Economia

STP e Angola inauguram novo ciclo de cooperação económica

Membros dos governos de São Tomé e Príncipe e de Angola estão a negociar uma nova era de cooperação bilateral, que dá atenção especial ao sector económico.

Para inaugurar a nova era de cooperação, uma vasta delegação ministerial angolana está em São Tomé para junto ao governo definir  novas estratégias de acção.

Angola enviou 3 ministros para negociar com o governo de São Tomé e Príncipe. Os ministros angolanos da Cultura e Turismo, dos Recursos Naturais, Petróleo e Gás, e da Coordenação Económica, reuniram-se na quarte feira, com o Primeiro-ministro Patrice Trovoada.

Ministros angolanos dos recursos naturais, petróelo e gás e da Coordenação económica

O Ministro das Finanças de São Tomé e Príncipe, Genésio da Mata, revelou após a primeira sessão de trabalho, que os dois países estão a definir uma nova visão de cooperação económica.

«Esta visão prevemos que seja diferente daquilo que tem sido até agora. Inovadora e numa perspectiva em que haja benefício mútuo para ambos os países», referiu o ministro.

São Tomé e Príncipe acumulou uma dívida externa com Angola que atinge 200 milhões de euros. O vice-governador do Banco Nacional de Angola faz parte da delegação, e já começou a trabalhar com o governador do Banco Central de São Tomé e Príncipe.

Ministro da Cultura e do Turismo de Angola

O Ministro das Finanças, assegurou que as duas partes estão a tratar de «todos esses assuntos, é sobre isto que estamos a discutir». Precisou.

Angola é o único fornecedor de combustíveis de São Tomé e Príncipe. O Governo de Patrice Trovoada actualizou os preços dos combustíveis no último sábado.

«Não estamos a discutir o aumento dos preços. Mas sim a possibilidade de sustentabilidade do fornecimento de combustíveis ao país», declarou.  

A nova visão de cooperação económica entre os dois países implica o acerto das contas atrasadas, mas também abre portas para novos investimentos. Genésio da Mata, garantiu que a atracção do investimento angolano para São Tomé e Príncipe, é um processo natural.

São Tomé e Príncipe e Angola, preparam cooperação económica que possa gerar vantagem mútua.

Abel Veiga  

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top