Política

Rafael Branco não se recandidata a liderança do MLSTP/PSD

Este sábado o MLSTP/PSD reúne-se para decidir o futuro. Rafael Branco, Presidente do Partido não se recandidata a liderança, e marcou para 13 de Novembro a realização do congresso ordinário. A data do congresso está a provocar contestação interna. Segundo Rafael Branco alguns grupos estão a exigir o adiamento da reunião magna.

A decisão de marcar o congresso do partido para 13 de Novembro, foi consensual, explica Rafael Branco. «Oficialmente há uma decisão da comissão política de propor ao conselho nacional de sábado, que o congresso tenha lugar no dia 13 de Novembro. Esta é a decisão oficial do partido», precisou.

No entanto alguns sectores do MLSTP/PSD contestam a marcação do congresso para 13 de Novembro. «Chegou-me ao conhecimento de que em alguns sectores do partido há vontade de adiar a data do congresso. Isso é o que vamos discutir este sábado», sublinhou.

Rafael Branco considera de estranha a posição de tais sectores do partido, uma vez que no passado recente reclamavam a marcação imediata da reunião magna, por descontentamento com a sua liderança. «Logo depois a derrota nas eleições, houve grupinhos no seio do partido que insistiam muito na realização das eleições. Aliás insistiam nisso antes mesmo das eleições. Não me parece compreensível que agora se continue a adiar o congresso», referiu.

Segundo Rafael Branco o MLSTP/PSD tem pela frente novos desafios. Um deles são as eleições presidenciais de 2011. O partido deve preparar-se para o embate com uma nova liderança, defendeu. «No próximo ano haverá mais um embate eleitoral, e não é justo que não se dê a uma liderança que sai do congresso tempo e oportunidade para organizar o partido no sentido de estar em condições de apoiar uma candidatura do partido ou de qualquer cidadão que mereça a confiança do partido. E isso precisa de tempo», frisou.

Rafael Branco que assumiu  a liderança do MLSTP/PSD, após o desaire eleitoral de 2006, decide abandonar a Presidência com o pesado fardo da derrota eleitoral nas eleições legislativas de 1 de Agosto último. «Considero que já prestei o meu serviço ao partido e através do partido a nação são-tomense. Porque há novos desafios penso que o partido tem homens e mulheres em condições para assumir a liderança na certeza de que eu continuarei militante do MLSTP disponível para dar a minha contribuição», declarou em jeito de despedida.

Rafael Branco exige agora a renovação completa do MLSTP/PSD. «Entendo que é preciso renovação dentro do partido e essa renovação passa também pela liderança», concluiu.

Informação postas a circular no seio do MLSTP/PSD indicam que existem dois candidatos para a liderança do partido. Jorge Amado, antigo ministro da economia e actualmente embaixador de São Tomé e Príncipe em Taiwan é um provável candidato. Aurélio Martins, deputado do MLSTP/PSD pelo círculo eleitoral de Lobata e empresário, é outro nome forte para concorrer a liderança da maior força política da oposição em São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

    43 comentários

43 comentários

  1. Matabala

    22 de Outubro de 2010 as 17:43

    Brincadeira…ainda querem continuar como partido??? Ha quem não tem vergonha mesmo na cara…

  2. realista diz

    22 de Outubro de 2010 as 20:47

    claro a burra ja enxeu e deixaste o cofre vazio agora precisas de ferias neh dou a nota 100 a bin laden es mesmo uns dos mascarado da ilha que te viu nascer e que lamenta o facto de nao teres amor a ela (patria)

  3. Bombastico

    22 de Outubro de 2010 as 20:54

    Hahaha Mano Rafa muito obrigado por deixares o nosso MLSTP em paz, assim  meus caros congressista temos oportunidade de votar no melhor futuro para o nosso partido. Sera dessa vez, que depois  de 20 anos após a abertura da nossa democracia o nosso partido vai poder eleger um presidente nas presidênciais? Espero bem que sim, essas eleições ñ podemos votar na continuidade das derrotas eleitorais. Ñ penso em influenciar nas decisões de cada congressista, mais espero maturidade para que o nosso e vosso grande MLSTP saia dessa grande opurtunidade vitorioso para as proximas presidenciais. 

    • António Veiga Costa

      24 de Outubro de 2010 as 1:27

      Não sou MLSTP,mas vcs deviam aproveitar e fazer uma limpeza mais profunda. Tirem + alguns, daí o partido entra no prumo.
      Boa sorte!

  4. Nilson

    23 de Outubro de 2010 as 1:16

    Ja era tempo… O corrupto deve sair o mais breve possivel! M.L.S.T.P., partido historico de STP, deve ter dirigentes decentes, honestos, inteligentes, humildes, lucidos, e trabalhadores. O partido deve tb mudar toda lideranca corrupta e encourajar a malta jovem com novas ideias construtivas para enfortecer M.L.S.T.P.

  5. BLAGA PENA

    23 de Outubro de 2010 as 9:07

    Aurelio Martins estranho, estudou a onde este homem, o MLSTP/PSD perdeu o norte magnetico.
    Fui

  6. Tio Castro

    23 de Outubro de 2010 as 9:24

    Se Aurélio Martins pode ser presidente do nosso maior Partido Político e consequentemente poder ser um primeiro Ministro ou Presidente desse país, acho que as máscaras que cobrem o rosto dos santomenses podem se tornar de Alcatrão.
    Na minha opinião pessoal, a única pessoa capaz de ainda salvar por algum tempo as imagens desse partido e desse país, é o sr. Pinto da Costa. Falei

    • Paracetamol 500mg

      23 de Outubro de 2010 as 10:51

      O Rafael branco abdicou da liderança, mas ainda continua ali cravado no seio do partido, por isso, como diz o texto supra, ele esta disponível para contribuir. Resta saber como. Ele ainda esta ali fincado. MLSTP, já esta na altura de ir para museu.

    • Gil

      23 de Outubro de 2010 as 11:56

      credo!!

      pinto da costa longe de STP. nao faz, nunca fez falta a STP. so o destruiu

      • baga tela

        25 de Outubro de 2010 as 17:54

        E triste saber que povo Santomensse continua burro.Sr.Pinto da Costa e Fradique quem desgrasou mais S.Tome?a sua esperteza sim e que n faz falta fui…

    • Zumbakuê

      23 de Outubro de 2010 as 14:25

      Olá tio castro. Perfilho o último parágrafo das suas afirmações. Realmente só nos resta o Drº Pinto da Costa. Alguns poderão aprecer ou reaparecer como candidatos á presidência da república. Mas o Pinto da Costa neste momento é o que reune maiores condições para o efeito. Ele é o pai da NAÇÃO SÃOTOMENSE. Como já tinha afirmado aquando do seu reaparecimento neste mesmo espaço, e que suscitou algumas críticas por parte de alguns leitores do “tela-non”,o Drº Pinto da Costa tem a sensibilidade necessária para segurar o leme de S.tomé e Príncipe.É preciso mais uma vez referir que só ele tem a idoneidade de ser hoje um bom presidente da república de S.tomé e Príncipe. Basta fazermos uma avaliação dos anos em que ele foi presidente da república no contexto em que foi, não detêm nem extorquiu tanto o povo sãotomense, como os seus sucessores a todos os níveis.
      PINTO DA COSTA Á PRESIDENTE….JÁ
      VIVA DRº PINTO DA COSTA.
      VIVA O POVO DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE

    • Malapê-Tema

      24 de Outubro de 2010 as 11:16

      Deixo-lhe uma pergunta;
      Desde 1991 que o Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa deixou o palácio que já lá vão +/- 19 anos, o quê que esse homem tem feito para o país para merecer o nosso voto de confiança?

      • Zumbakuê

        3 de Novembro de 2010 as 20:52

        Olá Malapê-Tema. Em resposta a questão que colocou,suscitou-se-me algumas dúvidas, para encontrar uma resposta que lhe possa acalmar os ânimos. Só ele lhe poderá dar a resposta desejada. Mas posso lhe colocar algumas questões que gostaria de obter uma resposta.Antes de mais depreendo entre linhas quais são as razões que lhe movem no sentido de a colocar.
        No entanto, posso lhe dizer que provávelmente fez o que não quer reconhecer. Ex: como um bom pai ficar á distância observando os filhos pródigos. Não se esqueça que foi o 1º a introduzir na nossa áfrica á verdadeira democracia. Note que muitos que obtiveram independência na mesma altura, nunca se observou a rotatividade da cadeira do poder. Quer mais exemplos? Ele foi o 1º presidente e tinha o poder absoluto. Mas introduziu o pluripartidarismo e as eleições livres (ressalvando os actuais banhos, que tendem a desaparecer). O que é que os seus sucessores fizeram?. Para lhe provocar, penso que o Malapê-Tema, deve sofrer do “complexo de Calimero”.

  7. rapaz de riboque

    23 de Outubro de 2010 as 11:41

    vai trabalhar ja roubaste muito ao povo ainda tens cara de aparecer tu e os teus disciplus é que sao culpados da situaçao actual do pais se tivesses vergonha na puta da cara nem como deputado da oposiçao eras fugias do pais ladrao

  8. DÁ e DÓI

    23 de Outubro de 2010 as 12:27

    Graças a deus, não era tarde para Man Rafa deixar o partido, obrigado meu deus.
    Um bé daíe ê….

  9. Santomense 100%

    23 de Outubro de 2010 as 13:48

    Meu Deus!
    Que brincadeira dos meus camaradas ! Aurelio Martins ? Jorge Amado ? Agora que vamos assistir a liquidação total do nosso glorioso MLSTP. Camaradas, por favor, estes dois senhores não têm perfil para Presidência de um partido como MLSTP. Será que já se esgotou todos os militantes sérios do Partido ? Que coisa ! Ainda temos gente que possa assumir a Presidência e não esses dois forasteiros .

  10. Zidane

    23 de Outubro de 2010 as 14:03

    Meus caros,

    Embora não estivesse também de acordo com muitos actos praticados pelo Dr.Rafael Branco na governação, temos que reconhecer que ele fez muitas coisas boas na sua qualidade como Primeiro Ministro.Devemos evitar a diabolização excessiva.Temos que reconhecer que é uma pessoa muito empenhada e muito dedicado ao trabalho. Basta ver os projectos em fase de realização. Houve entretanto muitos erros cometidos com muitos casos de corrupção mal esclarecidos e mal decididos, houve complicidades em muitos casos tambem que ficaram por esclarecer, houve situações que não consegui compreeder.Como é que o Governo não conseguiu resolver no periodo crucial antes das eleições,os casos da falta de água no hospital e a morosidade na resolução para evitar o afundamento do barco que tranportava o arroz.Por outro lado, não compreendo porque é que o Dr Rafael teve tanta resistencia em não dar protagonismos aos jovem que queria ter um papel mais preponderante no Partido. Esqueceu-se do princípio de que “tudo o que não se renova morre”. É uma vergonha quando se vê a bancada do MLSTP no Parlamento, verifica-se que são sempre os mesmo. Grande parte deles só vão lá fazer o corpo presente.Portanto, não podemos continuar a ter dirigente desse tipo a frente dos destinos do MLSTP e consequentemente a frente do Pais. Assim é que se compreende que o Pais está como está, sem ideias nem rumo. O que estou a dizer agora serve também para outros partidos. Temos que tirar a frente do Pais gentes que só pensam em resolver os seus problemas pessoais. Vamos colocar pessoas séria, integras, honestas, justas.Concluindo, Quem quizer governar esse Pais tem que fazê-lo com espirito de missão, certo que, o objectivo deverá smpre ser para resolver o problema desse marterizado Povo.Acho que o Povo já atingiu a fase de saturação. Portanto, o MLSTP deve renover-se completamente. Isto não significa por os mais velhos de fora, até porque há muitas pessoas mais velhas que nunca estiveram na direcção do MLSTP nem da governação mas que são pessoas sérias e intigras. Aqueles que andaram lá tanto tempo e que não fizeram quaze nada, deveriam voluntariamente dar lugar aos mais novos ou aqueles que têm melhores condições para dirigir.Devo dizer que é um desabafo de alguem que gosta do seu Pais, com quaze 60 anos, mas que acha que as coisas devem mudar e mudar rapidamente, no seio do MLSTP, como um dos grande Partidos de São Tomé e Principe que não deve descartar das suas responsabilidades históricas perante este Pais, o nosso São Tomé e Principe. Bem haja.

  11. Ze Maria

    23 de Outubro de 2010 as 14:42

    Que palhaçada!
    Sr.Rafael Branco acredita mesmo que deu sua contribuição ao país?
    A única contribuição que ele deu foi meter a mão no cofre público nos últimos 35 anos para construir seu património pessoal.

    Se essa terra fosse uma terra onde se faz a JUSTIÇA,a melhor contribuição nesse momento seria devolver tudo que dilapidou dos cofres públicos desde que começou a assumir cargo de Ministros, em dobro.

