Economia

Banco Mundial disponibiliza cerca de 4 milhões de dólares para o OGE 2011

O governo anunciou que o Banco Mundial vai financiar directamente com cerca de 4 milhões de dólares o orçamento geral do estado (OGE) para 2011. Segundo o Ministro das Finanças e Cooperação Internacional, uma equipa do FMI deve chegar a São Tomé nos próximos dias para avaliar a a situação macroeconómica do país.

A equipa do FMI não vem só avaliar a situação macroeconómica do país a luz a execução do programa de crescimento económica e de luta contra a pobreza, mas também para negociar com o Governo as vias de angariação de mais financiamentos para o Orçamento Geral do estado, explicou o Ministro das Finanças e Cooperação Internacional.

Certo para já é o financiamento directo do Banco Mundial ao Orçamento Geral do Estado para 2011. «A missão do FMI dará abertura para conseguirmos alguns financiamentos, nomeadamente o financiamento directo ao orçamento através do Banco Mundial num montante aproximado de 4 milhões de dólares», assegurou o ministro Américo Ramos.

Também com o apoio do Banco Mundial, São Tomé e Príncipe começou a preparar um plano para reabilitação e modernização do sector de produção de energia eléctrica. Segundo o Ministro das Finanças e Cooperação Internacional, a médio prazo o país deverá arrecadar 19 milhões de dólares para execução do projecto de desenvolvimento do sector da energia.

No entanto a curto prazo, deverão ser aplicados 600 mil dólares no sector da energia. «Estamos a mobilizar a curto prazo por volta de 600 mil dólares para corrigir algumas situações e a médio prazo arranjarmos financiamentos no valor de 19 milhões de dólares, para investimento no sector energético. Essa acção já começou e há sensibilidade no seio dos parceiros para conseguirmos esse financiamento», reforçou o ministro.

Américo Ramos que esteve recentemente nos Estados Unidos, onde se reuniu com as instituições de brettons woods, analisou com as autoridades americanas a adesão de São Tomé e Príncipe ao programa Millenniun Challenger Corporation.  O Ministro reconhece que São Tomé e Príncipe fez progressos com vista a entrada na fase designada compacto do programa financeiro do governo norte-americano para os países mais pobres. No entanto nada está garantido. «Vamos a ver se em Dezembro seremos o país escolhido. Podemos continuar com as reformas ou passar imediatamente para o compacto. Não podemos dizer com exactidão que iremos passar», afirmou.

Segundo o Ministro o país precisa ainda dar provas no capítulo da legislação, melhoria do ambiente de negócios e na capacidade de investimento para o desenvolvimento humano. Etapas consideradas importantes e decisivas para a entrada na fase de execução do programa Millenniun Challenger Corporation, em que o arquipélago poderá receber uma injecção de 50 milhões de dólares.

Abel Veiga

    22 comentários

22 comentários

  1. Baga-tela

    23 de Outubro de 2010 as 6:49

    Mais uma vez dependencia, mais uma vez divida para povo de STP.

    Sr. Patrice segundo dizem tem uma formacao em economia. Sendo assim, sr. PM aplique os seus dotes de conhecimentos em economia no processo de desenvolvimento do pais se faz favor, mas sem se depender de outros que nao passam de sague-suga.

    • Matabala

      23 de Outubro de 2010 as 12:36

      Caro Amigo Baga Tela, as vezes a formação não é tudo…
      É necessário unir o util ao agradável, porque se ele não souber associar esta formação em economia as tendencias e bons exemplos de boa Gestão, em nada resultará…
      Acho que Cabo Verde é um bom exemplo a seguir, mas em nenhum dos monentos e discursos feitos pelo Actual PM. vi ou ouvi ele falar em Cabo Verde, portanto, acho que a transparencia e Honestidade ainda não estão nos vocabulários deste Governo. Se estiver então que eles se unam aos bons…

    • António Veiga Costa

      24 de Outubro de 2010 as 1:30

      Quem é sanguesuga??? Os que emprestam dinheiro ao nosso Pais ou os santomenses que gostam de receber mas não gostam de fazer esforço??? Brincadeira!!!!

      • observador

        24 de Outubro de 2010 as 10:38

        impecavel a tua interogaçao. temos que começar a chamar os bois pelos nomes, por mais que os que andao a boleia do sistema nao gostem.

    • Puppet

      25 de Outubro de 2010 as 15:43

      O sanguessuga neste caso é o mendigo perpétuo.

  2. Abdulay silva

    23 de Outubro de 2010 as 11:03

    espero q esses possíveis investimentoas a curto e a longo prazo seja possivel melhorar as condiçãoe basicas do país, acho q melhoria nas condições basicas é um asunto cheio de prioridade em s.tomé e príncipe,depois de cumprido essa tarefa que sempre foi um asunto q ate hoje nenhum outro governo conseguiu asegurar, só depois disso é possivel desenvolver outros sectores ,em suma, acho q temos q começar do começo…….

  3. Ze Maria

    23 de Outubro de 2010 as 14:57

    Sr.Patrice,
    Porque não diversifica a economia e invista em serviços?
    Diversificação da economia e investimento em setores de serviços que caremos bastante é uma saída para multiplicar essa coisinha que temos com o nome de PIB [que mal serve para despesas correntes].

    Cadê seus conhecimentos acadêmicos? Traga as teorias e associe-as à prática neste momento.Aproveite a oportunidade dada pelo povo.

  4. COCO NZUCU

    24 de Outubro de 2010 as 9:19

    SR. ABEL VEIGA, saudacoes cordiais. Intervecao do genero que o Sr. AGAPITO M. DIAS fez ha dias, nao devia desaparecer tao rapidamente, pois todos deveriam ter acesso a ela para sabermos com quem estamos a lidar. Para quem nao tenha visto, o Sr. AGAPITO M. DIAS, numa troca de ” mimos” com alguem, insultou a pessoa com a seguinte expressao: “NEGRO PALERMA” so pq este lhe acusara de boicotar estagios de Santomenses no Banco Mundial. Ora bem, semelhante insulto em pleno sec. XXI nao se justifica, sobretudo qd vem de alguem que sempre foi considerado como filho da terra,de prestigio nacional e internacional. Todos deviamos manifestar a nossa indignacao, enquanto este Sr. nao se retratar, pedindo desculpas. SR. AGAPITO M. DIAS, se ja nao precisa de STP, ao menos nao cuspa na mao em que comeu. Haja saude. Saudacoes.

    • Tagarela

      25 de Outubro de 2010 as 10:16

      Eu não conheço o tal Agapito M. Dias e não me interessa mudar tal situação. Dúvidas povoam o meu espírito de que tenha sido ele o autor do cometário, pese embora esteja ali o seu nome. Nesse espaço pudemos nos identificar como quisermos e escrevermos o que nos apetecer, tanto é assim que há quem se identifica pelo nome de um conhecido e procurado terrorista internacional. Não há qualquer controle nesse aspecto de saber se quem se identifica é mesmo a pessoa. Será que sendo tão ocupado como se diz vá dispor de tempo para responder um comentário e nos termos citado? Duvido. Viva STP!!!

      • COCO NZUCU

        26 de Outubro de 2010 as 6:34

        Caro Tagarela, contudo, muito grato pela deferencia,desculpas pelo incomodo causado e sinceros votos de muita saude e progresso. Saudacoes.

  5. Edson

    24 de Outubro de 2010 as 12:25

    Custa-me creditar que o meu paìs até para fazer um orçamento tem que pedir ajudas ao BAD e ao BM! Mas meus senhores o pior não é ser “sangue-suga” destas instituições, o pior é ser sangue-sugas do povo, porque estas ajudas muitas vezes sò benefeciam os nossos pseudo-dirigentes. Durante muito tempo, os pseudo-politicos santomenses se habituaram a pedir esmolas no exterior com o nome de STP, para fins pessoais. Espero que esta ajuda tenha de facto um destino social.

  6. Miguel Angelo Correia

    25 de Outubro de 2010 as 17:10

    Até quando vamos estar com mãos levantada a procura de esmolas, até quando vamos continuar a fazer dividas e mais dividas, quem sofre com isso são os mais pobres que não usufruem desse bolo mais paga por ele como se fosse o maior beneficido, até quando vamos esperar que a gestão dos nossos governos sejam credivéz no sentido de melhorar a situção da nossa população.
    Desde sempre, fomos beneficiados com apoio e mais apoio, mais por conseguinte nada se vê, nada de concreto foi feito;
    Temos tantas coisas para ganhar dinheiro , como é o exemplo da nossa agricultura, da nossa pesca , a nossa saúde que está cada vez mais precária;
    O país não tem emprego para os vários quadros recém formados ou os qua ainda ficaram de chegar,falo isto pq quero enfatizar na aposta as instituições privadas com objectivo de ajudar o governo nessa lacuna;será que ha alguma nesse orçamento do oge, fala sobre ingeção de capitar nessa instituição?.
    Estou em espectativa em relação a esse governo, espero q o mesmo supere as espectativas.

