Economia

Patrice : STOP Porto Comercial- avança Cais de Pesca

Em Fevereiro último, o Primeiro Ministro Patrice Trovoada, anunciou o fim do sonho santomense de construção do porto em águas profundas, na região de Fernão Dias.

Foi numa entrevista à Agência Portuguesa de Notícias, Lusa. O Chefe do Governo, disse que o seu executivo decidiu substituir o projecto de construção do porto comercial de águas profudas, por um cais de pesca.

Patrice Trovoada, explicou a decisão com base em dificuldades financeiras que o país enfrenta. O porto em Águas Profundas, projectado para Fernão Dias, estava avaliado em cerca de 800 milhões de dólares.

Em 2017, o Primeiro Ministro Patrice Trovoada, apontou China como novo parceiro estratégico que no quadro do investimento privado, iria dar forma a execução do projecto.

Aliás, o Governo  de Patrice Trovoada, já tinha assinado um memorandum de entendimento com a empresa chinesa “China Harbour Engineering Company Ltd” com vista ao início das obras de construção do porto em águas profundas.

O Memorandum assinado em Outubro de 2015, pelo Governo e a empresa chinesa, garantia que a primeira fase do projecto deveria estar concluída em 2018, e que o porto estaria operacional em 2019.

No memorandum a empresa chinesa assumiu o compromisso de investir 120 milhões de dólares na realização da primeira fase da obra.

O entendimento entre o Governo e a empresa chinesa, definia a futura infraestrutura portuária como sendo de classe mundial e que o projecto seria desenvolvido para atender as necessidades logísticas do golfo da Guiné.

Em Fevereiro de 2018, em entrevista a Lusa, o Chefe do Governo, reconheceu que o FMI não apoiava o projecto de construção do porto em águas profundas, conforme o Téla Nón havia noticiado em Março de 2017, após reunião entre a delegação do FMI e Patrice Trovoada.

«Nós não temos nenhuma intenção de romper as relações com o FMI, que é a agência que nos dá as notas e que nos permite depois ter acesso a outros fundos», referiu o Primeiro Ministro na entrevista à Lusa.

O Cais de Pesca, que vai ser construído em São Tomé está avaliado em 70 milhões de euros. Na entrevista Patrice Trovoada, explicou que se trata de um investimento da China.

Note-se que em Junho de 2017, a Direcção Geral das Pescas de São Tomé e Príncipe, e o departamento das pescas da província chinesa de Fuji Sam, assinaram um memorandum de entendimento que abre portas para navios de pesca chineses operarem nas águas são-tomenses.

Porto em águas profundas em São Tomé, fica para história, numa altura em que a China e a Nigéria dão ponta- pé -de -saída na construção do maior porto da região do Golfo da Guiné.

Téla Nón

9 Comments

9 Comments

  1. Filho da terra.

    30 de Março de 2018 at 13:58

    Mas já se sabia que o porto de Águas profunda era apenas propaganda, agora entregar chineses o nosso mar para fazer pesca a arrastão? Um dia vocês do ADI irão pagar caro por tanta maldade contra povo são tomense. Aproveitar de um povo cego e sem linha do horizonte é mal de mais.

  2. Nuno Miguel De Menezes

    30 de Março de 2018 at 14:22

    Em Fevereiro último, o Primeiro Ministro Patrice Trovoada, anunciou o fim do sonho santomense de construção do porto em águas profundas, na região de Fernão Dias.

    Eu Pessoalmente deixo aqui mais uma vez a minha openiao,sem causar danos Psicologicos as pessoas,o mundo em que vivemos nos, existe milhares de openioes e forma de ver as coisas.Sendo assim aqui deixo a minha openiao.

