Política

Evaristo Carvalho eleito Presidente da Assembleia Nacional

A cerimónia de investidura dos novos deputados a Assembleia Nacional ainda decorre no Palácio dos Congressos onde funciona o parlamento são-tomense. Evaristo Carvalho deputado da ADI, único candidato a presidência do órgão de poder legislativo, foi eleito com 28 votos a favor, 7 abstenções e 20 votos em branco, numa assembleia de 55 deputados.

Uma votação que tende a demonstrar que a ADI já tem garantido o vigésimo oitavo deputado no parlamento, conquistando assim a maioria confortável. Note-se que a ADI ocupa 26 assentos no parlamento, contra 21 do MLSTP/PSD, 7 do PCD e 1 do MDFM-PL. Este último prometeu apoiar a ADI. A oposição composta pelo MLSTP/PSD e o PCD, é assim uma maioria aparente na Assembleia Nacional.

Por outro lado, Maria das Neves, ex – Primeira-ministra e deputada do MLSTP/PSD, foi eleita vice-presidente do Parlamento. Segundo o regimento parlamentar, a Assembleia Nacional deve ter dois vice-presidentes. No entanto o segundo candidato, o deputado Júlio Simith da ADI, não conseguiu voto suficiente para ser eleito um dos vice-presidentes. O processo eleitoral para o segundo vice-presidente deverá ser realizado na primeira sessão plenária da Assembleia Nacional, cuja data ainda é desconhecida.

A cerimónia que ainda decorre, será marcada pelos discursos do novo Presidente da Assembleia Nacional Evaristo Carvalho e do Presidente da República Fradique de Menezes.

O Téla Nón promete dar mais detalhes sobre a abertura da nona legislatura da Assembleia Nacional.

Abel Veiga

17 Comments

17 Comments

  1. Ze Mulato

    11 de Setembro de 2010 at 19:51

    Eu estou esperançoso que os deputados de partido de oposição não boicotaram medidas de boa fé do Governo!

  2. Zé Mulato

    11 de Setembro de 2010 at 21:29

    http://www.jornaltropical.st/economia15.htm

    ALERTA!!!

    “S. Tomé e Príncipe: mais uma vítima do petróleo?
    As reservas de petróleo de São Tomé e Príncipe estão a atrair a cobiça de muitas potências regionais, governos ocidentais e multinacionais do sector, ao ponto de deixar preocupadas associações humanitárias como a Human Rights Watch.”

  3. Zé Mulato

    11 de Setembro de 2010 at 21:39

    Investigacao Completa e INQUERITOS sobre:

    Rotas do Cafe
    Ilheu das Rolas
    &
    Projecto “Porto de Aguas Profundas”

    10000 empregos

    Dinheiros roubados

    e muito mais.

    !!! Emediatamente !!!

  4. Joana Alves Trindade

    11 de Setembro de 2010 at 22:50

    Já era de esperar que o Drº Evaristo de Carvalho ganhasse esta eleição. Não se poderia esperar outra coisa. O país precisa de estabilidade e consenso para ultrapassar as imensas dificuldades que temos. Eu só gostava de saber qual é o deputado de outros partidos que votou no Drº Evaristo de Carvalho.
    Bj
    Joana Trindade

    • FC

      13 de Setembro de 2010 at 11:21

      Foi a tangente, este (+1) deputado, ninguém sabe quem é.

      Mas tudo leva a crêr que a oposição quis condicionar esta votação para negociar, algo mais.

      Só que o tiro saiu pela culatra.

  5. Matabala

    12 de Setembro de 2010 at 12:03

    Sr Evaristo e um antigo homem da politica santomense, penso que todos o conhecem so nao sei porque ha 20 votos em branco…talvez ha deputados no parlamento que ainda nao sabem o que querem para o pais…

  6. ze cabra

    12 de Setembro de 2010 at 22:20

    senhor evaristo tens ca disto força nao deixes os teus creditos em maos alheias para o bem da naçao

  7. mario Pinto

    13 de Setembro de 2010 at 8:27

    Porque ha 20 votos em branco. Ha deputados no parlamento que ainda nao sabem o que querem para o pais?

    Meus parabens ao vigesimo oitavo que votou para que o novo presidente fosse eleito.
    coragem

  8. Mina di Célivi

    13 de Setembro de 2010 at 9:45

    dos 20 votos em branco, eu aposto que um deles foi do Rafa!

