Política

MLSTP/PSD entra no novo ano em estado de choque

No fecho do ano 2011 o maior partido da oposição deu um valente tiro nos pés.  Um grupo de deputados do MLSTP/PSD, avançou com um projecto lei de amnistia, que foi retirado com lágrimas do deputado Alcino Pinto. O maior partido da oposição entra em 2012 estatelado no chão, em estado de choque após o tropeço político de 30 de Dezembro.

Os cerca de 6 deputados do MLSTP/PSD que subscreveram a proposta de amnistia com objectivo de libertar alguns reclusos da cadeia central, com destaque para o advogado Adelino Izidro, terão caído numa cilada política, com consequências graves para a imagem do maior partido da oposição.

Dentre os 6 deputados subscritores da proposta de lei de amnistia, destacam-se figuras com alguma experiência no jogo político – parlamentar. Por isso mesmo, é difícil de acreditar que tivessem avançado com a proposta, sem antes colher sensibilidade e apoio político de pelo menos mais uma força política com representação no parlamento, tendo em conta que o MLSTP só tem 21 assentos, e para aprovar um projecto de lei precisaria de uma maioria simples.

No corredor do parlamento o Téla Nón registou declarações de um dos subscritores do falhado projecto de lei. «Havia um trabalho de base feito por um jurista que na altura envolveu o ministro dos assuntos parlamentares Arlindo Ramos. Por isso avançamos crentes de que a proposta iria colher sensibilidade da maioria parlamentar», desabafou, o deputado que pediu anonimato.

Segundo o deputado o trabalho de base que estava a ser feito em parceria com o Ministro dos Assuntos Parlamentares, poderia garantir a aprovação da proposta de lei de amnistia através da abstenção da bancada do poder.

O PCD terceira força no parlamento com 7 deputados, não foi contactado durante a elaboração do trabalho de base, assegura o deputado do MLSTP/PSD. Aliás, assim que a confusão arrebentou por causa da proposta de amnistia, o PCD pôs na rua um comunicado a dizer que não se identifica com a proposta de amnistia, e que nenhum dos seus deputados subscreveu o documento.

Forte arrepio percorreu a espinha dorsal dos deputados do MLSTP/PSD, subscritores da proposta de lei. O trabalho de base que estava em curso em parceria com o ministro dos Assuntos Parlamentares, tremeu. «Mais tarde o partido do ministro dos assuntos parlamentares, ficou com a impressão que a proposta de amnistia iria beneficiar os casos de colarinho branco como a STP-Trading, isso no âmbito das complicações que têm com o PCD. Foi assim que o caldo entornou», explicou o deputado do MLSTP/PSD.

Os deputados estavam tão confiantes na parceria de trabalho de base, que terão esquecido de informar parte dos seus colegas de bancada sobre os contornos da proposta de lei. Muitos deputados da bancada do MLSTP/PSD, confidenciaram ao Téla Nón, que não tinham sido informados sobre o assunto.  

Os proponentes da amnistia, dizem que houve uma certa deslealdade no seio dos seus parceiros envolvidos no trabalho de base, uma vez que a proposta não visava amnistiar casos de colarinho branco que ainda estão a ser tratados pelos tribunais.

Certo porém é que a proposta de lei acabou por ser retirada na sessão plenária agendada para debate da mesma. Alcino Pinto deputado do MLSTP/PSD, que apresentou os fundamentos da proposta e anunciou a retirada do documento, soluçou várias vezes. Não conseguiu conter a emoção, as lágrimas encheram os seus olhos. O deputado ficou mais de um minuto em estado de choque no púlpito do parlamento, contendo as lágrimas, buscando força para prosseguir com a intervenção, mas o soluço sufocava as palavras.

Conseguiu dizer que a iniciativa dos deputados do MLSTP/PSD é constitucional, pois a constituição política atribui exclusivamente a Assembleia Nacional a competência de amnistiar reclusos.

O deputado que falou para o Téla Nón encoberto de anonimato, reconheceu que Adelino Izidro, advogado que está na cadeia central, em regime de prisão preventiva no âmbito do incidente com o cidadão Ilídio de Monte Macaco, em que este último foi baleado a sangue frio, era um dos alvos da proposta de amnistia. «Também visava a saída do Adelino Izidro, não posso esconder esta verdade», assegurou.

Adelino Izidro é militante do MLSTP/PSD, e enquanto advogado garantiu absolvição de vários casos de alegada corrupção financeira, envolvendo figuras políticas ligadas ao MLSTP/PSD e de outros quadrantes políticos e comerciais. Não há dúvidas de que o advogado agora preso, tem nas mãos muitos podres de figuras políticas e não só, que se chegarem a praça pública poderão provocar escândalos. 

Será que a impaciência de Adelino Izidro em regime de prisão preventiva e a possibilidade de ele começar a despejar para fora da prisão, tudo o que sabe, tenha forçado a proposta insustentável de amnistia? É a questão que se coloca, face a ingenuidade que marcou a apresentação da proposta.  

De 2009 até 2010 Adelino Izidro foi a principal voz contestatária da então liderança do MLSTP/PSD. Acusou a liderança do seu partido de prática de corrupção. Sob a sua liderança parte importante dos membros influentes do MLSTP/PSD, entrincheirou-se ao lado do então maior partido da oposição(ADI), durante a campanha para as eleições legislativas de 2010.

O projecto de amnistia caso fosse aprovado no quadro da parceria de trabalho de base, que estava a ser feito no parlamento, poderia ser um pagamento ao advogado Adelino Izidro pelos trabalhos prestados no passado.

Mas não foi assim. Depois de vencer as lágrimas e o soluço, Alcino Pinto, anunciou a retirada da proposta de lei de amnistia. «Temos que comunicar ao senhor Presidente. Caros Colegas que nós os subscritores da iniciativa decidimos retirar a iniciativa, pondo termo a uma polémica desnecessária que o país conheceu», declarou Alcino Pinto.

Os contornos do caso, fragilizaram o maior partido da oposição, que entrou em 2012 em estado de choque. O fracasso da proposta de amnistia junta-se a outros sinais de desorganização e instabilidade que marcaram o MLSTP em 2011. Contestação à Liderança de Aurélio Martins, por parte de sectores influentes do partido, e desfalques na sua bancada parlamentar em momentos cruciais de debate parlamentar. Aliás o próprio Presidente do Partido na mensagem por ocasião da passagem do ano, reconheceu que o MLSTP/PSD não cumpriu com suas obrigações em 2011. «Temos a consciência que ficamos aquém do programado para o 2011. O não cumprimento do planificado deveu-se ao facto de contarmos com um tempo material insuficiente devido o período eleitoral que absorveu quase toda a nossa energia», frisou Aurélio Martins.

MLSTP/PSD, com dificuldades para se posicionar como alternativa política em São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

29 Comments

29 Comments

  1. opiniao realistica em geral!!!

    3 de Janeiro de 2012 at 13:11

    excelente redacao e qualidade jornalistica neste artigo.

    parabenizo-te Abel Veiga.

    Deviam antes é dizer ao Alcino Pinto que suas lágrimas de crocodilo manso nao, enganam é a ninguém. pois eles sao é um bando de farsantes em forma de politicos.

    • Defesa de Rangel

      4 de Janeiro de 2012 at 13:56

      Mas afinal qual o partido politico que mais tem desgracado o pais?

      MLSTP?
      PCD?
      ADI?
      MDFM?
      CODO?
      FDC?

      Qual eh a vossa respota/ponto de vista?

  2. zeme almeida

    3 de Janeiro de 2012 at 14:00

    Amestia com exclusividade?Nao,nao!Com o preposito de procteger o advogado Adilino Isidro?Corcordaria sim de por em liberdades certos presos que se encontram na cadeia, por roubar algos insignicantes.Aqueles que poseram o nossso Pais em situacao quese encontra ?{Nao}.Os nosssos deputados estao de parabens,em nao aceitar este pedido.Viva Asssembleia Nacional.Viva RDSTP

    • Irritadíssimo

      3 de Janeiro de 2012 at 17:05

      Não aceitarm por não terem propostas de ganho pessoal ou por estarem a favor do povo?
      Mesmo que o Sr Adelino Izidro diga as verdades, nada acontece aos verdadeiros ladrões em STP. Por isso,Sr, não chorem.
      A não ser que o povo acorde.

  3. OP Angola/ STP

    3 de Janeiro de 2012 at 14:17

    Infelizmente para o MLSTP/PSD na minha percepção chegou o colapso total, pessoas sem uma boa qualificação acadêmica e politica, sem ética profissional, sem postura para exercer cargos estratégicos e táticos e, não olham a meios para atingir os fins.

    Preocupado fiquei quando sobe da noticia e, aliviado estou por não ser aprovada, denota se que ainda existem pessoas de bom senso, atinente ao partido torna se pertinente uma limpeza imediata.

    Preocupado fiquei quando sobe da noticia e, aliviado estou por não ser aprovado.

  4. Santa Marta

    3 de Janeiro de 2012 at 14:17

    Parabens os subscritores do documento que propunha amnistia. As ambições são tantas que nem avisaram os deputados colegas da bancada nem tão pouco a liderança deste partido que está a morrer com a vossa contribuição. Que Baixesa! Só pelo facto de terem afastado do MLSTP que vos fizeram vida, bloquearam o MLSTP ao nível internacional ao ponto de actual liderança não conseguir apoios que dê para sustentar o partido. Quando recebiam dinheiro da empresa do MLSTP em Angola e dividiam entre Vós, tudo estava bem ao ponto de outros depositarem na conta da sua mulher. A minha avó dizia que mucluclú cá fé xintxe mata sum dê, ê cá pótó ni som pli`^elu. Façam tudo para destruir mas se esqueceram que se o MLSTP continuar perdedor vocês não serão jamais deputados e muitos irão sentar no banco do Tribunal e julgados pela currupção porque o bem do partido não deve ser para alguns.

  5. Edi Sofrendo em Brasil

    3 de Janeiro de 2012 at 14:40

    É de se lamentar o fato de termos no nosso parlamento, pessoas tão repugnantes como esses tais deputados do MLSTP, que diante do caos em que nos encontramos e nos imergimos cada vez mais, se debrucem a aproveitar as disposições que lhe são cedidas pela constituição para tentar ajudar os seus compatriotas que antes lhes deram suporte diante de tantas ilicitudes cometidas para se concentrarem nessa orla de impunidade e fazer com que cresça cada vez mais um STP sem leis com políticos que só cometem crimes e se debruçam a maior parte dos seus respetivos tempos pagos com nosso dinheiro, para criar projetos que visem dar cobertura as suas infrações.
    É importante que o povo santomense comece a abrir os olhos, deixando a inércia de lado para agirmos de forma a lavarmos o parlamento santomense e não só como outros patamares também de forma que possamos ter seres humanos e não pessoas tão vis que nem sei se podem ser chamadas de pessoas, pois ao meu ver são piores do que fezes e merecem ser tratados como tal.

    • E.Santos

      4 de Janeiro de 2012 at 23:20

      Concordo consigo. Está na hora de os São-tomrnses sairem a rua numa espécie de Primavera São-tomense contra esta máfia que se intalou no país, mais concretamente no nosso parlamento.
      Precisamos, de alguma forma, de fazer uma limpeza ao nosso parlamento, retirando dele pessoas que só usam o parlamento de acordo com os seus interesses mais perversos e em nada nos defende.
      É inadmisível que com tantos problemas que nós vivemos no país, o mundo a viver uma crise que toca a todos e que precisamos de criar mecanismos para a contonar, tiveram o descaramento de desperdiçar tempo, neste momento, para elaborar esta proposta de amnistia.
      Que raio de deputados são estes? Que raio de gente é esta.Que representantes sao estes?
      Caros compatriotas, as tecnologias de informação e comunicação tornaram o mundo um espaço pequeno. Vamos aproveitar estas ferramentas para nos organizarmos e lutarmos cotra estes malfeitores da sociedade que vivem sob a capa de nossos representantes no parlamento, mas que em nada nos representa.
      Que seja uma passeata para demodtrar a nossa indignação. Não se mantenham inertes. Nós somos seres humanos livres. Vamos agendar uma passeata quer no país, quer na diáspora. Passem a ideia aos vossos amigos.
      Não basta reclamar…temos de demostrar em força a nossa indignação, para o bem de todos nós.

  6. tentado a ler

    3 de Janeiro de 2012 at 15:06

    Eu queria ver essas lagrimas por causa da agua que nao corre nas torneiras de localidade de almas, e outras. Por falar em agua, o hospital ja tem agua aceitavel para um hospital? Porque nao vai este senhor chorar para que agua seja instalada no hospital? Sabem porque? Porque vai a Portugal quando tiver gripe.

    Francamente, com tanta coisa de util para se fazer no pais. Um pais a braços com problemas de insegurança, ha gente a queirar atirar as ruas pessoas cujo comportamento ninguem sabe se melhorou pelos anos de cadeia que cumpre. Nao admira que os mal-sucedidos subscritores tenha tido tal ideia. Têm casa guardada a sete chaves, portanto faz pouca diferença ter mais deliquentes ou nao a solta. Coitado de nós que sacrificamos para ter os nossos bens é que temos que pernoitar vigiando aquilo que custou aquirir. Sinceramente, porque nao vão discutir como tornar o mais seguro, deliniando novas politicas de patrulhas noturna, equipar as instituiçoes de segurança publica de meios para reduzir ou até acabar com a criminalidade de certas categorias?

    Francamente

  7. MÉ SOLO

    3 de Janeiro de 2012 at 16:00

    Lágrimas de Crocodilo Sim.

    Quanto a MLSTP/PSD, o Tiro não foi dado nos pés foi sim na cabeça.

    È dificil acreditar que deputados como Alcino Pinto e outros subscritores de tal Manobra fossem tão ingénuos ao ponto de quererem por na rua ladrões, corruptos, marginais e criminosos apenas para salvar seus camaradas. Concordo com o Primeiro Ministro quando disse que” SE QUIZEREM PESCAR ALGUÉM QUE PESQUEM COM FIO E ANZOL E NÃO ATIREM A REDE” porque a rede arrasta toda casta de peixe, inclusive lixos. Estou certo que os pensadores deste documento têm conhecimento disto.

    Não é a primeira vez que a nossa cadeia esta superlotada e carece de condições, como querem libertar alguns GALOS da nossa praça não pensaram duas vezes, ainda bem que retiram o tal projecto porque ao ser aprovado iria abrir um precedente muito grande.

    O Deputado Delfim Neves, foi muito contundente na sua intervenção,falou com propriedade e boca cheia, fiquei com a impressão que ele quer que o assunto em q esta indiciado seja julgado.

    Gostaria muito que o Tribunal lhe fizesse a vontade e de muitos São Tomenses que querem ver o assunto STPTRADING resolvido.

    Bom 2012 a todos que este ano seja mais prospero para todos.

  8. raios

    3 de Janeiro de 2012 at 17:01

    Sr Presidente do MLSTP, o que é tempo material?

  9. Paracetamol 500mg

    3 de Janeiro de 2012 at 17:12

    É de lamentar o descaramento de certos elementos políticos. Aproveitar o voto do povo para benefícios pessoais.
    Quem vota, faz parte deste partido, não passam de morcegos cegos atrás do pólen.
    Antes de votar, analisar os políticos. Votar com consciência e não com amor ao bolso.

    todos falam,comentam, mas eles continuam impune. Os deputados subscritores desta proposta deviam ser sancionados a nível parlamentar e a nível partidário, quem sabe proibidos de recandidatarem.

    Usem o cérebro como deve ser.

  10. FalarVerdade

    3 de Janeiro de 2012 at 18:30

    Olha mtooo mais muito obrigado aos deputados de n ter assinado isso
    O senhor Adelino Izidro deve ficar la para pagar o k fez… essa lagrima de crocodilo todo mundo ja conhece no seio desses adraboes…

  11. realista

    3 de Janeiro de 2012 at 18:38

    todos do mlstp que tao fora tenhem medo pra adelino is… nao abrir funda eu sempre vos disse justica devina um dia ha-de chegar adelino tens que la estar porque mereces se tas ali puxa os outros contigo abri funda pra a sociedade saber porque no nosso parlameno muitos ali sao deputadinho de faixada enganadores ma fe olha so pra figura triste de ALCINO PINTO conveamos vces todos a vossa agua ta no fogo a ferver tarde ou cedo.

  12. lino

    3 de Janeiro de 2012 at 22:30

    esses senhores do MLSTP devem andar todos com rabo escondido!
    Devem andar loucos.
    Como é que vão inventar uma coisa dessas …sobretudo com o propósito de tirar o malandro do adelino isidro da cadeia!!?
    Incrível,meus senhores.
    Deixem lá estar o homem na cadia que ainda nem sequer começou a pagar os males que fez.
    Merece muito mais.

  13. Baba

    3 de Janeiro de 2012 at 22:57

    Para os proximos tempos as verdades em STP.

  14. Fijaltao

    4 de Janeiro de 2012 at 0:30

    Para começar, o Alcino Pinto começou por derramar lágrimas de crocodilo que não são lágrimas de crocodilo, mas sim as verdadeiras lágrimas que justificam a sua proposta, pois é de arrepio se o Adelino Isidro entrar em desespero e começar a botar cá para fora as podridões dos membros do MLSTP/PSD como pretexto à sua não libertação! Eles que se apressem em arranjar maneiras de o libertar!

  15. Anjo do Céu

    4 de Janeiro de 2012 at 14:21

    Esses subscritores têm consciencia k estão fazer mal.Alguns estão à mais devido falta de nivel de escolaridade e são subjugados pelos barões.Só servem para ir a Sangazuza dançar.Mas todos deveriam ser punidos pelo povo e enterrar lá em Birgoma ao pé de Santa catarina.Se povo de São Tomé relembrar uns anos atrás em Agostinho Neto onde houve envenenamentos de muitos compatriotas e k até agora não houve Justiça, mas os mentores do crime estão todos fora do País sendo Adelino Izidro que trabalhou toda essa fuga,desviando processo em Tribunal e os familiares dos falecidos ficaram na miséria a chupar o dedo.Deus sabe o k faz e ele deve ficar na cadeia por muito tempo para pagar crime-pecado.DEUS é Grande

    • Edson Francês

      5 de Janeiro de 2012 at 20:49

      Estàs a te referir do envenenamento no canavial??? De facto foi algo macabro, mas se sabes alguma coisa acho que deves cumprir com o teu dever de cidadão denunciando os culpados a justiça!!! Feliz Ano Novo!

  16. helmer dias

    4 de Janeiro de 2012 at 16:20

    Sinceramente mlstp bateu no fundo estou envrgonhado com partido mais esperar boa coisa de gente que nao sabe oque é trabalho,mais que é bom viver a custa dos outros é dificil.BURRICE não nasce com NOS nao adequirimos e cultivamos quando somos sanguessugas.TRISTEZA AGUDA.

  17. Feijoada

    5 de Janeiro de 2012 at 9:24

    O Alcino Pinto verteu lágrimas por ter dias contados fora de cadeia.

    È o primeiro a abater…
    Logo é o primeiro a chorar…

    ÈÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ Ê SA CADA FOROBOTÓ…

  18. Chiquinho Cabral

    5 de Janeiro de 2012 at 10:59

    Muitos deputados deste partido.. deveriam ser escorraçados da nossa praça politica..Pois são uma vergonha para a nossa nação e para a nova geração. Caros compatriotas o futuro esta proximo “Um São Tomé e Principe Melhor onde todos possam usufruir do crescimento económico” .

  19. Chiquinho Cabral

    5 de Janeiro de 2012 at 12:02

    Politica e bem estar
    Os deputados estão na AN para defenderem os interesses da população. Se não o estão a fazer.. o que estão a fazer na AN? Espero que sera desta…. Para um São Tomé e Principe Melhor com oportunidades para todos…Trabalho=Chave do Futuro

  20. São-tomense

    5 de Janeiro de 2012 at 12:12

    Acho que a nossa assembleia necessita de ser renovada com gentes de mentes mais aberta!

    Mas será que os senhores deputados não tiveram mais nada que pensar a não ser tal proposta de lei da amnistia?
    Ó senhores deputados, mentes vazias, o país tem défice legislativo em matéria fiscal, comercial, financeiro, económico, etc. Será que não conseguem entender isso? Isto sim, deveriam legislar… é importante para desenvolvimento económico de São Tomé e Príncipe.

  21. jorge

    5 de Janeiro de 2012 at 14:04

    redacção 5 *****
    o cerco está a fechar-se a esses bandidos!!

  22. António Veiga Costa

    5 de Janeiro de 2012 at 16:39

    Mé Solo, só vc mesmo para levar fé no Delfim. Esse tipo está é manipulando a burrice do povo: ele só votou contra para fazer média com pessoas ingênuas como você, porque ele acha que o Brasil não conseguiu provas contra a escumalha da STP Trading. Deixa ele achando. A ver vamos todos.

  23. Edson Francês

    5 de Janeiro de 2012 at 20:45

    Làgrimas??? Ou serà teatro politico do senhor Alcino Pinto??? Parém de enganar o zé povinho com falsas atitudes, sejam dignos e assumam o vosso erro. Ainda que essa proposta de amnistia seja constitucional, acho muito curioso ela ter sido feita agora ou seja apòs a prisão do pugilista Adelino Isidro! Afinal de contas, esse individuos são eleitos para servirem o povo ou para salvaguardar os interesses partidàrios e clientlistas?? Gostaria que o Abel Veiga publicasse os nomes dos outros 5 deputados que fazem parte desta proposta vergonhosa! Abaixo o clientelismo!!!

  24. Anjo do Céu

    6 de Janeiro de 2012 at 10:51

    MInistério Público devia abrir um inquérito de queixa crime contra esses 4 deputados do MLSTP(os subscritores) de investigar pra saber verdadeira intenção dos mesmos (oportunistas) e possivel julgamento se for necessário.Tambem são parte do colarinho branco camuflado.Deus faça Justiça

  25. Tony Figueira

    15 de Janeiro de 2012 at 17:19

    Em resposta da pregunta de “Defesa de Rangel”

    o MLSTP é o partido que mais ha perjudicado a nossa querida República Democrática de Sao Tomé e Príncipe.Essa é a minha opiniao.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top