    Após isso, iria direto ver o sol nascer atrás das grades de Cadéia Central. Onde infelizmente só fica quem não dinheiro neste país. Onde só os ladrões de galinha conseguiram conquistar o direito de ficar.

    Se Rafael deu contribuição como ele afirma, só pode ser para o MLSTP/PSD e seus comparsas.

    Se Rafael, saia da política, devolva tudo que retirou ilegalmente do país e aprenda a fazer outra coisa que nem seja política. Porque a política não é arte de sujeira, não é arte de construir máscaras nem tão pouco sinismo, mas sim a arte de não bagunçar.É a arte de administrar a coisa pública para todos residentes possam usufruir equitativamente dos proventos daí resultante.

    Não é fazer dos cidadãos “ovelhas” que possam guiar e facilmente dominar para garantir a permanência no poder. Não é colocar a educação em nível degradante para que tenhamos uma socidade de cidadãos acríticos que apenas saibam dizer sim.

    Não é fazer da palavra “camarada” a chave da filosofia para roer e soprar os analfabetos da nossa praça que acreditam que pelo simples fato de se associarem a aos que um dia foram lider, já podem ocupar todo e qualquer cargo do governo, principalmente ser Presidente da República ou Ministro de Estado.

    É verdade sim que somos animais politicos [politikons] como já dizia Aristóteles, mas não significa que devemos fazer dessa nobre palavra a chave para vender a fé e a esperança dos “coitados”.

    Acredito sim na política, mas não nesta que vem sendo feita e difundida pelos oportunistas da nossa praça que vêem nela a única de se darem bem na vida.

    E esse é o maior problema que enfrentamos hoje em São Tomé e Príncipe. A massa não não gosta de política, mas os espertos gostam e fazem dela a arte de espertalões. É verdade também que nem todos políticos são espertalhões, tem gente séria e honesta misturada na nossa praça com os espertalçoes. Como separá-los se estão todos juntos e mascarados.

    O que fazer para separá-los se eles não fazem questão de se diferenciar.? Deste modo, estamos num beco sem saida, ou seja, como dizem os brasileiros: “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.”

    Finalmente vale ressaltar que “A grande desgraça dos que não gostam de política é serem dominados pelos que gostam” .

  12. P.F.

    23 de Outubro de 2010 as 14:55

    Brincadeira!Para quem não tem memória curta, um dos prováveis candidatos a liderança do M:L:S:T:P/PSD a este congresso,o Srº. Jorge Amado, se for elito como Presidente do Partido terá desta vez o desplante de quebrar a loiça toda, até os cacos do País não escaparão, conforme a fúria que este demonstrou na nossa TVS,aquando das legislativas de 2006, partindo os equuipmentos daquela estação pública que vive do dinheiro dos contribuintes o nosso dinheiro,etc,etc… Alguem se recorda disto?Na minha opinião, este sr. não está em condições para estar a frente de um partido como M.L.S.T.P. Enquanto que o nosso empresário, o Srº. Aurélio Martins, será desta que vai fazer mais branqueamento de capitais(dinheiro sujo,junto dos seus mandantes angolanos e a nossa PIC(Polícia dde Investiggação Criminal),nem se quer está ai!Haja paciencia.Onde é que para outras figuras proeminentes e histáricas do M.L.S.T.P? A Junventude do Partido o que pensa sobre isso, e já agora, os barões do partido vão permitir isso, assintind0 de forma impavida e serena.Admito que seja uma decisão interna dos orgãos,mas por favor respeitemos as bases do Partido e não brinquemos com coisas sérias.Os congressisttas que não se cuidem! Cresçam e apareçam meus senhores.Fui.

  13. Tomé Nado

    23 de Outubro de 2010 as 15:17

    Aurélio Martins e o Jorge Amado candidatos a presidente do mlstp? Que desastre?! Esse partido esta de facto de rastos. O Gibela terá que explicar os militantes do seu partido e a todos os santomenses qual sera a contrapartida que dará os angolanos caso ele seja eleito em 2011 presidente da República. Santo Tomé todo poderoso deverá devender esta terra para que não venha ser a 19 provincia de Angola. Se estivesse no lugar do sr. Jorge Amado ficaria lá muito longe no Taiwan fazendo alguma coisa para os nossos estudantes. Como é que esse senhor que nem nem sequer foi capaz de gerir a sua charcuteria no Quilombo quer ser presidente do mlstp? So é possivel num partdio como mlstp ver o sr Rafael Branco descaradamete, depois de usurpado o dinheiro do seu partido, depositando mesmo na conta bancaria da sua mulher, vir agora dizer que “…considera que ja prestou o seu serviço ao mltsp e através do seu mltsp a nação santomense…”. Foi assim que enganou a centenas de jovens durante a campanha para as legislativas. O sr Rafael deve agradecer o mlstp por ter-lhe dado este euromilhões. Menos mal que não sou militante do mlstp senão juntaria todos os jovens que o senhor enganou para que o sr apresentasse o balanço do dinheiro que recebeu de Angola, da STP trading, ENCO, etc. Se tivesse no lugar deles, o sr Rafael não saria da sala do congresso do seu partido sem esclarecer tudo isso. Também teria que explicar aos jovens os negocios ocultos com o seu compadre Dr Carlos Tinty nu Dubai.

  14. Budobaxana

    23 de Outubro de 2010 as 15:34

    A imagem do Rafael Branco,Pinto Da Costa,Carlos Tiny,Fradique de Menezes,Delfin Neves e muitos outros politicos do nosso pais, faz-me lembrar a Deputada Brasileira Cidinha Campos.

    A uma dada altura ela dizia “…as palavras certas sao estas : quem compra casa no exterior com dinheiro publico é ladrão” Verdade ?

    Ela referia-se “aos que mamam”,a um bando de parasitas e ladroes feito politicos que aproveitam do sistema para sobreviverem.

    Vejam(corte e cole) o link e tirem as vossas conclusões.

    http://www.youtube.com/watch?v=pYWSudD21cE&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=q21rM03_R18&feature=related

    Agora que se vai reformar perguntar-se-ia , qual foi a contribuição do Rafael Branco para o desenvolvimento económico e social de STP ?

    Quanto mais ladrão,mais famoso e mais querido….

    Karga………..

  15. rapaz de riboque

    23 de Outubro de 2010 as 18:26

    voces deste jornal sao todos militantes do mlstp porque quando sao comentarios que toca aos lobis daquele paretido nunca sao publicados foi o caso de um comentario meu que nao foi publicado mas os comentario racistas voces nao impedem e outros que provocam e ofendem as pessoas este jornal acho que nao é democratico

  16. A.G brasil

    23 de Outubro de 2010 as 22:50

    Se o Aurelio Martins foi eleito Presidente de M.L.S.T.P, no meu ponto de vista será bom para partido visto que o nosso M.L.S.T.P, é um partido historico, e esta passando por grande crise politica, Aurelio Martins pode unir essa força politica de forma temos bons resultados nas proximas eleições, visto que partido esta mesmo a preçisar de uma reforma

    • Malapê-Tema

      24 de Outubro de 2010 as 11:04

      Será o Aurélio Martins o homem certo para assumir esse partido? Não podemos confundir as acções deste homem até a data, com a capacidade de governar um partido e até mesmo o país, sem falar da fonte (financiador) desconhecida(o) das suas acções. Penso que vosso partido tem homem capaz de fazer renascer a esperança e união dentro e fora do mesmo.

  17. S.T.P no coraçao

    23 de Outubro de 2010 as 22:59

    Nosso M.L.S.T.P esta mesmo a preçisar de caras novas, temos k ter no nosso partido presidente novo capaz de mudar o rosto de partido, depois dessas derrotas consecutivas que partido sofreu, Aurélio Martins é uma boa aposta no momento, temos que dar votos de confiança no Aurélio Martins, visto que ele é capaz de fazer a diferença.

  18. Magnifico

    23 de Outubro de 2010 as 23:16

    Meu caro plaga pena, para dirigir um partido político ou ser Presidente de um País, não é necessariamente ser formado,porque se fosse questão de ser formado,nosso M.L.S.T.P, nao poderia perder as eleições de forma descacanrada como perdeu, visto que no seio de partido exite pessoas formado com muita inteligençia, somente que eles não foram capaz de mudar o partido, temos que dar credito de confiança para outros mostrarem o seu trabalho, Luís Inaçio Lula da Silva, Presidente do Brasil nao tem formaçao superior nem médio, mas consiguio mudar o destino de país, aumentando o P.I.B e P.N.B aumentou a economia do país, criou cooperaçao com muitos países, é considerado como presidente de cooperaçao,ele nao tem formação mas é o presidente que criou mas faculdades publicas no país, criou ensino médio,reduzio a taxa de pobreza, e mudou a visao do país a nível internacional, imagine Brasil um país com dimensão continental, temos que acreditar em mundaça meus caros compatriotas,se ter homens formados define-se o destino de um país, nosso S.T.P poderia estar no topo, porque temos muitos formados no nosso país, somente que eles nao querem fazer nada para melhorar o país….
    Viva Santomé

  19. KWÁ TÉLA

    23 de Outubro de 2010 as 23:25

    Muito bem temos k mudar, M.L.S.T.P/PSD, temos que ser partido vencedor,Aurelio Martins no meu ponto de vista é uma boa, xtou de acordo com Magnifico, meu amigo Blaga pena pra mudar destino de um país ou partido nao é necessariamente ser formado, porque existe muitos formados em Santomé Governando o país e já a 35 anos país esta a onde esta, queremos pessoas dinamica, nao podemos fazer um país ou um partido fazer como Time de Football, temos k renovar, pra Governar temos k ter coesão, organização, planejamento, e comunicação, de forma coisas andarem bem, Viva Aurélio Martins, viva povo de Santomé e Príncipe,estamos com tigo Aurelio Martins… Unidos venceremos.

  20. santomé kié

    23 de Outubro de 2010 as 23:31

    Aureio Martins,acreditamos em voce,sabemos k podes fazer melhor pra nosso M.L.S.T.P, Deus esta com tigo, ele iluminará teus projectos,S.T.P conta com tigo, esperamos k possas corresponder as expectativas, de caué a pague Aurélio Martins, Viva Santomé e Príncipe.

  21. COCO NZUCU

    24 de Outubro de 2010 as 8:45

    Alem de tudo que ja foi dito e que subescrevo, acho que a sigla MLSTP ja se tornou numa especie de estigma e soa mal aos ouvidos, dada a onda de escandalos que varreu o seu interior. Mudar so a lideranca nao chega, talvez ja seja altura de pensarmos noutra denominacao, pois actual ja esta muito gasta. Sugiro: Juventude, Esperanca e Progresso{JEP}. Saudacoes.

  22. Edson

    24 de Outubro de 2010 as 12:16

    Acho que existem poucas figuras històricas no seio do partido capazes de assumir a liderança do mesmo. Não acredito que o Aurélio Martins se candidate, mas caso seja acho que pode trazer algo de novo a este partido, que desde a era Pinto da Costa tem vindo a perder a credibilidade aos olhos dos santomenses. O sr Rafael Branco nada acrescentou a este partido, nem ao paìs, do meu ponto de vista a sua recandidatura seria uma pouca vergonha!

  23. Mundaça

    24 de Outubro de 2010 as 14:31

    Muito bem meu caro Edson, tens razão, depois da era do Manuel Pinto da Costa, M.L.S.T.P/PSD, perdeu a sua credibilidade aos olhos de Santomenses. Acho que no momento a pessoal ideal para ocupar esse cargo é o camarada Aurélio Martins, ele pode trazer algo de novo sim, visto que partido precisa de reestruturação, caras novas. Pra um país ou partido seguir em frente, tem k haver coesão, organização, comunicação, e planejamento, e acho k Aurélio Martins pode trazer isso pra dentro de partido de forma, encaminhar o partido rumo a vistorias,

    • melissa Abrantes

      28 de Outubro de 2010 as 10:01

      Diga ao Aurélio para primeiro pagar ao fornecedor português um milhão e Duzentos e Cinquenta Mil Euros. E dar contas dos 5 milhões de dolares para a construção da Embaixada de Angola. Vocês querem mudar? Ele irá ser o maior corrupto de sempre. Olha, vai mandar vir cá todos os cantores brazileiros e não só. Vai leiloar uma gravata por 100 mil dolares.
      Aurélio, Aurélio, Será que o Carneiro ainda te dá apoio.
      Compre todos os votos, o meu está a venda por dez mil euros. Pois só assim vais conseguir ser o líder do mlstp/psd.

  24. PÓTÓ

    24 de Outubro de 2010 as 14:37

    Inem kė muë ê chiga ola de nóm mussa  tudu mundo que  MLSTP sa nai. Sela nóm niguê ta mè, cu io de ano ni politica  fica ni luguê de da consse, na mussa lixenxado di módo cu otlo anzo dotlo partido  ca bi  fata nom lixipeto, axi nóm ni luguê de nguê tamem, bamu zunta, mó de fesso de bas sola punda axi zaò MLSTP capoji sa unwa partido de lixipeto. Cua cu um tê de piji inem cu caba fica ni uê de partido, góló fè cúa de módo tudo  nom militante de partido, poji bê cud cá manda nóm bóia mom glita viva. Um bè um bi um sa ai mê
      

  25. Carlos Alberto Passos de Oliveira

    25 de Outubro de 2010 as 4:09

    Não me venham com essa história de formatura.Grandes homens que mudaram a história não tinham formatura. Mas vontade de mudar eram o tinham. E é isso que precisamos.

  26. Macarofe

    25 de Outubro de 2010 as 10:27

    Se estamos a falar de caras novas, jovem, inteligente, trabalhador e firme na coisa pública, proponho Osvaldo d’ Abreu. Chora quem quer. Sei que os chupanjos irão contestar. Mas é verdade.

  27. NIVALDA CORREIA

    25 de Outubro de 2010 as 11:25

    Por favor NAO SE RECANDIDA-TE,não temos nenhumas saudades suas nem do MLSTP,ja chega o que nos fizeram ao longo dos anos.
    Voce também é em certa mediada cumplice do Sr.Eugenio Tiny,Cumplice porque ocultou suas perverçoes sexuais também como o Sr.Presidente da republicatinha conhecimento do seu comportamento em relaçao as jovens mulheres Sao tomenses,voce tambem sabe do predador SEXUAL uqe este Sr.Eugenio Tiny é,sabe que é um dos funtamendares da moda das CATORZINHAS,DESTRUIDOR DE FUTURO DESTRUIDOR DE SONHOS E ESPERANÇA QUEM NÃO O CONHECE

  28. Parvos

    25 de Outubro de 2010 as 22:17

    Parvos

    Eu irei transformar Sao Tome e Principe num pais violento. STP e’ unico pais neste mundo onde os corruptos roubam tudo, vendem tudo, usam tudo, abusam de todos sem consequencias. STP e’ unico pais no mundo onde a elite rouba o povo “as cegas” e todos ficam calados! Que “raio” de parvos sao voces? Sao Tome e Principe esta em perigo. Corruptos roubam toda riqueza do povo, compram carros de luxo, constroem casas carissimas e de luxo e de valor exuberante, depositam milhoes de Euros, e Milhoes de Dollares Norte Americano nas contas obscuras e clandestinas nos bancos da Europa e no Dubai, e ninguem faz algo sobre isso. Tudo deixa andar em anarquia generalizada. A divida do pais aumenta, o analfabetismo mantem-se na mesma percentagem e a estupidez e atraso mental aumentam gradualmente, o desemprego aumenta consideravelmente, os ricos ficam cada vez mais ricos, e os pobres ficam cada vez mais pobres. Enfim! Essa e’ uma proporcao de co-relacao directa negativa e desagradavel e inaceitavel! Pergunto-vos: Somos todos parvos e estupidos, ou somos todos gatunos, ladroes, e ignorantes em STP?

    Sem violencia, STP nao ira mudar para melhor. Sem violencia nao havera respeito, dignidade entre os cidadaos em STP. Sem violencia nao havera igualdade na distribuicao de riqueza em STP.

    E’ prometido que algo sera feito sobre tudo isso. Si os corruptos gatunos e elite de ladroes imorais nao mudarem de maus habitos, entao o plano manter-se-a firme e em operacao.

    A opcao esta nas maos dos corruptos e da elite immoral: Guerra ou Paz.

    Sao Tome e Principe esta em perigo. Os corruptos e os imorais de STP cometeram erros gravissimos! Se roubassem e usassem esse dinheiro roubado na construcao de fabricas e criacao de empregos bem remunerados para os Santomenses em STP, a frustracao e o descontentamento entre a massa seria menor, e claro teriam proveitos de lucros e rendimentos no investimento empreendido com dinheiro do povo roubado. Jogaram mal.

    Somos todos maus, vamos todos queimar juntos! Por isso, STP esta em serio risco e em perigo flagrante!

    A unica forma de se encontrar harmonia sera divolver ao povo Santomense o que lhes foi roubado ou vendido de forma descabida e anarquica e trabalhar honestamente.

