENTRE O GOVERNO E A FIFA, NA QUAL O ESTADO SANTOMENSE GASTOU UMA PIPA DE MASSA E O CAMPO FOI ENTREGUE A FEDERAÇÃO SANTOMENSE DE FUTEBOL PARA MANTER E DAR A MANUTENÇÃO ENTREGUE COM TODAS AS MAQUINAS.
10º A FEDERAÇÃO NADA FEZ, NÃO DAVA E NEM DÁ A MANUTENÇÃO NA RELVA. NÃO CONTRIBUI EM NADA PARA MELHORIA DO ESTADIO NACIONAL 12 DE JULHO. SO QUEREM MEIOS PARA USAR E IR BUSCAR SOMAS DE VALOR EM NOME DO POVO.
11º VEJAM O QUE FIZERAM COM O CAMPO DA TRINDADE, O ESTADIO FEZ O PROJECTO E QUE AINDA DEVE OS ARQUITETOS E ENGENHEIROS QUE REALIZOU O PROJECTO. O PROJECTO FOI ENTREGUE UMA CÓPIA A FEDERAÇÃO PARA IREM A BUSCA DE FINANCIAMENTO JUNTO A FIFA PARA CONCLUSÃO DO CAMPO, O QUE A FEDERAÇÃO FEZ? PEGARAM NO PROJECTO E FORAM JUNTO A FIFA E CONSEGUIRAM UM FINANCIAMENTO DE 100.000 MIL DOLLARES, E NÃO PUSERAM UM CENTAVO NA OBRA, ESTE VALOR SUMIU.
12º É ISTO QUE QUEREM FAZER DE NOVO COM O ESTADIO NACIONAL?
13º A FEDERAÇÃO SANTOMENSE DE FUTEBOL QUERO TOMAR O ESTADIO POR 25 ANOS, DEVIDO A SUBSTITUIÇÃO DA RELVA SINTÉTICA E ALGUMAS MELHORIAS QUE O ESTADO PODE FAZER.
14º NÃO MATEM O DESPORTO, MAS DO QUE JÁ SE ENCONTRA.
15º O ESTADIO NACIONAL É UM PÚBLICO E PERTENCE A TODAS AS FEDERAÇÕES QUE EXISTE NO PAIS, E NÃO SÓ A FEDERAÇÃO. NÃO COMETEMOS MAIS ESTE ERRO GRAVE, TODOS SÓ QUEREM USAR O BEM PÚBLICO PARA SATISFAZER AS SUAS GANANCIAS.
16º É DA OBRIGAÇÃO E RESPONSABILIDADE DO ESTADO SANTOMENSE REABILITAR E REQUALIFICAR O ESTADIO NACIONAL PARA O BEM COMUM E DESENVOLVIMENTO DO DESPORTO NACIONAL EM TODOS OS NÍVEIS.
17º ALGUÉM PODE DIZER QUANTO CUSTOU O CAMPO DE RIBOQUE EM CONDIÇÕES QUE FORAM ENTREGUE, VIRAM A TAMANHA VERGONHA QUE PASSAMOS. É ISTO QUE QUEREM FAZER COM O ESTADIO NACIONAL?
Tretas
14 de Fevereiro de 2022 at 13:20
Nino, catambe só estão a saber das suas vidas. transformou a federação num ninho de cobra politica. são bandidos ladroes compram os presidentes dos clubes por tuta e meia… Uma vergonha essa federação. Gatunos
Catambe anda construir casas e mais casas
Tony
15 de Fevereiro de 2022 at 14:44
Enfim, mais um edificio publico, patrimonio do Estado de Stp a seguir o seu caminho normal em STP, a sua destruição !!! Tem sido este o resultado dos Edificios “publicos e patrimonio” que os portugueses construiram e deixaram feitos há mais de 40 anos!! Porque o estado de Stp nunca preservou, remodelou, aumentou, pintou enfim nada fizeram, realmente Estado incompetente, tudo é incompetente em STP,
Penso que assim realmente se çimpa a historia da colonização!!!!
Ridiculo!!