O General Bernard Commins, que comanda as forças armadas francesas estacionadas no Gabão, liderou a equipa de 5 oficiais superiores que veio analisar com as autoridades nacionais as condições para elaboração da lei de programação militar.
O anúncio do comando do destacamento militar francês no Gabão como principal parceiro das forças armadas são-tomenses na criação da lei de programação militar, foi feito pelo encarregado de negócios da França no país, Jacky Cuzzi. «Está missão pontual e visa ajudar o governo são-tomense a criar uma lei de programação militar», assegurou o diplomata francês.
Segundo Jacky Cuzzi o mais tardar até o princípio de 2011 a cooperação militar entre a França e São Tomé e Príncipe vai permitir a formação de militares são-tomenses e no território nacional, no domínio das técnicas militares modernas.
Abel Veiga
Matabala
29 de Setembro de 2010 at 13:18
Boa, acho que minha Ideia relativa a noticia de ontem ja esta a dar frutos…
Manga safú
29 de Setembro de 2010 at 13:22
Óptimo, desejo-vos sucesso.
côlé bi tendê contage
29 de Setembro de 2010 at 13:45
ISTO ESTA CHERANDO PETROLIO, CUIDADO COM IPOCRESIA Da FRANÇA, OLHA como esta o visinho Gabao. Tudo começa assim. A França nao tem petrolio no seu teritorio mas é o pais com mais rafinaria de petrolio na Europa, vê la se é possivel. Preferem criar impregos ca e como é que ficam os que estao por la?
Bom voçês é que sabem.
(Sou francês de origem santomense e uso um teclado francês por isso disculpa-me pelos eros.)
Força Sao Tomé
José Victor
2 de Outubro de 2010 at 0:58
A minha situação é igual a sua mas podera fazer um esforço e escrever melhor … Concordo consigo pois nao conheço nenhum pais ” dominado” pela frança em que haja desenvolvimento humano. Tenham cuidado , homem avisado vale por dois .. força!
Barrrackk Buushh
29 de Setembro de 2010 at 14:59
A elite corrupta de São Tomé não esta interessada em democracia. Os corruptos querem ditadura militar para protegerem o que roubaram do povo. Será infalível violência e mortes como aconteceu no pais irmão; Guiné Bissau. Na minha opinião para evitar conflicto, não é necessário haver ditatura em S.T.P. Apenas, igualdade na distribuição da riqueza de São Tomé e Príncipe para todos os Santomenses, e assim todos viveremos em paz, tranquilidade, e alegria.
Os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres. Isto é injustice
Obhamah Buushh
Hillary Clintonian
29 de Setembro de 2010 at 16:56
“lei de programação militar”?????????
COMPORTAM-SE!!!!!!
Que tal sobre comida, trabalho, saúde, educação, etc etc????
Help children and woman, first and foremost!!!! Stop this military nonsense, NOW!!!!!
Carlos Ceita
30 de Setembro de 2010 at 10:26
Caro mister Barrrackk Buushh Julgo que todos estamos de acordo que ainda é cedo para julgar este novo governo de STP. Mas claro há que combater não somente os corruptos como os corruptores no âmbito nacional e internacional.
Infelizmente o desejo íntimo de alguns oportunistas e manipuladores é que o país se deslize para uma espiral de violência. Que descanse os pessimistas o povo está desperto. O resultado das últimas eleições é a prova disso (POVO POE E POVO TIRA). Felizmente esta maturidade do povo estendeu-se a Guine Bissau onde o povo saiu a rua salvando a vida do Primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior quando este iria ser sentenciado a morte por um chefe militar.
Mas será a violência exclusiva do continente africano? Nada disso. O próprio EUA teve um presidente assassinado. O Obama deve ser o presidente mais vigiado da historia dos EUA e se atrever a mudar muito corre o risco de ter o destino do Kennedy. Mas voltemos a violência. O conflito interminável Israelo-palestino é ou não é uma violência? O que se passa no Afeganistão e no Iraque é ou não é uma violência? A expulsão dos ciganos da França não será uma forma de violência. Enfim o mundo está repleto de violência física verbal e psicológica e por conseguinte não está sedeado apenas na África.
Manuel Penhor
4 de Outubro de 2010 at 22:19
FRANCA VAI PREPARANDO MILITARES E GOVERNO DE PATRICIO TROVOADA VAI PREPARA PARA COMPRAR ARMAMENTO FRANCES EM LIZING?SERA…