    Para mim nunca sera o fim do sonho Santomense a construcao do porto em aguas profundas, a alfandiga de Sao Tome and Principe foi construida no tempo da escravidao pelos os Portugueses de Portugal,o que ‘e necessario fazer na mesma alfandiga ‘e insfrastreturar a mesma aquela area da perfeitamente aumentar para caber mais contentores que assim possa estar em espera.E o valor que vai custar na construcao de um Novo porto de agua Profundas,o mesmo valor da perfeitamente para economizar,e ao mesmo tempo da perfeitamente para aumentar mais a area de alfandiga de Sao Tome and Principe puxar mais para beira da estrada a area da alfandiga para assim ter espaco para caber mais contentores,e do outro lado expressamente proibido passagem de pessoas por causa dos contentoress.

    Em Relacao a um cais de pesca,concordo a construcao nao ‘e necessario ser um cais inorme, e espero eu que esse mesmo cais de pesca esteja virado ou proximo ao mar,e dentro desse mesmo cais de pesca um armazem figorifico para assim conservar o peixe que assim os pescadores deixam.
    Tambem ‘e necesserio ter na mesma area uma maquina que faz gelo,partir o mesmo gelo e espalhar por cima dos peixes e ao mesmo tempo transportar o peixe para o figorifico do mesmo armazem.

    Tambem necessario educar a Populacao as pessoas que vendem o peixe,deixar de ir comprar ou recolher o peixe a pescadores a beira mar,mais sim ir ao armazem comprar e dentro desse mesmo armazem comprarem o peixe,e o pescadores deixar o seu peixe neste armazem.
    Tambem ‘e necessario o Governo estipular um preco, e esse mesmo preco vai servir para a manutencao das maquinas e do figorifico,e ao mesmo tempo vai ajudar tambem a pagar o ordenado o vencimento das pessoas responsaveis pelo mesmo armazem, e o mesmo a ser instalado o tempo de demora para ter problemas ou uma maquina avariar da perfeitamente para ajudar a pagar o ordenado o vencimento das pessoas responsaveis.

    E em relacao a esse paragrafo;

    «Nós não temos nenhuma intenção de romper as relações com o FMI, que é a agência que nos dá as notas e que nos permite depois ter acesso a outros fundos», referiu o Primeiro Ministro na entrevista à Lusa.

    Nao consigo perceber a razao o que tem haver a noticia de aguas profundas com FMI, eles nao ajudaram a financiar o Porto de aguas profundas???
    Pois…Pois… Vejamos sei que existe vencimentos a pagar os funcionarios do governo e outras coisas mais sei que existe medicamentos que ‘e necessario o governo comprar e depois vender esse mesmo medicamento a populacao, mais no entanto se cada o governo ao ganhar as eleicoes dava para insfraestreturar as estradas da cidades e outras coisas mais, e a psicologia ao emprestar dinheiro o FMI, ao chegarem os mesmos a Sao Tome and Principe sem o governo saber e analizarem o que esta a ser feito o dinheiro que emprestaram… e a insfraestretura estao em ruinas,hospitais sem condicoes e outras coisas mais e isso deixa muita duvidas logico a pergunta que fazemos sempre e nao ‘e necessario ter os estudos, O QUE O GOVERNO ANDA A FAZER COM O DINHEIRO? o Pais esta em Ruinas sem condicoes e etc….

    FMI os mesmos nao olham apenas para o Povo de Sao Tome and Principe como sabem, se nao sabem passam a saber as pessoas que nao tem conhecimento, e cada Pais tem seu credito estipulado, e concerteza Sao Tome and Principe o seu credito esta Gasto ou esta quase a acabar,e isso fica DIVIDA Interna de Sao Tome and Principe.

    A psicologia, o Game do Petroleo, essa riqueza que assim todos nos precisamos pode ajudar , e temos que ter a psicologia de contrabalacar a situacao e aplicar e explicar o futuro o que temos e ao mesmo tempo da para pagar as dividas devagar e ao mesmo tempo insfraestreturar o Terreno de Sao Tome and Principe.

    Sao Tome and Principe pode por o seu Petroleo na Market DOWN JONEs nos estados Unidos aonde FMI ‘e from, ou FTSE100 aqui dentro do Reino unido. e ao Lerem o FMI essa situacao ou alguem o que acham????

    Aqui fica a minha openiao, eu pessoalmente a 23 anos nao vou a Sao Tome and Principe,e nunca me involvi na politica de Sao Tome and Principe ou na vida de ALGUEM,anteriormente falei que sou uma pessoa Neutra.Todos NOS temos um sonho,o meu sonho ‘e ver Sao Tome and Principe desenvolvido para a proximas geracoes.O que ‘e desonvolvido ter minimas condicoes uma infraestretura para a populacao,trabalho as pessoas conseguem obter as suas coisas e ao mesmo tempo ganhando DINHEIRO e economizando o mesmo trabalhador pode abrir o seu PROPRIO negocio e deixar de trabalhar para o Governo ou alguem que esta a dar trabalho a pessoa em causa,e ao mesmo tempo ele tambem passa a precisar de funcionarios.

    NUNO MENEZES

    LINCOLN,REINO UNIDO

  3. luisó

    30 de Março de 2018 at 18:01

    Já era de contar com isto, primeiro porque esta estória já é contada há algum tempo e ninguém se mexeu e para aqueles que estão mais atentos sabem que a china está a acabar de alargar e reconstruir um porto enorme de águas profundas nos Camarões e portanto á china não interessa ter dois portos num espaço tão pequeno.
    Agora á china interesa e de que maneira um porto de pescas em STP.
    Porque com o reatamento das relações e dos acordos de pescas interessa ter um porto de pescas adequado para receber as traineiras e arratões que virão aí com o esbulho das águas nacionais, sim porque por onde passam os arratões chineses não mais cresce durante anos.
    Fica aqui o alerta e no futuro próximo veremos se tenho ou não razão……

  4. MIGBAI

    30 de Março de 2018 at 21:08

    Grande adi .

  5. Lupuyé

    31 de Março de 2018 at 10:55

    Porto de águas profundas em STP já era. A China e o FMI já decidiram que “Anca Nglandgi cobo Nglandgi, anca tsoco cobo tsoco”. Mas mesmo que o projeto não vá em frente, precisamos de um melhor Porto em STP. Aquilo que lá está não é nada.

  6. Socrates

    31 de Março de 2018 at 20:28

    Meus srs e minhas sras: vocês até podem escrever Bonito e ter commentarios pertinentes. Nao adianta. A desorganizacão, a impunidade, a inoperancia dos orgaos judiciais, tudo isso ligado a um contexto politico socio cultural é e será o resultado do que esse Pais vive e viverá; Nao existe controle preventivo, nem fiscalizacao e transparencia, ambiente propricio para corrupçao, alarmes e esquecimento.

  7. José de Santo Amaro

    2 de Abril de 2018 at 9:33

    Cada povo tem o governo que merece. Quem disse que o XVI Governo de Patrice Trovoada e Américo Ramos pensa no bem-estar de são-tomenses e do país? Os gajos estão a enriquecer e o país está a empobrecer, tanta ajuda internacional e o país está parado, política desnorteada, gastar dinheiro com viagem, com STPin London, Viaturas pessoais de gama, criação de banco privado em propriedades privadas. O Ministério Público não faz nenhum, sequer mexe palha…Assim vai o nosso godbye

  8. Reflexão

    6 de Abril de 2018 at 11:23

    A cotação deste governo está diminuido de uma forma tão acelerada que a maioria absoluta que o PT espera, na minha análise, creio que mesmo relativa está altamente ameaçada. Preciso se torna que a oposição melhor organize a sua casa para assumir a próxima liderança do país.

  9. Seabra

    16 de Abril de 2018 at 14:03

    ….este cara,PT e a sua banda mafiosa, continuam a levar STP à rastos. …até a cova, se o povo não reagir. Jà vai tarde,mas mais vale tarde do que NUNCA.
    Pergunto, cadê os outros ditos homens políticos da oposição ? O que têm feito para evitar à queda do país ?
    Um deles é o Gabriel da Costa,o Pascoal Daio ….os organisadores da campanha para o regresso da família Trovoada para STP….e tantos outros! Que fazem eles? Estão na “madorma “?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top