Economia

Paridade Cambial entre a Dobra e o Euro entra em vigor em 1 de Janeiro de 2010

nota-de-50-mil-dobras.jpgSão Tomé e Príncipe e Portugal concluem os preparativos para a entrada em vigor do acordo de cooperação económica assinado entre os dois países em Julho do ano corrente segundo o qual será fixada a paridade cambial entre a moeda são-tomense, a Dobra e a moeda europeia, o Euro.Os representantes da comissão mista São Tomé e Príncipe-Portugal, discutiram na última semana assuntos ligados com o começo da implementação do acordo económico e ultrapassaram os últimos detalhes burocráticos das negociações.

A ministra do Plano e Finanças, Ângela Viegas Santiago, disse que a comissão tem uma missão nobre: fazer uma análise do nosso desempenho económico, verificar se estão reunidas as condições para a entrada efectiva da paridade cambial entre a Dobra e o Euro a partir de 1 de Janeiro de 2010.

O acordo de cooperação económica foi conquistado através de Portugal junto a União Europeia, tendo sido considerado  o desempenho económico de São Tomé e Príncipe nos últimos tempos.

“Cabe-nos continuar a dar provas do nosso empenho para que o nosso desempenho económico, macro económico seja merecedor desse confiança.” – declarou a Ângela Santiago.

A comissão envolvida neste processo fará uma avaliação do desempenho económico do nosso país para provar a estabilidade económica do arquipélago apesar da crise actual.

A ministra mostrou-se optimista em relação a avaliação e espera que esta prove que os nossos indicadores, apesar da crise económica, sejam encorajadores e que possamos fixar a nossa moeda ao Euro.

Katya Aragão

To Top