Política

Delfim Neves critica envolvimento do Primeiro-ministro e do Governo na campanha presidencial

No primeiro comício de campanha realizado este fim de semana na cidade da Trindade, o candidato Delfim Neves, que conta com o apoio dos partidos PCD e MDFM-PL, contestou o facto do Primeiro-ministro Patrice Trovoada e o seu governo estarem envolvidos na campanha para as eleições presidenciais.

Apoiantes de Delfim Neves encheram uma das ruas da cidade da Trindade, capital do distrito de Mé-Zochi, para provar mais uma vez a força eleitoral dos partidos PCD e MDFM-PL.

Membros da direcção dos dois partidos tomaram palavra no comício para expressar apoio a Delfim Neves. O candidato que aproveitou para criticar o envolvimento do Primeiro-ministro e do Governo na campanha para as eleições presidenciais. «O governo foi eleito na última legislatura para governar. O senhor Primeiro Ministro e seu governo devem preocupar com a governação do país. Nós não estamos nas eleições legislativas. Ele não deveria estar envolvido na campanha. Deveria preocu7par com o povo e fazer quilo que prometeu e que o povo está a espera», referiu o candidato.

Delfim Neves prosseguiu com as críticas ao governo. «Estamos quase um ano e o governo ainda não arrancou», acrescentou, para depois garantir que o executivo de Patrice Trovoada não vai cair caso ele seja eleito Presidente da República.

Delfim Neves recorreu a constituição política, para provar ao povo presente na cidade da Trindade, que o governo não deve temer quanto ao futuro, porque segundo a constituição política em vigor não permite que o Presidente da República, demita o governo quando bem entender. «Quero que o Primeiro-ministro tenha 4 anos de mandato, para ele provar que as capacidades que disse ter para mudar São Tomé e Príncipe», pontuou.

Envolvido numa intensa caça ao voto, Delfim Neves de 46 anos de idade, foi ministro das Obras Públicas e Infra-estruturas. No comício da Trindade prometeu unir a nação são-tomense, para conquistar o progresso e bem-estar social.

Delfim Neves diz ser homem do povo, e acredita que o povo vai coloca-lo na Presidência da República no próximo dia 17 de Julho.

Abel Veiga

56 Comments

56 Comments

  1. Sr Lei

    11 de Julho de 2011 at 18:13

    Também acho muito incorrecto o envolvimento do primeiro-ministro e membros do seu governo na campanha eleitoral. Também acho incorrecto terem aceitado a candidatura de Delfim Neves, sabendo que trata-se de um refugiado da justiça sob a protecção da imunidade parlamentar. Vamos lá ver qual vai ser a percentagem de votos do candidato da ADI e dado o envolvimento sem reservas das pessoas referidas será uma avaliação do povo a popularidade do actual governo.

    • caboverdiano

      12 de Julho de 2011 at 11:44

      entao que dizes do envolvimento do garrido no processo de voto no tribunal para reecoloca-lo no boletim de voto ja esqueceste? aqui se deve aqui se paga

    • Anguené

      13 de Julho de 2011 at 10:56

      Penso que alguns stomenses têm memória fraca.
      Delfim Neves. Para começa, um País tem Tribunais, Stomé e Principe não tem.
      É bom que os Stomenses percebem isso, Delfim Neves, não era preciso povo discordar com a sua candidatura, So tribunal fazia isso. Mia pronto…..
      “NÃO HÁ TRIBUNAL EM STOMÈ E PRINCIPE”

    • Anguené

      13 de Julho de 2011 at 10:57

      Correcção “Mais Pronto”

  2. Buter teatro esquecido

    11 de Julho de 2011 at 18:14

    De facto, é uma vergonha. O senhor presidente da Assembleia deveria pedir férias depois fazer campanha presidencial.
    Lembro-me que o mesmo apareceu na Quinta do Mocho em Lisboa fazendo campanha como presidente da Assemblea com os seguranças do Estado Português. Na minha opinião, por questões de éctica e responsabilidade o presidente da Assembleia e o Primeiro Ministro não deveriam meter na campanha presidencial.

  3. caboverdiano

    11 de Julho de 2011 at 18:15

    TELA NON QUERO FAZER APENA UMA PERGUNTA?
    ESTE JORNAL ESTA PRA DEFENDER O DELFIN OU PARA INFORMAR E DEIXAR OS LEITORES EXPREMIR O K VEM NA ALMA PELO QUE VEJO QUANDO FALAMOS DESTE CANDIDATO VOCES MUITAS DOS COMENTARIOS SAO ESCLUIDO .

    • Tlôgô

      11 de Julho de 2011 at 19:54

      É tudo família em STP, até se confunde as competências.

    • Diana

      12 de Julho de 2011 at 6:48

      todas as sociedades têm regras. Vc critica o delfim mas nem consegue cumprir os termos deste forum. Leia os termos.

    • Pedro Cravid

      12 de Julho de 2011 at 8:22

      Concordo plenamente consigo,esses senhores do tela nom as vezes cria algumas suspeitas de estarem refém de alguns desses politicos.Bem,pelo que sei o director do tela nom tem familiar metido nesta mesma teia por isso lá está meu caro…são todos do sistema,não divides….

    • João Pinto

      12 de Julho de 2011 at 9:52

      E simples meu caro,fazem parte do sistema,abaixo a censura.Viva a democracia…

    • Lucas

      13 de Julho de 2011 at 8:52

      É falta de ética escrever digitalmente com letras maiúsculas.

    • Diasporano.cv

      14 de Julho de 2011 at 17:59

      Procedimento convencionado é diferente da ética / em muitos documentos oficiais escreve-se , digo, deve-se escrever com a maiúscula …e a ética!?…

  4. Coco-lola

    11 de Julho de 2011 at 18:39

    Meus caros votem apena em Pinto da Costa Maria das Neves e Filintro Costa Legre Apenas. Elsa Pinto pode ter alguns votos para ganhar rodagem para as proximas eleiões contra patrice dentro de dez anos.

    Presidencia é coisa séria meus senhores.

    Resto esta a fazer ingLês vêr.

  5. Paracetamol 500mg

    11 de Julho de 2011 at 18:46

    Delfim teme perder as eleições e esta dirigindo ao governo em tom de ameaças. O Evaristo Carvalho é um candidato da ADI. Patrice na qualidade de presidente da ADI manifesta apoio ao seu candidato.
    É normal numa campanha politica.
    delfim devia atacar o Sr. Evaristo carvalho que não se sabe ao certo o que quer.

  6. caboverdiano

    11 de Julho de 2011 at 19:00

    PORQUE QUE NAO PROMOVEM DEBATES TELEVESIVOS AOS CANDIDATOS PRA RESPONDER QUESTOES DE TELESPETADORES HEIN POR FAVOR INFORMA-ME SOBRE ISTO TELA NON

    • Samba Pito

      18 de Julho de 2011 at 3:12

      Caro Caboverdiano,

      Pelo visto ja foste aconselhado pelo caro leitor Lucas a cumprir com as normas de cortesia e etica deste jornal de nao escrever em letras maiscula. Para seu conhecimento, esta norma de cortesia e etica nao eh so do Telanon, como tb eh universal. Escrever em letras maisculas eh insultar, eh gritar. Nao estamos na assembleia de palaies, por isso faco as palavras do Lucas as minhas. Esta nao eh a primeira vez que fazes isso, se continuares assim, sugiro ao Telanon a bloquear os comentarios seus, anulando o registro do seu endereco eletronico.

      Abracos,

      Fui………

  7. Anca

    11 de Julho de 2011 at 19:01

    O candidato diz;

    O governo foi eleito na última legislatura para governar. O senhor Primeiro Ministro e seu governo devem preocupar com a governação do país. Nós não estamos nas eleições legislativas. Ele não deveria estar envolvido na campanha. Deveria preocu7par com o povo e fazer quilo que prometeu e que o povo está a espera»

    Esqueceu-se de quando, participou na campanha, para as presidências que elegeu o Fradique de Menezes, como presidente.

    Hoje fala e diz que quer estabilidade,
    mas começa por atacar o governo.

    «Estamos quase um ano e o governo ainda não arrancou»

    «Quero que o Primeiro-ministro tenha 4 anos de mandato, para ele provar que as capacidades que disse ter para mudar São Tomé e Príncipe»

    Que contradição!!!!!

    E quer ser Presidente de todos os Santomenses?

    Pelas garras vê-se a fera.

    Políticos como este devemos desconfiar e estar atento sempre.

  8. COSTA

    11 de Julho de 2011 at 19:06

    Esse Delfim Neves nem poderia esta a se candidatar pk ele tem caso na justiça de 5 milhoes de dolares que Brasil deu pra s.tome na ajuda de alimentos e ele foi comprar alimentos estragado pra povo consumir povo de s.tome abre olho.. senhor DELFIM Neves nem é presidente ainda ja esta começando com briga sera que povo pode cunfiar nesse senhor pra ser presidente sabendo que ele ainda nao deu esplicaçao a povo onde foi parar 5 milhoes de dolar que Brasil deu pra ajudar s.tome, quem avisa amigo é….

    • Brigadeiro

      13 de Julho de 2011 at 12:33

      Por favor, quando referes do 5 milhões de Dólares, já passou, porque não referir actual situação do país, 7 meses de governação sem dar a prova prometido pelo senhor Primeiro Ministro Patrice Trovoada.

      Se falam dos infractores cometido pelo Delfim, tbm podem citar os antigos líderes governamentais, que tabm já delapidaram os bens do público e até o momento não apresentaram as contas. E caso de tribunal da alegada escandalo financeiro cometido pelos Juízes do Tribunal Constitucional tbm não falam?

      Portanto quase todos o líderes políticos deste país STP, já cometeram fraudes e burla qualifica.

      O Patrice ainda não o fez, porque precisa mais tempo para governar e quem sabe será um dos tais.

      Força Delfim Nevesss…

  9. Buzio sem pena

    11 de Julho de 2011 at 20:12

    Isto só pode passar num país com STomé e Príncipe, tristeza, mais haver vamos

  10. Tentado a ler

    11 de Julho de 2011 at 20:28

    Nao que eu seja apoiante do DN, mas algo faz-me despertou minha atencao: No tempo de antena de hoje, 11/07 do candidato Evaristo de Carvalho, quem ouvi no radio foi o premier. Fiquei a espera do Evaristo, mas nada. Eu teria ouvido mal ou foi engano da RNSTP? Por outro lado, nao percebo essa do premier querer, em nome da estabilidade, um presidente que seja do partido dele. Usar o pretexto dos governos desfeitos pelo actual presidente como cavalo de batalha, parece pouco serio, pois as sucessivas demissoes efectuadas pelo actual foram casos “especiais” atendo a pessoa “especial” que e o FM. E que o FM, conforme ele proprio dissera, nao e politico. Dai que se entenda que o governante tenha emocionado-se ao inves de usar a razao. O presidente nao e suposto ser arbitro? Bem se a resposta for sim, porque sera que o premier quer um arbitro que joge a seu favor? Espero que ele nao tenha intencao de cometer as faltas e esperar que fiquem por isso. De certeza que outro candidato levantaria a bandeirola vermelha em sinal de protesto. E a isso que se convencinou de instabilidade? Sejamos corentes

  11. Tentado a ler

    11 de Julho de 2011 at 20:34

    mas algo faz-me despertou a minha atencao, deve ler-se mas algo despertou a minha atencao

  12. heidy

    11 de Julho de 2011 at 20:41

    porquê o parlamento cujo a maioria não é do PCD não levantou a imunidade ao S. Delfin neves? alguem sabe explicar?
    Só não comete erros alquem que nada faz como…..que come e dorme

    Força Delfin, quando o inimigo nos ataca é porque têm medo de nos

    • h silva

      12 de Julho de 2011 at 16:26

      heidy a AN nao levantou imunidade pk estava envolvido membros do MLSTP.Domingos Monteiro…isto inocenta o Delfin?Mas estou msm a ver se esse povo gosta do próprio pais ou não!votar nesse homem e amar quem já nos fez muito mal.Delfim nãooooooooooo

    • Luis Dondoia

      13 de Julho de 2011 at 11:49

      Conhece os poderes presidenciais da nossa Constituição ?
      Penso que não …
      Quem manda é o Parlamento
      segundo as leis que o governo emana.Se a lei não passar , o governo poderá pode reenvia-la e o PR tem que promulgar. Aliás nem sei porque temos Sistema sem-presidencialista se na última revisão ficou sem poder real. Logo PR não pode ser pau mandado do nada.

  13. Homem

    11 de Julho de 2011 at 21:32

    Telanon toma banho!!!!

  14. zeme almeida

    12 de Julho de 2011 at 1:15

    O Jornal Tela-Non esta a informar ou fazer eco.

  15. Digno de Respeito

    12 de Julho de 2011 at 2:33

    “digo” (…) penúltimo parágrafo.

  16. João

    12 de Julho de 2011 at 8:43

    Tela Non é “flida glagantxi” para os que estão fora de STP.
    Francamente. Não entendo a crítica do candidato DN (uma vez que o ADI declarou apoio ao Evaristo)quando se sabe que Patrice é lider (do ADI). O que nao entendo de todo é o “frete” do Tela Non. Como disse, e termino, parece-me “flida glagantxi”, non ca ngulié cu mateia.
    João

  17. João Pinto

    12 de Julho de 2011 at 9:50

    Isto tudo só são fantuchadas,num país onde a justiça não funciona e que os tribunais trabalha-se em prol de alguns politicos sem vergonha e isto que dá.Se não este senhor não estaria aqui mas sim na cadeia…

  18. kua li tasondu

    12 de Julho de 2011 at 11:43

    OH OH SENHOR DELFIN NEVES!! SENHOR deveria apanhar juizo, eu nao gosto nada do PRIMEIRO -MINISTRO na minha opniao o mesmo ja deveria ter feito o pedido da demisao por n ser coptente. mas o SENHOR DELFIN NEVES nao tem moral nenhum de falar das pessoas, o senhor kuando foi ministro das obras publicas tambem nao fez nada e ate hoje o povo esta a espera de passeio e outras coisas.

    • Fijalatao

      12 de Julho de 2011 at 13:12

      Eu se fosse Delfim Neves, desistiria a favor de um candidato mais credível! Oh Delfim , deves fazer isso para não esgotar alguma imagem boa que lhe resta como empreendedor de negócios; porque como empreendedor na área da política a sua imagem já está sobejamente esgotada! Seja inteligente.

  19. lino

    12 de Julho de 2011 at 11:54

    meus caros compatriotas,
    ser presidente de uma nação não é brincadeira.
    não é cargo para qualquer um banal.
    ja cometemos o enorme erro de escolher fradique no passado.
    por causa disso esse cargo ficou banalizado no país. Agora qualquer cão e gato ja pensa que esse lugar tb é para ele.
    isso é uma brincadeira.
    como é possivel aparecer delfin neves…aurélio martins..liberato…gilberto…etc etc..
    Onde é que afinal andamos!!??
    Esses são mesmo uns aventureiros. a culpa disso é termos banalizado este cargo com a escolha do fradique.
    um comerciante armado em aventureiro.
    Agora até o delfim quer ser presidente.
    Votem pinto da costa.
    O mais velho é respeitado…fez mal no passado, mas é de longe a melhor figura para liderar a nossa nação.
    Dá mais respeito aos olhos da senda internacional.
    não votem em aventureiros pelo amor de deus.
    só querem é ganhar para depois continuarem a tratar das suas vidas.

    • Brigadeiro

      13 de Julho de 2011 at 12:55

      Amigo, 15 anos de governação será de novo uma figura credível para os são-tomenses apostarem no Pinto? vejam bem e reflictam bem. Independentemente do mal cometido pelo Sr. Manuel Pinto da Costa, a razão e o mais enssencial são os 15 anos que não tiveram sucessos e 36 anos da Independência sem proveito nenhum.

      Será que não há motivos mais de suficiente para não apostarem neste homem velho caduco?

      Povo celá nón bilí uêêê…

  20. Digno de Respeito

    12 de Julho de 2011 at 15:06

    Na falta de pão naquela casa, “todos ralham e ninguém tem razão”. Até por vezes faz lembrar o tal ditado:

    – Tal filho tal pai. Mas como o filho de peixe sabe nadar, resta esperar pela final da corrida balnear. OPSS! Desculpe, quem mais vazes vai ao banho ou banheira…?!!

  21. alcindo

    12 de Julho de 2011 at 15:12

    este senhor

  22. Digno de Respeito

    12 de Julho de 2011 at 15:20

    Caro Abel,

    Queira explicar o sentido do meu cometário
    de:
    12 de Julho de 2011 às 2:33
    “digo” (…) penúltimo parágrafo.

    Faz-lhe algum sentido tirar omitir o comentário anterior e manter a errata? Até agora vou tentar acreditar que tenha sido o seu lapso na tentativa de endireitar algo que lhe tenha saído mal. Não?!

    Já agora, aproveito para perguntar ao caro Editor se durante esse processo de campanha eleitoral se houve algum debate frente à frente entre os candidatos a fim de esclarece melhor os respectivos ideais através dos Orgãos de comunicação social?

    Agradeço o seu préstimo na resposta caro Abel. É importante perceber melhor essa parte por favor.

  23. Carlos Ceita

    12 de Julho de 2011 at 16:18

    Concordo com Lino a Presidência da Pepublica não é um cargo qualquer. Eu como sabem gostaria de ver o Dr Filinto Costa Alegre Presidente da República que além de Pinto da Costa são os únicos que reúnem perfil para tal cargo. Não pode haver lugar para experiencia perigosas e garotice para um cargo tão digno.
    E o facto do chamado família da mudança estarem dividido até na eleições presidências e não terem conseguido um candidato único e forte vai seguramente favorecer o candidato Pinto da Costa. Tudo por egoísmo e sectarismo nada mais do que isso.
    E sejamos claros em caso de hipótese de uma segunda volta entre Delfim e Pinto da Costa eu voltaria de olhos fechados no Pinto da Costa apesar das criticas contundentes que já fiz a este senhor. Seria o mal menor.
    Delfim, Liberato e Aurelio Martins como empresários talvez dariam melhor conta de recado mas presidente da Republica. Valha meu Deus.
    Minho daria um bom seleccionador nacional.
    Gilberto Gil deve continuar a fazer música pois é ai onde realmente tem vocação.
    Abraços

  24. Xavier

    12 de Julho de 2011 at 17:08

    Acho que é totalmente natural e coerente que os políticos da ADI torçam por o seu candidato. Por que não? O estrano seria que não torceram!

  25. terrasabi

    12 de Julho de 2011 at 18:30

    Todo o povo sobe que o Pinto da Costa ,Delfim Neves sâo eles e mais alguns dos candidatos,todos”malandros” só querem a receita do País a seu favor ou bens pessoais.
    não há nenhum programa dos candidatos para um desenvolvimento sustentável para o país,Pessoas com pouco poder de compra, jovens desempregados, incluindo muitos estudantes e doentes na diáspora a sua sorte não se fala nisso(…)

    Delfim Neves fez de tudo e mais alguma coisa para que a sua candidatura fosse aceite pelo tribunal,era bom se o senhor tivesse tido esses expedientes quando foi ministro; não bastou a sua imcopetência e agora quer ser nosso vosso presidente?! Perguntem pela justiça quem é Sr D.N?!

    Meu Povo Hoje é o dia 25 de Julho, é uma data que vos, nos possa ajudar a refletir melhor a nossa escolha do dia 17, não estou contra a vosso convicção Políca ideológia,mas antes pense no vosso nosso País.

    A parte triste é que todos nós pagamos incluindos as crianças,por vosso erro.

    Espero que não venham a cometer o mesmo erro do passado.

    Eu acredito em Vocês, e sei que nos últimos 36 anos o povo aprendeu e muito bem com o passado.

    Dá uma solva(uma chapada com a mão fechada) aos Corruptos!

  26. Lêdêçaua Bartolomeu Cruz

    13 de Julho de 2011 at 1:29

    POVO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
    Pense bem na melhoria de sua condição de vida, no futuro dos seus filhos e entes mais queridos…
    Se pensar e refletir bem, poderá concluir que todos aqueles que estão na política desde a primeira hora, como dirigentes e como Presidentes da República durante os 36 anos que passaram, tudo fizeram só para bem estar deles próprios. São Tomé e Prínicipe está cada vez pior.Temos que dar oportunidade a nova geração para em benefício de dúvida! Quem sabe ? A nova geração poderá mudar a política no nosso País. É absurdo é mesmo um crime, voltar ao poder aqueles que já deram provas de que o poder dá-lhes a posse de tudo que pertense ao Povo de São Tomé e Príncipe. E servem desse mesmo poder para resolverem seus problemas pessoais.
    Os Velhos que têm experiência acumulada devem transmitir essa experiência aos jovens…
    ocupando o lugar de acessor.

    Voto útil no dia 17/07/20011

    É VOTAR NO DELFIM NEVES
    VIVA PCD !!!
    VIVA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE !!!

  27. Biboss

    13 de Julho de 2011 at 7:56

    O sr. Delfim Neves,deveria se preocupar em fazer campanha para convencer o povo a votar nele, e deixar o Patrice em paz,porque até o mesmo não está a candidatar-se as eleições.

  28. Voz da razão

    13 de Julho de 2011 at 8:47

    Acho normal a participação do Dr. Patrice nas campanhas. É Presidente do partido e como tal pode apoiar como já fez anunciar publicamente. Nós temos que nos acostumar com a democvracia. O Eng. Sócrates do PS em Portugal fazia isso. Acho inglório a acusação do Dr. Delfim Neves contra o governo nesta campanha. Está a confundir dicurso de deputado com discurso de um candidato a presidência da república. Pode perder-se muito mal nisso. Se o Dr. Delfim quer ser presidente da república, deve ter um discurso virado para o País e as acusações devem ser dirigidas para os outros candidatos seus, adversários, num tom mais sensato e de gente de estado.
    Boa Sorte!

  29. Ciumenta

    13 de Julho de 2011 at 8:56

    Quanto a intervenção do Delfin Neves com relação a participação do Primeiro Ministro nas campanhas, acho justo, O Delfin tem sido claro e todos outros mentirosos, Até o primeiro Ministro pretende ajuntar com Evaristo se for eleito para retalhar as pessoas, voçês não estão a ver isso, espera a coisa vem ai,
    Tela nom é um jornal aberto, as pessoas devem ser disciplinada nas suas intervenções, o jornal não tem culpa, cada um está puchando sardinha para a sua brasa.

    • caboverdiano

      13 de Julho de 2011 at 13:30

      quem votou para delfim entra de novo nas presidenciais hein seu cunhado esonerado pelo presidente o outro malandro juiz garrido ok ele o delfin pensa que e mais forte que DEUS TA ENGANADO JOAO SERIA DISSE GEM NA TEM NINGUEFA E TEE DESSU MAIS D

    • caboverdiano

      13 de Julho de 2011 at 13:32

      modo modo sela tem NGUEEE

  30. mae preta

    13 de Julho de 2011 at 9:25

    Pois o Sr. Evaristo de carvalho nao quer ser presidente, quem quer ser é o 1º ministro, pois se deram conta quem mais fala é o mulçumano. Porque será? Voces ja pensaram nisso. O 1º ministro nunca pode participar na campanha, assim como os membros do seu governo. Depois diz que quer estabilidade. Que vergonha….

  31. lino

    13 de Julho de 2011 at 9:48

    delfin está para s.tomé e principe, como tiririca está para o brasil.
    sem escola.
    numa terra tão pequena como a nossa…delfin não é capaz de apontar o dedo e dizer: este foi o meu colega do 8º ano.
    Não existe.
    Isto porque ele não fez esse nivel.
    E agora aparece como doutor.
    Mas que malandro!
    Uma vergonha.

  32. lino

    13 de Julho de 2011 at 9:53

    debates, meus senhores!
    Debates televisivos entre os candidatos.
    Houve algum?
    Onde é que andamos afinal?
    E dizemos que somos um pais democrático?…como assim?!!!!!
    Seria bem melhor do que andarem a vender mentiras e a banho ao pessoal.

    • Luis Dondoia

      13 de Julho de 2011 at 11:21

      Sr Candidatos a Presidência de STCP…
      Deixei passar este tempo para emitir a minha modesta opinião : Desde a Independência só 3 presidentes e direi qual deles pior que o outro .
      O 1º já governou em absolutismo durante 10 anos levando-nos ao descalabro completo .
      Pergunto- querem dar mais uma vez a este ex-Ditador?
      O 2º manteve-nos em permanente instabilidade politica chegando a demitir um governo de maioria absoluta fora outros desmandos em seu favor.
      O 3º era ignorante pouco formado causador de instabilidade ( Gabriel Costa )sentiu na pele , para além de criar monopolismo e sistema de favorecimentos , que hoje é transversal a todos os partidos.
      Agora perfilham-se candidatos que foram ministros , governaram em seu proveito , desregularam o País ,acumularam riqueza , criaram favorecimentos.
      Pensemos: A geração dos nossos avôs lutou pela independencia ;eu lutei para poderem falar e liberdade de escolher ; muitos da nova geração é a do “banho” e assim sois enganados por 30 ou 40 euros enquanto os que estiveram no poder,digo,governo foram enriquecendo. Se perguntamos a muitos candidatos como acumularam tanta fortuna não vos dirão .
      Alguns candidatos , que foram governo e deputados aprovaram uma legislação ambígua mas a CONSTITUIÇÃO é a mãe , e esta só há uma.
      Sr dr Liberato estou contigo nesta contestação.
      QUANTO AO POVO ESTES DEVERIA DAR UMA LIÇÃO não votando nestes candidatos que se já iniciaram com malabarismo que será da RDSTP com eles no governo.
      Já estamos iniciando a renovação com gente nova ,vamos até ao fim com um Presidente novo.
      Se for preciso sairemos a rua outra vez para mostrará 9 candidatos com quantos paus faz-se uma canoa .
      Quanto a mim depois da experiência da mudança com a CODO em 1990 e 1991 ,já tenho a minha escolha feita e garanto-vos quem não será de certeza:Sr Delfim ,Srª Maria das Neves , Sr Pinto da Costa e outros que tais .Detesto gente que vive de truques e faz-se passar por santos .
      Uma eleição faz gastar dinheiro ao País e aos candidatos que dão banho , enquanto as populações vivem na miséria .EU VI em Dezembro de 2010 ,como nas legislativas a renovação já iniciou , falta as Presidenciais.Temos que derrota-los a primeira volta. para poder-mos usar os parcos recursos no desenvolvimento do pais através de uma ideia nova e um rumo que pense como um todo .
      Sr Primeiro Ministro estaremos todos de olho em si… Se falhar agora garanto-lhe que não terá nova oportunidade .( O Sr sabe que fui da UDISTP ) sei como se faz luta política do exterior para interior sem usar armas .

  33. mae preta

    13 de Julho de 2011 at 9:54

    Mais uma, o Evaristo de carvalho na presidencia vai ser um pau mandado do 1º ministro, assim como os membros do seu governo sao.Ademas o EC nao tem vocaçao para ser presidente isso se nota claramente e o povo sabe disso, ABRAM OS OLHOS QUERIDOS ELEITORES.CUIDAM DO VOSSO FUTURO E DOS VOSSOS FILHOS. AMEM A VOSSA PATRIA; AMEM COM TODO O CORAÇAO…..

  34. mae preta

    13 de Julho de 2011 at 10:08

    Lendo o comentario de alguns eleitores sobre o Pinto da Costa, nao é que eu sou contra ele, ademais gosto muito da sua personalidade. mas dizer que ele é um homem respeitado isso é pra vós que servem da sua cueca. Olha que cada um tem a sua escolha. O PC também tem os seus pontos negativo (assim como outros candidatos),todos esses anos o que fez ele para o país? só cara dele parece um bruxo aquele bem maldoso. Pensam voces que o PC é bom,… concordo sim, votem para o PC e veram o que ele vos vao fazer.

  35. Digno de Respeito

    13 de Julho de 2011 at 10:40

    AO TELA NON,

    Caro Editor, ai não respondeu as questões levantadas no anterior comentário. Aguardo a todo momento…

    Bom trabalho

  36. ossôbo

    13 de Julho de 2011 at 10:49

    Meus Carros.

    O sr. Delfim nunca poderia ser presidente neste momento em S.T.P.
    Se o povo quer ter algum sossego neste país, porque esta a vista k haverá luta entre os dois órgão. O delfim deve responder no Ministério Publico primeiro, explicar onde esta 5,000.000Dolares de STP Trading, porque comida estragada, leite improprio para consuamo, carne estragada, mas falta trazer outros como:Amando correia, Osvaldo Santana, para dizerem onde esta o valor , antes que vão aumentar os preços de géneros alimentícios nas lojas.
    Mas temos ainda Maria Das Neves, que precisas nos dizer onde esta Dinheiro GGA. Obrigado .

  37. keblancana

    13 de Julho de 2011 at 12:35

    Aos responsaveis do Tela-nom!
    A existência deste espaço é extremamente interessante, pois através dele podemos expressar de forma moderada os nossos pontos de vista, sobre a situação política e socioeconómica de STP.
    Os meus comentários têm sido sucessivamente excluídos deste espaço.
    Por exemplo: no último comentário k fiz, utilizei adjectivos como: analfabetos, pedófilos e corruptos, para qualificar alguns candidatos a Presidência. Os meus amigos retiraram o comentário, significa isto, k são parte integrante da teia mafiosa k está a destruir o Povo santomense. É triste, lamento imenso, mas também sei k infelizmente é a imprensa k temos. Admiro a coragem do Povo santomense, em prosseguir insistentemente na eleição desta quadrilha como dirigentes do País. Mas se assim querem, no dia 17 de Julho, k escolham aquele k entenderem, agradeço a Deus estar fora do País, pois ter essas figuras como PR, é preciso efectuar um exercício de cidadania enorme, para aceitar isto.
    Desculpem qualquer coisa…

  38. Dlima

    14 de Julho de 2011 at 9:18

    Devias é criticar a forma como reentrou na corrida eleitoral…
    Caracter é aquilo que mais te falta…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top