Destaques

Países da África Central criam sistema comum de operações bancárias

GIMAC- Agrupamento Bancário e Monetário da África Central, inaugura no dia 29 de Janeiro, em Yaoundé , capital dos Camarões, a “Carte GIMAC”.

Trata-se de um sistema que permite a realização de todas as operações bancárias, nomeadamente pagamentos e levantamento de dinheiro, através de caixas automáticas nos 6 países membros da comunidade económica e monetária da África Central.

Camarões, República do Congo, Gabão, Tchad, Guiné Equatorial, e a República Centro Africana, são os países membros da comunidade económica e monetária da África Central.

São Tomé e Príncipe, localizado na mesma região africana, fica de fora porque,não é membro da CEMAC. O arquipélago, preferiu ser apenas membro da CEAC – Comunidade de Estados da África Central. A nível económico e monetário, a moeda da sub-região é o franco CFA. São Tomé e Príncipe ficou isolado da sub-região e com a sua moeda “dobra” indexada ao Euro.

Valentin Mbozo’o, Director Geral da GIMAC, disse a imprensa sub-regional que o cartão bancário comunitário, é uma realidade desde o primeiro trimestre de 2015, e que 250 mil cartões GIMAC, já foram distribuídos aos bancos comerciais da sub-região até Dezembro de 2015.

Abel Veiga

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top