Política

MLSTP/PSD critica Patrice Trovoada no âmbito do negócio de 200 milhões de dólares com a Gunvor

O maior partido da oposição, confronta Patrice Trovoada com várias questões e exige que o Primeiro-ministro dê explicações ao povo de São Tomé e Príncipe, sobre o facto de o país ter sido considerado recentemente por instituições internacionais, como sendo de risco em termos de branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.
No momento em que o Primeiro-ministro anunciou assinatura de acordo de manifestação de interesse com a empresa Gunvor, para investir 200 milhões de dólares na construção de um porto petrolífero em São Tomé, o MLSTP, apela ao primeiro-ministro que dê explicações ao povo de São Tomé e Príncipe em relação a recente entrada do arquipélago na lista negra do Grupo de Acção Financeira Internacional, como sendo um país que «representa risco de branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo», diz o maior partido da oposição.

Segundo o MLSTP, o mais recente relatório da instituição internacional que agrupa 34 países e as grandes instituições financeiras internacionais, coloca São Tomé e Príncipe, como país de risco. «Instamos o Governo liderado pelo Presidente do ADI senhor Patrice Trovoada a esclarecer a opinião pública sobre as razões que levaram a GAFI-Grupo de Acção Financeira Internacional, a incluir o país nesta lista», apela o MLSTP.

Quadro negro para São Tomé e Príncipe, que pela voz do seu primeiro-ministro, anunciou a assinatura de acordo de manifestação de interesse, com uma empresa estrangeira, a Gunvor, para fazer negócio de ouro negro refinado na região norte de São Tomé. «O Secretariado Nacional do MLSTP/PSD considera tratar-se mais uma vez e face ao actual contexto político, de uma promessa falaciosa do governo minoritário do ADI, liderado pelo senhor Patrice Trovoada, cujo o objectivo principal é de tentar justificar a sua prolongada ausência do país e desviar a atenção da opinião pública nacional e internacional quanto a sua incapacidade de apresentar soluções que visam o desenvolvimento sócio-económico e o bem estar dos são-tomenses», diz o MLSTP.

Na senda do anúncio por Patrice Trovoada do acordo assinado em Géneve Suíça e o valor do mesmo, ou seja, 200 milhões de dólares, o maior partido da oposição, confronta o governo e a opinião pública nacional com uma série de questões, que merecem resposta rápida. «Quando e onde foi assinado o acordo para este projecto e quem foi o signatário pela parte são-tomense? Que nos explique em que sessão do Conselho de Ministros o mesmo acordo foi analisado e aprovado? E quais sãos os sectores da administração central do Estado que estão envolvidos no processo da sua análise técnica?», questões levantadas pelo MLSTP.

O partido da independência, lança um alerta a todo o povo de São Tomé e Príncipe, em relação a origem dos 200 milhões de dólares anunciados por Patrice Trovoada no negócio com a Gunvor. O partido considera que o Governo tem gerido os assuntos do Estado, de forma leviana como se tratassem de negócios pessoais «do Senhor Primeiro Ministro Patrice Trovoada», pontuou.

O MLSTP, manifesta-se também surpreendido com o anúncio de Patrice Trovoada, pelo facto do Estado são-tomense ter assumido compromisso com a Sonangol para realização de projecto semelhante e na mesma região que Patrice Trovoada pretende entregar a Gunvor, ou seja, o distrito de Lembá n norte de São Tomé.

O Secretariado Nacional do MLSTP, fecha a sua intervenção com uma declaração que suscita reflexão sobre o momento político actual em São Tomé e Príncipe. «Exorta a população em geral, os militantes e simpatizantes do partido, no sentido de não embarcarem em campanhas de propaganda pré-eleitoral, decorrentes da crise instalada na Assembleia Nacional pela actuação da ADI», conclui.

Abel Veiga

71 Comments

71 Comments

  1. Mimi

    29 de Fevereiro de 2012 at 10:21

    Agora sim estou a ver a oposicao a reagir. O sono foi longo; é boa hora para acordar. Afinal estamos em democracia e deixar o governo trabalhar nao significa deixar-lhe fazer o que quiser do pais como se de um bem pessoal se tratasse. Que por Sao Tomé e Príncipe se faça o que for preciso a favor da trasparência e legalidade dos negócios sejam eles de petróleo ou outros!

  2. ôssobó

    29 de Fevereiro de 2012 at 10:25

    Os senhores do MLSTP, nao sabem fazer nada, para alem de criticar tudo e mais nada?
    A SONANGOL prometeu mas nao fez nada até agora. sao tomé nao quer promessas, quer açção no terreno. Sonagol prometeu Aeroporto moderno, onde esta?

    • truquim deçu

      2 de Março de 2012 at 16:18

      Meu amigo ôsssôbô, vamos precurar de saber se essas informações são reais e, agirmos de conformidade para salvaguardarmos o nosso país, não importa se é do MLSTP ou PCD ou Seja que partido fosse, o que esta em causa é o interesse da nação santomense

    • felismino Bolivar

      4 de Março de 2012 at 8:26

      Estou pouco informado sobre a politica nacional. Mas não acho um sinal de integridade (honestidade) viajar para a Suiça em avião privado e regressar a dizer que foi assinado um Memorandum de entendimento de um projecto que concorre com um projecto já em curso.

      Pior ainda é não haver informções sobre a evolução do projecto do porto de aguas profundas.

      Já agora quem ainda não fez a pesquisa sobre esta empresa tente agora e veja as ligações que…

  3. Calibre-12

    29 de Fevereiro de 2012 at 10:37

    Essa notícia não constitui grande novidade. Isso já era de esperar.
    Os governantes que temos, são os governantes eleitos pelo Povo, o povo que sempre acredita numa vida melhor co gente a altura de satisfazer seus ideais, suas ambições, mas como ninguem adivinha, em vez do Povo eleger gente capaz de credibilizar o Estado, o Povo passou eleger gente que veio denegrir ainda mais a imágem do país já de si bastante depauperada.
    Senhor Patrice, se é coerente consigo mesmo, só por isso o senhor deveria pedir a sua demissão, ou no minimo pedir a suepensão da função até a clarificação do assunto.

  4. zé pedro

    29 de Fevereiro de 2012 at 10:53

    o grande problema deste País reside no facto de haver muitos Politicos e Partidos que não têm nada para fazer… Enquanto isso continuar, dificilmente sairemos do fundo do túnel….

