Economia

Afriland First Bank descentraliza as suas actividades

O segundo Banco Comercial, a operar no mercado financeiro são-tomense abriu uma nova filial no mercado de Côco-Côco. Após a construção da sua sede na Avenida Kwame Kruma, o banco de capital camaronês, decidiu aproximar-se mais do público.

O mercado de Côco-Côco localizado na avenida Geovani, no centro da capital são-tomense, é uma das principais praças comerciais do país. daí justifica-se a estratégia do Afriland First Bank, em abrir uma filial mesmo no centro do mercado mais movimentado da capital. «A construção desta Agencia no meio do mercado visa a concretizar a opção do Banco em aproximar-se dos seus clientes e oferecer-lhes um serviço de qualidade. A satisfação dos clientes é a nossa prioridade», declarou, Augustin Diayo, Director Geral do Afriland First Bank em São Tomé e Príncipe.

Segundo banco comercial a abrir as portas em São Tomé, o Afriland First Bank de capital maioritário camaronês, construiu de raiz uma nova sede que veio dar mais brilho a avenida Kwamne Kruma na capital São Tomé. Com outra filial na ilha do Príncipe, o banco privado quer pretende agora atrair maior número de clientes, na movimentada praça Giovani. «Sabemos que esta é a zona onde ocorre uma parte importante da actividade económica deste País, daí a perspectiva do grupo em estar próximo dos operadores económicos», pontuou o Director Geral. .

O Ministro das Finanças e Cooperação Internacional, Américo Ramos, que inaugurou a nova filial do Banco Comercial, garantiu que o Afriland First Bank já é uma referência no sistema financeiro de são Tomé e Príncipe. «Demonstra mais uma vez que o AFRILAND FIRST BANK, tem se posicionado muito bem, portanto colocando ao serviço dos seus clientes», afirmou o ministro.

Américo Ramos, disse que são sinais positivos para o crescimento do mercado financeiro são-tomense, e que se junta a recente inauguração da Rede Dobra 24, ou seja, da entrada em funções das caixas automáticas.

Com mais de 10 mil clientes, o Afriland First Bank, reforça a concorrência num mercado financeiro, que conta com 7 Bancos Comerciais.

Abel Veiga

5 Comments

5 Comments

  1. Põe Boca não Tira

    21 de Outubro de 2011 at 16:16

    Espero qua não vão seguir as pesadas do BISTP com a taxa de juro aos olhos da carne

  2. MEU DEUS

    21 de Outubro de 2011 at 18:53

    PARABÉNS AFRILAND.

  3. HLN

    21 de Outubro de 2011 at 19:57

    O que não entendo é a descentralização desses bancos, concentram tudo na cidade capital e chamam isso de descentralização. continua tudo no centro Agua grande.Tantos bancos para um país tão pequeno???????

  4. Anca

    22 de Outubro de 2011 at 1:29

    O conceito de poupança o que significa?

    “Poupança”

    “Poupança ou aforro, em Economia, é a parcela da renda, de pessoas, empresas ou instituições superavitárias, que não é gasta no período em que é recebida, e por consequência é guardada para ser usada num momento futuro.”
    “Existe confusão entre poupança e poupança financeira, que é um tipo de investimento financeiro, em conta poupança, com baixo risco e baixo rendimento, geralmente garantido pelo governo até um determinado valor, através do Fundo Garantidor de Crédito, independentemente de qual casa bancária é a sua depositária.” “Entretanto, poupança do ponto de vista econômico é o acúmulo de capital para investimento.” “Os recursos investidos pelos poupadores nas contas poupança, geralmente tem destinação para investimentos em infra-estrutura habitacional.”

