A empresa que tem acordo com o Estado são-tomense para construir porto em águas profundas em Fernão Dias, ainda não conseguiu acordo com o fundo soberano francês, para a sua recapitalização. No entanto o Primeiro Ministro Patrice Trovoada prometeu ao país, que as obras do porto iniciam este ano.
O Chefe do Governo são-tomense, Patrice Trovoada, arrisca-se a falhar mais uma vez, nas promessas que faz ao país. Prometeu que três grandes projectos iriam arrancar até o final do ano 2012. O ano que o Primeiro Ministro disse ser também aquele em que o país iria arrancar. Uma das promessas tem a ver com o início até o final do ano das obras de construção do porto em águas profundas.
No entanto a imprensa francesa especializada em assuntos financeiros e económicos, indica que a empresa CMA-CGM, tem uma dívida avaliada em 3 biliões de dólares, e precisa urgentemente de dinheiro fresco. Por isso há vários meses que está a negociar com o Fundo Estratégico de Investimento, um departamento do tesouro francês, com vista a sua recapitalização.
Segundo a imprensa francesa especializada em assuntos económicos, a injecção do fundo soberano francês na empresa da família Saadé, implicará a cedência pelo grupo privado de qualquer coisa como 6% do seu capital social, a troco de uma injecção de 150 milhões de dólares.
As negociações da semana passada não produziram consenso entre as partes, diz a imprensa francesa. No jogo de cintura para vencer a crise financeira, a empresa francesa terá negociado com a sua congénere da China, “China International Maritime Containers” , o frete de 10 porta contentores para realizar as suas operações. Ao mesmo tempo o grupo chinês China Merchants, ligado a China International Containers, está a negociar com a CMA – CGM a aquisição de 49% do capital social da sua filial, Terminal Link.
Muito negócio em jogo, que poderá obrigar o Primeiro Ministro de São Tomé e Príncipe, a fazer muitas contas e contactos, para evitar o desconforto antes de Dezembro próximo, de mais uma promessa falhada.
Abel Veiga
Féde ká Dóxi
15 de Outubro de 2012 at 7:44
Ê sá kaká!!!!!!
Agora é Rússia. Vamos ver
ZE PEDRO
15 de Outubro de 2012 at 9:15
O Primeiro Ministro irá pagar nas urnas pelos seus pecados, pois o modelo de governação que ele tem implementado não se ajusta à realidade são-tomense, por outro lado não se admite que o senhor Primeiro Ministro faça anúncios de projectos sem ter a certeza de que os mesmos serão materializados o que tem causado grandes decepções aos são-tomenses`, tudo isso para não falar da arrogância com que o Primeiro Ministro tem governado, por isso a resposta deve-lhe ser dada nas urnas,… pode demorar ( mais 2 anos) mas acontecerá….
suasuá
15 de Outubro de 2012 at 11:31
Votei no ADI,mais ja estou farto.Mais nenhum dois anos.Oposição por favor põe esses malamdros todos na rua;estaria a fazer um grande favor ao povo santomense.
Ruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuua com ADIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Paracetamol 500mg
15 de Outubro de 2012 at 9:25
Vamos ver qual a atitude do governo relativamente a este processo, visto que stp sai lesado.
À n ser que alguém saia a lucrar.
Revoltado Com Partido que Votei
15 de Outubro de 2012 at 10:44
Patrice está perdido… Mandou Américo Ramos para Correia do Norte um país ditatorial para ir a procura de dinheiro. Patrice és a minha decepção. Estou triste.
Agora inventou orçamento do cidadão, porquê?
Porque teme o chumbo do orçamento, logo se a oposição chumbar OGE ele vai dizer ao povo que, o orçamento que povo fez, os deputados chumbaram.
Patrice maldita foi a hora que sai da minha casa para votar em si e a tua empresa ADI!
Com ADI só um grupo de 10 gajos mt bem identificados é que estão a comer e a lamber os dedos.
Um país como STP vai se meter com Correia do Norte?
Vocês por lá
15 de Outubro de 2012 at 11:23
Antes era Terminal Link.(…)
Agora é com a Máfia Russa.
Sensa Comissário
15 de Outubro de 2012 at 12:50
Caros…
Vim por este meio expandir o que muito sinto com esta história do leve-leve:
Nas constatações detectadas na Presidência Aberta, em que “talvez” seja de uma mais-valia, na perspetiva que o Presidente da República tenha um contacto mais direto com os problemas que afligem o País e, principalmente a camada Pobre desse ainda “nosso” País… constatamos que o Presidente da República tocou fundo na urgente necessidade de uma REFORMA da Justiça.
