Economia

Governo anuncia projecto do porto comercial acostável em Fernão Dias

Osvaldo Abreu Ministro das Obras Públicas e Infra-estruturas, anunciou esta quinta – feira, negociações muito avançadas com empresas chinesas, para a construção de um porto comercial acostável na região de Fernão Dias. O Ministro garantiu que para além da cooperação com a República da China, o Banco Mundial e o FMI, também estão envolvidos no projecto, que vai dar a São Tomé e Príncipe um porto de carácter comercial e multi funcional.

« Vamos avançar com um porto comercial multi – funcional, ao que se pode incorporar a componente pesqueira, a parte comercial e outras valências como contentores, e adaptável a outras infraestruturas como a de produção de energia», afirmou o ministro.

O novo projecto de porto acostável a ser construído na Praia de Fernão Dias, é diferente do projecto inicial, que nunca foi materializado, e que envolvia cerca de 600 milhões de dólares. «Não está sobre a mesa porto em águas profundas com aquela dimensão que inicialmente foi projectada com cerca de 500 ou 600 milhões de dólares. Vamos avançar para uma infra-estrutura adaptável as nossas realidades, adaptável ao nosso posicionamento comercial com a costa africana», acrescentou o Ministro.

Ainda continua vivo o sonho de São Tomé e Príncipe em ter um porto em águas profundas. Um projecto lançado há mais de 10 anos e que até hoje não teve realização na prática.

O XVII Governo Constitucional relança a esperança do porto acostável, em parceria com empresas da China.

Abel Veiga

    17 comentários

17 comentários

  1. luisó

    7 de Fevereiro de 2019 as 19:33

    ……Vamos avançar para uma infra-estrutura adaptável as nossas realidades, adaptável ao nosso posicionamento comercial com a costa africana», acrescentou o Ministro……

    Fartei-me de escrever isto e afinal…….

  2. José Tolas

    7 de Fevereiro de 2019 as 21:06

    Ver para crer! Nada é credível, muitos projectos anunciados e nenhum concretizado… Fala só!

  3. Ospibinho

    7 de Fevereiro de 2019 as 21:28

    Bom dia caros compatriotas,
    Esses aldraboes da Coligacoes estao ludibriando as pessoas. Como eh possivel em pouco tempo que estao no poder afirmarems que a negociacao com os Chineses estao muitos avancados. Essa Coligacao nao tem plano de Medio ou Longo prazo para o nosso STP. Foi sim o Governo do inaqualavel ADI quem negociou tudo isso.
    Estamos atentos a vossa malabalices

    • ONDE MESMO?

      8 de Fevereiro de 2019 as 10:31

      Desculpe contraria-lo, realmente é inigualável o governo e a governação do ADI e Pinta Cabra. O governo deste senhor, primeiro anunciou porto de água profundas, mas foi chumbado e depois anunciou porto pesqueiro. O que o actual governo de Jorge Bom Jesus está anunciando é um porto comercial acostável com uma vertente as pescas. Isso sim é viável para STP e o actual porto de Ana Chaves que pelos vistos foi hipotecado pelo inigualável governo do ADI deverá ser requalificado e funcionando apenas como porto doméstico e de pequenos navios costeiros provenientes do Gabão, Nigéria, Togo, etc.

      • Ospibinho

        9 de Fevereiro de 2019 as 20:22

        Quanto tempo levou-os a fazer este projecto?
        Esse projecto pertence algum Governo e de certeza nao eh da Coligacao. Nao podemos deixar-nos enganar por paixao ou Inocencia. Eh necessario questionar. Quanto tempo a dita Coligacao estah no poder para ter uma negociacao tao avancada desta natureza?
        Ilusao ou fanatisto tambem tem medida.

        • ONDE MESMO?

