O Téla Nón apurou que até esta tarde o texto final do acordo já tinha sido redigido e submetido ao Governo para últimas avaliações. O impasse gerado pelo Governo Central, está praticamente superado. O povo do Príncipe não baixou os braços na defesa do investimento da empresa HBD – Boa Vida.
Para além do desenvolvimento do turismo ecológico o investimento da empresa de capital sul africano, dá atenção especial ao sector das infra-estruturas. O aeroporto do Príncipe deverá ser reabilitado passando a ter capacidade para receber aviões de médio porte como o aeroporto internacional de São Tomé.
O investimento entrou num impasse devido a resistência do Governo Central em assinar o acordo administrativo de investimento. Situação que provocou alta tensão nas últimas semanas na ilha do Príncipe. O Primeiro Ministro Patrice Trovoada, que face a forte pressão da população do Príncipe prometeu resolver o impasse em 10 dias, cumpriu com a sua palavra.
Fonte das negociações que começaram esta semana na capital são-tomense, disse ao Téla Nón que o chefe do Governo esteve empenhado na busca de uma saída rápida e contribui bastante para o sucesso alcançado nas últimas horas. A fonte garantiu que praticamente tudo está resolvido. «Resta apenas o governo analisar o texto final do acordo para assinarmos. Isso pode acontecer nas próximas horas, ou o mais tardar até segunda – feira», declarou a fonte que pediu anonimato.
Tudo indica que os festejos da descoberta da ilha do Príncipe no próximo dia 17, terá sabor especial para a população da ilha, que deverá celebrar também a assinatura final de um acordo de investimento que nas últimas semanas defenderam com unhas e dentes.
Abel Veiga
luis
13 de Janeiro de 2012 at 16:47
excelente noticia para a Nação Santomense.
e agora só espero que a confirmação do acordo em relação ao Centro Nacional de Pescas, não fique para as calendas gregas…..
helmerdias
13 de Janeiro de 2012 at 17:03
SIm boa notícia para todos nos santomense especialmente para,os habitantes e amigos de princípe.Meus parabens aos governantes do princípe particularmente o sr engenheiro e presidente regional,por sua persistencia,coragem e capacidade de dialigo com governo central.Parabens tambem AO GOVERNO CENTRAL PARTICULARMENTE ao sr doutor primeiro mistro pelo empenho e vontade de ver as nossas ilhas desenvolvidas.
SE acontecer isso espero que agora o governo regional seja fiscal atenta na cumpra de acordo de sr da LUA.espero espequetante para o arranques das obras e a conclusão das mesma.Parabens ao todos nos santomense por civismo e carater patriotico que houve neste processo.Mais uma vez parabens ao pessoal de princípe por ter feito ouvir a sua voz.obrigado a todos.ESPEREMOS PARA VER PRINCÍPE crescer e ver igualdade de desenvolvimento para nossas ilhas.
Pinto
13 de Janeiro de 2012 at 17:31
sao tomé tem que tomar como modelo de gestao a ilha de principe…
Original
13 de Janeiro de 2012 at 18:14
Eh.Quando uma população é carente
normalmente há mais solidariedade.Que povo
Príncipe sirva de exemplo para abrir os
olhos á população de S.Tomé porque se fosse aí onde cada um toca para sua banda
adeus acordo.
Maria Rosamonte(imigrante)
14 de Janeiro de 2012 at 1:33
Nao poderemos dar foguetes(antes da vitoria);ou seja antes dos”acordos assinados entre ambas as partes”.
o objectivo deste acordo caso seja assinado,é vermos se as coisas sao feitas como o ditado popular diz “preto no branco”,ou seja,que ambas as partes ,nao sejam pressionadas so para fazer o “ingles”,ver,é necessario,que haja datas concretas,o que deverao fazer até determinada época,fazer as coisas andarem;porque assinar “acordos ou contratos”,sem objectivos é so fazer o “ingles”,ver.
Esperemos que haja pessoas de Boa Fé,independentemmente de que Cor Politica pertencerem,que haja empregos para os que precisam de trabalhar,que haja um desenvolvimento sério,e que os Protocolos,Acordos seja o que que quisermos chamar;nao fique so no Papel, como muitos projectos infelizmente,que tem sido feitos,tanto em Stomé como no Principe.
Que o Ano de 2012;seje um Ano de Consenso,de boa Fé;e sem grandes ressentimentos,ou seja sem “cobranças”,porque senao é o povo pequeno que sofre.(a ver vamos).
O meu BEM HAJA;
Maria Rosamonte
Dalingher
14 de Janeiro de 2012 at 23:29
Boas pessoal é uma boa noticia é uma luta é uma conquista é uma victória é um abrir dos novos horizontes entendemos todos como queremos entender até podemos abrir o espumante e tudo no dia da referida assinatura mas com tudo só espero que mas tarde as coisas darem por tortas e viermos a procura de um culpado ou seja se a população vier a usufrir de tantas propagandas feitas pelo elenco governamental contudo um bem haja e viva o príncipe.
hibraihin reis
17 de Janeiro de 2012 at 21:45
olha estou em portugal e gostei de ouvir a notiçia
Hibrain Reis
29 de Abril de 2012 at 22:23
fico feliz em ver minha ilha a dar um passo gigante.só não fazemos por causa dos orgulhos de s. Tomé que não querem ver boas coisa no lugar serto mas com sorte vamos em frente.Força príncipe merecemos mais do que nunca.
Joao Batepa
15 de Janeiro de 2012 at 22:50
o Patrice vai ganhar quanto c isso?
Feijoada
16 de Janeiro de 2012 at 8:39
Eu tambem quero minha parte neste acordo.
ôssobó
16 de Janeiro de 2012 at 8:49
Caros Patriotas.
É bom que esse acordo seje assinado. Mas espero que não seje mas uma igual ao de Porto de Águas profundas , que vieram a televisão os Sr. antigos 1º Ministros, Presidentes e outros, bebendo champanho e dizendo agora sim! São Tomé vai Crescer. Gostaria de saber como fica o monumeto de fernado Dias? os governantes ajuntaram com estrangeiros para matar a História do meu País, e alguns veêm dizer que nao sabemos a história de STP. como saber se foi destruido! Bem Hja São Tomé
VOZ DO POVO
17 de Janeiro de 2012 at 11:36
É bom que este acordo esteja assinado. Só para não ser mais um blefe do P.M ele quere nos enganar mais uma vez.
VALTER MONTEIRO
17 de Janeiro de 2012 at 16:58
Obrigado meu povo,obrigado ao PRINCIPE,pela grande victória, e vamos lutar até final,para ver o nosso PRINCIPE crescer
fidelito
18 de Janeiro de 2012 at 12:41
So espero que não seja mais um empresario que vem enganar o povo de principe, como fez o holandês que explorava o ilhéu BomBom.
Esse enganou o To Zé e o povo que iria alargar o aeroporto de principe, e até agora, NADA.
SO ESPERO QUE O GOVERNO DE PRINCIPE TENHA salvaguardado esse ponto, para não cair de novo no conto de fada.
PARABENS A NOSSA ILHA DE PRINCIPE E AO NOSSO PAIS……SÃO TOME E PRINCIPE.