No quadro do protocolo de cooperação, assinado pelo Presidente da Câmara de Água Grande, Ekeneide Santos e Mário Fontemanha, vereador do Município português de Gaia, serão implementados projectos nos domínios da saúde, educação, desporto e promoção d investimento privado de empresários de Gaia em Água Grande.
No acto da assinatura do protocolo de geminação, na última semana, o vereador do Município de Gaia, garantiu que nada vai ficar apenas no papel. «Estes protocolos não são assinados apenas para ficar no papel», referiu, o vereador português para depois acrescentar que será nomeado um coordenador para cada sector de cooperação e assim fomentar a cooperação entre os dois municípios.
A parceria que tem como principais alvos, os sectores da Educação, Saúde, Infra-estruturas, Desporto, Ambiente, dá atenção especial ao desenvolvimento económico do distrito de Água Grande através da participação do sector privado da cidade nortenha de Portugal. «Estamos a pensar, com o senhor Cônsul António Schneider, encontrar empresas no tecido de Vila Nova de Gaia que possam ter interesse e apetência para o mercado são-tomense e, nomeadamente, para este município, ao nível da saúde e educação», declarou o vereador Mário Fontemanha.
Na nota enviada à redacção do Téla Nón, pelo Presidente da Autarquia de Água Grande, Ekeneide Santos, é dito que o município de Gaia, pretende também partilhar com Água Grande, a sua longa experiência no sector da protecção civil e bombeiros. Gaia que tem 6 corporações de bombeiros e uma companhia de sapadores, quer apoiar o poder local de Água Grande a criar tais serviços de apoio social.
Na sua intervenção, Ekeneide Santos, realçou a Educação e o investimento privado, como duas grandes prioridades para Água Grande. «Reconhecemos que Gaia é um município com muitas potencialidades, essencialmente no sector empresarial, mas também na educação. E hoje, São Tomé e Príncipe e o nosso distrito têm uma população muito jovem que precisa de formação, sendo, por isso, um dos pontos prioritários para nós neste acordo que acabámos de assinar», pontuou Ekeneide Santos.
O acordo de geminação entre Água Grande e Gaia, foi assinado na Casa da Presidência, do município português.
Abel Veiga
luisó
14 de Fevereiro de 2012 at 12:37
força kiney.
Ai se não fossem os tugas…
Madalena
14 de Fevereiro de 2012 at 14:05
ha muita sobreposicao, muito cuidado com as accoes. Forca e muito respeito este povo ,merece mais.
Santola
14 de Fevereiro de 2012 at 23:24
muito bem sr , mostra a esse velhos como é que se trabalha. ainda não vim nenhum presidente de câmara em STP que trabalha-se com esse jovem . obrigado sr presidente
João Bosco Menezes de Pinho
15 de Fevereiro de 2012 at 10:33
Guada quaá scabi! Nom na mêcê aua uê fa ê. Dissulpa sou Liban^^es não sei escrever bem a lingua de São tomé
BRUNO DAS NEVES
15 de Fevereiro de 2012 at 11:40
As pessoas so veem aquilo que os seus olhos enchergam, o ao contrario seria melhor, uma vez que nao basta so ver o que os nossos olhos observam. Isto seria uma mais valia pra todos dirigentes em particular,e nos santomenses em geral!!!!.(…)
Robalo
2 de Março de 2012 at 15:54
O melhor Presidente de Câmara que Água Grande ja teve sem dúvida!!!