Senhores!!!
O nosso País vive muito do leve-leve, e isso não faz andar ninguém para o desenvolvimento, e pior é que o leve-leve, leva tempo, e faz adormecer…
Aqueles que tiram vantagens do leve-leve, meus senhores… já levaram muito deste Sistema Corrupto, e vive absorvendo ainda mais dele, por isso, gostam do leve-leve.
Já notaram que o Sistema Judiciário desse País, para muitos funcionamentos?!
Já deram conta que a nossa Assembleia Nacional, pouco faz em prol desse País?
São dois lugares chaves, que numa contribuição eficiente seria engrandecedor no Sistema de Execução para o desenvolvimento deste ainda “nosso” País.
Vamos Unirmos para melhor do nosso Lema “UNIDADE – DISCIPLINA – TRABALHO”
Sensa Comissário
Voltarei!!!
BEM HAJA STP
Lede di alame ça ua
15 de Outubro de 2012 at 15:11
Devemos acabar com a constituicao, incluindo todos aqueles que a elaboraram, talvez avancemos assim, nao ha regras, nem responsabilidades no pais, sao tome esta governado, apartir do chamano “segunda republica ” como um barco sem comandante. Isso tem que chagar ao fim…Chegou a hora do povo tracar o seu rumo, para um futuro melhor, nao ha necessidade para o povo, as nossas criancas continuarem a sofre, sempre numa esperanca moribunda, enquanto uma parte de ladroes continuam, a cada dia que passa, a tornarem mais ricos, a custa do rico pais e do povo humildo que tem…
Ze das Quinas
15 de Outubro de 2012 at 20:28
Resultado é mais uma machadada na nossa esperança.
carlos rodrigues
16 de Outubro de 2012 at 10:24
Qual é a funçaõ do primeiro ministro ,sera q ele esta la para anuciar inicio das das obra, ……………………………..desta vez é a russia vamos la ver o q da neste tipo de parceria ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,falou-se muito do navio q la esteve ,e do envolvimento do senhor Patricio trovoada ,,,,,,,,,,,onde é q ja se viu este senhor naõ e nato de santome nem taõ pouco de principe e mais um estrangueiro q esta a governa o pais povos de s t p tenha mais cuidado com isso ,este senhor quer q o noss pais volta da sua maneira para mandar e desmadar——–……….,,,,,,,,,,,,,,,,,ja se vé q esta na altura de tesmos olhos aberto,sera q o pais naõ tem pessoas capaz de envestigar as empresa q tem ou naõ condisoes para poder assumir uma obra de grande vergadura ,e q até isso ,voçês tenhen q tér ajuda de outro pais,vamos fazer as coisas com comsiencia para q td nós passamos sair vitorioso nas dificulidades,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,Patricio se es santomense vai a televisaõ como foste dizer q vas processar o M L S T P esplicar como se chama aquela parte do meio da palmeira que da o andim ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,povos humilde sempre seremos e zela pela nossa humildade
Dlima
17 de Outubro de 2012 at 9:39
So kero fazer lembrar o autor desta nótício, o Sr Abel Viegas, k este projecto de porto em águas profundas vem do tempo do MLSTP, k o PM apenas deu segmento…
A campanha política ja acabou, por isso, um pouco de bom senso e honestidade é no mínimo exigível na função k exerce.
Publiquem sff.
Jacinto Novaes
17 de Outubro de 2012 at 15:15
Sr. Abel Veiga, francamente.
Este jornal já não é o que era. Eu não me recordo de tanta parcialidade na informação por parte deste “jornal” na altura em que o ADI estava na oposição. O Dr. Paterice Trovoada deve ter feito algo de muito mal ao Sr. Abel Veiga.
Eu até o admirava, Sr. Abel. Mas, depois de ler aqui varias noticias em que destaca o Dr. Patrice Trovoada, passei achá-lo um jonalista de baixo nível. Não normal que o Sr. Abel, por algo pessoal que deve ter com o Dr. Patrice Trovoada, possa se esquecer da inparcialidade, isenção, transparência na informação. Sr. Abel Veiga, seja profissional.
Elnis
26 de Outubro de 2012 at 15:27
Tem que deixar de fazer politca e pensar no povo,temos que rezar que os negocios saiam bem para CMA-CGM poque o que esta em jogo não é PM sim para todo STP, vamos unir-nos para um bem social.