Num comunicado divulgado na Rádio Nacional e na TVS, o Banco Central de São Tomé e Príncipe anunciou que após análise da conjuntura interna e externa, o seu comité de política monetária, chegou a conclusão que a economia nacional vai desacelerar 1,4%. No âmbito do orçamento geral do Estado para 2022, o governo previa que a economia nacional iria crescer 2,8%.
A estagnação da economia nacional anunciada pelo Banco Central, é marcada por um aumento da inflação anual de 15%.
«Espera-se para 2022 uma desaceleração da economia para 1,4% e uma aceleração da inflação média anual para 15%», precisa o Banco Central no comunicado lido pelo seu porta voz, José Manuel Noronha.
Segundo o Banco Central a pressão sobre a inflação permanece elevada também no mercado internacional, onde se prevê uma desaceleração da economia, nos anos 2022 e 2023.
A guerra na Ucrânia foi apontada pelo Banco central como sendo a causa da desaceleração da economia no mundo e no país. A pressão sobre a inflação está a sufocar o arquipélago são-tomense.
«O aumento do preço dos combustíveis no mercado nacional, e os efeitos das intempéries causadas pelas mudanças climáticas tem constituído factores adicionais de pressão sobre a inflação», explicou o Banco Central.
A situação é complicada. «Os indicadores monetários demonstram uma redução das reservas externas, situação que tem colocado pressão sobre o regime de paridade cambial, num contexto de aumento da liquidez excedentária», reforça o comunicado do Banco Central.
Dependente em 98% da ajuda financeira internacional, para realizar o investimento público, São Tomé e Príncipe constata, através do Comité de Política Monetária do Banco Central, de que há nesta altura, uma redução dos donativos e de outras receitas orçamentais.
Para conter a pressão imposta pela inflação galopante, assegurar o regime cambial, e garantir a estabilidade dos preços, o comité de política monetária do Banco Central, tomou medidas no sentido de aumentar a taxa de juro de referência de 9 para 10%.
Outras medidas foram anunciadas. «Aumentar a taxa de facilidade permanente de liquidez de 9,5 para 10,5%. Aumentar o coeficiente de reserva mínima de caixa em moeda nacional de 18 para 28%, mantendo o coeficiente em moeda estrangeira em 21%», refere o comunicado do Banco Central.
Abel Veiga
Andorinha
16 de Junho de 2022 at 16:38
O governo desde a sua tomada de posse apostou unicamente em perceguir adversários políticos e apostando também unicamente em mudar a vida dos camaradas como disse o Jorge bom Jesus, não ouve uma política de crescimento económico e c criação de emprego portanto com este governo de Jorge bom Jesus foram 4 anos desperdiçado no dia 25 de Setembro temos que mandar o governo de Jorge bom Jesus para casa.
Sem assunto
16 de Junho de 2022 at 16:56
De fato Andorinha, este ato do governo de perceguir não tem efeito na prática, a menos que seja Perseguir…..Vá aprender a escrever corretamente analfabruto/a, politiqueiro/a.
Sempre com erros de palmatória, que vergonha.
Andorinha
16 de Junho de 2022 at 20:06
Ó Sem assunto não é de fato é de facto es mais burro, vocês da nova maioria têm um deputado analfabruto na fossa bancada e esta a ser uma vergonha para S.Tomé e Príncipe o erro em uma letra não faz-me um burro.
Vai pagar salário da função pública que vocês prometeram outra fim do mês não é dia 42.
Carlos Alberto do Espirito Santo
18 de Junho de 2022 at 19:52
Voçê passou vergonha.
Deste o mesmo erro. Vontade de ser dono da escrita.
Toma, toma
Sem assunto
17 de Junho de 2022 at 13:12
Já ouviste falar do novo acordo ortográfico, Andorinha? Optei por ele daí está ali de fato ao invês de de facto.(forma antiga da escrita)
Iletrado/a, fanatico/a. Para o seu conhecimento não tenho partido politico, estas escumalhas desfarçadas em partidos não valem nada, de A a Z.
Não perco o meu precioso tempo com estas porcarias, já você perdedor/a vives disto. Coitado/a!
Andorinha
17 de Junho de 2022 at 19:50
“Presente passado e o futuro e o que ai de vir”
“Eu trabalho eu conségo três refeições por dia pa minha família”
Sem assunto estas expressões a cima citado diz-te alguma coisa? É um deputado na nova maioria.
Paga o povo o que prometeram vocês da nova maioria não cumprem o que prometem e nem mesmo aquilo que assinaram .
Bôbu
18 de Junho de 2022 at 2:42
Andorinha + sem assunto = bôbus
reflexao
18 de Junho de 2022 at 19:54
Ha pessoa que escreve certo , mas faz tudo errado !
E outro , escrevendo errado mas dezendo coias certas …
faz sentido nos preocupar com o contiudo e nao a forma .
A intencao e de
silenciar todos que reclamam o conteudo da desgraca que nos afronta a todos
NM pertende transformar o STP num estado Falhado .
O povo tera uma palavra final !..
JESUS PROVERA !..