          11 de Fevereiro de 2019 as 11:31

          Fácil, fácil, fácil. Um partido que tem como objectivo a governação não pode ficar a espera que esteja no poder para negociar. Ele pode e deve sim estabelecer negociações com possíveis parceiros e se e quando chegar ao poder por sobre a mesa o fruto das negociações nos bastidores. Isso sim é forma inteligente de fazer as coisas. Aliás pode também pegar em termos de continuidade nos projectos que achar serem viáveis para STP do anterior governo, melhorá-los e executar. Por que se for a ver o projecto de um novo porto em S. Tomé não é do governo anterior porque vem muito antes deste. O que o actual governo fez acho eu foi melhorar o projecto, nem água profundas e nem porto pesqueiro mas sim um porto acostável com uma vertente piscatória. Só isso fácil e sem complicar.

    • Madredeus.igreja

      8 de Fevereiro de 2019 as 18:49

      Devias ter vergonha de vir cá falar do governo do ADI.

      Na realidade, este governo tem culpa, porque num país sério todos aqueles que tiveram responsabilidades no anterior governo do ADI, já estaria recolhido atrás das grades, nem aquele que fugiu, a justiça, entrava na sua casa.

      Neste momento, não estariam a comer do bom e melhor, mais comiam numa marmita.

      Governo da coligação, não pode ser burros ao ponto de não aproveitar o que é do bom para país. Seja negociado pelo ADI ou outro governo. Afinal, é uma secuencia.

      Só os lambe botas e os que percebem nada, pode põe em causa.

      Defender o S. Tomé e Príncipe, é uma prioridade.

      UNIDADE, DISCIPLINA E TRABALHO

  4. Pedro Costa

    7 de Fevereiro de 2019 as 22:58

    Será que é desta?
    Meus senhores façam algo de jeito para engrandecer este país, por favor.Deixemos do leve-leve e pensem em grande.

  5. mezedo

    8 de Fevereiro de 2019 as 8:16

    Ainda que o ADI começou a negociação, se ela esta valida e trará desenvolvimento para país é muito bem aproveitar.
    Os lambe-botas do ADI que deviam ter vergonha e não pronunciar mais nada neste país, porque desde que terminou eleições que o vosso barão desapareceu sem prestar contas e nem dar-vos confiança.

    Deviam ter vergonha de ainda estarem a lamentar.

    Força coligação avança com tudo que der para avançar para que nunca mais ADI e seus desgraçados venham para esta país.

  6. pedro antónio

    8 de Fevereiro de 2019 as 11:00

    Sr Ospinbinho, pelo menos este governo tem sentido de continuidade de estado e responsabilidade. O Senhor recorda-se do acordo que se tinha com um grupo Chinês para construção de uma cidade em que estava incluída a construção de um Hospital de referência? O que aconteceu? O senhor Pinta Cabra e o ADI pura e simplesmente rasgaram o projecto. O Senhor Ospinho sabe porquê? Tudo por causa da arrogância do anterior governo. Tudo porque o projecto foi negociado por Pinto da Costa.

  7. Barão de Água Izé

    9 de Fevereiro de 2019 as 7:26

    Estão incluídas as infraestruturas, como o acesso à cidade capital e outros destinos? Atenção às dividas à CHINA. FMI e B. MUNDIAL são credores de natureza muito diferente do que a CHINA.
    Não será obrigatório o Governo tornar púbico os termos dos financiamentos? Não à nova colonização.

    • xico

      9 de Fevereiro de 2019 as 23:46

      Alguma vez África deixou de ser colonizada?

    • Joaquim

      11 de Fevereiro de 2019 as 6:42

      É melhor que recusamos diretamente às todas assistências da China e china vai cair sem supotes de STeP.

  8. mua tủ chè cũ

    9 de Fevereiro de 2019 as 23:41

    Chúng tôi luôn cam kết mua với giá cao nhất.

  9. Adeliana Nascimento

    11 de Fevereiro de 2019 as 8:02

    Sr. Ospinbinho, Acha que a coligação e o MLSTP andaram a dormir estes anos? Isto é trabalho de casa, incluindo nos bastidores. E és o fruto do mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo