Análise

QUO VADIS, AURÉLIO?

Se o Presidente não é o problema, no mínimo, é amplamente percepcionado como parte aguda do problema. Poderá ele, ainda, ser parte da solução?

QUO VADIS, AURÉLIO?

Escrever n´areia

São de Deus Lima

No passado dia 15, no início da nova temporada parlamentar, o Presidente do MLSTP/PSD propôs uma agenda de consenso para ‘assegurar a estabilidade política e governativa.’ Bem prega frei Aurélio e muito bem lhe fica a preocupação com a estabilidade política e governativa, seja qual for o significado e o alcance da proposta.

Avisado andaria contudo o líder do maior partido da oposição, se propusesse igualmente uma agenda de emergência para apagar o incêndio que devasta a sua própria capela e já transbordou para a praça pública.

Em Janeiro, Aurélio Martins venceu esmagadoramente o 5º Congresso social-democrata, com mais de 70% dos votos. Vestiu com humildade o manto da vitória, proferindo um discurso inteligente, sensível e conciliatório. Prometeu reestruturar o partido, renová-lo e assegurar a sua sustentabilidade financeira, capacitando-o para o regresso ao poder.

Prometeu, acima de tudo, unir a família social-democrata.

Cerca de quatro meses depois, Martins parece aproximar-se, a passos gigantes, da meta: contra si, já conseguiu unir, pelo menos, todo o Estado-maior do partido.

Pinto da Costa, que se opôs à sua candidatura, está de fora. O líder cessante, Rafael Branco, que o apoiou, está à margem. Carlos Tiny, que o apoiou, afastou-se dos órgãos directivos. Guilherme Pósser da Costa está à margem. Dionísio Dias, à margem. Romão Pereira de Couto, à margem. Alcino Pinto, à margem. Amaro Couto, à margem. Maria do Rosário Barros, Felisberto Neto, António Lima, à margem. Ângela Viegas, auto-suspendeu-se dos órgãos directivos. José Viegas, o líder parlamentar, está fora do quarteto de gestão quotidiana, a Comissão Permanente. Em frontal rota de colisão estão Elsa Pinto e Maria das Neves, rivais na pretensão ao cadeirão do Palácio do Povo. O vice – presidente e primeiro adjunto, Jorge Bom Jesus, é dado como desaparecido em combate.

Quarenta e oito horas antes de Aurélio Martins ter discursado no parlamento, cerca de 60 militantes, incluindo vários notáveis, reuniam-se numa sala do Palácio dos Congressos para ‘reflectir sobre o estado do partido.’ Sem ocultar todo um conjunto de preocupações, as declarações à imprensa foram contudo lacónicas, sugerindo o cuidado de não precipitar uma conflagração.

Poderia ter sido solicitado um encontro com o líder, enviada uma delegação, endereçada uma carta. Porém, ao ter optado por um ‘encontro de reflexão’, o grupo terá querido enviar um claro sinal, um inequívoco aviso.

Não tivessem bastado o peso de alguns nomes e a heterogeneidade geracional do grupo, a presença de uma figura como Carlos Graça, deveria ter feito soar uma campainha. O fundador, ex-líder do MLSTP e antigo primeiro-ministro, é hoje uma figura discretamente patriarcal, uma voz ponderada e serena, unanimemente respeitada porque acima de facções, guerrilhas, intrigas e quezílias intestinas. Sugerir ou insinuar que Carlos Graça possa, por razões de agenda pessoal ou de grupo, estar implicado numa conspiração contra uma liderança legitimada há quatro meses em congresso, é tese que não colherá muitos adeptos.

Disse certa vez um histórico, que o MLSTP/PSD é um conglomerado de ilhas, ilhéus, ilhotas e alguns rochedos. Ora, um dos traços definidores dessa arquipelágica confraria é a instrumentalização de conflitos, ora por esta, ora por aquela facção, para bloquear hegemonias. Simultaneamente, preservam um felino sentido de sobrevivência, o qual lhes tem permitido tocar a reunir quando se sentem em perigo, ou seja, quando o poder, do qual têm sido largamente sinónimo em 35 anos de independência, ameaça fugir-lhes das mãos. Essas características obrigam qualquer líder conhecedor da casa, a esforçar-se por ser um articulador de delicados e nem sempre saborosos compromissos. Por maioria de razão, se esse líder ascendeu à custa de arranjos e compromissos com gregos e troianos.  Por maioria de razão se esse líder não tem vocação suicida.

Poder-se-á perguntar se Aurélio Martins, jovem, sem um profundo enraizamento nas idiossincrasias do partido, não se sentirá compelido a puxar dos galões, numa organização onde pontificam barões investidos e auto-investidos de um estatuto de intocabilidade.

E bem pode o novo Presidente do MLSTP/PSD acusar de deserção todos os que, numa primeira reacção aos seus métodos alegadamente autocráticos, lhe impuseram um severo ostracismo.

Porém, os quatro meses da sua presidência parecem apontar menos para uma inábil aprendizagem da arte de liderar tão peculiar estrutura e mais para uma calculada fuga para a frente, empunhando sem vacilar a bandeira da sua visível e crescente solidão.

Dificilmente poderá, pois, Aurélio Martins, escamotear os seus próprios erros.

Aos seus camaradas, garantiu que não seria candidato às presidenciais se lhe fosse confiada a liderança do partido. Eleito, reiterou aos são-tomenses que não entraria na corrida à Presidência da República. Pouco depois, deu o dito por não dito, ultrapassando a equipa ad-hoc mandatada pela Comissão Política para lidar com a questão das candidaturas. Avançou, apresentando como factores desfavoráveis a Elsa Pinto e Maria das Neves, primeiro, o desgaste da governação e, mais tarde, a impreparação dos são-tomenses para votar numa mulher. Só por desajeitamento, um líder do MLSTP se arriscaria a indispor desse modo, não a Jota, não os veteranos, mas a OMSTEP, a organização que, provavelmente, maior diferença faz entre o partido do Riboque e todos os outros partidos.

