O Marítimo de Micoló foi o grande vencedor do primeiro Torneio de Futebol de Praia realizado este domingo pela Federação Santomense de Futebol (FSF), a vencer na final o Praia Cruz, por 3-1, para a euforia dos populares que, correram em massa para presenciar o evento.
A jogar em casa, a equipa de Micoló sabia da responsabilidade que recaia nas costas, por isso, empurrado pelo público, não tremeu e conquistou o torneio, que contou com a participação de seis equipas, Marítimo de Micoló e Guadalupe ( Lobata) e Pantufo, São Marçal, Domingo Desportivo e Praia Cruz( Água Grande).
Na primeira ronda, as formações de Micoló e Pantufo protagonizaram o melhor desafio da prova, segundo os presentes, que terminou com o triunfo da equipa da casa, por 4-3; Guadalupe venceu São Marçal, por 5-4; e Praia Cruz, sem piedade, goleou Domingo Desportivo, por 6-2.
Por apurarem somente três equipas para a segunda fase ( Micoló, Guadalupe e Praia Cruz), apenas um jogo foi realizado, o que colocou frente a frente os dois emblemas de Lobata, Micoló e Guadalupe, com a primeira a vencer por 5-3, e apurar-se para grande final que seria disputada ante Praia Cruz, que teve passagem direta, em função do sorteio.
Dignos de serem os finalistas da prova, os dois vizinhos, não desfraldaram a expetativa do público e deram espetáculo e levaram a incerteza no resultado que terminou em 3-1 para o Micoló, até o terceiro e o último período.
No final foram entregues medalhas, uma quantia em dinheiro e uma taça ao campeão.
O evento deu pista que o desporto pode ser um grande aliado para a promoção do turismo em São Tomé e Príncipe, mas para tal é preciso ideias, iniciativas, coragem é investimentos.
Quanto ao conceito, o Futebol de Praia é um tipo de futebol jogado na areia e as equipas são compostas por cinco jogadores titulares e cinco suplentes. É bastante recente como desporto organizado, datando de 1992 a sua institucionalização, mas já é praticada há muitas décadas como variante de lazer.
Martins dos Santos
Y
7 de Agosto de 2023 at 12:53
Coisa para dizer que estão gastando dinheiro da FIFA…manobras