Durante dois dias representantes das seguradoras dos países lusófonos estiveram reunidos em São Tomé no hotel Praia numa sessão de trabalhos da decima sexta conferencia anual e a nona assembleia geral da ASEL , Associação dos Supervisores de Seguros Lusófono.
Um evento que visa reforçar os laços de cooperaçao entres as instituições e considerado de extrema importância pela governadora do banco central Maria do Carmo Silveira. « Reforçar as relações de cooperaçao entre as nossas instituições e devolver a simpatia e o carinho que temos vindo a receber no quadro do acolhimento rotativo dos encontros da nossa associação.» Afirmou a Governadora
Segundo ainda a governadora do banco central pretende-se coma realização desta conferencia a realização de um debate publico sobre a importância e os desafios da actividade seguradora num momento em que o mercado da seguradora santomense completa dez anos da sua reabertura. A actividade seguradora visa não só garantir a segurança das pessoas mais também dos seus investimentos. «Depois de um longo vazio institucional foi criado um quadro legal que estabelece os condicionalismos de exercícios da actividade seguradora no pais, foi reaberto o mercado para operadores privados e atribuído o banco central a responsabilidade pela supervisão da conduta do mercado.» Disse Maria do Carmo Silveira Governadora do Banco Central de São Tomé e Príncipe.
Melhoria da literacia financeira e o acesso dos agentes económicos aos serviços dos seguros permitindo-lhes tomar de forma consciente e informada decisões complexas são porem os desafios futuros, mais para isso precisa-se melhorar a coordenação inter-sectorial das instituições do estado ligadas a fiscalização aproximar os dispositivos legal e normativo aos Standers internacionais e encorajar a diversificação e a inovação de produtos para dar respostas as necessidades da sociedade acrescentou a governadora do banco central de Sapo Tomé e Príncipe.
O futuro passa também pela evolução dos seguros patrimoniais a seguro de ramos vida. O seguro do ambiente de trabalho e doenças profissionais foram alguns dos temas debatidos nesta conferencia. A Associação dos Supervisores de Seguros Lusófonos, ASEL foi criada em 1994, desde a sua criação tem sido palco de intercâmbios e troca de experiencias com vista ao desenvolvimento do sector segurador dos países da lusofonia. O Portugal por razoes administrativas não esteve presente nesta decima sexta conferencia organizada pelo banco Central de São Tomé e Principe.
Sónia Lopes