  9. Andrade Catanhede

    13 de Setembro de 2010 at 10:48

    Parabéns ao Sr. Evaristo Carvalho
    Sei que o Senhor é capaz de fazer um bom trabalho enquanto Presidente da Assembleia Nacional, pois tem muita experiência acumulada na política são-tomense em geral e dos trabalhos da Assembleia em particular.
    Apenas exorto-o para que seja justo, que ponha os interesses do povo que o elegeu em primeiro lugar, e não dê tréguas aos deputados corruptos que, infelizmente, encontram-se misturados nesta Casa Parlamentar. Nós os temos debaixo das nossas miras.
    Uma vez mais, o MLSTP e o seu “mina quiá” PCD quiseram desafiar o Povo de São Tomé e Príncipe, tentando eleger para a Presidência da Assembleia o “Presidente” de um partido que o Povo sancionou nas urnas, o Sr. Albertino Homem dos Santos Sequeira Bragança. Uma vez mais saíram derrotados.
    Aproveito esta ocasião para dar também os meus parabéns ao deputado do MLSTP que viabilizou este processo, possibilitando a eleição do Presidente da Assembleia logo a primeira. O Povo de São Tomé e Príncipe fica-lhe muito grato pela sua coragem e espírito de justiça. Continue actuando assim, doa a quem doer.
    Não quero com isso dizer que o Senhor ou a Senhora tenha de viabilizar todas as propostas do ADI que aí apareçam. Colabore no chumbo de propostas que não vão de encontro aos interesses da sua TERRA e do seu POVO. Mas, não o faça em relação as propostas justas e pertinentes, apenas porque é oposição ou porque esta ou aquela lei vai prejudicar os interesses de alguns políticos e deputados, ou ainda porque sua bancada pretende fazer cair o Governo. Não se esqueça que o POVO de São Tomé e Príncipe já tem os olhos abertos. Aquele/es partido/os que assim actuar/em, correrá/ão o risco de ser de novo sancionado/s nas urnas.
    Avante!…

  10. Madalena

    13 de Setembro de 2010 at 12:07

    MLSTP
    Devia dar um voto de confiança ao seu antigo Militante, mais trabalhador do que a maioria dos deputados desse partido, senão mais antigo no sector do trabalho.
    Como esta gente guarda rancores, é por isso. Mesmo o PCD! Seria um grande gesto para o eleitorado.
    Boa sorte.

  11. Madalena

    13 de Setembro de 2010 at 12:11

    ESte voto vem de um dos afiliados do homem, dentro do MLSTP. Quem eu não sei, mas são muitos. Se estivesse na Assembleia e do lado do MLSTP, votava para o Padrinho, mesmo contra a vontade de muitos. Coerência.
    Padrinho é segundo pai. certo ou errado?

  12. NIVALDA CORREIA

    13 de Setembro de 2010 at 12:45

    Sr.Presidente Evaristo Carvalho bemhaja e Parabêns.
    Confiamos em si para limpar a imagem negativa do seu antecessor (vICE-PRESIDENTE eugenio Tiny)que manchou o bom nome dessa casa e carga com os seus caprichos sexuais conhecidos por todos nós os que nao quiserem enterrar a cabeça como a avestruz.
    Desejo-lhe um mandato corado de exitos e victorias para Saotomé

  13. Ze Mulato

    13 de Setembro de 2010 at 20:03

  14. Azarado

    14 de Setembro de 2010 at 8:38

    Aposto que o Deputado do MLSTP que votou a favor da Candidatura do Evaristo Carvalho foi Rafael Branco, o traidor. Haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  15. sydnei

    15 de Setembro de 2010 at 14:27

    muito bomm mue vizinho força ai
    tenta dar teu melhor…força

  16. Zé Mulato

    18 de Setembro de 2010 at 2:48

    Si Patrice e’ um homem de verdade com tesão de homem, então, prende Joaquim Rafael Branco— agarrar, capturar, encarcerar, e fechar o gajo na cadeia ate’ ele prestar contas onde entrou todo dinheiro que desapareceu em STP desde 2008. O povo Santomense ganhara mais confiança em ti, Patrice! O povo agradecera e dizer-te-a “Deçu paga bô ê mina non…”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top