Política

Professores saíram às ruas da capital são-tomense para reivindicar um salário digno

De luto e empunhando cartazes com várias mensagens, centenas de professores e educadores percorreram as diversas ruas da cidade de S. Tomé exigindo um salário digno. A manifestação pacífica acontece depois de 26 dias de greve que paralisa praticamente todas as escolas públicas do arquipélago.

«Os professores continuam indignados com o que o governo quer oferecer» – disse Vera Lombá, porta-voz da intersindical.
Ao longo da manifestação os professores gritavam, citamos «mata vaca e tira o leite/ mata a vaca partilha a carne» – fim de citação.

«Porque ouvimos numa entrevista o senhor Primeiro-ministro dizer que o leite acabou, ou seja, a vaca deixou de ter leite. Achamos que ainda há algum leite, aliás, se o leite acabou não temos culpa, nunca mamamos daquela vaca, queremos mamar agora» – frisou Vera Lomba.

Os manifestantes deixaram algumas mensagens ao chefe do governo.

«Nós queremos que o primeiro-ministro deixe de autoritarismo e respeite as pessoas» -desabafou o professor Vidigal de Jesus.

«O que nós queremos é o ponto 11 que é o salário de base. Isso tem que ser negociado. Não é que queremos 10 mil dobras, mas o ministro tem que dizer, publicamente, quanto é que ele vai nos dar» – sublinhou, por seu turno, o professor Guilherme Banza.

Segundo a intersindical, a luta só vai terminar quando a classe vir solucionada a principal reivindicação: um Salário base digno. 

Para esta quarta-feira está prevista mais uma ronda negocial com o executivo.

José Bouças

9 Comments

9 Comments

  1. Jonas Malheiro Trovoada Savimbi d’Alva Torres Amado Vaz de Espírito Santo

    27 de Março de 2024 at 3:28

    Assim mesmo! Greves dia, à tarde, até anoitecer. Governo paga ou Patrice Trovoada sai para se encontrar entendimento salarial para os professores. É melhor fazer greves para se melhorar as condições de vida da população Santomense do que participar neste fórum IV promovido pela Embaixada.

    Nenhum fórum vai resolver a situação de pobreza e falta de dinheiro nos bolsos do povo Santomense.
    Realmente sobre este país o Nini tem razão. Rei Amador ajuda ele para meter esse São Tomé e Príncipe na linha com ajuda do povo. Abuso é demais. Já chega.
    Agripalma aprendeu. Os Brancos não podem abusar deste povo. Paga renda, paga salário!
    As mulheres Santomenses deveriam pesquisar na internet sobre a história de feminismo depois pensar nessa onda desse fórum. Os abortos desenfreados de bebés, muitas mulheres do ocidente sem filhos mesmo a ganharem bons salários e usufruírem de boas condições de vida, não têm homem – querem homens deles para serem transgênicos transgender e gay homosexual como o tal Margarida Lopes Bruno Miguel, homens e mulheres não conhecem o papel e a função que a natureza lhes deu na sociedade, mulheres abusam corneam os homens, homens vão a cadeia por violência doméstica e violação sexual. Divórcios as esquerdas e as direitas – kidalê…
    As mulheres Angolanas, muitas abrem as pernas para quem paga mais dinheiro. É isso que a Embaixada do Estados Unidos quer?
    Mulheres Santomenses! Já temos muitos problemas na grota para resolver sobretudo a situação económica e financeira na nossa sociedade que está muito mal, esse “papo” de fórum disto e daquilo é para lavar a cabeça das mulheres fracas que não têm direção na vida ou não conhecem o propósito ou objetivos da existência. Mandem esse fórum morrer longe.
    Vocês têm que instruir, cultivar, domesticar, treinar, formar, e dar boas instruções e bons ensinamentos aos miudos mais pequeninos e a raparigas e crianças sobre a diferença entre o que é bom fazer e o que é bom evitar para nós produzirmos uma geração mais saudável e mais produtiva onde homens e mulheres possam viver e trabalhar juntos para os dois crescerem e prosperarem na vida.
    O ocidente desgraçou mulheres e homens deles. Quer dar sermão à quem?
    Drogas, promiscuidade, violência, bebedeiras, capitalismo selvagem, racismo, poligamia, ganância, ambição desenfreada, ilusão, mídias sociais de propaganda que resulta em debilidade psicológica dos jovens, tudo isso vem do ocidente. África tem que abrir os olhos!
    Este fórum não cair dar nenhum proveito.

