Destaques

“Casa de areia” no Cine Brasil

O Instituto Guimarães Rosa São Tomé tem a satisfação de convidar para a próxima sessão do Cine Brasil, a ser realizada no dia 29 de novembro (sexta-feira), às 18h. Na sessão será exibido “Casa de areia”, filme brasileiro de 2005, do gênero drama, dirigido por Andrucha Waddington, com locações no município de Santo Amaro, no Maranhão, na região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

No filme Casa de Areia, o português Vasco (Ruy Guerra) leva sua esposa grávida Áurea (Fernanda Torres) e a mãe dela, Dona Maria (Fernanda Montenegro), em busca de um sonho: viver em terras prósperas, recentemente compradas por ele. O sonho se transforma em pesadelo quando, após uma longa e cansativa viagem junto a uma caravana, o trio descobre que as terras estão em um lugar totalmente inóspito, rodeado de areia por todos os lados e sem nenhum indício de civilização por perto.

Áurea quer retornar ao lugar de onde vieram, mas Vasco insiste em ficar e constrói uma casa de madeira para que lá possam viver. Após serem abandonados pelos demais integrantes da caravana, um acidente mata Vasco e deixa Áurea e Dona Maria completamente sozinhas.

Elas partem em busca de ajuda e terminam por encontrar Massu (Seu Jorge), um homem que nunca deixou o local. Massu passa a ajudá-las, levando comida e sal para que Áurea e Dona Maria possam sobreviver na casa recém-construída. Apesar da estabilidade, Áurea deseja deixar o local de qualquer maneira mas decide apenas fazer isto quando sua filha nascer e poder deixar o local com ela. Enquanto isso Áurea e Dona Maria precisam lidar também com a instabilidade do local em que vivem, já que a areia pode soterrar a casa em que vivem a qualquer momento.

O filme recebeu vários prêmios e indicações, incluindo:
Prêmio Qualidade de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Diretor no Rio de Janeiro e Melhor Diretor em São Paulo
Prêmio Alfred P. Sloan no Festival de Sundance 2006
Indicado ao Grande Prêmio do Júri na categoria de filme do mundo – drama
Concorrida ao prêmio Estrela de Ouro no Festival Internacional de Marrakech

Venha assistir! A entrada é gratuita!

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top