Política

Cavaco Silva convida Pinto da Costa para visitar Portugal

Na última sexta – feira o embaixador de Portugal, Fernando Machado foi ao Palácio do Povo para entregar ao Chefe de Estado o convite do seu homólogo português Cavaco Silva. A visita ainda sem data deverá acontecer o mais breve possível. Chovem convites a Pinto da Costa para visitar países amigos.

O Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, realçou as excelentes relações de amizade e cooperação entre os dois países, e a amizade pessoal que liga o Presidente Cavaco Silva ao seu homólogo Manuel Pinto da Costa, como razões que fundamentam o convite do Presidente de Portugal à Pinto da Costa.

Fernando Machado que entregou à Pinto da Costa, o convite enviado por Cavaco Silva, anunciou que a visita do Presidente de São Tomé e Príncipe a Portugal deverá acontecer este ano. As representações diplomáticas dos dois países, deverão trabalhar nos próximos tempos com vista a marcação da data, tendo em conta a agenda dos dois Chefes de Estado. «Posso dizer com satisfação que o Sr. presidente aceitou o convite e desejaria que ela tivesse lugar logo que possível», afirmou o diplomata português.

Pinto da Costa que escolheu Angola para a sua primeira visita oficial ao Estrangeiro, tem recebido convite de vários Chefes de Estado para visitar os seus respectivos países. Aly Bongo do Gabão fez chegar a São Tomé um enviado especial, com a missão de convidar Pinto da Costa para visitar o país vizinho.

O Embaixador de Cuba acreditado junto ao Estado São-tomense, também encontrou-se este mês com Pinto da Costa, tendo anunciado que as autoridades de Cuba, já estão a preparar a recepção do Presidente de São Tomé e Príncipe. O diplomata cubano, recordou que Fidel Castro nutre amizade pessoal por Pinto da Costa. Garantiu que a visita do Chefe de Estado são-tomense, à Cuba será histórica e para breve.

Teodoro Obiang N´Guema da Guiné Equatorial, também está a espera de Pinto da Costa. O Téla Nón apurou que a visita do Chefe de Estado são-tomense à Guiné Equatorial deverá acontecer antes de Cuba e do  Gabão.

Abel Veiga

21 Comments

21 Comments

  1. Galo

    20 de Fevereiro de 2012 at 14:20

    boa vida que o pinto nunca esqueceu….ahhhh a haja vida com saude, o povo e que esta lixado.

  2. Espirito Santo

    20 de Fevereiro de 2012 at 15:04

    Mas que boa vida. por isso que lutas- te ate mesmo copntra o MLSTP para ser presidente novamente porque é a unuca coisa que sabes ser. Fazer zero.

    • Pantufo

      20 de Fevereiro de 2012 at 15:48

      Eu nunca esperei que a presidência da república modificasse tanto desde a eleição de Pinto da Costa. Eu não tinha grandes simpatias com a sua linha política mas, por enquanto tenho de reconhecer que as coisas mudaram muito para melhor desde a sua eleição. Acabou esta falta de respeito e consideração pelo país que caracterizou o mandato do senhor Fradique. Também não tenho nada contra o senhor Fradique mas tenho de recomhecer isto.
      Parece que as pessoas passaram a nos respeitar mais desde que o Pinto da Costa foi eleito. Há convites para visitar muitos países. Os discursos e intervenções do homem são mais racionais e de acordo com os problemas que o país enfrenta. O homem sabe o que anda lá
      a fazer e não passa os dias a dizer baboseiras e a envergonhar o país semeando confusões e derrubando governos a torto e a direito. Há sobretudo respeito, racionalidade, sentido de responsabilidade e interesse para o desenvolvimento do país. É pena que o país tivesse perdido tanto tempo aturando o senhor Fradique e as suas brincadeiras.
      Da mesma forma é pena que o Pinto da Costa não tenha um equivalente, em termos de propósitos e sentido de estado como primeiro-ministro para que esta dupla catapultasse o país para o desenvolvimento que todos desejamos. O Patrice Trovoada é uma espécie de continuação de Fradque de Menezes de forma mais soft. Passa a vida a prometer que faz isto e aquilo e depois faz exactamente o contrário como primeiro-ministro. Está só a semear confusão no país. O país não arranca do atraso.
      Enfim. Vamos esperar para ver o que vai aparecendo.

    • BRUNO DAS NEVES

      20 de Fevereiro de 2012 at 15:51

      Me desculpe Espirito Santo, lhe pergunto isso nem por estar defendendo ninguem, mas ha essas alturas lembras quanto tinha viajado o anterior presidente? Vamos ser modestos nas nossas criticas!

    • Amavel

      14 de Março de 2012 at 17:40

      são baseados nesses comportamentos e declarações, que cada vez tenho a certeza que o nosso S. Tomé e Príncipe esta da maneira que esta por nossa mera culpa, antes que afirmar que o Presidente tem boa vida ao visitar países amigos que ao longo dos anos vinde cooperar e ajudar S.Tomé tente primeiramente saber qual o papel de um Presidente da República.

  3. Trinta Mil Barris de Petroleo

    20 de Fevereiro de 2012 at 15:47

    Será que lhe vão comunicar as decisões da CPLP?
    Ou confirmar de que não se deve voltar ao lugar em que fomos felizes?
    Seja como for, Ficamos a ver para saber como é que fica.

    • Luis Dondoia

      25 de Fevereiro de 2012 at 6:40

      Era uma Cimeira ou inauguração da nova Sede em Portugal ?

      Isto é trabalho para o Embaixador ou Consul.

      Daaaaa

  4. Baga Tela

    20 de Fevereiro de 2012 at 16:09

    Meus senhores, é sempre bom para o país quando o chefe de estado tem boas relações e amizade com o exterior. Não se esqueçam de que vivemos num mundo em que se tem que ter conhecimento “padrinho na cozinha”. STP bem precisa.

  5. DEUSA

    20 de Fevereiro de 2012 at 19:03

    Isto é Outsourcing para o País. Será uma boa ideia?

    • Luis Dondoia

      25 de Fevereiro de 2012 at 6:45

      E porque não ?

      Não vivem imensos Pais dessa forma ?

  6. Fijaltao

    20 de Fevereiro de 2012 at 22:37

    Nós os santomenses nunca estamos satisfeitos com nada, nunca batemos palma ao sucesso dos outros e quando algo de mal acontece, alertam que já tinham previsto a tal situação! Por isso meus amigos, estas visitas que futuramente o nosso presidente irá fazer, não é da sua autoria como tem acontecido até aqui. São convites para; que irá beneficiar o país, dependendo da inteligência e o proveito da oportunidade que surgiu ao presidente para realizar certos acordos. Deixem de criticar e vamos em frente para o bem da nação! Esta visita não é como as 78 feitas pelo Patrice Trovoada que até agora ainda não deram frutos! Se as visitas que o nosso presidente irá fazer não derem também frutos, então desde já sou o primeiro a dizer ao nosso presidente que as pondere antes de as realizar, porque as visitas de charmes nunca engrandeceram o país!

  7. rapaz de riboque

    21 de Fevereiro de 2012 at 11:47

    alguns falam em boa vidadopresidentemas nãoé de admirar a ignorancia de alguns. Pergunto essas visitas nãosãonormais entre chefes de Estado? Pois é bom sinal de que asrelaçãoes são boas e para além de Portugal estar em crise sempre pode cair alguma ajuda que sempre é bém vindomas para alguns poucos entendendores levam logo pelo mal

  8. lino

    21 de Fevereiro de 2012 at 15:51

    Meus amigos,
    já li muita palhaçada aqui.
    Pessoas que acham mal as visitas de um presidente ao convite do seu holólogo!?!!?
    essas pessoas andam no mundo da lua.
    Não sabem que estas visitas …mesmo que sejam de charme é coisa boa? É indicador de respeito, consideração que o nosso país passou a ter, depois de ter saido o burro do Fradique.
    Com o fradique que ninguém respeitava….mal sabia falar.
    um discurso do pinto da costa tem projecção.
    o homem tem mesmo perfil de chefe de estado.
    podem criticá-lo a vontade.
    mas existem coisas que até parecem dom de Deus. Não estão ao alcance de todos.
    muito menos os burros como o fradique.
    este tem dinheiro,..mas tem a cabeça oca.
    deixem de criticar a visitas do presidente.
    é bom sinal.

  9. O Analista e Censurador

    21 de Fevereiro de 2012 at 17:32

    Vamos respeitar: Postura,Sensibilidade,Intelectualidade, inteligência e conhecimento Académico de cada um.
    A propósito disto quero salientar de que nós também contribuimos para degradação do nosso País;
    Ex:Eleiger personagens sem Postura, Sensibilidade,intelectualidade, inteligência e com pouco conhecimento Académico. No entanto se o texto que esta sendo comentado refere-se com a visita do Pinto da Costa para Portugal ao convite de seu homólogo, não devemos misturar as coisas,buscando nome do Fradique de Menezes nem do Patrício Trovoada.
    Vamos ser mais objectivos nos comentários.
    Outrossim, não esquecem de que da Internet
    tudo é Internacional.
    Peço desculpas se ofendi moral de alguém.

    • BRUNO DAS NEVES

      22 de Fevereiro de 2012 at 12:11

      As vezes temos que utilizar exemplos doutros pra fazer comparacoes!

  10. Rio do Ouro

    22 de Fevereiro de 2012 at 15:17

    Credo! Que gente tão mesquinha e invejosa! Passamos a vida a pensar que o nosso vizinho é que está bem e, se possível, destrui-lo. É por isso que o pais não avança.
    Querem uma boa receita? Todos os dias equanto olham para o espelho façam a seguinte pergunta: Que posso fazer para melhorar a minha vida? Deixem de pensar que o próximo é que está bem.
    Que tem de demais uma visita de Chefe de Estado a outro país?
    Não sejamos mesquinhos.Isso corroi-nos por dentro e não avançamos na vida.
    Bem haja a todos.

  11. Trinta Mil Barris de Petroleo

    23 de Fevereiro de 2012 at 11:17

    Ja não diria boa vida, mas questiono a razão de não se aperceber da presença no encontro de CPLP, recentemente.
    Falem disto!
    Queremos visibilidade também!!
    Não se trata de inveja nem nada parecida. Trabalho!!!

    • Fijaltao

      23 de Fevereiro de 2012 at 16:38

      A presença do presidente da república nos encontros ou encontro da CPLP, não é tão importante como essas preconizadas visitas de chefe de estado a vários países por convite dos seus homólogos. A CPLP, é um clube dos bons malandros, lugar de lazer dos antigos dirigente e governantes dos países membros como forma de partir a letargia pelo poço deixado pela governação! E se o presidente tivesse lá ido, talvez o meu amigo aí criticava a dizer que o mesmo foi gastar dinheiro do país em vão! Não se esqueça que este homem madurou e enriqueceu muito a sua inteligência!

  12. Bodon Kulu

    23 de Fevereiro de 2012 at 15:13

    Trabalho !!! Que já fez o meu amigo de útil para o nosso país para além de se lambuzar com os trinta mil barris ?

  13. Santosku

    24 de Fevereiro de 2012 at 7:39

    A visita de um chefe de estado a um País amigo é muito importante para o nosso País. É preciso ter em conta que o Pinto é maduro e experiente, ele, sr. Pinto da Costa sabe distinguir e classsificar as visitas. Que Deus lhe acompanhe.

  14. Luis Dondoia

    25 de Fevereiro de 2012 at 6:34

    Caros Compatriotas …
    Não votei no PR , mas devo confessar que depois de má Governação e sucessivas derrotas eleitorais fizeram com que ele tivesse aprendido muito sobre a Magistratura de Influencia .
    Conhecer e dar a conhecer o País é o Principal papel de um PR no Regime Democratico .
    Todos os que o convidam sabem bem a riqueza economica futura do nosso País e não porque temos olhos bonitos .
    Ele que vá e faça o seu papel .
    O papel sujo está nas mãos do Governo que passa a vida a mendigar porque os outros já fizeram o mesmo para a sua algibeira .
    STP só tem como dinheiro certo neste momento para executar o OGE 5000000 de euros e precisa como de pão para a boca de mais 90000000 euros . Daí o PM ter que sair muito e gastar muita saliva para convencer os nossos antigos doadores e os novos que estamos a tentar inverter o rumo num processo aberto e sério.
    Convide-se o FMI e BCE para uma auditoria e veremos como foi possivel termos recibido em 35 anos de Independencia 1 trlião de Euros e conseguimos o milagre de fazer degradar e destruir o O nosso solo Sagrado . Sequer conseguimos manter o que já existia.

    Portanto Sr PR mostre-se para que seja visto. Assim ganharemos . A dupla PR+PM poderão neste momemto ser a gazua para abrir a porta para o exterior .

    Ainda agora a ardua tarefa de ganho de credibilidade e estabilidade politica começou e já se está tentando minar a convivencia .

    Quero ser visto no exterior com os mesmos olhos que Cabo Verde . CUMPRIDORES E HONESTOS .

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top