Economia

Patrice Trovoada promete proteger os empresários nacionais

O primeiro-ministro santomense garantiu que é preciso trabalhar na proteção do capital nacional, ou seja, dos empresários santomenses “talvez com umas gotas de protecionismo para que aqueles que sempre acreditaram em S. Tomé e Príncipe possam ver também os seus interesses preservados”.

Patrice Trovoada falava na cerimónia que marcou a criação do Comité Consultivo para Assuntos Económicos Empresarias.

«Trata-se de uma plataforma privilegiada de diálogo, reflexão, consulta e concertação para a tomada de decisões, visando a criação de um ambiente de negócios mais propício e salutar ao exercício das atividades empresariais santomenses» -descreveu assim o Comité, Jorge Correia, presidente da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços.

O governo entende ser um passo determinante para dar confiança a aqueles que ariscam o seu capital em prol do crescimento económico nacional.

«O que nós pretendemos é facilitar, reformar, acabar com entreves, partilhar as informações entre o governo e os operadores económicos, consultar, incluir todos os empresários nacionais, defendê-los e promover o nosso país como destino para os investimentos» – disse o primeiro-ministro.

O Comité, garantiu o chefe do governo, deverá trabalhar, a curto prazo, para eliminar tudo quanto tem dificultado o ambiente de negócios no país. Outra tarefa prende-se com a dívida do estado para com o sector privado, sem por de lado, a problemática da fiscalidade.

«Se o imposto sobre o valor acrescentado, IVA, constitui um avanço em matéria de reforma fiscal é necessário que tudo quanto constitui dificuldades na sua implementação seja resolvido através de uma consulta urgente entre o sector privado e o sector público» – frisou Patrice Trovoada.

A modernização e a digitalização como instrumentos indispensáveis não só para melhorar o desempenho dos serviços públicos como para conferir maior transparência nas operações económicas que darão suporte a luta contra a corrupção são também desafios a se ter em conta.

«Eu acredito que com o pragmatismo do sector privado e algum pragmatismo deste governo conseguiremos dar passos para que se sinta, dentro de alguns meses que o tecido empresarial santomense voltou a ganhar confiança, robustez e perspetivas do futuro» – sublinhou.

Para o primeiro-ministro, o turismo constitui um dos eixos fundamentais para o crescimento económico de S. Tomé e Príncipe. Quanto aos projectos estruturantes que o país tanto reclama, o chefe do governo defende, para o efeito, parcerias público-privadas ou iniciativas privadas. Para tal, assegurou que o Comité, ora criado, terá uma palavra a dizer na tomada de decisão.

José Bouças

4 Comments

4 Comments

  1. Vanglega

    13 de Julho de 2023 at 18:35

    Cm?
    Dando dinheiro nosso ao seu sòcio Ramir?

    Ele que importou combùstivel?

    Voçê, voçê, voçê, ñ tem emenda

  2. Belmiro Mongo

    1 de Agosto de 2023 at 4:19

    Hello Patrice….[(POR FAVOR DEIXE SAO TOMME E PRINCIPE,PARA OS SEUS)]
    Vc e o teu pai pai sao fubas do mesmo sacu. ok?
    Por fvr…Vai e leva q vc usurpou.
    O Miguel e Manuel, Alda, Carlos Graca, Nuno Xavier, Oneh, Filintro Costa Alegre, Flavio Pires, Ondina Xavier,…Donna Rosa/Dr. Butica e pessoas simples como Sr.Roque,(ao lado do mercado central) Ayres Beirao, papelaria/livraria dos padres que nos vendiam os livros e cadernos…Sume klekle de cafe e broa, Sr. Carvalho (relojoeiro), Sr Aleixo, Salao Ar e Vento {no topo do Riboque (balu vlemeH)}

    Patrice, estes sao alguns exemplos de que tu e tua turma de corruptus…. nao pertencem estar neste lugar onde tu gravitas,apesar de argunmentar de q es filho de

  3. Belmiro Mongo

    1 de Agosto de 2023 at 5:04

    Hello Patrice….[(POR FAVOR DEIXE SAO TOMME E PRINCIPE,PARA OS SEUS)]
    Vc e o teu pai pai sao fubas do mesmo sacu. ok?
    Por fvr…Vai e leva q vc usurpou e desapropriou.
    O Miguel e Manuel, Alda, Carlos Graca, Nuno Xavier, Oneh, Filintro Costa Alegre, Flavio Pires, Ondina Xavier,…Donna Rosa/Dr. Butica e pessoas simples como Sr. Celestino/Ana Posser Sr.Roque,(ao lado do mercado central) Ayres Beirao, papelaria/livraria dos padres que nos vendiam os livros e cadernos…Sume klekle de cafe e broa, Sr. Carvalho (relojoeiro), Sr Aleixo, Salao Ar e Vento {no topo do Riboque (balu vermeho)}

    Patrice Trovoada, nunca alguem do meu tempo da escola lembramos de ter comido um doce de coco, acucrinhiia, gelados, ou tomar banho na praia ou nadar contigo.
    Estes sao alguns exemplos de que tu e tua turma de CORRUTPUS, nao entendem que estar neste lugar onde tu gravitas,apesar de argunmentar de q es filho deste Pais lindo como nao ha outro nenhum neste pLaneta (sistema solar via lactea).O povo Santomense tirou a roupa na hora de ir deitar, descansar ou dormir, e vc … !!!
    Patrice, de acordo com o meu caro professor de Fisica e quimica (Fuguetao)…O TEMPO E IRREVERSSIVEL.
    Tu ja ofendestes o nosso pais muito.. e BASTAS!!!

    • Margarida Lopes

      6 de Agosto de 2023 at 23:02

      Belmiro Mongo, estámos juntos…o fdp do Patrice Trovoada vai pagar STP como deve ser. Deus nunca permitiu a este desgraçado de destruir e de massacrar STP e o seu povo todo, este BOSTA desafiou a Deus Pai. Estaremos presentes para assistir ao desfecho desta CENA intaurada por este desgraçado Patrice T.
      Cada dia que passa é um dia de menos para o fim desta ESTÓRIA macabra criada e praticada pelo mafioso Trovoada rebento.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top