  7. Parvos

    25 de Outubro de 2010 as 22:18

    Parvos

    Eu irei transformar Sao Tome e Principe num pais violento. STP e’ unico pais neste mundo onde os corruptos roubam tudo, vendem tudo, usam tudo, abusam de todos sem consequencias. STP e’ unico pais no mundo onde a elite rouba o povo “as cegas” e todos ficam calados! Que “raio” de parvos sao voces? Sao Tome e Principe esta em perigo. Corruptos roubam toda riqueza do povo, compram carros de luxo, constroem casas carissimas e de luxo e de valor exuberante, depositam milhoes de Euros, e Milhoes de Dollares Norte Americano nas contas obscuras e clandestinas nos bancos da Europa e no Dubai, e ninguem faz algo sobre isso. Tudo deixa andar em anarquia generalizada. A divida do pais aumenta, o analfabetismo mantem-se na mesma percentagem e a estupidez e atraso mental aumentam gradualmente, o desemprego aumenta consideravelmente, os ricos ficam cada vez mais ricos, e os pobres ficam cada vez mais pobres. Enfim! Essa e’ uma proporcao de co-relacao directa negativa e desagradavel e inaceitavel! Pergunto-vos: Somos todos parvos e estupidos, ou somos todos gatunos, ladroes, e ignorantes em STP?

    Sem violencia, STP nao ira mudar para melhor. Sem violencia nao havera respeito, dignidade entre os cidadaos em STP. Sem violencia nao havera igualdade na distribuicao de riqueza em STP.

    E’ prometido que algo sera feito sobre tudo isso. Si os corruptos gatunos e elite de ladroes imorais nao mudarem de maus habitos, entao o plano manter-se-a firme e em operacao.

    A opcao esta nas maos dos corruptos e da elite immoral: Guerra ou Paz.

    Sao Tome e Principe esta em perigo. Os corruptos e os imorais de STP cometeram erros gravissimos! Se roubassem e usassem esse dinheiro roubado na construcao de fabricas e criacao de empregos bem remunerados para os Santomenses em STP, a frustracao e o descontentamento entre a massa seria menor, e claro teriam proveitos de lucros e rendimentos no investimento empreendido com dinheiro do povo roubado. Jogaram mal.

    Somos todos maus, vamos todos queimar juntos! Por isso, STP esta em serio risco e em perigo flagrante!

    A unica forma de se encontrar harmonia sera divolver ao povo Santomense o que lhes foi roubado ou vendido de forma descabida e anarquica e trabalhar honestamente.

    Sao Tome e Principe esta em perigo. Transformacao de forma drastica e dolorosamente agressiva esta de caminho…

    • COCO NZUCU

      30 de Outubro de 2010 as 14:23

      Caro PARVOS, eles roubaram e continuam a roubar. Violencia so iria criar mais condicoes para roubarem. Estou a favor da movimentacao dum abaixo-assinado dirigido a ONU solicitando a entrega do pais a gestao das NACOES UNIDAS. O pais nao perderia a sua independencia por isso, bem pelo contrario, todos ficariamos a ganhar. Saudacoes.

  8. Helves Santola

    25 de Outubro de 2010 as 23:32

    Saudações! Meus senhores, eu acredito que nenhum país pobre consegue sair da situação sem ajuda externa, aliás, este tem sido o fado de STP. Vejamos, precisamos de produzir mais para acabar com essa dependência, verdade, mas mais verdade é que precisamos de créditos de parceiros para colocar as coisas a andar. Sangue-sugas são sim, como alguém falou, as figuras que enriqueceram e garantiram sustento de gerações com o dinheiro que o estado consegue arrecadar……vamos trabalhar senhores, que cada um faça a sua parte….abraços!

  9. Helves Santola

    25 de Outubro de 2010 as 23:35

    …e deixem o governo trabalhar….STP precisa de planos de médio e longo prazo, essa a dinâmica exigida até pela nova conjectura mundial….alguma coisa deve ser feita sim para os problemas que existem de momento, mas temos que deixar o estado dar os passos que axa necessários, criticar “cada vírgula que o PM escreve” ñ é o caminho….

