O vice-chefe de Estado Maior das Forças Armadas, os comandantes do exército e da guarda costeira, bem como o inspector das forças armadas foram exonerados.
A decisão saiu da reunião do conselho superior de defesa nacional, Presidida esta segunda feira pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Carlos Vila Nova.
A exoneração do capitão de mar e guerra Armindo Rodrigues. Vice Chefe de Estado Maior, do coronel José Maria Menezes comandante do exército, do capitação de mar e guerra Pedro Barros e do coronel Sebastião Andreza inspector das forças armadas nada tem a ver com os acontecimentos de 25 de Novembro de 2022, esclareceu o porta voz do conselho superior de defesa nacional, o coronel Alfredo Marçal.
«Não, não, essas exonerações decorrem essencialmente por fim de mandato conferido pela lei. Os comandantes são nomeados por um tempo de 3 anos», precisou o coronel Marçal Lima.
Para os respectivos lugares foram feitas novas nomeações, mas o porta voz do conselho preferiu não avançar os nomes. «Os nomes não vou avançar. Vou deixar que o governo em sede própria o faça», sublinhou.

Recorde-se que o ministério publicou acusou 23 militares, três dos quais altas chefias de crime de tortura e homicídio no caso de 25 de novembro, que provocou a morte de 4 civis no quartel do morro.
As altas chefias acusadas são o ex-Chefe de Estado Maior, o brigadeiro Olinto Paquete, o exonerado Vice-Chefe de Estado Maior capitão de mar e guerra Armindo Rodrigues, e o também exonerado coronel José Maria Menezes, que desempenhava na altura a função de comandante do exército.
José Bouças

Célio Afonso
18 de Julho de 2023 at 10:51
Faço votos para que a justiça seja feita em nome do estado. Os militares que por ação e/ou omissão assassinaram barbaranente os seus proprios conterrâneos devem ser levados à justiça porque eles não estão acima das leis.
STP é um país muito pequeno, pobre, sem fronteiros terrestres, com um povo muito humilde, razão pela qual esses militares assassinos fizeram aquilo e continuam em liberdade!