Sobre o Presidente do MLSTP chovem acusações de ter desvirtuado a composição da Comissão Política e do Conselho Nacional, impondo uma massa de convidados que abafa os membros estatutários (eleitos pelas listas ao congresso) e silencia ‘ os inimigos do chefe’ com apupos e assobios.

Essa disfunção dos órgãos directivos, essa indiferenciação entre membros estatutários e membros convidados, foi um dos argumentos fulcrais da virulenta contestação do processo de escolha de Martins como candidato oficial do MLSTP às presidenciais.

Vários membros efectivos do Conselho Nacional acusam a organização de os ter deliberadamente excluído, privando-os de crachás, enquanto muitos membros não estatutários tinham crachás e assento.

Contra a alínea do regulamento que previa ‘escrutínio directo, pessoal e secreto’, em consonância, de resto, com os estatutos do partido, a votação foi de braço no ar, deixando pairar sérias alegações de ausência de quórum.

Tendo sido eleito candidato oficial, sustenta Aurélio Martins, Maria das Neves e Elsa Pinto devem agora desistir. Ambas garantiram, entre críticas demolidoras e vexatórias ao avanço do líder, que a luta continua.

O secretário-geral do partido, Fernando Maquengo, afirmou, por sua vez, que se Pinto da Costa avançar, o fará ‘por sua conta e risco’.

Entretanto, decorre uma campanha de recolha de assinaturas para convocar um congresso extraordinário. Ao contrário do porta-voz do ’Grupo dos 60’, um dos promotores do abaixo – assinado não esteve com branduras: a intenção, disse sob anonimato, é destituir o Presidente ‘ por sistemática violação dos estatutos, tornando irrelevantes o Conselho Nacional e a Comissão Política. Para que serve uma Comissão Política com cento e tal membros?

Aurélio Martins não é a causa das divisões no MLSTP/PSD. De há muito que o espectro das presidenciais prenunciava sérias fracturas. O destemor com que Maria das Neves e Elsa Pinto avançaram, sem aguardar uma clarificação de Pinto da Costa, confirma que algo mudou na morfologia do partido.

Porém, para muitos sociais-democratas, ao ter-se declarado candidato à Presidência da República, Martins renegou a palavra dada, aprofundou as fracturas internas e lançou o desnorte onde já reinavam divisões.

Se o Presidente não é o problema, no mínimo, é amplamente percepcionado como parte aguda do problema. Poderá ele, ainda, ser parte da solução?

67 Comments

67 Comments

  1. Tela

    19 de Abril de 2011 at 11:09

    Com essa péculiar matéria feita por São Lima, fica claro o que realmente se passa no MLSTP,não é preciso estar em STP para ter ter a certeza que houve malandrice por parte do Aurelio Martins, para chegar aonde chegou,os Santomenses sabem disso, o Aurelio sabe que não tem chance alguma de ser eleitoPresidente da República, está aproveitado o facto parae lucrar com algum, pois aqueles que investiram nele quer o seu dinheiro de volta, por isso essa trapalhada toda.

    • artigo 5.7

      19 de Abril de 2011 at 19:39

      e amenos conseguis confirmar isso? lol logo vi que são cumentarista apenas pq como num mundo normal fala se com prova es mais louco que o proprio louca, se não tem o que dizer fica calado ..

    • Tela

      20 de Abril de 2011 at 10:12

      Como faz-te falta as aulas de Português, que andaste faltando

  2. artigo 5.7

    19 de Abril de 2011 at 11:11

    penso que será a solução para stp e pó partido, si divisão já existia não é como os poucos meses que ira resolver o problema …agora os que dizem ser conservadores mais como o são ? agora são conservadores que viviam do mlstp sufocando as finanças do partido, agora tão tremulo com a dinamica do jovem que os dito conservadores vem sua vidas mulatas rolando pela escada….já que tanto elsa como maria falam em quórum ora fazem baixo assinado para as eleger como canidata certo umas das tias tem que ficar, mais gostaria que as senhoras resolve se com mesmo empenho os caos que tenhem no tribunal , já q são amigas da lei …….

    • Paterson

      20 de Abril de 2011 at 22:14

      Oh artigo 5.7 !
      Nao ouviste o que Tela disse? Es mesmo um casmurro. E melhor ficares calado. O teu portugues fal muito mal a visao.
      Os acentos e cedilhas sao porcausa do meu teclado ser ingles.

  3. Matazele

    19 de Abril de 2011 at 11:25

    O MLSTP/ PSD não é uma SAD,(Sociedade Anónima Desportiva) pelo menos foi assim varios anos. Os chamados historicos, onde ha gente que pensa que o seu voto, vale 10, 20 , 30 vezes. Não. Cada pessoa um voto.
    O bolo com Aurelio Martins, tem chegado as bases do partido, todos têm voz e vez.
    Eles têm Ciumes!!!

    • Pasmado

      19 de Abril de 2011 at 16:25

      Matazelé:

      Jorge Bom Jesus, número dois de Aurélio também tem ciúmes dele? Han????

  4. PETER

    19 de Abril de 2011 at 12:23

    mas entao porque que escolherao o AM? eu acho que esses cotas antigos deveriam e ter a responsabilidade de estar perto do AM e mostrar-lhe quais sao as melhores para o partido! nao e bom termos um jovem na lideranca do M? se querem um M melhor ajudem o rapaz, e deixem de invejas,

  5. chana

    19 de Abril de 2011 at 12:23

    Todos os militantes de peso do PSD sao culpados , porque deveriam conhecer melhor o vigarista Martins ,o que esse lider trara para o vosso MLSTP , soe nao conseguiu gerir a sua GIBELA , como e que vai dirigir um partido historico como o MLSTP-PSD se a anos foi mandatario em 2 campanhas que o Pinto foi derrotado , ainada na mais recente reeleicao do outro Bandido Fradique , ele foi mandatario do Patrice , aagora aparece como lider do PSD e auto proclamado candadito para as proximas presidenciais.Uma coisa vos digo , como santomense ainda conservamos o valor de ser Homens Lucidos e de cabeca como sempre dizia o Sr Anibal no liceu nacional , ate a decada de 80 ainda eramos considerados os melhores alunos da ex-colonia. Entao por favor Sr Aurelio Martins deixa-nos em paz , nao complica a situacao da pais,cuida da sua vida la em luanda – no bairro patriota e ve se pagas os salarios dos pobres coitados trabalhadores.Eu voltarei para abrir a mente do meus irmaos.

    • artigo 5.7

      19 de Abril de 2011 at 18:42

      como vais abrir a mente do outro se nem conseguis abrir a sua própria mente, não si abri a mente com critica sem construção ,ha amenos tem algum proposta melhor? sim pq não basta falar ,tens proposta melhor? já que dizes ser muito a frente…achas am como um péssimo político e péssimo empresário , mais poderias amenos ter mestria de dizer que quem faz trabalhos para governo não pagos a tempo nem no teu dito país nem outro ponto de globo …tu hoje reclamas pq ele não t deu bola isso é mais um orgulho ferido….

    • H.Lima

      20 de Abril de 2011 at 11:19

      Tou esperando por ti chana, adorei o teu comentario. um beijo daqueles.

  6. Agricultor

    19 de Abril de 2011 at 13:23

    Aurelio Martins, veja se consegue acabar com o monopolio de cacau escravo em STP. Ora vejamos, em Março de 2011, o preço de cacau, atingiu 3392 USD, uma tonelada, ou seja 1000 kgs.
    cada kgs, aproximadamente 4 USD.
    Agora compram nos agricultores a 6000,00 cada kilo.
    1USD é 17500,00, ou seja com 1 USD, compram 3 kgs.

  7. Celsio Junqueira

    19 de Abril de 2011 at 13:23

    Querida Sao Deus Lima,

    O seu texto diz tudo e mais alguma coisa. Quem não entender o que se passa no MLSTP depois de a ler, ou não quer entender, ou tem um grave problema de entendimento.

    Boa analise descricional e factual da trajectoria deste “Titanic” sem comandante e tripulação.

    Muito obrigado!

    Abraços,

    • Jonas

      21 de Abril de 2011 at 11:00

      Celsio Junqueira:

      ‘Titanic sem comendante e tripulação.’ Muito bem dito.

  8. BOMBASTICO

    19 de Abril de 2011 at 13:27

    Esses tais dinossauros da política de MLSTP/PSD pensaram que Aurélio Martins fosse bobo da festa, puseram-lhe lá para fazer de marioneta e teria que concordar com as suas trafulhas no negócio da Sonangol, GGA, barris de petróleo e outros negócios para os seus benefícios e deixarem povo cada vês mais pobre.
    Os 60 elementos do núcleo duro do MLSTP (ex governantes), poderiam reunir para saber porquê, que durante os 36 anos de independência não temos água e luz regularmente nas nossas casas, não temos um sistema de saúde funcional nos nossos hospitais não têm como por exemplo aparelhos para hemodiálise, o nosso Aeroporto Internacional não tem iluminação na Pista, água corrente e WCS a funcionar, os nossos voos têm k as vezes ir ao gabão, falei nossos é engano os voos dos outros, porque aos 36 anos esses mesmo políticos não compraram pelo menos um avião para o país, temos exemplo dos nossos irmãos Cabo Verde, que também são pobre em recursos naturais, mais os seus políticos estão em prol do povo.
    Pinto, esse nunca trabalhou nem sei como tem seguidores, só se forem todos preguiçosos, diz se que por de traz de um grande homem há sempre uma grande mulher, então posso dizer que por de traz de uma grande mulher também tem um grande homem, isso faz valer homem corrupto mulher duas vezes mais, esse que só sabem roubar escondem-se por detrás das suas mulheres. Sejam homem como uns e venham candidatar-se. Senhores com cadastro sujo hoje querem falar de quem quer o melhor para o seu povo. Abel se faz favor publica esse comentário pk os políticos de stp têm que saber que quem faz parte das actividades pública deixa de ter vida privada, vamos lavar os nossos políticos corruptos nessa água de tela nón

    • artigo 5.7

      19 de Abril de 2011 at 18:46

      boa

    • H.Lima

      20 de Abril de 2011 at 11:28

      Amigo em nada servirá as tuas belas palavras, esses ditos políticos da nossa praça trato-nos a todos como cão, enquanto ladramos a caravana passa, STP o que presisa é um arrastão.

      Parabens a Conceição Lima pelo excelente comentário,mais uma vez demonstrou a copentencia da Profissão que escolheu. A todos Sãotomenses muita coragem, o nosso futuro está nas nossas mãos e não desses nossos políticos. Bem haja a tds.

  9. Vugu-vugu

    19 de Abril de 2011 at 13:46

    O AM não chega a ser parte do problema, menos ainda parte da solução.

    AM é, tão e somente, um erro de “casting”:
    Pessoa errada,
    no sítio errado,
    na hora errada,
    com gente errada,
    pelas razões erradas,
    para prosseguir objectivos errados.

    Essa lenga-lenga de jovens ao poder é coisa que não entusiasma. O mal de STP é ter sido sempre (desde 1975) governado por gente demasiado jovem e inexperiente.

    O problema é que os mais velhos de hoje (PC & Cia) foram os jovens de ontem. Como impreparados que eram ontem, de pouco ou nada nos serve hoje a “experiência” deles.

    É esta a terrível equação que temos para resolver.

    A solução passa por gente suficientemente jovem, experiente e sem envolvimento directo no jogo do poder em STP.

    Liberato Moniz é, até ao momento, a escolha óbvia e segura para ser o próximo Presidente da República.

    Com Moniz o povo será feliz!!!

    Com Martins é só fitichins!!!
    Se for Pinto melhor Filinto!!
    Filinto, até eu finto!!!
    Com Elsa é só conversa!!!
    Com Maria continuamos na pia!!!
    Com Bené ficamos Xoné!!!
    Xico Rita é só fita!!!
    Delfim é o fim!!!!
    Com Carlos Gomes perdemos o nome!!!
    João Gomes, não nos comes!!!
    Patrice é só chatice!!! (também rima com aldrabice)

    • artigo 5.7

      19 de Abril de 2011 at 18:49

      si veres política como um rima então es mais burro que todos eles juntos louco ……

    • Vugu-vugu

      20 de Abril de 2011 at 10:16

      Respondendo com mais rima:

      “Sou burro mas não tenho fama, mais burro é quem me chama!”

      Gostou? Arranja-se mais.

    • Diasporano.CV

      29 de Abril de 2011 at 15:46

      Sr Vugu -vugu;
      Contrariamente ao comentário do Sr. “art. 5.7″, confesso-lhe que gostei , adorei a sua criatividade; a vida e o ritmo que deu às palavras (soube jogar com elas)para, na linha da excelente crónica de São Lima, reforçar a ideia de que, na verdade, as ” lidas políticas em STP não passa de um “jogo ” no sentido mais lúdico da palavra.
      Sou dos que pensa que há a necessidade de actores novos de modo a inverter o sistema de ” clã ” até então ali existente.
      … se rima é um jogo de sons, por que não vê-lo também representado na política, na medida em que os discursos políticos ( aquilo que leva os eleitores a apostarem neste ou naquele), digo dos nossos políticos, na maioria, até então não tem passado de “um jogo ” de brincadeira para se divertirem? Só que contrariamente a nós ( povo) que temos ficado com ” uê ni stlada ” eles ficam com um largo sorriso da brincadeira engendrada.
      ….

      Para o bem de STP, do povo massacrado pela esperança , é preciso mudar e muito!

      Obrigado Téla Nón;parabéns, São Lima!

  10. Fernando Augusto(Cocas)

    19 de Abril de 2011 at 14:02

    No MLSTP nao apresenta ate o momento pessoas com capacidades um dia de governar o pais,como presidente da Republica.Penso que Pinto e uma figura para se esuquecer e com idade que ja tem e para ficar a relaxar como via fazendo apos ser corrido dos 15 anos ja chegou,apos a corrida nao fez nada para o pais mesmo de fora da cadeira da presidencia.Sera que pinto ve apenas ser presidente como uma profissao.Os outros poderao tentar candidatar para aumentar o seu CV porque nao possuem niveis para tal,e sao gentes que ja pezaram os cuspes do pinto da costa.Vamos avaliar os outros candidatos e nao os do MLSTP,temos que pensar ate esquecer do tal MLSTP.Força meu povo saudades do barro vermelho e do BUA de Sede de Coimbra.

    • De Longe

      19 de Abril de 2011 at 14:43

      O estado de degradação em o MLSTP se encontra só pode dever-se ao facto de as pessoas terem convivido por muito tempo com situações inaceitáveis. Só aceitamos a falta de ética dos que convivem connosco quando temos também interesses inconfessáveis ou somos cobardes. Assim sendo, o baixo nível de qualidade do MLSTP (como nos foi revelado) é fruto do baixo nível das atitudes de cariz social e outras que se foram adoptando. Digo sem pedir qualquer desculpas às boas pessoas que militaram no partido ao longo dos anos. Pelo contrário, afirmo que nem essas devem ser consideradas carismáticas. Indivíduos carismáticos são aqueles que dizem: “não concordo com o rumo que estamos a dar às coisas”.
      Por isso, todos os BEM-COMPORTADOS que assistiram ao estado de degradação a que S. Tomé foi chegando com a nossa política sem nunca se terem oposto dentro dos seus próprios partidos, são PÉSSIMOS aos meus olhos.

    • Juka

      19 de Abril de 2011 at 17:14

      De Longe:

      Apoiado!

  11. Cacau

    19 de Abril de 2011 at 14:07

    Ha uma candidata que tem que explicar o que vai fazer com tanta roça de cacau, neste momento, vila graciosa tem cacau maduro, está a estragar. Se não precisa, oferece ao Jovens. Muito cacau no mato para colher, nem tempo Maria tem, Maria não dá!!!

    • Pumbu

      19 de Abril de 2011 at 18:46

      Ela (Maria) devia mais e ter vergonha!

  12. Matazele

    19 de Abril de 2011 at 14:09

    Maria
    MAria non dá!!
    porquê?
    “Ela deixa gente durmire ni sofá”

  13. Gomes Andrade

    19 de Abril de 2011 at 15:00

    carlos gomes para a presidencia,,,!!!! onde está o artigo do homem!!!!!

  14. MÉ SOLO

    19 de Abril de 2011 at 15:32

    Querer chegar ao poder com estes malabarismos é não ser sério e pessoas não sérias não deve dirigir uma nação.

    STP precisa de um PR que posso unir os São Tomenses. Se o AM não uniu os sociais democrátas como prometeu quando foi eleito, então unir os São Tomenses será tarefa mto difícil.

    Ser PR é sonho de qualquer cidadão mas não basta sonhar é preciso escolher altura e o timing certo. O candidato AM esta andar mto depressa e é quase certo que não chegará ao destino porque o trabalho de casa foi mal feito e quando o trabalho é mal feito já se sabe o q acontece, REPROVA – SE.

    • artigo 5.7

      19 de Abril de 2011 at 18:56

      penso que não ha timing perfeito ,apenas temos que lutar para a um fim, volto a dizer que nimguem nasceu preparado para este ou aquele cargo ….

    • Vugu-vugu

      20 de Abril de 2011 at 10:18

      Ninguém nasce preparado, mas pode preparar-se, ao longo da vida, para determinado cargo, certo?

  15. Digno de Respeito

    19 de Abril de 2011 at 15:39

    Se a São Lima alimentou-nos mais uma vez com a sua análise, que considero bastante óbvio para os tempos correm no seio dos “Só-cio” “Demo+Crat(er)as” então, entre vários comentários as palavras de “vugu-vugo” numa tentativa de rima, oferece alguma atenção e transcrevo:

    “Essa lenga-lenga de jovens ao poder é coisa que não entusiasma. O mal de STP é ter sido sempre (desde 1975) governado por gente demasiado jovem e inexperiente.

    O problema é que os mais velhos de hoje (PC & Cia) foram os jovens de ontem. Como impreparados que eram ontem, de pouco ou nada nos serve hoje a “experiência” deles.

    É esta a terrível equação que temos para resolver.

    A solução passa por gente suficientemente jovem, experiente e sem envolvimento directo no jogo do poder em STP.

    Liberato Moniz é, até ao momento, a escolha óbvia e segura para ser o próximo Presidente da República.

    Com Moniz o povo será feliz!!!

    Com Martins é só fitichins!!!
    Se for Pinto melhor Filinto!!
    Filinto, até eu finto!!!
    Com Elsa é só conversa!!!
    Com Maria continuamos na pia!!!
    Com Bené ficamos Xoné!!!
    Xico Rita é só fita!!!
    Delfim é o fim!!!!
    Com Carlos Gomes perdemos o nome!!!
    João Gomes, não nos comes!!!
    Patrice é só chatice!!! (também rima com aldrabice)”

    Logo, fico com a ideia que o Martins não é o problema mais agodizante no seio da sua alcateia. Afinal, de onde vêm os problemas, par

    a onde vão e qual a meta contribuitiva para a sociedade de Somos Todos Primotas?!!!

  16. Matazele

    19 de Abril de 2011 at 16:33

    Lá está, não há, nem deve haver nº 1 nem nº 2, nem lider carismatico, nem qualquer outro atributo. Deve sim haver respeito, tratar todos por igual, de Cauê a Paguê. Digo sinceramente , nunca ouvi que A. MArtins, insultou quem quer que seja. É de facto muito humilde respeitador. É por isso que tem somado pontos. De Juliana Sousa, Ponta furada, até Malanza, passando por Enfante, Sundy, Porto real, todos aclamam por este filho da terra.
    Eles têm ciumes!!!!

    • artigo 5.7

      19 de Abril de 2011 at 18:59

      essa é a diferença que ele faz,que cria devisão ….

  17. João

    19 de Abril de 2011 at 21:21

    Um dos exemplos da falta de valores em STP é a chegada de Aurelio Martins a liderança do MLSTP-PSD.
    Assino, João…

  18. Papa Figo

    20 de Abril de 2011 at 0:00

    Maria das Neves PInto da Costa e Elsa PInto, devem sentar e fazer uma profunda reflexão olhar para o pais. São 36 anos de independência idade adulto, o pais esta como sendo criança quilcata.
    Uma tristeza deixa caras novas no poder. Vamos ter coragem de muda para sorrir dias melhores. Viva A.M

  19. Papa Figo

    20 de Abril de 2011 at 0:10

    Elsa Pinto nas suas reuniões fala tão mal da Maria das Neves, chegou mesmo de dizer que ela tem sida porque esta a emagrecer muito. Porque rogou dinheiro do GGA e que ela tem todo processo guardado para apresentar na campanha, que a Maria das Neves recebeu roca do estado a deixar torna obô. Maria diz nas reuniões que a Elsa Pinto é da família de malucos, é protestante quando for presidente vai acabar com a igreja católica. Essa duas são palaiê. Não servem para ser presidente, muita sanzalise.

    • ovo de bode

      20 de Abril de 2011 at 15:48

      Ainda bem que passei da Feira do Ponto.

      Gostei de ouvir o que passou com as palaiês de Ponte Grança e Ponta Negra.

  20. Téla Nón

    20 de Abril de 2011 at 9:01

    Os comentário escritos com letras maísculas devem ser rejeitados. Assim diz a regra dos comentários no Espaço ACERCA. Um alerta, uma excepção para tomar conhecimento e não repetir a escrita maíscula porque o comentário será deletado.

  21. Sulila Miranda

    20 de Abril de 2011 at 10:22

    E saber que há alguns meses, “dirigentes” destas ilhas, tentaram silenciar a São Deus Lima. Voces ainda se lembram? Pois é desse tipo de gente que as ilhas escolher para os dirigir, por isso estamos como estamos e tudo parece indicar que continuaremos pelo traçado errado.
    Ora, o que a São marrou corresponde a verdade nua a crua e mais, sabe-se que mesmo nessa situação em que os militantes do mlstp se encontram, eles sabem em quem vão votar nas presidenciais, não se esqueçam disso! Aquilo é muito complicado.
    O AM é que pensou que conhecia a casa, pagou a torta e direita, comprou a muitos para chegar aonde chegou, esperem para ver o que os “comprados” o vão fazer agora! Todos os “comprados” sabiam, ´desdo o início, como iria acabar o AM.
    Infelizmente as coisas funcinam assim… nesses partidos todos… muita jogada, muita compra de favores, etc, agora quando alguem comete o erra do AM, é morte na certa!
    Ele pode colocar individuos a falarem mal dos veteranos na net, espalhar mais e mais dinheiro, boatos, etc, os “camaradas” vão lher dar ” soutxi flimá” Esperem pra ver!

  22. Madalena

    20 de Abril de 2011 at 11:20

    Valores , João!!
    de que valores falas?
    Um país em que nunca se ensinou os alunos a geografia das ilhas, seus recursos naturais, falar de petroleo era mito, porque a terra ia afundar-se, exploração de ceramica de Bobo foro, podia fazer terra tremer, etc. De que valores falas? Sempre falam do inimigo do povo, barcos querem invadir o país, etc, De que valores falas João?
    País de mentiras e truques, nunca se ensinou o povo a fazer pelo menos o queijo, só agora uma delegação de agricultura foia cabo verde aprender como se produz queijo, de que valores falas?´
    Um país onde o presidente, tem acidente caseiro, diziam que pessoas inimigas puseram pedras na Praia PM, com o objectivo de matá-lo,João, por favor!!
    pedras preciosas de rio Yo Grande, desapareceram, queres saber mais coisas?
    Valores, estes perderam!
    O Bispo, ser accionista de Banco Equador, e tu João, veres as tuas poupanças perdidas devido a má gestão. De que valores falas.
    O povo com fome, num país de 3000 milimitros anuais de precipitação!!
    por amor de Deus.
    Cunhagem de 500 Milhões de dolares, roubo de contrapartida gerado por GGA.
    De que valores falas?

  23. CMC

    20 de Abril de 2011 at 11:38

    Caro AM
    Se fizerem abaixo assinado contra V.EX., V.Ex tambem faz um abaixo assinado contra eles!Porque MLSTP/PSD nao e deles, e de todos nos. Nao existe nenhuma ala dura do MLSTP/PSD, existe mais e grupos de interesses de pessoas que foram (bem sucedidas) na suas artimanhas de enganar o povo. Hoje eles estao consciente que as suas artimanhas ja nao funcionam mas dizem que os ladroes tem olhos rijos! E V. Ex ter’a que ir com gajos ate ao fim! E e esse fim que decidir’a o destino do MLSTP/PSD! Acredite que o partido esta nas suas maos! Lhe deram mas ja nao podem tirar! Va ate o fim!

  24. Madalena

    20 de Abril de 2011 at 11:53

    Valores?
    Olha outra grande verdade-
    Chocolate, nem sei porquê que não chamam de Cacaulate!!
    Apenas um cidadão Francês, produz.
    Durante 35 anos, ninguém ensina as familias podres aumentar os seus rendimentos.
    Ninguém!!
    No Brasil o chocolate é coisa de casa.
    Querem apenas explorar o suor do criolo, com o cacau. Agora falam de Biologico.
    Em STP tudo é biologico, Aeroporto internacional biologico, sem pintura, sem restaurante. Vendem comida em frente do aprque de estacionamento, falta só colocar aí um fugareiro.
    De que valores falas?
    De quem é a culpa?
    As coisas vão mudar, aliás ja começou!!

  25. Madalena

    20 de Abril de 2011 at 12:01

    Estas senhora escondem uma grande mascara.
    Os seus maridos nem aparecem.
    Um adquiriu, para não usar outra expressão, todos pertences da casa da Juventude Alemã, 1990.mesas, copos, talheres, colchão, cadeiras, etc.
    Consegui comprar todas gruas e camiões pesados da fabrica de bobo forro, podem la ver em Blublu.
    De que valores se fala!!!
    O povo não tem memoria curta!!!
    Sofre sempre.
    O outro senhor, anda escondidinho, só sai a noite, depois de uma missão milindrosa na costa de africa.

  26. Cangolo

    20 de Abril de 2011 at 12:18

    Todos tê vez e voz no MLSTP com Aurélio?
    Pelo que ouvi está-se na era de MORDAÇAS no partido.
    Ou falas o que eles querem ou vir ou vai dar uma curva.
    Faz me lembrar o livro escolar…. AQUI MANDO EU… FORA SEU NEGRO… KUÁ LI…

  27. Cangolo

    20 de Abril de 2011 at 12:30

    meus caros, serei o próximo candidato ao cadeirão do palácio cor de rosa… A sede é tatanta o lugar é tão aptecível…. vamos todos ao palácio, sem saber onde fica os nossos limites, a nossa ambição desmedida…
    vejam-se no espelho…

  28. Matazele

    20 de Abril de 2011 at 14:24

    Adelino conhece-as bem!!!
    Pouca palavra para um bom entendedor!
    Bauê. “A ka cumé fefe osso”

  29. VOZ DA VERDADE

    20 de Abril de 2011 at 15:30

    Caros compatriotas, com estes comentários fútil, não vamos a lugar algum. Precisamos deixar de nos apontar o dedo. O mundo todo esta em crise, não é apenas STP que se encontra nesta situação. e para ultrapassarmos esta situação precisamos de nos unir, fazer comentários evolutivos e não criticas sem lógicas, falsas. pensem nisso ………..

  30. Santola

    20 de Abril de 2011 at 15:37

    Mas este povo so´sabem falar de Aurélio Martins.. até parece q ele é o único candidato…podem tirar estes vossos olhos gordos.. A.M é batalhador e já fez muito pelo povo esta merecendo este mérito simm

  31. joão

    20 de Abril de 2011 at 15:42

    Onde esta os outros candidatos? ate agora só escuto falar de Aurélio Martins..

    o resto dos candidatos pelos vistos só estão fazendo numero..

    FORÇA AURÉLIO MARTINS tu já és o nosso presidente

  32. rapaz da roça

    20 de Abril de 2011 at 15:47

    força Aurélio o povo que você ajudou a construir casa na roça esta contigo..

    Coisas que nem meu Governo consegui fazer..
    e nem o resto dos candidatos, só sabem vir com teoria..

  33. ovo de bode

    20 de Abril de 2011 at 16:01

    Oxalá que a presidência do Aurélio Martins acabe definitivamente com o partido MLSTP/PSD, como alguns acabaram com o PCD.
    Só assim muitos preguissossos e acumuladores de cargos públicos irão trabalhar as roças para saberem quanto a vida custa.

  34. josimar Auremisio

    20 de Abril de 2011 at 16:03

    Tem pessoas que estão vendo a corrupção e roubos a acabarem em s.t.p com a entrada de Aurélio, intimidado porque a sua ganâncias de roubo vai a acabar então insultao e fazem criticas sem lógicas nenhuma para sujar a imagem de um homem justo e honesto mas não vão conseguir porque Deus e pai e Aurélio vai ganhar as eleições um tempo novo para todos. Força ex. Aurélio

  35. povo

    20 de Abril de 2011 at 16:08

    força Aurélio, povo naõ dem ouvido em pessoas que nao pensão no pais,
    mas sim nos seu interesses pessoais Aurélio o povo esta contigo.

  36. terra sabi

    20 de Abril de 2011 at 19:34

    É muito mais muito triste quando tento ler alguns comentários de pessoas que ao longo da sua vida nunca pensaram em stp.
    Bom meu povo querido, mesmo com esta feramente que é a Net e que é hoje muito importante para o desenvolvimento intelectual do ser humano, vê os vossos comentários ridículos que só deixam rancor, ódio, e muitos mais……
    As vez eu mi pergunto será que vocês são mesmo santomenses? Sinceramente eu acho que não tem compaixão com a terra não tem amor com a terra, são vc que vende a má imagem do país com o vosso comentário mesquinho cheio de (fitchim). Kredo pelo amor de deus.
    Epa vamos comentar mais não difamando os outros criticando outros porque vc também nunca fizeram algo melhor para a vossa terra. Epa o meu concelho e pedir a este jornal que muito importante para quem esta fora porque ajuda acompanhar o desenvolvimento do país, mais vc tem que ser mais humano com o nosso país, epa para mi que estou a lic em turismo e fico muito chocado com esses comentários maldosos e destrutivos.
    Meu concelho é que vc deveriam preocupara em vender a imagem do país noutras paragem e deixarem de usar comentários ridículos.ok

  37. Pedro Lima

    20 de Abril de 2011 at 20:50

    Aurélio Martins está reformando aqueles que nada fizeram pelo país. É preciso varrer esses vampiros do povo! Bem haja, Aurélio!

  38. antonio silva fernandes

    20 de Abril de 2011 at 22:06

    aureio higino carneiro martinz
    somos pobres mas orgulhoso por isso diga-os quanto pagaremos se fores eleito ao General e teu PADRINHO que te financiou estes anos todos porque sabemos estas falido os 600Milhões de dolares que te levou a PRESIDENCIA DO MLSTP/PSD nunca existiu actividade não tens nen em Angola nen em STP.DEUS queira melhor e não que MPLA não dê $4000.000.00 para um general ser presidente de STP e aproveitão a estadia nossoPM E de uma ajudinha ao GOVERNO financiar o recenciamento dos SANTOMENSES na diaspora se isso acontecer como e que pagaras as divida ate com MAQUENGO .Parabens Bom Jesus faça o mesmo maquengo deixe esse animal com o camalhão NELSON MENDES E CAMARILHA.

  39. kimi-kimi

    20 de Abril de 2011 at 23:54

    Caríssima amiga Deus Lima,
    Seja louvado o texto que trazes hoje para brindar aos sãotomenses,
    A verdade é que o MLSTP está tão desorientado que acabou por trazer um desnorteado ou mesmo sem rumo para a liderança do partido.Aquilo no meu partido esta cada vez mais uma vergonha. É só luta pelo poder e nesse momento com o Aurélio Martins a palavra de ordem é praticamente expulsar e calar todos os membros influentes do partido.
    O mesmo é um resultado do trabalho de apoio de Rafael Branco e Tiny para calar de vez o Pinto da Costa que sempre calou os outros e queria dar o golpe final para ser candidato presidencial com o apoio do partido colocando o Amaro na presidência do partido.
    Só que o Aurélio Martins, alguém sem dois dedos de testa para refletir, planear e traçar rumos, começa a fazer aquilo que os que não são capazes de debater fazem, batem e manda calar.
    Assim, é minha convicção de que o país não pode voltar a falhar colocando pessoas sem nenhuma mais valia visível a frente dos destinos colectivos.
    Aurélio Martins não consegue conviver com as desavenças do seu partido, não consegue unir o partido e começa a usar o partido para resolver os seus problemas pessoais. Por isso, é hora dos filhos de São Tomé e Príncipe usarem a consciência e maturidade política e começar desde já a colocar pessoas como Aurélio nos seus lugares. Se o mesmo quer ajudar o país, ajude naquilo que é capaz.
    Não podemos criticar outros e fazer a mesma coisa quando temos o poder na mão.
    Aurélio peço desculpas mas, mais do que a Maria você também não dá. Vai para casa e leva os maquengos contigo e não prejudique mais o partido e o país.
    No programa nós por lá o Eziquiel dizia e bem que o país não avança colocando dirigentes sem qualquer mais valia no poder. Por isso vamos mudar o país mais apostando na competêncioa e não na força do DINHEIRO que devia servir para ajudar o país a desenvolver e não para comprar consciência para os políticos incompetentes continuarem no poder
    Vamos vencer e levar o país a diante apostando na competência e na seriedade

  40. Voz da solução

    21 de Abril de 2011 at 9:16

    Obrigado São Deus Lima pelo comentário.
    De todos outros comentários, so tenho a lhes dizer, de que até a presente data vão ficar sempre parvos, brutos e mais e mais.
    Abrem as vossas vistas e poem as voças massas sicenta a funcionarem.
    Pinto da Costa não fez muito porque na altura tinha lutado para conquistar o país com os que foram seus aliados governamentais e ele naquela altura tinha deixado confiança a todos eles para que junto podessem contruir um país melhor.
    O que aconteceu é que aqueles que foram aliados do pinto foram todos sinicos e traçoeiros.Queriam tudo para eles esquecendo do povo que era a resolução do Pinto da costa, e andavam em grupos governamentais a punhalar o pinto da costa até a derrota.
    Vêem que abriu ou deu o passo maior a democracia?, analizam como a nossa moeda circulava internamente mas tinhamos sempre o que comer dia-dia.
    As nossa roças existiam mesmo com pouco trabalho dos trabalhadores mas existinham e poderiamos entrar assim que tivessimos fome titar banana, fruta, e.t.c. para subriviver.
    Pinto da costa iniciou a governar S.Tomé e príncipe muito novo e era com apoio ou seja um junta mon que ele poderia liderar em 1% o País mas enfim….
    Hoje a culpa so recai sobre o coitado que muito lutou por nós, infrentando varias deficulidades da vida para não ver o seu povo a sofrer.
    Se o Pinto da costa fosse malando hoje o morro da trindade que está dado com esquecido não poderia estar assim, o francisco cabral não poderia estar feichado que até hoje desconheço o dono e a razão de estar feichado, as nossas cidades não poderiam estar vandalizadas pelos proprios polícias que veem lutas e outros antecidentes que não fazem nada, os roubos escandaloso de lavores e os que fazem só nos ri no Parlamento,os Deputados inesperientes que nem sabem contar o passado das suas infancias quanto mais, saber os dosies do nosso país e soluções para resolução.
    Hoje grande parte dos Santomenses são formados e o que eles querem é estar no poder ou na chefia, praquê? em vez de se preocuparem em trabalhar nos seu lugares técnicos aumentando os conhecimentos para resolução do país.
    Aquele fulano Aurelio Martins que quero ser Presidente p’ra quê? ja sabem o que rapaz apontou em Angola?, é melhor perguntarem primeiro os angolanos e senegaleses residentes em angola.
    Agora veio a S.Tomé fazer tudo o que pretende fazer, que também peço para perguntarem os funcionarios da gibela o que se passa lá.
    O MLSTP/PSD desde o afastamento do pinto da costa que nunca mais soube aonde anda com a cabeça, parece quando uma mulher casada que abandona o marido e ele endoidece de vez.

    por hoje fico para vossa reflexo ampla.
    Viva o Pinto da Costa e estou a espera dele para mostrar que é mesmo com ele que podemos contar com a estabilidade da nossa pátria.

    todos outro que maldizem do Pinto e não querendo que ele venha ser reeleito ao palácio nobre é porque ja sabem que quando o Pinto chegar vai ter que ajustar as contas com eles todos porque o Lider os conhece e bem.

    Obrigado pela vossa atençao.

    • Vugu-vugu

      21 de Abril de 2011 at 15:02

      Uuuuiiii…. estou cheio de medo do Pinto Bicho-Papão.

      Oh “Voz de (in)solução”, vai morrer longe mais essa ladainha sobre Pinto da Costa.

      Pinto no poder é coisa que mais ninguém quer. Só vocês que o ajudaram a oprimir, a humilhar e a subjugar o povo é que o querem de volta.

      Manter o Pinto longe do poder deve ser uma forma de darmos exemplo a quem pensa governar mal o país.

      Todos os males que o país tem hoje vêm do tempo do Pinto. Não tente branquear a história pintando um mundo cor-de-rosa que só pode ser fruto da sua fértil e perturbada imaginação.

      Pinto da Costa foi um erro da história que estamos e vamos todos pagar por muitos e muitos anos.

      Essa carta (Pinto) está definitivamente fora do baralho. É um duque de paus “vantenado”.

      Já agora vê lá se abre esses olhinhos.

      Pinto da Costa, a gente não gosta!!!
      Pinto da Costa, nunca mais!!!

  41. Matazele

    21 de Abril de 2011 at 12:04

    STP é assim!
    O jovem Governador do Banco central foi retirado do cargo, porque é jovem!
    PGR, Roberto Raposo, foi muito criticado, porque é jovem.
    Aurelio é jovem de 45 anos, tbém é criticado pq é filho de pobre.
    Aurelio goza de apoio popular muito forte.
    Não falo das pessoas que estão na net, falo daqueles que não têm refeição, ficam em casa com porta fechada e ves burraco na parede, qdo chove, tem que deslocar a cama para não molhar.
    Aqueles que não conseguem enterrar os seus familiares, esses são apoiantes do Aurelio Martins. Muitos dos senhores passam com vidro fechado dos carros, ja não sabem o nome dos colegas, figem que esqueceram. Hoje em dia, não se fala de mais ninguém, apenas Aurelio, porquê???
    Vida Longa, Aurelio Martins.
    Como ele, só aquele micondó, la do quintal de Roça.

  42. BARÃO DE ÁGUA IZÉ

    22 de Abril de 2011 at 21:11

    ACABAR COM PARTE DO PROBLEMA ERA ALTERAR A CONSTITUIÇÃO E O REGIME PASSAR A SER PRESIDENCIALISTA. E TAMBÉM PROIBIR O “BANHO”, definindo com rigor o que os partidos podem usar como material de propaganda politica. O Partido/candidato que não respeitasse seria excluido de imediato das eleições. DEVERIA SER CRIME A COMPRA DA CONSCIÊNCIA DO CIADADÃO/ELEITOR.

    • Pasmado

      23 de Abril de 2011 at 12:20

      O senhor Barão tem parte de razão. Aplausos para tudo, menos o Presidencialismo.

    • vugu vugu

      24 de Abril de 2011 at 0:42

      E Porque, não?

      Você sabia que o presidencialismo é forma de democracia que mais existe no mundo?

      Quase todas as democracia do continente americano são presidencialista.

      Essa coisa chata de confundir presidencialismo com didatura já cansa!

    • Pasmado

      25 de Abril de 2011 at 17:16

      Aqui, presidencialismo, não, porque há muito maluco à solta. Disse e fui.

  43. Barão de Água Izé

    23 de Abril de 2011 at 22:11

    Por que não aceitar o Presidencialismo?
    Os resultados (e conflitos) do passado com o semi-presidencialismo; a diminuta população e território e a urgência na realizaçao de medidas (decisões rápidas) que elevem o nivel e qualidade de vida dos São Tomemses, não aconselham que STP, com uma Constituição Democrática que não permita o vitalicio ou a descendência de candidatos, ou golpes militares, possa optar para o Presidencialismo?
    O Povo de STP não pode continuar a ser castigado por politicos que na defesa dos seus interesses pessoais, não testam uma nova visão politica para STP: Presidencialismo Democrático.

  44. Lilaschoo/C.Salopessa

    28 de Abril de 2011 at 13:12

    Quem lançaria pedras numa manga verde e mal apresentada?Olha so se atira pedra numa manga madura;esqueceram?Entao me esta a cheirar que Aurelio Martins è de facto uma manga madura!!!!Agora só se fala no homem!!!Começo a acreditar que alguem anda a fumentar e a espalhar coias.Mas a verdade é certa,,tudo que é corrupto fora.Este tal grupo duro não significa nada.É apenas uma cambada de aldrabões falcificadores e intiguistas.Deixem o jovem trabalhar tranquilo e desafio-vos que ele será um orgulho da nação.Disto tenham a certesa.No entanto nós Santomenses deviamos é unir as mãos e lutar para um Glorioso mais Forte.Au´rlio Martins pode sim ser a Solução do Problema.Força A.M.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top