    “Modelos psicológicos da poupança”

    “Keynes (1936) – Defendia que o consumo tendia a aumentar com o aumento dos ganhos, todavia não se elevam em proporção desses ganhos.” “A poupança depende dos ganhos familiares, quanto maior forem os ganhos maior será a poupança.” “Segundo Keynes as pessoas com elevados ganhos tendem a ter elevadas poupanças.” “A Poupança dependia da boa vontade ou capacidade de cada individuo para poupar”

    “Katona (1980) – Procurou explicar as contingências do comportamento de poupança.” “Segundo Katona para explicar o fenômeno da Poupança é necessário ter em conta fatores como a idade, o agregado familiar, estabilidade financeira, situação profissional etc.” “A poupança depende por isso da interação entre personalidade do sujeito e o ambiente económico. Katona identificou três tipos de poupança:”
    “1. Contratual”
    “2. Discricionária”
    “3. Residual”
    “Segundo o autor o modelo individual é transponível para o colectivo.”

    “Vanh Veldhoven e Groenland (1993)” “– Baseados no modelo de Katona acrescentam a existência de variáveis socioeconômicas nos comportamentos de poupança, como :”
    “1. Clima econômico – crescimento, inflação, taxa de interesse, taxa de desemprego”
    “2. Informação econômica – média”
    “3. Contexto econômico pessoal – patrimônio, lucros”
    “4. Contexto institucional – sistema bancário e fiscal”
    “A motivação para poupar consiste na precaução, na riqueza, compras futuras, investimentos e projetos para os filhos.” “Sendo sobre as despesas fundamentais, como as de alimentação que as pessoas tendem a realizar mais economias.”

    “Poupança e as crianças”

    “Van Raaij ( 1986) realizou vários estudos sobre os comportamentos de poupança e de consumo nas crianças.” “Tendo em conta várias variáveis como:”
    “- como é apresentada a poupança as crianças”
    “- as informações que contribuem para a construção das suas representações de poupança”
    “- papel dos pais”
    “- publicidade”
    “- papel dos pares”
    “Os estudos revelaram o papel fundamental dos pais e da publicidade no incentivo à abertura de contas bancárias e à representação que as crianças têm sobre a poupança.” “Defendia que papel dos pais assentava na preocupação de dar um futuro melhor aos filhos, e o incentivo à poupança era considerado um hábito muito positivo.” “Baseado no modelo de aprendizagem social , Van Raaij defende que a criança poupa porque é um comportamento correcto socialmente, sendo por conseguinte, recompensada relativamente aos seus objectivos.”

    “Poupança esquecida das famílias”

    “Com a abertura do mercado de crédito aos consumidores em Portugal, multiplicaram-se as formas de concepção de crédito, por parte das Instituições financeiras, cada vez mais competitivas num mercado cada vez mais transacionável e inovador, o que permitiu o desenvolvimento de instabilidade financeira, por parte das familias, que se tornaram em alvos fáceis de individamento.”
    “Ao mesmo tempo que o crédito permite às familias, dispor de um capital que não próprio imediatamente, também significa que se está a criar uma penhora futura, sem que, muitas vezes as próprias familias, se apercebam disso.” “Também significa para as familias, a possibilidade de poder usufriur de bens e serviços que numa determinada situação da vida façam sentido, sem que para isso se considere um possivel endividamento futuro, dado o esforço acrescido de gestão financeira.”
    “A necessidade crescente de poupança por parte das familias, com a questão do sobreendividamento está cada vez mais distante, dada a dificuldade acrescida em cumprir com os compromissos, que muitas vezes surgem associados a créditos, como por exemplo, o caso do Crédito Habitação.”

    “Situação da poupança no Brasil”

    “No Brasil, as contas de poupança que também são chamadas de “cadernetas de poupança”, são historicamente, destinadas a pequenos depositantes e investidores financeiros.” “Geralmente não concede uma remuneração atraente aos depositantes em função do uso de um redutor calculado sobre os juros.” “Mas quando há uma tendência de redução da taxa SELIC (indicador das taxas de juros), a poupança se torna um investimento muito atraente, pois é isenta de imposto de renda e imposto sobre operações financeiras até cinquenta mil reais (em julho/2009).” “A Caixa Econômica Federal é o maior depositário e incentivador desse tipo de investimento, havendo ganhado pelo quinto ano consecutivo o prêmio Top of Mind no segmento poupança.”

    Ver referência
    In Wikipédia

  5. NINA

    22 de Outubro de 2011 at 19:20

    SEMPRE A SUBIR

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top