Economia

Banco Mundial aprovou financiamento de 40 milhões de dólares para Moçambique

O crédito financeiro do Banco Mundial, a favor do projecto do Governo moçambicano para o sector da educação, foi aprovado em Washington no dia 1 de Maio. O Financiamento vai permitir a expansão do ensino pré escolar para cerca de 600 comunidades rurais de Moçambique.

Através do montante financeiro disponibilizado pelo Baco Mundial, o Governo de Moçambique vai promover o desenvolvimento cognitivo, linguístico, sócio-emocional e físico de cerca de 84,000 crianças com idade pré-escolar. Factor importante segundo o projecto do executivo de Maputo, para garantir o sucesso das crianças nos níveis superiores de educação.

Os 40 milhões de dólares agora anunciados pelo Banco Mundial representam valor suplementar atribuído ao projecto de educação. No total o Banco Mundial já disponibilizou 71 milhões de dólares para apoio ao sector da educação de Moçambique. .«O propósito deste valor suplementar do Banco Mundial é o de aumentar a qualidade e eficiência do sistema educacional no seu todo apoiando a preparação escolar das crianças vindas de famílias de baixo rendimento, reduzindo assim repetições e abandonos nos níveis primários de educação», diz a nota do Banco Mundial.

Dados divulgados pelo Banco Mundial, indicam que Moçambique tem 4,5 milhões de crianças com idade inferior aos 5 anos, mas menos de 5% estão matriculadas no ensino pré-escolar. « Estamos confiantes de que investimentos em crianças ajudam a quebrar o ciclo da pobreza em Moçambique a longo prazo, o que contribui para um futuro promissor para os Moçambicanos», declarou Laurence Clarke, Director do Banco Mundial para Angola, Moçambique e São Tome e Príncipe.

O credito suplementar de 40 milhões de dólares concedido a Moçambique, vai segundo o Banco Mundial, garantir o ensino pré-escolar nas comunidades de Nampula, Cabo-Delgado, Tete, Gaza, e na província de Maputo.

O Banco Mundial, concluiu a sua nota recordando que já investiu cerca de 4.1 bilhões de dólares em Moçambique. Para além da assistência técnica prestada ao executivo moçambicano, assume-se como financiador dos grandes sectores de desenvolvimento de Moçambique, com destaque para o apoio ao orçamento, agricultura, sector privado e melhoramento do clima de investimentos, descentralização e governação, educação (técnico-profissional e superior), saúde, desenvolvimento municipal, energia, infra-estruturas de transporte, planeamento espacial, mudanças climáticas, agua e saneamento.

Abel Veiga.

2 Comments

2 Comments

  1. almogibo mussa ibraimo faquir bay

    14 de Fevereiro de 2013 at 12:45

    preciso de financiamento para pequena empresa familiar, para juntos lutarmos contra pobreza absoluta

  2. almogibo mussa ibraimo faquir bay

    14 de Fevereiro de 2013 at 12:47

    porque eque o governo de mocambique, nao ajuda as pessoas mais necessitadas, e vai ajudar pessoas que pelomenos conseguem 10 dolar por dia? como vai se combater a pobreza?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top