São Tomé e Príncipe arrecadou o Prémio de melhor chocolate do mundo no Salão do sector, em Paris, em 2023, para o chocolate Diogo Vaz. O arquipélago equatorial marca presença no certame desde há 28 anos. Portugal e o Brasil, na lusofonia, estão também representados num evento reunindo 230 expositores.
A edição de 2023 do Salão do chocolate de Paris encerra a 1 de Novembro e conta com representantes de 38 países, incluindo 15 países produtores.
O chocolate Diogo Vaz, de São Tomé e Príncipe, obteve o prémio de melhor chocolate do mundo no certame como refere, com satisfação óbvia Jean-Pierre Bensaïd, cônsul honorário de São Tomé e Príncipe em Marselha que marca presença no evento desde há 28 anos.
«Tudo corre muito bem e, particularmente, este ano porque recebemos o prémio do melhor chocolate. Havia muitos chocolates de todos os cantos do mundo, feitos directamente na origem. E, nesta altura, o chocolate da Diogo Vaz recebe o prémio do melhor chocolate do mundo. Os franceses gostam muito de comida, de bons produtos. Isso é de certeza! Especialmente do chocolate! Por outro lado, São Tomé e Príncipe marca presença no Salão do chocolate e em diversos eventos ligados ao chocolate, em França, desde há mais de 30 anos. Isso é também muito trabalho! Sem esquecer a qualidade do produto!»
Pode ouvir a entrevista do cônsul Jean-Pierre Bensaïd.
FONTE RFI
Vanplega
3 de Novembro de 2023 at 17:47
È bom levar o nome de Sao Tome e Principe, a mundo pela coisas boas.
Tb è mau, quando a populaçāo ñ consegue comer o chocolate produzido no paìs.
Devem rever està situaçāo