    Dia das mulheres significa todas as mulheres sairem à rua em solidariedade com outras mulheres para lutarem todas juntas contra o mal que temos na nossa sociedade. Temos muitas malezas por resolver, minha gente!

  2. Sem assunto

    27 de Março de 2024 at 5:40

    “Mata a vaca e tira leite”
    País é de toda gente e não somente do Pigmeu e dos seus apaniguados. Se não há leite quem patrocina toda a vadiagem pelo mundo, a conhecida rotina do Pigmeu?
    De onde vem tanto luxo e conforto, roupas de grife e coisas raras, que este imbecil exibe nas telas da televisão?
    Ele que nem santomense é, não nasceu aqui, não viveu aqui, não fala nenhuma língua daqui, e o mais grave não respeita gente daqui.
    Quero este bandido, saqueador, mercenário fora do meu país.

  3. Jailson David

    27 de Março de 2024 at 9:15

    Eu não estou contra a greve, é normal exigirem algo quando não está bem. Todos nós sabemos que a função pública é que mais emprega pessoas no país, no momento em que o país se encontra um aumento salarial para uma classe massiva como a Educação causaria uma enorme rutura económica!

  4. EX

    27 de Março de 2024 at 10:15

    Estavam para quê mesmo???

    Andou a dizer que conhecia bem o país e que sabia bem o que o povo quer a solução. Agora vem dizer que a vaca já não tem leite, mesmo assim o diabo não para de viajar.

    Por favor, resolver os problemas dos professores, porque os alunos já estão tempo demais sem aulas, isso é péssimo para o país.

  5. Nini

    27 de Março de 2024 at 12:19

    Povo é assim mesmo, sair a rua, demonstrar pacificamente. Fazer greves e dize-lo o seguinte:
    Se você fizer isso, nós faremos aquilo até encontrarmos um acordo sobre o aumento salarial em que ambos concordamos. Esta é a mensagem que ele está surdo a ouvir.
    É assim minha gente. Só com compromisso e respeito é que vai dar.
    Não aceitar desrespeito de Patrice Trovoada e outros fantoches de São Tomé e Príncipe!
    Greves todos os dias com esse gajo até eles aprenderem a lição. A lição esta é que não se abandalha a nossa população!
    Pão pão, Queijo queijo.
    Muita corrupção.
    Muita anarquia.
    Muito abuso.
    É demais!
    Força e coragem para vencermos a batalha.
    Ou aumenta de salários ou Patrice sai. Ponto Final
    Entra outra pessoa para se fazer as coisas como elas devem ser bem feitas!

    Boa sorte

  6. Duart

    27 de Março de 2024 at 13:21

    A pergunta que não quer calar!
    Porquê essa reivindicação Nunca ocorreu antes nos outros Governos “MLSTP” ?!

    Porquê os professores santomenses estão com discursos políticos através de alguns representantes dos mesmos?

    Querem fazer crer que não estão politizando o tema para desgastar o Governo atual???!

    Pelo amor de Deus! São Tomé e Príncipe deixou de dar leite há décadas com políticas de facilidades e pouca produtividade! Nenhum empreendimento seja financeiro ou não consegue resistir tanto tempo com essa postura de falar de responsabilidade e consciência patrióticas!!!
    Toda gente sabe que o país é um ESTADO FALIDO!

  7. Clemilson brasileiro

    27 de Março de 2024 at 19:20

    Aida votaram nesse primeiro ministro ,todos sabiam que não ia governar pelo povo , só vai governar pelo seu bolso

  8. ANCA

    27 de Março de 2024 at 23:38

    O MLSTP, um partido de irresponsáveis

    Prometer aumento salarial, sem o País ter condições para o fazer,…sinceramente quando os seus dirigentes, encheram os bolsos e fugiram, mais uma vez deixando o povo na miséria das misérias

    De lembrar que em Janeiro o País estava a beira da bancarrota sem saber se podia vir a pagar salários, sem dinheiro para importar combustíveis,…etc tenhamos juízos, os líderes sindicalistas têm que ter uma visão alem de hoje agora, para ultrapassarmos esta situação,…

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  9. Santo

    28 de Março de 2024 at 8:45

    O governo apresentou salário de base da classe política e do quadro geral e observei que ninguém tem salário de base superior a STN 12 000,00 e se aposentação é calculada na base do salário de base, porquê que muitos euferem pensão superior a STN 20 000,00, STN 30 000,00, STN 40 000,00, STN 50 000,00? Coitados que euferem salário de base mais baixo e que têm reforma de STN 1 000,00, STN 2 000,00. Porquê essa injustiça? Será que o cálculo da pensão tem “punda bô?”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top