Política

Gabão acolhe em Janeiro representação das Nações Unidas para prevenção de conflitos na África Central

O anúncio de abertura de uma representação das Nações Unidas na capital gabonesa Libreville, para prevenção de conflitos na sub-região da África Central, foi feito por Angèle Makombo-Eboum, conselheira política das Nações Unidas e Chefe da Missão que está de visita ao Gabão.

A representação que visa prevenir conflitos na África Central, será instalada em Janeiro de 2011. Segundo a Agência France Press, a representação das Nações Unidas, vai ajudar os 8 países da sub-região a tratar das questões de paz e segurança.

As Nações Unidas, consideram a Comunidade Económica dos Estados da África Central como parceiro privilegiado neste processo. Por isso promete reforçar as capacidades dos organismos regionais na prevenção de conflitos.

Ainda no capítulo de prevenção e manutenção da paz, os chefes de estado-maior general das forças armadas e comandantes de polícias, dos países da CEEAC, estão reunidos desde terça-feira em Kinshasa, para avaliação da segunda manobra militar Kwanza, realizada em Angola, no mês de Junho passado.

Nesta reunião que que começou terça-feira e termina na sexta, será feita a certificação da Força Multinacional da África Central em estado de alerta. Uma força que deverá estar pronta para participar em futuras missões de paz, na sub-região, no continente africano ou em qualquer campo de operações no mundo.

Note-se que nesta reunião das chefias militares e policiais da CEEAC, tomam parte nove países, nomeadamente Angola, Congo – Brazaville, Tchad, Guiné Equatorial, República Centro Africana, República Democrática do Congo, Gabão, Burundi e São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top