    Sao Tome e Principe esta em perigo. Transformacao de forma drastica e dolorosamente agressiva esta de caminho…

    • Zumbakuê

      3 de Novembro de 2010 as 21:00

      Oh parvo, vc anda mesmo revoltado.
      Porque não tenta formar um partido e ir ao terreno expor as suas indgnações. Por essa via poderá ou não obter votos do povo. Mas agressões como refere no seu texto, não queremos em STP. Existem vias onde poderá reivindicar os seus direitos.
      STP e príncipe é demasido pequeno para adoptar o modelo que preconiza. Queremos PAZ e muita PAZ. As injustiças poderão ser colmatadas nas instâncias próprias.

  29. sacramento

    26 de Outubro de 2010 as 5:49

    Muitos falam e falam ..mais há coisas que se esquecem ou se fazem de desentendido…se repararem são muitos Sãotomenses que estão deixando o pais a procura de melhores condições de vida e são muitos poucos que pensam em voltar …isto porque o pais não oferece condições de os receber …resumindo os que têm só querem ter mais e por cima investir em outros países …e os que vão querer o povo só sabe criticar ..bem o MLSTP é um partido histórico e de muitos valores ..pra mim o homem mais preparado para o cargo é o Aurélio Martins ..isto porque são um dos único que tenta investe no seu pais de origem …..VIVA o MLSTTP..VIVA S.TOMÉ E PRINCÍPE….

  30. garrido.

    26 de Outubro de 2010 as 15:57

    O MLSTP, como partido maioritario de sao tome e principe, nos ultimos anos comecou a entrar em decadencia,
    Na minha opniao gostaria que o Aurelio martins vosse o presidente deste partido, visto que ele tem visao, e no sei do MLSTP é a unica pessoa capaz de assumir a tal presidencia.
    viva MLSTP
    viva a nacao santomense
    viva Aurelio martins

  31. Madalerna

    28 de Outubro de 2010 as 14:24

    Boa Nova para o povo amigo do MLSTP, ter como candidato, o cidadão Aurelio Martins. Este senhor gosta de São Tome E Principe, ele faz um grande esforço assumir a pesidencia do partido, o partido só tem a ganhar. Quem se considerar do partido pode igualmente ser candidato, o problema é que muitos têm rabo comprido e por isso resta um,a restia de fumo. Bem haja. Conheço Aurelio MArtins Tema boas qualidades como homem e com pessoa, facil relacionamento, afavel e carinhoso. Tem vontade de desenvolver este solo patrio. Vamos ajudá-lo a renovar o MLSTP. Cada um deve pensar no seu partido. Eu sou do PCD.

  32. Conscientious

    29 de Outubro de 2010 as 22:01

    Passividade ja nao da! Si abuso nao for controlado ou eliminado em Sao Tome e Principe, nao podemos aceitar passivamente toda porcaria que vem da elite corrupta e tambem arogancia e abuso do poder por parte dos corruptos que pensam ser donos da terra. Fico em paz porque eles nao se metem comigo. Nao gosto deles. Se fizerem de mim o que estao fazendo contra jornalistas em STP, como Ambrosio Quaresma, e outros Santomense que estao sendo oprimidos por gatunos corruptos, mata-los-ei. Pelos memos a filha, o filho, a mulher, ou mesmo o corrupto proprio, se for apanhado na esquina, apanhara um tiro na cabeca ou no peito. Nao terei medo de ir parar na cadeia se, pelo menos, deixar cair um deles (corruptos, gatunos) no chao. So assim e’ que iremos acabar com abuso em STP. Matar os gatunos corruptos inimigos do povo um por um. Temos que ser agressivos e corajosos contra essa gente! Eles nao gostam do povo Santomense, mas estao a roubar, usar, e abusar de riqueza do povo. Temos que deixar claro aqueles ladroes atrevidos. Si um deles morrer, outros seguirao, ou abuso e roubos reduzira. Temos que comecar a matar os grandes de Sao Tome! Patrice ta fazer “zoplo tam.” No fim, sera “nada, nada” “povo pobre, povo faminto” “Sao Tome e Principe em ruinas e degradacao.”
    Temos que sair da defensiva, temos que entrar na ofensiva e atacar os gajos com forca e agressao! Os ladroes da elite e corruptos de STP estao a comer o dinheiro do povo e riem-se e abusam-se do povo! Passividade ja nao da! Passividade ja nao da! Passividade ja nao da!

  33. madalena

    3 de Novembro de 2010 as 14:09

    Quando o Dr Patrice se aprentou no país, tinham dito que era estrangeiro, nasceu em Gabão e coisa parecida. não foi preciso muito tempo para ele se apresentar com 1º Ministro.
    Votos de muita sorte e trabalho sem perseguições.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo