Economia

Preço do cacau subiu 40% e o chocolate para Natal vai ser mais caro

O preço do cacau no mercado internacional regita uma subida histórica. Atingiu este ano um aumento de 40%. Valor só registado em 1979.

Segundo o artigo do Jornal francês Le Figaro, o chocolate para o natal de 2023 vai ficar muito caro. Para o mês de Novembro cada tonelada de cacau está a ser vendido no mercado internacional por 3786 dólares norte americanos.

Desde a era colonial e até recentemente o cacau foi o principal produto de exportação de São Tomé e Príncipe, só ultrapassado a partir do ano 2020, pela exportação do óleo de palma. Mas em termos de impacto no rendimento das famílias são-tomenses o cacau continua a ser a fonte mais importante.

Segundo economistas franceses a subida histórica do preço do cacau é justificada por dois motivos.

Primeiro tem a ver com a previsão de uma baixa acentuada da colheita nos principais produtores do cacau, nomeadamente Costa do Marfim e o Gana.

Uma baixa de produção provocada pela doença da capsula preta, que causa o escurecimento e o apodrecimento das capsulas do cacau. O excesso de chuva na África Ocidental é indicado como uma das causas da doença conhecida em São Tomé por míldio.

O segundo motivo da subida do preço está relacionado com o aumento da procura do cacu a nível global. No artigo do jornal Le Figaro Jack Scoville, vice-presidente do Price Futures Group empresa sediada em Chicago-Estados Unidos de América declarou que « a situação da oferta e da procura continua estimulante».

Por sua vez a empresa Mondelez International Inc , que produz a marca Oreo, estima que o cacau está entre as matérias primas cujo preço mais aumentou no primeiro semestre do ano 2023. Uma posição partilhada por Steve Voskuil, director financeiro da empresa Hershey Co.

Cacau cada vez mais valorizado no mercado internacional.

Abel Veiga

1 Comment

1 Comment

  1. SEMPRE AMIGO

    19 de Novembro de 2023 at 12:31

    40%,nada mau!Qual será a repercussão interna(STP)desta notícia,junto dos produtores nacionais,sobretudo para os pequenos agricultores?Será que o nosso Ministério de Agricultura está devidamente organizada,com um departamento liderado por uma equipa que avalia em permanência toda esta evolução no mercado internacional do cacao? Melhor é sabê-lo que julgá-lo!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top