  5. Rapaz de 7 estrelas

    29 de Fevereiro de 2012 at 10:57

    O MLSTP/PSD já deu o que tinha para dar agora deixe os outros trabalharem, agora é vez deles, todos os dias criticas/criticas mas quando vocês estavam la nada fizeram

  6. Mina Tela

    29 de Fevereiro de 2012 at 11:07

    Voces todos sao do mesmo tipo…. estas fora e estas a falar bem se estarias la fazia o mesmo ou pior? a minha questao é perguntar se voces estao em altura pra governar este país? do meu modo de pensar voces todos merecem desaparecer desta terra que cada minutos voces estao a sugar vendo nós pobre sempre n miseria…. Estamos ca um dia havemos de nos encontrar… o Deus sabe muito por isso que ele fez a morte… ha muitos que estao com muito dinheiro como foi adquirido de má fé nem tem boa saude…
    fui…

  7. Helder Pinto

    29 de Fevereiro de 2012 at 11:24

    Mais agora em quem confiar, MLSTP, ADI, PCD, MDFM?
    Todos com o mesmo objectivos, mesmo interesses e metodologias diferentes.
    Roubar, roubar e enganar mais o povo sofredor com a pobreza extrema
    fui…

  8. Espirito Santo

    29 de Fevereiro de 2012 at 11:34

    Deixe o governo trabalhar e fazem oposicao, isto e o governo tem poderes para negociar e a oposicao tem o mecanismo proprio para interpelar o governo. vamos deixar a politica de rua e comecar a trabalhar. O pais e de todos nos. agora e a vez do ADI. O povo quis assim durante quatro anos. Se esta mal existem mecanismo para o fazer e o governo do ADI sabe disto.

    • truquim deçu

      2 de Março de 2012 at 16:31

      Com certeza o senhor ja esta bem encaxado caso contrario n dizia deicha o governo trabalhar, o senhor n esta vendo a vida dos pequenos a fundar-se cada vez mais? Nós votamos para o ADI para vermos melhorias e não é o que estamos a ver, então o meu ver é, vamos com cautela ver o que os ditos MLSTP, estão a falar se é real uma vez que são da oposição a quem cabe de fazer esses papeis que nunca o povo vai perceberá e dai agiremos de conformidade caso contrario………

  9. pierre

    29 de Fevereiro de 2012 at 11:55

    Oposição construtiva é sempre benvinda mais é necessario deichar o governo trabalhar embora acho que o primeiro ministro esta anuciar muitos projectos e nenho arranca de concreto com relação a investimento privados que diz ter assinado com as empresa s estranjeiras e necessario se esclarecer a opinião poblica como fora assinadas os referidos contratos porque um governo credivel tem que ser cuerente nas suas ações

  10. Magalhães

    29 de Fevereiro de 2012 at 12:39

    É sempre assim nesta terra, quando não se faz nada, critica o governo por não fazer, quando se faz critica por fazer mal…por fim não sabemos o que queremos: Sabem quantos empregos este acordo irá gerar, quantas famílias irão ser beneficiadas com o acordo? Pensam também nisso!!!!
    MLSTP, quando esta na oposição não sabem falar de outras coisas a não ser, querer voltar para o poder (só sabem viver disso)… Porque que não voltam para função pública (muitos deles são quadros), criam empresas, geram empregos e deixa o governo trabalhar… Porquê que não falam que a energia esta estável, que os impostos ninguém mais foge, que os produtos de 1ª necessidade não falta mais no país, que o salário da função pública é pago com as receitas internas e não com ajudas externas… A questão de menos dinheiro na vida das pessoas é a conjuntura internacional, se os países considerados mais ricos do mundo(EUA; ALEMANHÃ, ESPANHA e outros), estão a queixar, quanto mais nós que não somos considerados país pobre???
    Pensemos bem e deixamos da política barata… o povo merece mais respeito!!!

  11. Filipe Samba

    29 de Fevereiro de 2012 at 12:48

    Para assinar um acordo tudo deve ser muito bem estudado e analisado
    entre as partes baseando nas recomendações dos especialistas e uma consulta do parlamento (Normas Jurídicas)
    O acordo que não respeita as normas juridicas são consideradas como malicioso
    O que está em jogo é Soberania Nacional e não o prazer da carne (Mundano)

  12. fia luxinga

    29 de Fevereiro de 2012 at 13:02

    Estes senhores somente sabem virem do poder(MLSTP, quando não possuem, somente sabem arranjar complicações,MLSTP, foram transparente até demais durante seus mandatos, por isso mesmo o povo já sabem valores da reparação do Aeroporto Internacional, O tempo que vai demorar e quanto anos a Empresa Sonagol irá explorar dito aeroporto, quem não é que vos compram ou acredita nas vossas ladainha. Tudo isso para acreditar que são amigos do povo?

  13. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    29 de Fevereiro de 2012 at 13:34

    A luz da constituição da república o MLSTP/PSD tem estado a cumprir seu papel da oposição.Ogoverno tem por obrigação de clarificar cada santola dos assuntos da república.”Estado nação é estado nação, não é estado individual”(N.V).
    Patrice tens que dar-mos as informação crediveis o mais rápido possível, antes que seja tarde!..

  14. Fijaltao

    29 de Fevereiro de 2012 at 13:53

    Daqui vai um apelo! Julgo eu que o povo de S.Tomé não está interessado em mais uma instabilidade política. Por isso apelo ao MLSTP contenção e calma! Tudo se resolve e tudo se corrige daqui para frente.Este apelo vai principalmente aos sociopatas políticos que não sabem fazer outra coisa do que crucificar alguém que por bem ou por mal está a tentar fazer algo pelo país.Todo homem erra e o erro é humano! Assalto ao poder agora está fora de questão.Esperem as eleições para também fazerem o mesmo como sempre.

  15. aumato

    29 de Fevereiro de 2012 at 14:17

    O MLSTP/PSD e a sida igual

    • Ruben

      29 de Fevereiro de 2012 at 15:35

      Peço desculpas mas o assunto é bastante importante para merecer ser tratado com esta superficialidade. Eu não sou do MLSTP, nem do PCD, nem do ADI muito menos do MDFM ou de outros partidos insignificantes do nosso panorama político. No entanto se, de facto, o país foi incluido, recentemente, numa lista, por instituições credíveis, como sendo um país tendencialmente que “representa risco de branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo” isto é muito preocupante. Peço-vos imensa desculpas mas isto é muito preocupante para eu continuar a ouvir, de forma calada, pessoas a falarem de “deixar trabalhar”, “oposição construtiva” e outras coisas menores. Peço-vos imemsa desculpa, mas eu não dou um cêntavo para este peditório que tenta esconder uma realidade tão má para o nosso país.
      Eu não sei se as pessoas leram bem ou sabem o significado de uma afirmação deste tipo. Peço-vos, por favor, deixem as vossas lutas politico-partidárias de lado e vamos analisar isto com transparência, profundidade e eficácia necesária. Uma afirmação deste tipo é muito grave para todos nós como Sãotomemses e pode representar um perigo e preço muito alto para o país. Nenhum país com uma ameaça deste tipo sobre a sua cabeça está livre de entrar num ciclo de marginalidade e insignificância no contexto internacional com todas as consequências associadas designadamente as condições para atracção do investimento estrangeiro de que o país tanto carece. Portanto, eu peço-vos que tenham em consideração quando dão a vossa opinião tentanto desvalorizar um rótulo tão negativo comon este. Da mesma forma peço aos autores desta afirmação, designadamente, o MLSTP que prove com factos a afirmação que fez. É verdade que o país está incluindo nesta lista? Quando é que isto ocorreu? Quais são os argumentos utilizados pelos referidos países para incluir S.Tomé e Príncipe nesta lista? Há sinais, internos e externos, de que o país está a seguir por este caminho tão espinhoso? Eu agradecia que alguém do MLSTP viesse explicar isto mais ao país e ao povo. Não me interessa nada politiquices partidárias mas estou muito interessado, como empresário, a obter estas informações até para tranquilidade da actividade empresarial que desenvolvo neste país. Isto é arrepiante. O país não pode seguir nesta direcção.
      Também achei estranho que o primeiro-ministro anunciasse este projecto sem sequer reunir o Conselho de Ministros mas isto é habitual neste país tão desorganizado. O que de facto me preocupa são acusações daquele calibre. Isto não pode passar despercebido. O MLSTP tem que vir explicar melhor o conteúdo desta afirmação e o senhor primeiro-ministro, se for necessário, tem que explicar o que está a acontecer e quais as razões, se for verdade, que levaram o país a entrar numa lista desta.
      Atenciosamente
      R.T.

  16. Ana de Ceita

    29 de Fevereiro de 2012 at 14:54

    O MLSTP/PSD é o virus que destroi o pais mas nas eleiçoes o povo vai lhes dar outra dose. Criticam este governo mas ate agora nenhum menbro do MLSTP/PSD saiu a rua e disse quem no governo esta a roubar . no passado e no governo de MLSTP/PSD muitos andaram a roubar e foi claro , lembra o Adelino Isidro o que disse sobre Rafaiel branco,Carlos Tiny, seu filho, dinheiro da enco milhoes que fizeram nesta transacao . Força ADI Força Patrice Trovoada Porto Petrolifero é importante e vai gerar receitas para o pais . O MLSTP/PSD esta com siumes de não estar no poder e de nao conhacer esses canais de negocios. FORÇA ADI

    • No Fórum com os Tachos

      29 de Fevereiro de 2012 at 17:42

      Xiê, senhora Ana de Ceita, o quê que deu senhora? A senhora concorda que o nosso país esteja incluido nesta lista? Eu não posso acreditar numa coisa desta?! A senhora acha quer o país pode estar numa lista desta? A senhora não acha que é uma vergonha muito grande para nós de S.Tomé e Príncipe? Eu já gostei muito do primeiro-ministro Patrice Trovoada. Inclusivamente votei no ADI. Se houvesse eleições hoje não sei em quem eu votaria. Digo-lhe isto minha senhora, sem rodeios. Mas esta coisa do nosso país fazer parte de lista de países que financiam terrorismo é muito mau para nós. Eu estou muito preocupada com isto. Deus Nosso Senhor queira que isto seja mentira. Eu recuso-me acreditar nisto. Isto seris uma grande humilhação para todos nós. Isto é um assunto muito sério para os partidos andarem a brincar com isto. Se isto for mentira e é um jogo do MLSTP eu juro que eu próprio vou fazer campanha contra o MLSTP. Em política não pode valer tudo. Há limites. Se o MLSTP inventou isto para tirar dividendos políticos é muito mau. Mas também acho se for verdade o Patrice vai perder muita credibilidade neste país. Alguém tem de vir explicar tudo isto.

  17. Engenheiro( LISBOA)

    29 de Fevereiro de 2012 at 14:59

    Esses desgraçados e sanguessugas do MLSTP, homens com sangue de corrupção a correr nas vistas e a saltar nos olhos não sabem fazer outra coisa. Embora o governo do PATRICE tenha tido erros e falhas mas considero que alguma coisa está mudada( estanquidade de fuga a impostos e outras torneiras de corrupção mais usadas no tempo do MLSTP, PCD e MDFM foram bloqueadas e há um longo caminho a percorrer, mas é necessário que o governo dê o seu melhor e deixe de palavreados fúteis e passe a acções.
    O MLSTP deve ficar na oposição eterna e convém que façam uma oposição contrutiva porque o povo não é parvo.

    Alerto o povo de S.ATOMÉ E PRÍNCIPE para o perigo QUE O MLSTP representa se ganhar as próximas eleições.
    Esse governo pode fazer o seu melhor mas o que acontece é que dentro dele existe elementos que constituem o ELO MAIS FRACO e um perigo para o mesmo, com é o caso do ministro de Educação e secretário de Estado da Juventude Abnilde.
    Convém que o governo seja transparente nas suas acções senão a queda será fatal e os LEÕES DE CORRUPÇÃO( MLSTP, MDFM E PCD) estão FAMINTOS E SEDENTOS.
    Mantenham a jaula em segurança máxima e em alerta SENÃO, huuuuuummmm!!!!!!!!!

    Eu conheço esses tipos e sei do estou a falar.

    DEUS ABENÇOA SÃO.TOMÉ E PRÍNCIPE. AMÉM.

  18. Pedro Cravid

    29 de Fevereiro de 2012 at 15:13

    Agora sim,vamos lá ver.O MLSTP deve continuar a pedir explicações ao governo como um partido arternativo ao poder.Não basta estar ai a ver a onda passar,já a muito que devia ter feito,este senhor Primeiro Ministro não é flôr que cheira por isso não se consegui apanha-lo pelo cheiro,não se trata somente deste acordo existe mais e que deve ser explicado ao povo,sabe-se lá o que anda a fazer este senhor no estrangeiro?… bandido,traficante…enfim…tomem bem atenção os partidos da oposição não fiquem só ai com o problema do deputado Amandio,pensem no país o senhor Presidente da Republica,tribunal de contas junto podemos fazer o melhor.

  19. deixa governo trabalhar

    29 de Fevereiro de 2012 at 15:50

    Eles inventaram um slogam para enganar o povo. Não estão a trabalhar nada. Um governo com ministros que deixam muito a desejar. Só propaganda!!! Toda clsse media está de rasto e na pobreza. O Patrice quer trasformar-nos em pedinte.

  20. Dezenformado

    29 de Fevereiro de 2012 at 15:53

    Se sao tome entrou na lista negra,deveriam fazer esta pergunta ao Rafael Branco.Na altura primeiro ministro,

  21. peter man peti

    29 de Fevereiro de 2012 at 15:58

    Mas os manos do M nao cansen de falar??? Se tem alguem que pode governar sao tome melhor porque que nao comenca por construir escolas e clinica para o povo?? se voces do M, e do Man Delfas (Obama),e outros mais que falao bwe, tivessen vontade de fazer algo no pais porque nao comencem por construirem escolas privada, clinica, hoteis, pequenos Resorts e outras coisas que o povo pode ver e creditar que quando estiverem no poder nao vao so trazer promessas ao povo??.
    voces os politicos de sao tome tem possibilidades e dinheiro porque que nao fazem algo com os vossos nome????? so querem fazer politica e quando chegam ao poder nao fazen nada?
    em sao tome para fazer um passeio e problema, para construir um chafaris de agua e problema, se o primeiro ministro viaje e leva maid dois dias e problema, se um juiz liberta um preso e problema,mas como que voces querem governar o pais assim Manos???? nao e so o governo ou o patrice que deve construir sao tome, sao todos os saotomenses que devem pensar para um sao tome melhor.
    Epa esses vossos estudos nao valeu pra nada Manos, voces sao as poucas vergonhas da nacao.falam bwe de tuga mas sao melhores palhacos que ja vi.
    lets start doing some good work for the island and islanders brors, stop talking S..HT..S

  22. Dezenformado

    29 de Fevereiro de 2012 at 15:59

    Sempre a criticar ideias dos outros e nunca mostra o que fazem ,fracasso MLSTP.Mostra trabalho, Povo quer ver alguma coisa que MLSTP produziu.

  23. peter man peti

    29 de Fevereiro de 2012 at 16:08

    Desde 12 de julho de 1975 quem soube mais da soberania naciomnal?? so souberam da soberania familia e pessoal.
    vao la se catarem com os vossos blaa bla de malucos.
    nos astiemos a bandeira nacional, mas hoje somos marginalizado.
    na altura quando o pais precisava dos proprios seus filhos para servirem estavamos la 53/83 primeira praca da infantaria, abrimos o morro peixe Recrutment Centre, voces estavao aonde?? sao mesmo como SIDAS o M

  24. luisó

    29 de Fevereiro de 2012 at 16:38

    realmente estas questões são importantes e pertinentes mas,
    STP no seu melhor…
    Políticos e Estado falhados…

  25. deixa governo trabalhar

    29 de Fevereiro de 2012 at 16:41

    O minsitro da Justiça não tem uma visão clara das reformas que devem ser implementadas no sector da Justiça. O ministro da descentralização, pior ainda. Ele não sabe o que é isto de descentralização. Mas parece ser um bom rapaz. Presta bom serviço de informação ao Chefe. O ministro do plano e desenvolvimento não sabe aonde pegar para que haja autoficiencia alimentar no sector agricola. O ministro da educação, anunciou computadores para todos os alunos, mas nem trote os alunos têm. O famoso secretario do governo tem uma função ambigua, decorrente mesmo da desiganção do seu cargo. Ele não tem ministério é um trabalhador subordinado do Patrice. O proprio Patrice, que diz-se ser doutor, e que todos os camaradas do ADI têm que lhe chamar de DOUTOR PATRICE não tem uma linguagem da arte e nem propostas para a situação economica do País. A ministra da saude dispensa de comentario. Ela está ao mesmo nivel que o KUBILA.

    • januário

      29 de Fevereiro de 2012 at 17:33

      ê ça ca dá cuá…

      Este país está a bater no fundo.Eu tenho 64 anos de idade e nunca imaginei que o meu país pudesse estar um dia nesta situação. Como é possível o país estar numa lista negra de “Branqueamento de dinheiro e financiamento terroristas”? Credo Deus Pai Todo Poderoso. Eu juro que nunca esperei ouvir ou ler uma coisa desta no meu querido país. Olhá onde chegámos? Sinceramente! Essta geração de políticos não tem salvação. A História não perdoará estas pessoas que desgraçaram este lindo país. Quê cuá!!!! O quê, minha gente?! Financiamento de Terrorismo? Eu não acredito numa coisa desta!? Gostava que me confirmassem esta notícia, por favor. O senhor primeiro-ministro já falou sobre isto? Ele já explicou isto? O MLSTP pode confirmar isto que está a dizer? Isto é verdade, minha gente? A Assembleia já falou sobre isto? O Presidente já falou sobre isto? Tudo isto será verdade ou será invenção do MLSTP? Sinceramente que eu não acredito nisto. Não pode ser.

    • peter man peti

      4 de Março de 2012 at 10:57

      Ja esta!! vamos fazer como agora limao??? mas se esta ! ja estava a muito tempo na altura dos Man Blancudo,lelele!! ele e um Mafioso international fuma um masso de cigarro em 20 mike, quando esta nervoso, ele tem seu puto nas fileiras dos Maninhos do M grande, aquele e que conhece as redes. a mafia de branqueamento de capitais nao e de novidade na terra santola, todos sabem bem disso, o Man Delfa( OBAMA ) esta a partir um Tubaron Preto, o Advogado fugitivo tem $Euro200,0000 para emprestar um o PGR, O Mano sebastiao emprestou o PCD outra massa,esses dinheiros todos vem de aonde???? sao mafias de branqueamentos.
      voces vao burlando os putos de Sam Marchal, Riboque, e outros mas nos de San CIDA nao!!!! se a Pic Policia de Investigacao da City fosse bons como eu, ja Kusuava muitos na banda, lelelele sao malandros voces. zukulamesso pipol.
      lelele,, ate ja chamao os meus Manos de SURUMEIROS Passantes de drogas, como que discubriram as plantas?? porque plantarao tambem,O Don Quintas fuma, o Man F fuma, o Man D FUMA todos fumao a noite no passante lelelel, Mafiosos.
      se quizerem saber mais, mamdao mais e eu falo tudo.
      fui

  26. GOSTOSO

    29 de Fevereiro de 2012 at 19:34

    Meus Senhores, deixem p governo trabalhar.Falta só 2 anos para terminar essa legislatura. Não criem crises maldosas.Sempre é o povo a sofere. Pelo menos deixa o pais estável. é melhor o MLSTP organizarem melhor. Há muita coisa no MLSTP qie precisa ser ajuatada.

  27. Frank

    29 de Fevereiro de 2012 at 20:01

    É com profunda tristeza que acabo de receber esta insólita informação. Não quero fazer o juízo da sua fonte mas sim do partido que de alguma forma, tornou-a público. Os senhores do Partido do MLSTP/PSD, há muito que são bons, isso para não dizer que são excelente.
    Quando estes estão no governo, tudo anda às mil maravilhas, mas quando estes descem do trono, é uma desgraça. Os mesmos são capazes de cuspirem no prato que comem. Uma informação com essa, carregada de vexame para o nosso Santo País, devia ser dada a conhecer primeiramente as autoridades, aos partidos políticos e as forças vivas do País, e de seguida, torná-la pública. Essas práticas baixas de querer alcançar o poder a qualquer custo, em nada prestigia o partido” MLSTP/PSD. Forjam; usam subterfúgio, descredibiliza, escraviza, subjuga o povo que teimosamente faz questão em dar-lhes votos.
    Ao descredibilizar o seu País, que credibilidade terás?

  28. Gente

    29 de Fevereiro de 2012 at 23:31

    Pois bem compatriotas de nosso querido Sao Tome e Principe. Como voces podem notar, a nossa propria realidade pode ser observada na qualidade geral dos comentarios que postam, uma grande vergonha….so sabem dizer, MLSTP quer voltar….PCD so sabe criticar, ADI quer governar e nao deixam…. coisas que refletem as desavenc’cas pequenas entre homens e mulhers nas ruas…uma grande pena, mas mesmo assim, ve-se muito comentarios ricos e bons que tentar levar e corroborar pra uma a’alise correcta dasteses levantadas..Como disse um colega, enquadar o Pais na lista de riso de branquemento de dinheiro e financiamento de terrorismo, n~ao poder’a ser nunca uma coisa a ser levada na base desses coment’arios infantis….Neste sentido, a dire’cao do blog everia intervir pra levar a coisa de maneira mais escolarizada e esclarecedora…
    Abra’cos a todos

  29. zeme Almeida

    1 de Março de 2012 at 2:24

    Pra mim nao comentarios!S.Tome e Principe que foi sempre governado por este partido de homens experiencias em accoes governativas, este Pais ainda nao tem pernas para andar.So blefes para voltarem a poder a todo custo.Uma tristeza ver pessoas a sofrer neste Pais e que felicidade nunca lhes bateu a porta.Muitos destes senhores da politica, so querem estar no poleiro para voltarem a consolidar os seus bens.

  30. João Abel Fernandes

    1 de Março de 2012 at 7:41

    Meus Compatriotas,

    É preciso ter muito cuidado. Os textos do Abel Veiga estão quase sempre manipulados e ele dispara em todas as direcções. Pode parecer que ele queira atacar o Patrice e o seu Governo. Mas cuidado! Ele diz que o país foi considerado recentemente como de risco em matéria de bramqueamento de capital e que estaria na lista negra, etc. etc. Esta, contrariamente ao que parece é uma rampa para o Patrice se lançar, pois que o país está na lista negra nesta matéria há já muito tempo. Nota que até foi constituída uma Unidade de Informação Financeira no Ministério das Finanças no tempo da Miss Certinha, durante o Governo do Rafael Branco. Então o Patrice, rato como é na política, vai ridiculizar o MLSTP e outros. A propósito está Unidade é Dirigida por Idalino Rita, vulgarmente conhecido por COBRA e Alberto Paulino, isto é, pelos Camaradas.
    Mas é preciso ter cuidado quando se fala sem cuidado. Veja o Adelino Izidro, numa zanga de comadres, porque não recebeiu a sua parte do bolo da ENCO, veio criticar publicamente o Rafael e o Carlos Tiny e inadvertidamente meteu Angola pelo meio. Todos os projectos ficaram bloqueados, a grua adormeceu no aeroporto mais de um ano, mais de quarenta contentores ficaram estagnados no porto com mais de cem casas pre-fabricadas a apoidrecer, po projecto do aeroporto e do porto de Ana Chaves só agora e balbucintemente começa a dar sinais de vir a arrancar. Mas tem-se de fazer justiça, a vida é mesmo assim. Não foi Patrice Trovoada quem anunciou o investimento em Primeira mão. Foram os promotores e mais tarde a comunidade internacional de negócios. O Patrice falou de de um investimento de 200 000 000, mas os mercados falaram de 375 000 000. A ver vamos! Mas não se pode levianamente acusar alguém , uma multinacional de lavagem de dinheiro quando nós nem sequer a conhecemos. Ódio pelo Patrice é uma coisa! Decorre da irracionalidade de cada um, daquele radicalismo do PCD que tão bem descreve Carlos Graça e que o Aurélio Martins levou para o MLSTO, com a cumplicidade de Rafael Branco, Carlos Tiny, Maria das Neves, entre outros. Viram , da outra vez Carlos Graça fugiu. Desta vez abandonou o glorioso. Não é bom sinal para a democracia.
    Provavelmente o Abel Veiga apagará este texto que pretende apenas dizer a verdade. Ele sabe o que faz e conhece os seus compromissos. É seu pão e é legítimo que ele o proteja. Faria o mesmo.
    JAF

    • Téla Nón

      1 de Março de 2012 at 10:47

      Sim João Abel Fernandes, realmente é preciso ter muito cuidado. O Abel Veiga não disse que o país foi considerado de risco. O Abel Veiga apenas divulgou o comunicado do MLSTP, que textualmente diz o que agora você quer pôr na boca de Abel Veiga. É preciso mesmo ter cuidado, João Abel Fernandes, quando se fala sem cuidado. Realmente Abel Veiga sabe o que faz, e conhece e tem um compromisso de vida que nunca abandonará, informar, informar, apesar do mal estar que isso gera. É de facto o único ganha pão de Abel Veiga, por isso ele não teme e relata factos normalmente amargos mas de forma descomprometida, livre e sem medo, porque só está comprometido consigo mesmo, pelo menos até que proves o contrário. Tenho muitas duvidas que você faria o mesmo João Abel Fernandes.

    • Fijaltao

      1 de Março de 2012 at 12:49

      João Abel, não acuse quem não tem nada a ver com assunto. O Abel veiga apenas transcreveu uma afirmação do MLSTP! É o MLSTP que tem que explicar o povo (Assembleia) a veracidade dos factos com documentos comprovativos dos factos, fonte que forneceu-lhes a informação, data e quando!

    • Santomista

      1 de Março de 2012 at 15:29

      Finalmente leio um comentário sensato sobre essa problemática toda. O MLSTP/PSD não está preocupado com o bem estar do povo santomense. Eles estão sim preocupados em regressar a todo o custo ao Poder para mais uma vez delapidarem o pais como tem vindo a fazer desde a independência. Ora vejamos; STP sempre este na lista negra do GAFI e instituições internacionais e Países parceiros e amigo de STP há muito que tem vindo a tentar ajudar gratuitamente STP neste assunto. Sempre foi necessário criar uma lei contra branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo como também a elaboração de um novo código penal. Agora eu pergunto: o que os governos do MLSTP/PSD fizeram sobre o assunto? Porquê que não fizeram nada? A Unidade de Informação Financeira (UIF) foi criada recentemente e este Governo tem dentro das possibilidades do país, criando condições para que funcione. Mas há coisas que não dependem somente do governo ou da UIF. Depende da Assembleia Nacional (AN), com por exemplo a aprovação do Código Penal e a reformulação da Lei contra Branqueamento de Capitais.
      Quem domina a AN? É o ADI. Não. É o MLSTP/PSD e o PCD e justamente os dois partidos que pretendem a todo o custo voltar ao poder, e que nunca fazem nada quando lá estão. Porque que querem voltar e criticam pelo facto de STP estar na lista se eles quando eram Governo não moveram uma palha se quer para reverter a situação? E ainda há mais. Devido as iniciativas deste Governo, haviam retirado STP dessa lista, para uma lista imediata de países que estavam a fazer progressos nesse assunto. E sabem porque que no mês passado STP voltou a lista negra? Eu respondo. Porque os progressos desejados não foram cumpridos. E sabem quais são esses progressos? A promulgação do Código Penal e da nova Lei contra o Branqueamento de Capitais. Qual é o órgão da soberania que trata das Leis? Assembleia Nacional. Que partidos mandam e desmandam na AN? MLSTP/PSD e PCD. Que partidos possuem maiores e melhores corruptos? Vocês sabem. Quem sairia mais prejudicado com a nova legislação? Vocês sabem.
      Relativamente ao acordo que o PM rubricou com a Gunvor, não passa de mais uma palhaçada e inveja do MLSTP/PSD.
      Cresçam e apareçam, por favor. Para o bem de nos todos.
      Publique por favor!!

    • Zzzzzzzzz

      3 de Março de 2012 at 4:08

      Finalmente alguém com algum discernimento!

  31. ADELINO DOS SANTOS

    1 de Março de 2012 at 8:55

    Acho eu que muitos que estão a criticar não estão a ler o comunicado do MLSTP ou se leram não entenderam nada meus senhores vamos deixar de brincadeiras,porque se isso for real,estamos todos no mau lençol porque isso é gravissimo.Vocês não acham assinaturas desses acordos muito estranho,temos que abrir os olhos.

  32. nora

    1 de Março de 2012 at 9:02

    Os Santomenses esperavam muito mais do ADI e do Senhor Patrice trovadinha. Pelos visto nada. mais uma vez José Viegas tem razão nota (0).

    O MLSTP e o seu Presidente apoiou muito as iniciativas do Governo em da-lo tempo de graça com a celebre frase “AGENDA DE CONCENSO”. Mais STP está a ser deixado para trás pelo Sr. Patrice Trovoada com os seus negócios que já é caracterizado de escuros e bandidos.

    é tempo de vergar as mangas e colocar o Governo, ADI e Patrice Trovoada de sentido.

    COMUNICADO,

    INSTO A ASSEMBLEIA NACIONAL DE PEDIR ESCLARECIMENTOS ACERCA DESSE E MUITOS OUTROS NEGÓCIOS, PRODUZIDOS PELO PATRICE TROVOADA E SEU GOVERNO.

  33. Domingos Boa Morte

    1 de Março de 2012 at 9:05

    O MLSTP tem razão, conhecemos muito bem a ADI e o Sr. Patrice Trovoada nos seus malabarismos.

    É tempo de acabar com as bandidagens que o Sr. Patrice nos acostumou. Povo bilí ueu.
    Patrice sá móm pé dê (Trovoada) bandido.

  34. BRUNO DAS NEVES

    1 de Março de 2012 at 9:15

    Acho isso uma umiliacao muito feia pra nosso pais, as autoridade competente tenhem que vir ao publico dar uma esplicacao muito credivel porque isto esta ganhando contornos serrissimo, porque temos que estar esclarecidos acerca desta informacao, a ser verdade, o que acham que o primeiro ministro de fazer? Tambem nao concordo com a ideia dele atribiur em quase silmutaneo o mesmo espaco a daus empresa pra implementacao do mesmo projecto, afinal,o que se passa na cabeca deste senhor? Acho que se a legislatura desse governo terminar no seu devido tempo, teremos muitos problemas, se o governo quiser mesmo trabalhar, seria bom fazer bem a transparencia das suas accoes. Nao se esquecem que ” O FACTO DE, NAO SIGNIFICA QUE!”

  35. João Bosco Menezes de Pinho

    1 de Março de 2012 at 9:47

    Convenhamos senhores comentarstas! O País não é propriedade da Família Trovoada. Saiem,entram , ficam e fazem o que quizerem e ninguém pode falar? O que está mal tem de ser dito. Os dois orgãos de souberania ( Presidente da República e Presidente da República têm de ser respeitados. Informações que temos dão conta que o Patrice Trovoada não tem respeitado o Presidente Pinto da Costa. Isto não pode ser.

  36. João Bosco Menezes de Pinho

    1 de Março de 2012 at 9:49

    Queria dizer: (Presidente da República e Assembleia Nacional)

  37. Anjo do Céu

    1 de Março de 2012 at 10:28

    Nao podemos levar avante as palavras do MLSTP.Sao todos falsos e com memoria muito curta principalmente quando nao estao no poder.Quando estao fazem mesma coisa ou pior.Ainda tem na pele sangue de partido unico.MLSTP esqueceu do acordo assinado em Belgica na outrora levando Carlos Quaresma como Ministro das Finanças e Lucena como Governador do Banco Central enquanto nenhum deles exercia essa funçao? Acordo escambou-se e Carlos Quaresma refugiou-se no Gabao ate hoje.Tem k fiscalizar o governo nas suas açoes esperando o que vai acontecer do melhor.Todo Santomense gostaria de ter um projecto deste para dar emprego as pessoas e melhorar as condiçoes de vida em base de transparencia.Espero k povo saiba distinguir bem e do mal.Bem Haja

  38. fica

    1 de Março de 2012 at 14:58

    A verdade é que, como cada pessoa santomense tem simpatia e está ligada familiarmente, politicamente ou desmoralmente a um partido politico, ninguém tem ou pode ter uma opinião imparcial.
    Cada vez que uma pessoa critica ou levanta uma sugestão, ela é vista como quem pertence a tal ou tal partido. E cada vez que isso acontece, a outra pessoa encrimina a primeira dizendo que esta não tem razão.
    Estamos perante os verdadeiros santomenses: não faz e nem deixa os outros fazerem.
    Porquê que a ideia ou critica lançada pelo MLSTP não pode ser vista, analisada e tomada em consideração?
    Com efeito, no dia 18/02/2012 o GAFI/FATF publicou em 18 de Fevereiro uma lista de países ou territórios que no seu entender não cooperam com os esforços internacionais de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo. E STP encontra-se nesta lista. Isto quer dizer que o país não coopera no combate a este flagelo. Quer dizer que coopera com os corruptos de branqueamento de capitais.
    Assim se pode dizer que o país está a ser mal encaminhado.
    É verdade isto.
    Porquê que quando alguém põe em discussão ou a mesa um tema importante, ja que afecta o partido tal ou tal, essa pessoa ja foi corrupta, nunca fez etc. Porquê que no passado o STP não esteve nesta lista?
    Porquê que as pessoas que não estão de acordo com a critica do MLSTP não seriam também corruptas?Mesmo que o MLSTP tenha mal feito no passado, isto não implica ou impede de dizer a verdade?A verdade deve ser dita, e se nós nos juntarmos pela verdade, nós iremos longe e avançamos.
    Não estejam ca a criticar quem critica. Isso é mau.
    Então vamos todos ser corruptos porque os outros são?Não se pode ter boa ideia nesta terra??? tanta conversa que significa a desunião e falta de consenso.
    Diz: sim, é verdade.
    O senhor PM assinou memorando de entendimento com a Gunv, este procedimento é certo?Vamos deixar de pensar que o outro que está a criticar é porque ele está fora do poder, vamos ver se o que ele diz é bom ou verdade, é assim que podemos avançar

    • Santomista

      2 de Março de 2012 at 11:48

      Sr. “Fica”! O senhor não está minimamente informado sobre o respeito. STP já se encontrava na lista muito antes do Governo do Rafael Branco. Foi por isso que se criou a Unidade de Informação Financeira (UIF). Tente se informar melhor antes de vir cá falar sobre um assunto que desconhece. Na avaliação do ano passado STP tinha sido retirado da dita lista e colocado numa imediatamente superior, mas não queria dizer que STP tinha deixado de ser um país de risco. STP passou a ser um país cooperante pelo facto das medidas que estavam em curso. A falta de continuidade dessas medidas, nomeadamente questões relacionadas com a morosidade da publicação da Lei contra o Branqueamento de Capitais e o Código Penal principalmente, empurraram o país de novo para a lista negra.
      Obrigado pela compreensão.

    • Zzzzzzzzz

      3 de Março de 2012 at 4:24

      E deixa-me acrescentar. Porquê só agora se fala do GAFI? Ou pq nos últimos anos STP aparece nesta lista?

      Porque, há já alguns anos, em STP proliferam bancos, e estes poderem ser vectores de movimentos de capitais considerados “ilícitos” pelos americanos.

      E não porque o governo do partido A ou B é mais ou menos corrupto como a noticia e o comunicado quer deixar transparecer.

  39. dany

    1 de Março de 2012 at 15:25

    meu snhores eu vos avisei ja a muito tempo que estamos eminente a um BRANQUEMENTO DE CAPITAL com o RUSSOS. Estava uma equipa de Russo em S.Tomé na equipa em casa do Patrice Trovoada no mês de Dezembro. tenho muitas informações sobre isto ABREM OS OLHOS

    • João Sem Medo

      1 de Março de 2012 at 16:10

      É óbvio que tudo isto é preocupante. Eu não quero saber nada dos partidos políticos deste nosso país. Não me interessa nada. E garanto-vos que eu não voto desde a primeira eleição deste bandido do Fradique. Fiquei vacinado. No entanto, esta constatação de que o país passou a fazer parte de uma lista de “branqueamento de capitais e de potencial financiador de terroristas” deixa-me totalmente intranquilo e pessimista relativamente ao nosso futuro. Nunca esperei ver que o meu lindo país constituído antigamente, por gente boa, com escrúpulo, com sentido de responsabilidade, se convertesse neste momento numa maldição que nos irá levar para o inferno. Esta gente merece um grande castigo. E eu não estou a falar de castigo eleitoral nem coisa que se pareça. Estou a falar de castigo divino, para aqueles que acreditam em Deus. Sinceramente que eu estou completamente desiludido com este governo e com este primeiro-ministro e toda a sua espécie. Peço-vos simplesmente um favor: deixem o país em paz e vão saber da vossa vida. Por favor não estraguem mais o país. A culpa não é vossa. Nós todos como povo é que contribuímos para que vocês, autênticos ignorantes, analfabetos funcionais, corruptos e irresponsáveis tivessem a oportunidade de estrarem a fazer estas coisas más ao povo de S.Tomé e Príncipe. Já chega! Vão-se embora, por favor. Estou farto de vocês. Isto é muita humilhação para todos nós como povo e como país.
      Da mesma forma não tenho nenhuma razão para acreditar na oposição, MLSTP, PCD, MDMF e outras porcarias porque todos são famílias do mesmo tacho. Uma cambada de corruptos, irresponsáveis, desgraçados, bandidos, e malfeitores. Deixem o país em paz e vão a vossa vida. Os nossos jovens e crianças não mereciam esta traição tão ignóbil. Malditos!
      Disse
      João

  40. jaka doxi

    1 de Março de 2012 at 19:08

    A aflição é tanta que agora só abastecem 50 contos de combustivel.eheheheh

  41. samagungo

    1 de Março de 2012 at 23:33

    São mesmo engraçados… ou desgraçados, o MLSTP. Quem acredita numa só palavra vossa é um incauto. Adelino Izidro (ex-deputado do MLSTP)foi bem claro. A corrupçao é a maior virtude desse partido. Abraço de Londres ao pessoal de Carnavial e Agostinho Neto.

  42. diarra

    1 de Março de 2012 at 23:44

    Quem diz o que quer ouve o que não quer.
    Sejamos sérios nos nossos comentários. O MLSTP neste momento está em crise. Uma crise de liderança que jamais se viu. Deixe de politiquice… façam oposição como o povo vos mandou. Pratique o bem.

  43. Coladura

    2 de Março de 2012 at 3:13

    QUE TRISTEZA!
    Em STP, há quem lê por lêr.

    Não sabe que não entende o que Lê;

    Mas também sabe que não entende o que lê,

    E não sabe que também não sabe que não entende o que lê!

    Nas vossas criticas, porque não sabem respeitar o tema, o leitor fica sem saber qual é o assunto do tema que pretendem criticar ou se quer criticar aquele que critica tema em questão ou aquele que pede esclarecimento sobre o tema em causa. Será a prática de levantar as mãos antes de ser atacado? Ou será por incompetência ou estratégia de melhor defesa, tacar antes de ser atacado?
    Não acham esse tema é de grande importância que carece de um rápido esclarecimento, porque põe em causa a imagem do nosso STP e ao invés vez de atacar Abel veiga e partidos de oposição?
    Que mal há em fazer pedido de esclarecimento sobre uma declaração da assinatura de um acordo de duzentos milhões de dólares, saída somente da boca do PM de STP? Será que a Assembleia Nacional, Conselho de Ministro e outras instituições já viram o projecto deste acordo? Mesmo tratasse duma empresa com essa dimensão, o conselho de administração deveria ter conhecimento prévio desse acordo. Essa declaração é ou não digna de pedido de esclarecimento por parte do Partido de oposição?

    Que mal tem pedido de explicação sobre facto de Sâo Tomé e Príncipe estar incluído da lista negra – Lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo? Quem está de acordo com inclusão de STP nessa lista que atire a primeira pedra.

    Compatriota, que espécies de cidadão são, para estar com blá blá blá, como se isso fosse simples brincadeira? E se é, é brincadeira de mau gosto. E qualquer cidadão no seu estado normal, de saúde, sendo responsável não deve fugir esse tema para atacar partido nenhum ou Abel Veiga, senão o de atacar e pedir explicação ao Governo e ao partido que lhe apoia.

    Tudo isso para dizer que concordo, absolutamente, com comentários do Ruben, do Bruno das Neves, do Adelino dos Santos e do Fica. Porquanto descordo em absoluto com os restantes blá blá bla que tudo o mais é politiquice, nesse flagrante caso, por vezes, mais vale estar calado.

    Deixar trabalhar… não é, nem pode ser deixar andar! ..

    Vamos deixar Abel Veiga fazer seu papel de informar…

    Vamos deixar a oposição fazer seu papei de criticar o que está bem…

    STP precisa de homem íntegro para sua afirmação no mundo

    • Coladura

      2 de Março de 2012 at 11:35

      Ressalvo as frases:

      Onde se lê

      Será por incompetência ou estratégia de melhor defesa, tacar antes de ser atacado?

      deve-se ler,

      Será por incompetência ou estratégia de melhor defesa, atacar antes de ser atacado?

      Onde se lê

      Vamos deixar a oposição fazer seu papei de criticar o que está bem”…

      deve-se ler,

      Vamos deixar a oposição fazer seu papel, de criticar o que não está bem…

  44. Luis Dondoia

    2 de Março de 2012 at 5:33

    Estranho e desconfio de tudo de venha das bandas do PSD ( o MLSTP é grande demais para estar na boca dessa gente )…
    Que eu saiba existe em todos os Governos um Regulamento interno próprio que é seguido pelo mesmo.
    Quererá o PSD saber em que altura o governo reune-se e toma as suas decisões?
    ESTRANHO ???

    Será verdade que os EUA colocaram STP na famosa lista quando os STP é consedirado pelos mesmos como Pais Amigo ?

    PSD não nos coma por parvos .
    Mostre-nos esse documento ou aonde ele encontra-se para tirarmos as nossas elações .

    Foi no tempo dos governos PSD/PCD que fizeram com que STP fosse considerado o País dos mais corruptos de África …

    Estamos de olhos abertos.

    Como já disse noutra crónica ( se não foi censurada )cabe ao PR credibilizar a imagem externa do País e ao Governo fazer o trabalho de sapa (sujo) de arranjar dinheiro limpo para colocar o País a andar .

    Se é Gunvor ou Sonangol é-nos igual .E se forem os dois melhor a concorrencia é mair no Distrito indicado deste a Era Colonial como Industrial e industrializavel .

    Mais ainda essa da Sonangol é uma Acha para as nossas relações com RPA .

    E essa dos EUA terá como finalidade minar essa relação que por sinal até está sediada no País , sempre a observarnos.

    DEIXEM TRABALHAR OS OUTROS O POVO NÂO È PARVO ; SABERÀ JULGAR NAS PRÓXIMAS LEGISLATIVAS.

    Disse…

  45. Espirito Santo

    2 de Março de 2012 at 8:51

    Ao ler os comentários sobre a o artigo, quero alertar o governo que deve governar com a transparencias.Aos que associam o meu MDFM a outros partido da Oposição, quero dizer que o MDFM não esta com furia do poder, mas sim faz uma oposição construtiva realista e aberta. Quando for para estarmos a favor do governo estaremos, quando for para descordarmos do governos faremos de forma clara e aberta.

  46. António Francisco dos Ramos

    2 de Março de 2012 at 9:11

    Meus Compatriotas,

    Sobre a lista negra, remeto quem quiser e, em particular, o ABEL VEIGA, para a consulta dos documentos do GAFI e outros para que se saiba quem colocou o país na lista negra e quem tenta de lá tirá-lo. Ponto final e deixemos de brincadeiras.
    The second reportIn the second report, in 2001 (including a supplemental report in September) a further eight countries were designated as non-cooperative:

    Egypt
    Grenada
    Guatemala
    Hungary
    Indonesia
    Burma
    Nigeria
    Ukraine
    [edit] The seventh reportThe seventh list, published in June 2006,[4] listed only the following country as non-cooperative:

    Burma
    [edit] The eighth reportFATF’s Eighth NCCT Review (Annual Review of Non-Cooperative Countries and Territories 2006–2007 dated 12 October 2007) listed no countries as non-cooperative.[5] Myanmar (formerly Burma) was removed on 13 October 2006, Nauru on 13 October 2005 and Nigeria on 23 June 2006.[5]

    FATF issued a “Statement” on 25 February 2009 noting concerns and encouraging greater compliance by the following countries:[6]

    Iran
    Pakistan
    Turkmenistan
    Uzbekistan
    São Tomé and Príncipe
    [edit] “Counter measures”Where the FATF feels that a country is not making sufficient to improve its regulation it may recommend “counter measures” against such countries. To date it has only done so against three countries: Myanmar, Nauru and Ukraine. However, counter measures have been withdrawn from all three, and as at July 2006 there are no counter measures in effect against any country.

    Se já leram, muito obrigado.
    António Ramos

    • Santomista

      2 de Março de 2012 at 12:04

      Caro António Ramos. Talvez você deveria traduzir o que colocou porque muitos não vão conseguir ler em Inglês e nem se vão dar ao trabalho de tentar traduzir o texto.
      Eu também sou crítico da forma como o Tela Non publica as suas notícias com uma clara inclinação. Eu digo o Tela Non porque muitas das notícias que vêm aqui assinadas pelo Abel Veiga não foram escritas por ele. Um bom jornalista tem de se preocupar em lançar todas as verdades para que o povo, sim o povo sim, leia e tome as suas decisões a partir de verdades. Doa a quem doer mas que sejam verdades. No caso desta noticia onde se fala do tal acordo e da inclusão de STP na lista negra. Qual foi, qual tem sido e qual será o papel do Tela Non? Porque que vocês os jornalistas do Tela Non, não investigue e procure explicar realmente o que se passa? Eh tão simples quanto isso. Procure as fontes certas e escreva a verdade independentemente se for a favor do governo ou da oposição. Mas fale a verdade. Ajude-nos a salvar o nosso país. Os jornais não devem fazer politiquices.
      Publiquem se faz favor.

    • Zzzzzzzzz

      3 de Março de 2012 at 4:32

      Muito bem, um ponto para o seu comentário.

    • rancataco

      2 de Março de 2012 at 18:04

      traduzir …

    • Luis Dondoia

      3 de Março de 2012 at 22:52

      Perceberam desde de 2006 que STP foi colocado como país que não tem feito tudo para impedir a lavagem de dinheiro que irá para o apoio as ações terroristas .
      O Governo da ADI foi eleito em 2010 …

      Ouviram … Campanha baixa de um Partido que teima chamar – se MLSTP .

      Não passam de PSD . O MLSTP como diz o preambulo da Nossa Lei Mãe é um movimento histórico de todos os STP e não de meia dúzia de gatos pingados de reputação duvidosa . Por mais que queiram serão ,pelo menos para mim , PSD.

      Não misturo -me com tal sobranceiria

  47. joão silva

    2 de Março de 2012 at 16:24

    este comunicado do mlstp/psd vem em muito boa hora. precisamos de uma oposição atenta para denunciar as negociatas deste governo. o dinheiro da máfia russa quer entrar em STP através deste tal “centro de negocios petroliferos”. é com estwe dinheiro que o patricio trovoada quer comprar o amandio e os irmãos monteiro do mlstp. patricio e varela abriram contas bancarias agora na suiça onde depositam cinco milhoes de dobras. o amandio recebeu a sua migalha em portugal e agora esta arrependido. quer reconciliar com o delfim

  48. fradique madalena

    2 de Março de 2012 at 16:27

    o primeiro ministro so viaja para tratar de assuntos e negocios privados: centro de petroleo, bancos privados e proteger o seu negocios de cacau (SATOCAO). os agricultores que se lixem. os pescadores que continuem a desaparecer no alto mar. já enganou os tipos dos barcos encalhados em micoló com indeminizacoes nas ultimas legislativas. agora esta a preparar para enganar o kawike. bô molêeeeee

  49. Coladura

    2 de Março de 2012 at 19:11

    Compatriotas!

    No meu fraco entender, todos os comentários e

    opiniões, são legítimos. Mas podem ser tidas

    como de muita precipitação. Até pode ser visto como

    fenómeno de pôr carro a frete do boi.

    Peço-vos por todo amor que temos por nosso STP A

    não abandonem o nosso princípio bíblico

    S. Tomé é “ ver para crer”

    O PM, Patrice Trovoada, anunciou e/ou declarou que assinou um acordo de 200 milhões de

    dólares com a GUNVOR em Suíça.

    Em nome de coerência e/ou transparência, antes de

    tudo, era muito bom que procurássemos por todos os

    meios conhecer o conteúdo textual desse acordo, para

    sabermos que qualidade da água é que estamos a

    pescar, senão, podemos perder muito bom pescado, de

    alta qualidade e valor ou continuamos a pescar na água

    turva.

    Quem sabe botar a baixo, tem por obrigação de saber

    construir…

    STP precisa mais de quem sabe construir.

  50. prisioneiro

    3 de Março de 2012 at 2:34

    Amigos

    Desculpem por voltar ao assunto do livro do Carlos Graça, mas é o seguinte:
    – Neste momento estou detido na prisão central. Aonde posso arranjar o livro para ler e passar o tempo ?

    Obrigado pela informação que me possam dar

  51. filha de terra

    4 de Março de 2012 at 11:16

    O pa´s está na lista negra e continuará nesta lista se não der um salto de desenvolvimento. Todos sabemos que um país que não tem controle nem da sua fronteira onde todos entram e saem quando quiserem constitui sempre um risco a paz e a segurança internacional, pois será o lugar escolhido pelos terroristas para se esconderem e daí comandar as suas operações. São Tomé é um estado pária. Temos que trabalhar para desenvolver o nosso país tão pequeno mas tão rico.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top