  10. caboverdiano

    27 de Outubro de 2010 as 11:34

    ja esta mais dolares para estes parasitas deixem de dar dinheiro a esses malandros eles que trabalhem é a raça mais malandra da africa só querem falar e aparecer mais nada e só querem festas mais nada e andar a volta das pobres mulheres que trabalham para eles comerem quantos parasitas estao estas horas sem fazer nada comem a custa dos outros nem um aeroporto tem em coniçoes nem um reustarante é uma tristeza

  11. Conscientious

    29 de Outubro de 2010 as 22:02

    Passividade ja nao da! Si abuso nao for controlado ou eliminado em Sao Tome e Principe, nao podemos aceitar passivamente toda porcaria que vem da elite corrupta e tambem arogancia e abuso do poder por parte dos corruptos que pensam ser donos da terra. Fico em paz porque eles nao se metem comigo. Nao gosto deles. Se fizerem de mim o que estao fazendo contra jornalistas em STP, como Ambrosio Quaresma, e outros Santomense que estao sendo oprimidos por gatunos corruptos, mata-los-ei. Pelos memos a filha, o filho, a mulher, ou mesmo o corrupto proprio, se for apanhado na esquina, apanhara um tiro na cabeca ou no peito. Nao terei medo de ir parar na cadeia se, pelo menos, deixar cair um deles (corruptos, gatunos) no chao. So assim e’ que iremos acabar com abuso em STP. Matar os gatunos corruptos inimigos do povo um por um. Temos que ser agressivos e corajosos contra essa gente! Eles nao gostam do povo Santomense, mas estao a roubar, usar, e abusar de riqueza do povo. Temos que deixar claro aqueles ladroes atrevidos. Si um deles morrer, outros seguirao, ou abuso e roubos reduzira. Temos que comecar a matar os grandes de Sao Tome! Patrice ta fazer “zoplo tam.” No fim, sera “nada, nada” “povo pobre, povo faminto” “Sao Tome e Principe em ruinas e degradacao.”
    Temos que sair da defensiva, temos que entrar na ofensiva e atacar os gajos com forca e agressao! Os ladroes da elite e corruptos de STP estao a comer o dinheiro do povo e riem-se e abusam-se do povo! Passividade ja nao da! Passividade ja nao da! Passividade ja nao da!

    • COCO NZUCU

      31 de Outubro de 2010 as 14:41

      Auoh! Quinte’ na bila’ t’home’-fa, achifa-fa zuchi ka glita’ porra n’tlibunalu za.

  12. Cientes

    30 de Outubro de 2010 as 7:05

    Meus senhores e minhas senhoras,
    Banco Mundial e Fundo Monetario Internacional so vai trazer consequencias negativas e dividas. Temos que cortar os emprestimos. Temos que comecar a viver dentro dos nossos meios proprios

  13. Serio

    9 de Novembro de 2010 as 4:02

    Banco Mundial e o Fundo Monetario Internacional fazem jogo sugo com os nossos corruptos governantes para destruirem o povo. Porque razao os paises chamados “ricos” nao usam dinheiro dessas duas instituicoes para resolverem problemas de emprego e outros problemas causados no sistema financeiro e bancario desses paises desmandados pelos brancos imorais? A divida que vem desse imprestimo so aumenta, nunca desaparece! Corruptos em Africa comem o dinheiro e o povo ve quase nada (nao vem beneficio dos imprestimos). A verdade e’ que os regulamentos e condicoes saidas desses imprestimos causas catastrofes para o nosso povo: desemprego (governo manda pessoas p’ra casa), governo fecha isto e aqui; os hospitais ficam inserados, o ensino deteriorado, fecham e destroem servicos socias. Que merda e’ essa. Somos putas desses corruptos e escravos do Banco Mundial e do Fundo Monetario Internacional? ja estamos fartos dessa jogada! E’ parar desse merda de emprestimo que nao beneficia STP. Temos que viver dentro de nossas possibilidades: banana, safu, voador, cajamanga, jaka doce, fruta pao, mandioca, matabala, nossas hortalicas, etc. Ta bom! Manda brancos pa merda com dinheiro deles! Emprestimos dos raios da parta da puta que lhes pariu… Povo Santomense nao precisa dessa trafulha!
    Banco Mundial e o Fundo Monetario Internacional sao ferramentas dos colonos. Porra! Acorda Africanos! Acorda!

  14. Serio

    9 de Novembro de 2010 as 4:03

    Jogo sujo! Manda-lhes todos p’ra inferno!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo