Política

Mé-Zochi garante busto de Francisco Silva para povo de Cantagalo

Presidente da Assembleia Nacional, vítima de doença prolongada, Francisco Silva, regressa em busto à Santana, capital do distrito de Cantagalo e sua cidade natal. Uma iniciativa do Presidente da autarquia de Mé-Zochi, que mandou construir o busto e ofereceu ao seu homólogo Cantagalense, Aleixo Pires.

O busto de Francisco Silva, será colocado esta sexta – feira no centro da Cidade de Santana. Uma homenagem que partiu de Mé-zochi. O poder local de Mé-Zochi mandou construir o busto, e chamou o Presidente da câmara de Cantagalo para uma cerimónia na sede da autarquia de Mé-Zochi na cidade de Trindade, onde o busto foi entregue a Aleixo Pires para ser colocado esta sexta feira em Santana num acto público. «Com anuência das famílias do malogrado, tomamos a liberdade de fazer o busto do doutor Francisco Silva, ilustre Presidente da Assembleia Nacional da República de São Tomé e Príncipe. Francisco Silva deixou marcas nesta República e não poderíamos perder esta memória», referiu Nelson Carvalho.

O Presidente da Câmara de Mé-Zochi, fez questão de realçar que «foi uma iniciativa minha pessoal e singular, e transformei esta ideia para o plural, junto com toda a equipa da câmara distrital de Mé-Zochi. Francisco Silva não morreu, porque as suas palavras nas sessões plenárias da Assembleia Nacional, pedia sempre aos órgãos de soberania respeito, unidade, serenidade, transparência responsabilidade, disciplina e trabalho, coisas que ele sempre cumpria», pontuou, Nelson Carvalho.

Por sua vez o Presidente da Câmara Distrital de Cantagalo agradeceu. «Para agradecer o senhor Presidente da Câmara de Mé-zochi e dizer que vamos cuidar com carinho e estima este busto, e no futuro breve vamos tentar transforma-lo num busto de bronze que possa dar maior segurança», declarou Aleixo Pires.

Mé-Zochi garante homenagem a Francisco Silva. Figura que se a morte não roubasse, seria `difícil de bater como candidato às eleições presidenciais de 2011.

Abel Veiga

    17 comentários

17 comentários

  1. Antonio Pedro

    29 de Dezembro de 2011 as 18:27

    Meus parabéns pela iniciativa pois este é sem dúvida o homem mais integro que STP teve o prazer de conhecer. E não deve ser esquecido nunca.

  2. Digno de Respeito

    30 de Dezembro de 2011 as 2:51

    UMa iniciativa exemplar, singular e serve de modelo à Nação santomense de a UNIDADE faz a força. Somos todos santomenses e não adianta cada um partir o barco em direção a divergências. FRANCISCO SILVA, merece toda a atenção dos santomenses. Recordo-me que durante o lançamento do seu livro e ainda doente, participou ativamente num acto religioso numa das cidades perto de Lisboa, onde os santomenses encheram por completo a igreja assistindo Francisco Silva de viva voz participando na missa em honra à Nossa Senhora de Santana. Ele naquele momento transmitiu mesmo isso, que santomenses sejam “unidos e solidários”. Isto aconteceu, meses antes da sua despedida.

    Parabéns Nelson, pois aqui estás mesmo com espírito progressista e não regionalista. É uma das sabedorias da política sem “politiquices”.

  3. Filipe Samba

    30 de Dezembro de 2011 as 5:54

    E o busto de Zé Gangolo quando será colocado no campo da Trindade»?

    • mauricio

      31 de Dezembro de 2011 as 15:50

      Deixem de praticar a liturguia ,o individuo so fez o que alguem com nocao do que e um estado faria no seu lugar .Devo entender-vos estao habituados com Miguel Desgraca Delfin Traficante e Fradique Analfabeto entao um minimo gesto que demostre a boa fe e dignidade ja e motivo de liturguia .

  4. MÉ SOLO

    30 de Dezembro de 2011 as 8:10

    Um gesto a Aplaudir.

    O Srº Francisco Silva é merecedor de um Busto e muito mais. Só que quando se dá algo a alguém que tanto contribuiu pela paz e tranquilidade no país, deve-se dar algo com perfeição isto para dizer que o busco nada tem a ver com a figura do Malogrado. No meu entender, o mentor desta iniciativa devia ser mais criativo e tentar aproximar a sua criação a imagem do srº Francisco Silva. Quando vi a imagem através da TV, a primeira vista me pareceu busto de um chinês.

    Espero que esta iniciativa sirva de sinal para que o Presidente de Camara de Mé Zochi comece a pensar num busto para o JOSÉ CANGOLO.

    Meus parabéns ao mentor da inicitiva e votos de Festas Felizes que o ano de 2012 seja de sucessos para todo Povo de STP.

  5. DA e DOI

    30 de Dezembro de 2011 as 8:20

    mas um exemplo que de mãos dadas sem ver a cor politica podemos fazer muito para construir STP. Força senhor presidente Nelson, Mé-Zóchi agradece seu gesto. Mas não esquece de colocar o bus de Nuno Xavier na cidade da trindade antes de terminar seu mandato, conforme o senhor prometeu.

  6. BRUNO DAS NEVES

    30 de Dezembro de 2011 as 9:29

    Nada seria mais justo, pena foi,que a ideia partiu dum cidadao singular, as autoridades politicas mas concretamente a ASSEMBLEIA NACIONAL talvez nao regozizam em gastar os seus dinheiros em coisas que dignificam o seu bom none(A.N).
    Como Cantagalense aqui fica o meu muito obigado ao Sr.Nelson Carvalho

  7. manager

    30 de Dezembro de 2011 as 10:22

    Minha gente, não vamos idolatrar o homem ele simplesmente fez o que devia fazer para o bem da sua pátria; mas como estamos tão habituados com os ladrões e corruptos, então estamos a pegar o Dr. Francisco Silva e idolatra-lo.

    • Emilio Freitas

      30 de Dezembro de 2011 as 11:57

      Concordo plenamente consigo. Os bons valores estão tão escassos no nosso país , que um simples gesto de boa conduta virá sinônimo de fazer um Busto. É muito triste isso, não pela ação do jovem presidente de mezo-chi que é um batalhador nato, mas porque acho q se n estivéssemos em tamanha crise e decadência de valores, não chegaríamos a tal ponto. Seja como for a cooperação entre as câmaras é uma iniciativa louvável. Um bem haja a todos

  8. Pedro Cravid

    30 de Dezembro de 2011 as 11:18

    E o busto da Dona Alda do Espirito Santo, a onde esta colocado.Bando de doidos e que andam neste país….

  9. Madina

    30 de Dezembro de 2011 as 19:19

    Todo sera colocado no seu momento serto nao devemos madar bocas por aquilo que nao sabemos quanto custa, quero so relembra que para um cidadao torna muito mais facil este gesto do que governo isto porque sabemos perfeitamente as ordemos legeslativas como funciona portanto é ter calma, meus povos. o trabalho nunca se faz sobre pressao tambem fezer a nossa parte, apresentando propostas, sujestoes, criar dialogo,etc. porque so asim que conceguemos construir o nosso pais.

  10. Madina

    30 de Dezembro de 2011 as 19:25

    O pais nunca é construido so pelo governo todos nos devemos fazer parte desta constraçao em todos paises em via de dezenvolvimento ou ate mesmo desemvolvido conhecem esta pratica, vamos deixar de mandar bocas e colocar as maos nas massas e trabalhar, so assim mostramos para o gorveno o seu verdadeiro papel a desempenhar.

  11. Argml

    30 de Dezembro de 2011 as 20:33

    Pedro Cravid! És tou de acordo contigo, ms tens que ter um poco de calma tu sabes que os nossos diregente não são muitos criativos e com este gesto é de lovar agora vamos espera para vêr o que é que o presidente de camara d Agua Grande ou mesmo Ministro de Educação e Cultura vai fazer. Vamos agradecer a este gesto já que ningem quer fazer muito para este pais que tem o tamanho de uma provincia d alguns pais é uma pena ms é a nossa realidade o que fazer! Vamos dar uma viva..

  12. José Luís

    31 de Dezembro de 2011 as 0:27

    Esses reconhecimentos depois da morte é só uma tanga…

  13. fernando

    31 de Dezembro de 2011 as 11:22

    bom dia caros leitores antes de tudo queria elogiar a iniciativa do presidente da camara de MÉ-ZOCHI em homenagiar o doutor Francisco Silva,como nunca houvi falar no ZÉ CONGOLO agradecia que alguém me explicasse quem foi esse senhor oubrigado um bom ano para todos.

  14. cobra preta

    31 de Dezembro de 2011 as 15:42

    e o Zé Brigada quando é que é homenagiado, pelo que fez em Batepa?

  15. Germano da Silveira

    3 de Janeiro de 2012 as 12:42

    Todos têm razão.
    Aqueles que acham que é uma boa iniciativa, meus parabéns. Gesto de reconhecimento é sinal de que alguém fez diferença.

    Aqueles que acham que é idolatria também tem razão, uma vez que reconhecimento é algo escassos neste país.

    Portanto o Nelson colocou mais um tijolo. Espero que outros também faça o mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo