Desporto

Federação santomense de natação lança o projeto “PEMA”

A palmeira é uma planta de muita utilidade em S. Tomé e Príncipe. Na bíblia simboliza a vitória, a justiça, a fecundidade e o triunfo. Palmeira em português, PEMA no crioulo Forro de S. Tomé e Príncipe. É dela a inspiração para a denominação do projeto lançado pela federação santomense de natação.

“Através do PEMA vamos criar alicerces para que a natação, nos próximos anos, possa ser um desporto de projeção ao nível nacional” – disse Angélico Santos, presidente da federação.
O projeto é sustentado por uma estratégia virada para a obtenção de resultados. Para ultrapassar a falta de apoios internos, a federação procura mobilizar recursos junto da federação internacional de natação, a pensar na participação de S. Tomé e Príncipe em competições internacionais, ainda este ano.

“A participação no campeonato africano de natação que terá lugar em Luanda-Angola de 30 de Abril corrente a 5 de Maio próximo em que pretendemos participar com seis elementos, entre atletas e dirigentes e em Agosto teremos a participação no campeonato do mundo” – sublinhou Angélico Santos.
Os atletas selecionados treinam em águas abertas e só nas vésperas das provas serão submetidos a estágios internacionais uma vez que S. Tomé e Príncipe não dispõe de piscina para a prática de natação.

José Bouças

3 Comments

3 Comments

  1. David

    12 de Abril de 2024 at 9:01

    A iniciativa é de louvar contudo a formação de atleta é um passo crucial para obtenção de resultado. A preparação de qualquer atleta é feita em moldes iguais a de competição. Vamos deixar de brincar com o desporto nacional, estamos a nadar na terra e correr no mar. Vamos todos contribuir para construção de uma piscina olímpica e depois pensar em competições. É bom sonho de olhos fechados é mais real pensar de olhos abertos no futuro das modalidades desportivas no país

  2. ANCA

    12 de Abril de 2024 at 9:23

    É preciso que haja primeiramente organização, munirmos de bom staff de natação, onde todos aqueles que ja praticaram a natação ou fizeram parte da natação,…treinadores, praticantes, possam ser convidados, ou de iniciativa própria, a ajudar esta causa, necessário abertura,..

    Neceessidade de plano para natação São Tomé e no Príncipe,…é preciso apoiar esta causa, a causa do desporto nacional, todos aqueles que queiram e desejam, devem devemos apioar esta causa, de forma rigorosa, organizada, plano estratégico.

    Formação, escolas de natação, Infraestruturas, espelho de água, para pratica deste e de outros desportos fluvias, marítimos, crianças de suportes, na praias pontões, barra, nos rios, delimitação, assoreamento dos rios,para desporto de lazer,.. caiaque, remos, canoagem, natação, etc,.. navegação, motos de aguas, barcos a vela e provas desportivas onde conjugado, com a gastronomia, culinária, hotelaria, dormidas, no interior do país e na região autónoma do Príncipe, podem alavancar emprego, postos de trabalho, desenvolvimento do turismo,…aí os objectivos e fins das entidades,instituições-autarquias as locais, devem ser reformados, requalificados, modernizados,…pois que a reforma das autarquias locais nos seus objectivos hoje, onde houve uma evolução dos objectivos e fins destas instituições, faz se sentir necessário, a par de planos de desenvolvimento nacional, devem existir e ser enquadrados planos de desenvolvimento local, ou plano directores municipas e planos de pormenor, para educação, saúde, economia(agricultura, economia dos rios, turismo local, desporto fluvial, pesca fluvial, qualidade e preservação da água, gestão das praias sua qualificação e segurança balnear, agricultura,agropecuária) habitação,construção civil, comércio, transportes e comunicação, finanças( agência locais de investimento bancos, empresas financiamentos,financeiras),… de modo a captar poupanças e gerar rendimentos,…

    Há necessidade desta transformação destas entidades instituições-autárquicas locais, na sua estruturas departamentos, hoje para responder e resolver questões prementes de desenvolvimento,…transformar, reforma nas questões de ordem juridicas, de ordem administrativas, de financiamento e de planos de desenvolvimento, ordenamento do território, população, administração, mar, rios, em São Tomé e no Príncipe.

    Se és de São Tomé e do Príncipe

    Ajuda do teu país a desenvolver

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  3. Jorge Semedo

    12 de Abril de 2024 at 22:33

    Peçam ao Melo Xavier para reabilitar o Club Nautico, incluindo a sua piscina (num prazo razoável) para servir a Nação Santomense. Comprou porquê e para quê? Para mantê-lo fechado, deteriorado e sem servir a Nação? Nem impostos rende ao Estado? Confisquem aquela brincadeira e ceda-o a quem tem espírito real de empreendedor. Este Malandro, vai aos Estados Unidos e posta video da fanfarra e desbunda, esbanja rios de dinheiros, ao invés de investir naquilo que ele próprio, por vontade própria, se predispôs a comprar (ao preço de banana) a fim de criar um complexo turístico, há décadas. Os Mangoloides são quase todos vigaristas
    Vigarizam-se entre si, e exportam as suas vigarisses de forma a granel para os países que tenham lideres menos atentos no poder. Pinto da Costa foi e continua a ser o culpado desta pouca vergonha. Confisquem-no por favor e leiloem-no ou cedam-no a um investidor sério e não aos que querem brincar de investidores. Assim como está é que não pode continuar. Tenho dito.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top