Economia

Cofre do Estado são-tomense já encaixou 5 milhões de dólares pela adjudicação do bloco 2 da ZEE

A empresa Sinoangola, a que foi adjudicada o bloco 2 da Zona Económica Exclusiva São-tomense, já transferiu os 5 milhões de dólares para os cofres do Estado são-tomense. A transferência foi feita no dia 23 de Dezembro de 2013.

O acordo de partilha de produção do bloco 2 foi assinado em Outubro de 2013. Dentro do prazo estabelecido por lei, a empresa de capital angolano e chinês, depositou no tesouro público são-tomense, o valor de 5 milhões de dólares, referente ao bónus de assinatura do bloco 2.

Para além do pagamento do bónus de assinatura o acordo prevê que anualmente a empresa Sinoangola, desbloqueie 250 mil dólares, para  financiar bolsas de estudos e formação de quadros são-tomenses. Diz o acordo que nos próximos 8 anos a empresa de capital angolano e chinês deve investir 154 milhões de dólares na realização de estudos sísmicos sobre o bloco 2 , os estudos de impacto ambiental, a perfuração do bloco e a avaliação dos recursos existentes.

Se encontrar petróleo em quantidade explorável, a Sinoangola deverá operar sobre o bloco 2 durante 20 anos.

O Téla Nón teve acesso ao comprovativo da transferência dos 5 milhões de dólares de bónus de assinatura para os cofres do Estado são-tomense, e coloca a disposição do público, sobretudo do povo são-tomense, único e legítimo destinatário do valor de  5 milhões de dólares que foi transferido. CLIQUE –Comprovativo da transferência

Abel Veiga

    29 comentários

29 comentários

  1. santola01

    7 de Janeiro de 2014 as 10:03

    Apenas vos peço que respeitem este parágrafo por nossos jovens:”O acordo prevê que anualmente a empresa Sinoangola, desbloqueie 250 mil dólares, para financiar bolsas de estudos e formação de quadros são-tomenses.”
    Bem haja STP

    • Barão de Água Izé

      14 de Janeiro de 2014 as 22:16

      Parece que o dossier petróleo está a ser tratado de forma amadora, ou então falta muita informação importante. Milhões para aqui, milhões pra acolá. Mas qual a justificação para este dinheiro? Por exemplo, o Bónus tem a ver com exploração prevista do petróleo, nr. de barris? Qual a base económica desse avanço? Falta muita informação e a ANP pode dá-la.

  2. Flor

    7 de Janeiro de 2014 as 11:28

    Assim mesmo. Não devem fazer como o governo anterior e outros que não mostravam nada nem tinham a prática de transparência nos assuntos do estado. O governo anterior assinou uma série de contratos, recebeu bónus financeiros e no entanto nunca ninguém soube de nada. Tudo andava nos segredos dos Deuses.

  3. Reflexão

    7 de Janeiro de 2014 as 11:57

    Comta mal feita cada um tem direito a pelo menos 20 USD, não se esqueçam disso.

  4. zeme Almeida

    7 de Janeiro de 2014 as 12:05

    Muito bem senhor {Flor}o seu governo só mostra os tais 5000.000.00 Dolares será que só sao estes montantes?Tantas falcatruas que este governo vem fazendo e o senhor já se encontra realizado com estas pequenas migalhas.O senhor sabe que este montante que estao a nos dar,estamos a hipotecar o nosso petroleo recebendo estes avancos?Estamos no periodo da campanha cada um já comeca a vender o seu peixe e o senhor Flor já comprou sem saber se o peixe foi lavado com a agua do mar.Tenho muita pena destas pessoas que sao enganadas de tudo e por nada.Deus abencoe este povo sofredor.

  5. paparazzi

    7 de Janeiro de 2014 as 12:17

    Isso sim toze fique atento com as percentagens

  6. zeme Almeida

    7 de Janeiro de 2014 as 12:30

    Nao esquecam que estamos a receber o dinheiro do nosso petroleo por avanco sem vermos a sua realidade e é bom tambem que os actuais politicos nao se esquecam do nosso povo.Batemos palmas esquendo que estes montante que veem encontrando no nosso cofre do estado,esquecemos que os maiores beneficiados sao os politicos,seus familiares, amigos e o povo vivendo na tanga.

  7. azimut

    7 de Janeiro de 2014 as 13:46

    Se a transferencia foi a dia 23 já está mais que na hora do principe receber a sua parte.

  8. Gente da terra

    7 de Janeiro de 2014 as 13:49

    Mesmo assim esse MLSTP quer tirar o Osvaldo Abreu.
    Digam-me que mal fez o Osvaldo? Só porque não tem dado terra aos dinossauros do MLSTP ou não colocou o Jorge Amado na EMAE.

  9. verdade

    7 de Janeiro de 2014 as 17:45

    Alguém é capaz de me explicar como é que é possível um documento, neste caso um comprovativo bancário, que vincula um emissor + um banco intermediário + um receptor, aparecer assim a público ??????

  10. atento ao dossier

    7 de Janeiro de 2014 as 20:05

    E as copias das outras transferencias para
    a pamdilha…
    Abre os olhos Povo de S.Tomé.

  11. Eterno Madiba

    8 de Janeiro de 2014 as 8:39

    Cinco milhões de Inatel, cinco milhões de Sinoangola; Sessenta milhões de governo angolano, vejam o estado dos nossos mercados, a nossa população e a nossa cidade capital!

    • Nilton Almeida

      15 de Janeiro de 2014 as 21:15

      Concordo consigo 1000% todo esses dinheiro pelo menos medicamentos compravam para o hospital

  12. malebobo

    8 de Janeiro de 2014 as 11:00

    mas nunca disseram o preço que venderam o combustível que estava no barco

    • ferpenapandopo

      31 de Janeiro de 2014 as 19:37

      As contas bancarias da “PANDILHA”,são segredo de Estado meus senhores…

  13. Ralph

    9 de Janeiro de 2014 as 1:15

    É bom que o Téla Nón exponha acontecimentos como isto, pois tais pagamentos podem ser um sinal de corrupção governmental. Muitos países menos desenvolvidos têm desperdiçado as fortunas resultando de depósitos de recursos porque permitiam que o rendimento dos projetos foi engolido pelo governo.

    No meu país da Austrália, temos muitos recursos minerais, mas o governo não tem capitalizado da situação quanto bem do que o poderia ter feito. O país tem ganhado muita riqueza mas não tem havido pensamento suficiente dado ao futuro, quando os minerais forem explorados completamente. Não permita que isto aconteça em São Tomé e Príncipe. Os depósitos de minerais deveriam ser uma fonte de grande riqueza para o país que os tem, mas apenas se o rendimento for bem usado. Os governos existem para servir o povo em situações como isto e eles têm uma responsibilidade para utilizar os rendimentos para beneficiar o povo, não para encher as proprias bolsas. Não perca desta oportunidade para assegurar que o vosso governo faça o que foi elegido para fazer!

    • Fia pagawe

      14 de Janeiro de 2014 as 9:23

      O infinitivo do verbo “ganhar” e Ganho.
      (Ganhado) nao afigura na regra gramatical

      • fiquei indignado

        14 de Janeiro de 2014 as 11:35

        Infinitivo ou Forma do verbo?

        Companheiro, tanto o “ganho” como “ganhado” podem ser usados. São duas formas equivalentes do particípio do verbo “ganhar” que é um verbo Verbos abundante. Verbos abundantes possuem particípio duplo com uma forma regular e outra irregular.

        A forma regular (ganhado) se emprega na voz ativa com os verbos auxiliares ter ou haver.
        A forma irregular (ganho) se emprega na voz passiva com os verbos auxiliares ser ou estar.

        Outros exemplos
        Infinitivo: pagar, morrer, extinguir,…
        Particípio regular: pagado, morrido, extinguido,…
        Particípio irregular: pago, morto, extinto,…

  14. Floli Canido

    9 de Janeiro de 2014 as 10:32

    5 milhões a dividir por 180 mil habitantes, cada um leva 27 dolares. Eu quero a minha parte, são aproximadamente 486 mil dobras da para comprar 1 saco de arroz agulha no supermercado Ckdo. Se não me derem a minha parte eu desejarei mal a quem ira pegar a minha parte. FUIIIIIIII

  15. Magalhães

    9 de Janeiro de 2014 as 13:03

    Só resta saber, quanto na realidade custaria este bloco, por pouco que entendo das negociações do petróleo, o valor é muito baixo para se adjudicar um bloco de petróleo.
    STP, só com cristo.

  16. Meu Vizinho

    9 de Janeiro de 2014 as 15:37

    Tenho um amigo. Sempre que conto uma boa noticia de São Tome e príncipe, sobretudo no que concerne em questões, politicas/económicas, ele diz-me a seguir:
    Xi bana naxi bobofá, nom na ka çamé maduru foó!!!

  17. Meu Vizinho

    10 de Janeiro de 2014 as 14:17

    Xi bana naxi bobofá , nom na ca çamé maduru fóoo!

  18. mariana

    11 de Janeiro de 2014 as 2:41

    Caros Compatriotas

    Não é justo que o Povo Santomense continue nesta pobreza extrema, depois de tantos anos de Independência, onde efectivamente o País já beneficiou de tantos apoios. Tenho dificuldades de entender que seja má gestão, tal como tenho dificuldades de compreender que seja falta de experiência. Por isso Senhor 1º Ministro, Senhores Deputados e Senhor Presidente da República, procurem reflectir motivos pela qual foram eleitos e saibam usar a vossa consciência em prol do Povo Santomense.
    Nos últimos anos já ouvimos falar do Petróleo. Será que este é o 1º Bono ?
    Por favor me perdoem, caso eu esteja enganada, ou mal informada.
    Um BOM ANO A TODOS.
    mariana

  19. Barão de Água Izé

    14 de Janeiro de 2014 as 9:10

    A ANP que gere o dossier petróleo, sabe qual a produção diária prevista de barris de petróleo quando se iniciar a exploração?
    A ANP tem estudo da previsão do preço por barril no mercado produtor mundial quando a exploração começar?
    A ANP tem a certeza que as jazidas de petróleo que não vão ou estão a ser sugadas pela exploração nigeriana, angolana ou outra? Os EUR 5 000 000.00 como adjudicação têm que ter uma justificação económica/financeira. São 1% do valor total de petróleo a extrair nos próximos 5 ou será 10 anos?

  20. Ano Velho

    14 de Janeiro de 2014 as 9:10

    Alguém me pode dizer o que é que se passa com o TELA NON que não tem atualizado a sua página???Será falta de notícia ou problemas técnicos???

  21. breyner

    21 de Janeiro de 2014 as 6:57

    gostaria saber dos gv de stp se este valor vai servir para o bem do povo ou parallel vosso bolsso

    • ferpenapandopo

      31 de Janeiro de 2014 as 19:39

      Que pergunta mais tonta,claro que não é para beneficiar o POVO…

  22. elhonder

    21 de Janeiro de 2014 as 17:11

    que o PM siba gerir com cautela o dinheiro pk o dinheiro é dos santomenses

    • ferpenapandopo

      31 de Janeiro de 2014 as 19:40

      Dos Santomenses da “PANDILHA”…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo