O distrito de Caué, uma das regiões mais pobres do país foi palco da abertura das jornadas de reflexão do maior partido político são-tomense. A ADI, pretende ouvir preocupações dos seus militantes, críticas sobre a acção governativa, para melhor o seu desempenho.
Maior distrito do país em termos territoriais, Caué é o menos populoso e onde a pobreza é mais marcante. Na abertura das suas Jornadas de Reflexão o partido ADI, abriu debate sobre o papel do poder local no desenvolvimento das comunidades.
O poder local de Caué foi conquistado pelo MLSTP/PSD. Patrice Trovoada líder da ADI, fez saber que o seu governo não vê a cor do partido que dirige os distritos. Pobreza é profunda em Caué, dominado por pescadores e agricultores.
O êxodo rural é grande. A recuperação da estrada que liga cidade capital à Ribeira Peixe, é um dos maiores investimentos que começou a ser feito em 2009, assim como a reabilitação da produção de óleo de palma na Ribeira Peixe pela empresa Agripalma.
Para combater a pobreza e travar o êxodo rural, o Governo voltou a anunciar na abertura das jornadas de reflexão, que Caué faz parte das zonas especiais de investimento definidas no programa de governação da ADI. «Estamos a incentivar os empresários nacionais e estrangeiros na base de uma política de incentivo fiscal, no sentido de que quem investe em Caué tenha menor carga fiscal possível», declarou o Ministro da Descentralização Arlindo Ramos.
O partido no poder, prometeu criar uma delegação de agricultura no distrito e serviços de saúde mais próximos das comunidades.
Com as jornadas de reflexão que visam assinalar o vigésimo aniversário do ADI, Patrice Trovoada, confessou que procura manter e reforçar a confiança manifestada pelo povo no seu partido nas eleições legislativas de 2010. «Unir os militantes do ADI e mobiliza-los. Dizer que é preciso ter consciência que as conquistas do partido são ainda muito pequenas em relação aos desafios, e que por isso é necessário trabalhar com dedicação, humildade e seriedade, para que a confiança que foi depositada em nós possa permanecer e até mesmo crescer», concluiu o Presidente do ADI.
Abel veiga
Joaozinho Preto
12 de Fevereiro de 2012 at 17:46
Não são umas jornadas de aniversário de um partido político que vão abrir os noticiários da Televisão publica nacional, quando muita coisa existe por noticiar, ainda que a TVS esteja transformada neste momento em “boneco de palco” do governo como tem dito a oposição.
Espera-se no entanto que o ADI consiga convencer os defraudados com essas jornadas.
ADI criou muita esperança no seio das pessoas, mas não tem conseguido até agora dar qualquer sinal de vitalidade.
Senhor Grande
12 de Fevereiro de 2012 at 19:12
Mas vocês esperavam que o ADI iria fazer alguma coisa pelo país? Isto são tretas. Esta gente só quer o poder para resolver os seus problemas pessoais, de amigos, de partido e, se sobrar alguma migalha jogam para a população apanhar. É também isto que o ADI tem vindo a fazer. Eles maltratam o povo, tiram tudo ao povo e quando o povo tenta fazer manifestações e greves, como é o caso dos professores, médicos, funcionários públicos, eles dão ao povo alguma migalha para calarem a boca e continuam o seu desafio de delapidação dos bens públicos.
Agora eu já estou a imaginar, vão assinar contratos com gentes de Cauê, como fizeram com gentes do Príncipe, e depois vai passar semanas, meses, anos e não cumprem nada até que, quando estiver próximo de acto eleitoral, aparecem outra vez a dizer que vão fazer isto, aquilo re tudo continuará na mesma. É esta a nossa maldição. Patrice é um dos piores primeiros-ministros que o país conheceu. Eu estou completamente desiludido com ele depois de tanta promessa que ele andou a fazer. Que Deus ajude S.Tomé e Príncipe.
kim kim
13 de Fevereiro de 2012 at 9:09
Chega da fantochadas meus amigos.
No ADI, não há reflexão porque nemno Governo que deveria ter homens adultos há liberdade para debater as coisas. O Patrice não permite a nenhum deles uma única palavra.
Vejam as nomeações para cargos importantes que estão por aí a surgir e perguntem ao Salvador, ao Américo, ao Agostinho, ao coitado do Stock e do Paquetinho, a Angela se alguma vez tiveram opinião?
É só o Príncipe Patrice e o seu Servo Varela.
è Triste mais é verdade e se os mesmos, apesar da evidente corrupção dos tribunais consiguirem controlar os juízes ( O Raposo já esta controlado e bem) é o fim de tudo.
DITADURA DO PATRICE. Abram os olhos meus senhores
Conglogi
12 de Fevereiro de 2012 at 23:25
O mais importante é que resolver o problemas que afectam a população, está tarefa, jamais é somente de um partido ou aos partidos políticos, mas sim extensível a toda a sociedade civil, desde os órgão instituições, dirigentes e governantes, bem como dos cidadãos Santomenses.
Pautemos a nossa conduta e pensamento, pelo bem do país(território/população), todos juntos mediante a cultura e exemplo, de rigor de seriedade, de compromisso, de unidade, de disciplina, de empenho no trabalho árduo, para tirar-mos o país(território/população), da fome, miséria e pobreza, pois que casa onde, falta pão, todos ralham e ninguém tem razão, trabalhemos todos juntos de mãos dadas, para delinearmos caminhos de desenvolvimento social, cultural, desportivo, urbano, político, ambiental, económico e financeiro sustentável.
Bem haja
Vane
13 de Fevereiro de 2012 at 0:25
Muita fala e pouca obra!
Hello
13 de Fevereiro de 2012 at 0:28
Quem promete e n faz tem q ser preso!
Fiscal
13 de Fevereiro de 2012 at 0:35
Isenção fiscal tem para investidores tem que está seguido de responsabilidade social, sustentabilidade, geração e distribuição de renda.
aumato
13 de Fevereiro de 2012 at 7:37
deixa os homens trabalharem
kim kim
14 de Fevereiro de 2012 at 8:43
Infelizmente já não trabalham. Só confundem e defendem os seus interesses escuros
Justino Manuel Abreu dos Ramos
13 de Fevereiro de 2012 at 8:06
Senhor Presidente do partido de ADI, espero que o senhor faça mais coisas uteis para o nosso pais. o que estou vendo é cada um está a tratar a sua vida, enchendo os seus bolsos e a pobresa esta agodizar não só no Caúe como em toda parte se S.Tomé e Principe.Senhor tomou o poder, o que só tenho visto é viajar constante, promessa não comprida, e os tempos a passar as coisas na mesma.
Naltura da sua posse disse que iria acabar com a corrupção, cada vez, ve-se aumentar, sem o dia de deminuiçao desse flagelo.
Apesar que a economia de Santomé é escassa, e que tem lutado com tanta dificuldade, mas se ouvesse uma política cuerente eficaz, as coisas estaria de outra forma.No principio da sua entrada ao poder, tentou-se fazer alguma coisa. mas com a critica da população e tendo medo que na proxima eleição não ganhar votos tudo voltou-se na mesma.Segundo o senhor tinha iniciado de tomar medidas, que todos os santomense que tenha uma construção seja de qual for pagaria o seu imposto, afim que o estado tivesse o dinheiro para recoperar estradas, acabar com os pantanos existente, fazer um saniamente a todo país adquado, alcatruar todas as estradas nas localidades, afim de possibilitar a evacuação dos prudutos.
Temos estradas de entrada de locumé que foi feitas em má fé, de uma forma vergonhosa, que em pouco tempo, já se encontra buracadas e os reachos acumulados cheios dos misquitos, aguas acumulados nos quintais das populações, casusando problemas de saúde, e que nenhum dos senhores tenha compaixão de resolve-los.Aos após anos continuamos com a mesma situação sem solução á vista.
Se um dia se os nossos dirigente vivesse nessa situaçao que as pessoas tem vivido, talvés as coisas estaria noutra situação.
Não ´so o Caué que se encontra numa situação de pobreza profunda, mesmo ái em chacara a dois quilómetro da cidade capital as pessoas vive com uma situação calastrosa.
Senhor Presidente do ADI, hoje primeiro Ministro faça um levantamento global no nosso país vê a situação como tem vivido as populações em todo local do país.
O senhor escolheu o Caué devido onde o MLSTP tem o seu militante, e quero encentiva-lo com a reabilitação da roça ribeira Palma e construçao das estradas a porta alegre, não é o caso, porque as populaçoes de caué sozinho que é santomense.Esperemos que esses tempos que falta aos senhores para ultimar os vossos mandatos, que esforcem mais fazer coisas úteis ao benefício de santome e principe.
Também quero perguntar quando é que vão criar uma cooperativa adquada para que possibilita os agricultores evacuar os produtos aos estrangeiros a ser vendido, afim de as coisas tenham outros desenvolvimentos. espero que não esqueça disso.Povo de santomé tenha os olhos aberto aquando o momento proprio que não ao amor do dinheiro da campanha e escolher só por dinheiro que é entregue nessas alturas.
gostoso
13 de Fevereiro de 2012 at 8:20
Primeiramente deixa o governo criar bom ambiente para negócios no pais, abolindo essa estrutura do tribunal que não deixa as coisas andarem. Será mesmo necessário chamar a intervenção estrangeira para proceder a inspecção nos tribunais. Anda por lá muita corrupção. Por mais que o governo queira as coisas não vão andar se não houver reformas no tribunal. Viva ADI, viva as jornadas.
MEZEDO
13 de Fevereiro de 2012 at 8:21
Meus caros,
A partir da Inglaterra, quer dizer-vos que nem o ADI nem o Senhor Primeiro Ministro sabem o que querem Para o Pais.
Essas ditas Jornadas de Reflexão, não terão sucesso, porque enquanto permanecer no ideal o Senhor Patrice Trovoada as condições de QUERO, POSSO E MANDO, estamos na presença de dois pesos e duas medidas.
O meus Compatriotas do Principe, vitimas constante deste trágico ciclo de marginalização, humilhação, desconsideração e sobretudo, descriminação, mesmo assim vão resistindo ao convite claro do Senhor Patricio Trovoada para o caos.
O Senhor Patricio Trovoada e o ADI deve ficar a saber que nem a população do Principe nem o Governo Regional Capetaniado pelo Eng. José Cassandra irão ficar resignado aos caprichos e as suas mazelas, porque acredito que as gentes do Principe sabem bem o que querem, o seu destino já está traçado, daí que a luta irá continuar até a vitória final.
BRUNO DAS NEVES
13 de Fevereiro de 2012 at 9:13
Pra-mim essas jornadas so servirao mais uma vez pra esses ditos politicos desfilarem de norte ao sul com os carros de estados e distribuindo aqueles trocos pra os miseros da nossa populacao e mais nada. Vejam donde comecou essas jornadas, de CAUE, distrito onde de todos os 7 que existe, as desiguldades sao inemaginaveis, tudo, mas tudo, difere pela negativa se comparamo-os com outro distrito, e onde qualquer coisa por mais insiguificante que seja, sera muito gratificante. Isto E MISERIA, isto E POBREZA.
MEZEDO
13 de Fevereiro de 2012 at 10:08
O Senhor Primeiro Ministro e Chefe do ADI, tem bons informadores no Principe, os PEDRITOS, OS JOCAS, OS JOSÉ VAIS, OS IHANOS e outros, que andam penetrados nas conversas das gentes que querem melhor para o Principe, para imediatamente transmitirem ao Chefe Patricio em troca de Contos de Reis.
Se não vejamos, sempre que se planeia qualquer acção popular, vem o Senhor PATRICIO a TVS de cara semelhante a um Torro desavergonhado anunciar a assinatura imediata do Acordo de Investimento com o Grupo Sul Africano HBD VIDA BOA.
Relativamente ao Senhor JOCA, o Sr. Presidente da Assembleia Regional já tem motivos mais do que suficinete para descartar o referido Senhor, porque essa foi sempre e será as caractaristicas dele, recordem no reinado do falecido Quaresma Costa, este Senhor tentou colocar a vida de muita gente em perigo. O Sr. Pedrito, pelo facto de licenciar-se em Matemática, acha que tem os pés bem acente no Banco, mas fique sabendo que tanto o Dr. Acácio como o Português Cristóvão, vêm acompanhando de forma desfarçada este Senhor. O Senhor José Vaz, um individuo oportunista, caduco e fixo no tempo, devia é pensar cultivar-se tanto técnicamente como administrativamente porque o Jaire já está alí( quadro superior). o Senhor Inhano, esse é um coitado, sem palavras para lhe classificar, mas qualquer quando o veu cair…
MEZEDO
13 de Fevereiro de 2012 at 10:11
Queria dizer quqlquer dia
C.Abreu
13 de Fevereiro de 2012 at 10:55
ADI já não tem pernas para andar.Jamais ganhará eleições em STP.
gansther
13 de Fevereiro de 2012 at 11:21
ADISTAS,pensa q eles são dono da mundo,mas estão totalmente enganados,nunca mais irão ganhar uma eleição no mundo,…..deixa-nos trabalhar mas ñ estamos a ver nada feito,ele esqueceram q quem ajuelha tem q rezar,ajuelharam e agora ñ suberam rezar só erstão a fazer besteira,abaixo ADI
gansther
13 de Fevereiro de 2012 at 11:24
SONSO
aumato
13 de Fevereiro de 2012 at 11:33
ADI nao quer perpetoar como os M,P,
Porque c abreu nao comcorre para ser 1 ministro?
fui
Anjo do Céu
13 de Fevereiro de 2012 at 11:34
SR.PAtrice não se esqueça historial dum Partido.Ao comemorar os 20 anos tem k rever a história do Partido como e em k condição surgiu nas clandestinidades como os k deram a cara e que são chamados fundador do Partido.Embora k alguns ja morreram como no caso da Dra Julieta,Sr. Amancio da Loja Franca,Sr.Nazaré condutor taxis e muitos outros.Não ficaria mal homenagiar os Fundadores k ainda estão vivos num acto público em reconhecimento dos trabalhos prestados naquela altura embora que alguns estão fora do País mas devia ser lembrado e que o Sr Patrice sabe muito bem e viveu os momentos embora fora do País.UM bem haja para o ADI.Coragem e Força
ninh anguene
13 de Fevereiro de 2012 at 11:58
gostaria tanto em saber , o que è que o PATRICE TROVOADA falou aos angolares , se calhar nem se desceu de carro , com tanta raiva … OLHA PRA ESSE TRISTE POVO ANGOLAR , VOTARAM NO MLSTP E AGORA ESTAO MERGULHADO NA POBREZA , agora aguenta , foram na conversa dos irmaos MONTEIROS E DFL , lixaram se … o doutor AMERCO ,trocou consulta com a politica e esta entre a espada ea parede , primeiro ministro nao ajuda quem apoia o MLSTP , quem sofre , OS ANGOLRES , … se calhar è isso k viu nos olhos dos ANGOLARES , na visita do PATRICE em cauê …
tomáchó
13 de Fevereiro de 2012 at 13:32
ADI está arrumando as malas.Compraram Amândio Pinheiro da bancada do PCD com OBRA e agora espera as consequências.Está prestes uma “Crise Parlamentar” e eventual dissolução do parlamento.ADI não está em condições de ganhar mais as eleições porque o povo está vendo que não estão fazendo nada absolutamente.E uma possível coligação MLSTP/PCD… dirá tudo.Patrice,melhor começar pedir ALI BONGO um lugar para acessoria,se é que ele aceita.Porque toda a africa ja sabe bem quem são os TROVOADAS.
bonus.de.petroleo
13 de Fevereiro de 2012 at 13:37
Fradique após encontro com Pinto diz que:
Muita fala. Não há transparência.
Resposta de Patrice:
Fradique convidou-me tomar Champanhe…
Vergonhoso,não é…
30milbarris
13 de Fevereiro de 2012 at 14:09
E de certeza foi tomar Champanhe.
Agostinho Viegas
13 de Fevereiro de 2012 at 16:56
A região de Caué e das zonas mais rica em faunas e floras de todo S.Tomé e Príncipe, e suporta uma pobreza nos âmbitos dos recursos humanos ou elaborais impostas pelos sucessivos Governos, incompetentes, o que tem impossibilitado a comunicação ou o “fazer passar a mensagem” (…) que possa contribuir para um verdadeiro plano de desenvolvimento sustentado a curto, médio e a longo prazo.
Estou convencido de que se promoverem propostas sérias na agricultura, na pesca e no turismo local; começará a aparecer uma luz no fundo deste túnel.
Abraços
At. Agostinho Viegas
tomáchó
15 de Fevereiro de 2012 at 10:07
MONCÓS E ANGOLARES! Têm que abrir olhos. Mais uma vez foram enganados ontem.Sabem porquê o “Contrato de HBD” com o Sul Africano não foi assinado ontem? -Mais eu sei!!! E notem que o Patrice viajou mesmo ontem antes da assinatura.
tomáchó
15 de Fevereiro de 2012 at 10:13
Patrice mentiu em Angolares sobre o orçamento…de Caué.O presidente de Câmara veio ontem públicamente desmentir.
tomachó
15 de Fevereiro de 2012 at 10:39
Tozé estás a dormir muito!!!Camarão que dorme,água leva.Mais uma vez,Patrice vos enganou…Simulou com despacho de conselho de ministros sobre assinatura de contrato HBD um dia,foje dia seguinte…;a assinatura é adiada…
tomachó
15 de Fevereiro de 2012 at 11:21
Então o meu amigo Joaozinho Preto não sabe que a TVS não é televisão pública mais sim televisão de ADI e Patrice Trovoada? Não vê que aprovaram Estatuto apenas para a Rádio Nacional? Durante 4 anos se este governo não cair como está previsto será sempre assim.Se notar bem todos os trabalhos de notícias relaccionadas com o primeiro ministro ou governo tem assinatura de jornalista Óscar Medeiros-Coordenador da TVS?
Vigilante
16 de Fevereiro de 2012 at 8:53
Senhor tomachó…parece não ser santomense ou aquele q não faz nada vivendo de bonus e dádivas.Por favor goste um pouco mais da sua gente e da sua terra…pq esta nossa terra precisa de homens sérios, honestos e trabalhadores. Não passas de um lambe botas.