Economia

Samsung vai construir uma das maiores refinarias de petróleo na África Central

A empresa da Correia do Sul, assinou acordo com o governo gabonês para construção da maior refinaria de petróleo na sub-região. A infraestrutura que pretende atender as necessidades do Gabão e da sub-região, deverá ser inaugurada em 2015.

A refinaria que vai ser construída na região económica especial gabonesa da ilha de Mandji, terá capacidade para processar 3 milhões de toneladas de petróleo. A imprensa gabonesa dá conta que os trabalhos de construção da nova refinaria de petróleo, deverá estar concluída em 2015.

Obras que vão custar 1,4 bilhões de dólares norte americanos. 2/3 da produção da refinaria vai atender as necessidades dos países da sub-região da África Central em matéria de petróleo, assim como o mercado europeu.

Estima-se que a infraestrutura vai garantir 300 empregos directos, e vai alimentar 3000 postos indirectos de emprego.

Um investimento importante para a sub-região, a que São Tomé e Príncipe pertence, que apesar de ser produtora de ouro negro em estado bruto, é forçada a comprar petróleo refinado no mercado internacional, por falta de capacidade de refinação.

O acordo assinado na última semana em Libreville, capital do Gabão, foi assinado pelo ministro do petróleo, energia e recursos hidráulicos do Gabão,  Etienne Ngoubou,  e pela parte sul coreana subscreveram o embaixador da Correia do Sul, Sung Jin-Kim e o vice presidente da empresa sul coreana Samsung, Sam Youl Kim.

Note-se que a empresa Samsung é membro do consórcio sul coreano, SK Energy, que é proprietária da maior refinaria de petróleo do mundo a Ulsan.

Abel Veiga / Imprensa Gabonesa

    7 comentários

7 comentários

  1. Só com Cristo!!!

    31 de Julho de 2012 as 15:03

    Será que o 1ºMinistro ou Presidente de lá também vive a viajar? Será que ele foi ao Brasil, Reino Unido, Emiratos,Taiwan, Portugal, Singapura, Venezuela, Cuba, EUA, Libia, Reino de Marrocos, França e outros tantos países vizinhos de Africa para conseguir isso? Então esse negocio de viagem dá certo mesmo?!!!

    • adi.bete

      1 de Agosto de 2012 as 15:10

      povo de s.tome deixa o governo terminar seu mandato tao a cair no jogo d mlstp. so vao destabilizar o pais so isso eles so quererm instabilidade pra continuar a robarem. ate quando vamos viver assim? nos escolhemos o governo por isso q patricio esta la, espera terminar o mandato depois escolhemos outro governo abri o olho povo vamos todos pensar no nosso s.tome nao nos politico por favor eu quero tambem poder ter orgulho um dia do nosso estado

  2. CAO SEM SORTE 20

    31 de Julho de 2012 as 16:45

    Meus senhor, a corupção esta em tudo lado do mundo, mais há pais que os politicos roubam e faz alguma coisa para o seu pais, mais os nossos politicos roubam e nao fazem NADA para o pais, isso é que é mal e gravissimo. o pais esta cada vez a subterrar no foços, vamos lutar contra esse politicos, para por um ponto final nisso. vamos ajuntar as forças.até breve. Fuiiiiiiiiiiiii.

  3. ANCA

    31 de Julho de 2012 as 19:30

    Muito bem

    Boa notícia para região,

    Acreditem

    Temos, como cidadãos, como sociedade SãoTomense, como Povo SãoTomense, como País São Tomé e Príncipe(População, Mar, Território), estar atento, organizados, preparados para saber aproveitar, tirar partido na nossa posição Geográfica e Geo-Estratégica, organizados, com um bom planeamento investimento a nível interno, para dar-mos juntos saltos a nível externo, na região e no mundo.

    Acredite

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    Bem Haja

  4. Neves

    31 de Julho de 2012 as 20:44

    deveria ser um exemplo para STP…..

  5. Credo

    1 de Agosto de 2012 as 15:44

    Calibre 12 diz:
    1 de Agosto de 2012 às 9:49
    Noticia de ultima hora.
    Mais uma mentira de Patrice Trovoada.
    Disse em S.Tomé na passada quinta-feira que tinha que viajar para Paris para assinar acordo com a terminal LINK porque o anterior que havia sido assinado com Rafael Branco terminava a 5 de Agosto. Mais uma vez ele mentiu e como mentira tem pernas curtas, ficou com cara lavrado ao dar o dito pelo não dito.
    Afinal depois de estar em Paris, em entrevista a RFI e passada pela Radio Nacional de S.Tomé, Patrice Trovoada disse que o acordo com a terminal LINK ainda está em fase de renegociações e que os acordos possíveis só poderiam ser assinados dentre de 2 ou 3 meses.
    Francamente, pouca vergonha do Senhor Primeiro Ministro.
    Mais uma mentira. Esse homem é mesmo perigoso – é um mentiroso nato com as questões de Estado. Por favor, POVO, abra olho.
    Afinal o que Patrice Queria era fugir a Assembleia Nacional por onde deveria ir prestar contas.

  6. Filipe Samba

    2 de Agosto de 2012 as 6:54

    Estude as leis dos contratos de investimentos privados em São. Tomé no primeiro semestre deste ano (se vigore, existe)
    São Tomé como Nação, tem os seus dias contados no Mapa Mundo.
    Não temos a concepção do progresso.
    Sabem que nos avizinha mais uma crise económica mundial, pior das outras.
    O ódio, inveja , ira, corrupção, ladroíce, destruição do património nacional, transformou a sociedade numa bomba-relógio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo