
A região de Cabo Ledo em Angola vai ser palco dos exercícios das forças armadas e de segurança da CEEAC. A Agência France Press noticia que o governo angolano já desbloqueou 1,4 milhões de dólares para garantir a realização do exercício militar, que vai decorrer de 22 de Maio a 10 de Junho.
A operação conjunta das forças armadas e policiais da sub-região africana enquadra-se na política dos países membros de criação da força multinacional da África Central. Uma força que deverá dar resposta as orientações do conselho de paz e segurança da União Africana no combate contra a criminalidade transfronteiriça, a pirataria marítima, acções de banditismo, o fenómeno de corte das estradas, acções de desestabilização das instituições democráticas, e acções de rebelião.
Em declarações ao Téla Nón o comandante do exercito Tenente Coronel Idalécio Pachire, garantiu a participação de São Tomé e Príncipe nas manobras que vão decorrer em Angola. Note-se que recentemente cerca de 30 militares do exército são-tomense tomaram parte num exercício de comandos da África Central, realizado na floresta do Gabão, e sob orientação de oficiais do regimento de comandos da França.
Abel Veiga