Política

MLSTP/PSD e o MDFM-PL no 5º Congresso Nacional Ordinário do PDGE da Guiné Equatorial

Uma delegação do MLSTP/PSD, chefiada pelo seu Presidente, Aurélio Martins, participa desde quinta-feira, na cidade de Bata (Guiné Equatorial), no 5º Congresso Nacional Ordinário do Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE), tendo como lema central “Consolidação da Filosofia do Ensaio Democrático”.

Sob a liderança de Teodoro Obiang Mguema Mbasogo, igualmente Chefe de Estado há mais de duas décadas, o PDGE incluiu na agenda do seu 5º Congresso um ciclo de conferências sobre Género dedicado especialmente a Organização das Mulheres deste partido governamental.

Numa “mensagem de solidariedade” apresentada na sessão solene de abertura, o Presidente do MLSTP/PSD augurou êxitos ao congresso do PDGE, realçando que «São Tomé e Príncipe e a Guiné Equatorial são países vizinhos e irmãos, com um passado de solidariedade na luta anticolonial».

Aurélio Martins evocou este passado histórico: «Foi, na então cidade de Santa Isabel, em Julho de 1972, que ilustres nacionalistas filhos de São Tomé e Príncipe reuniram e decidiram transformar o Comité de Libertação de São Tomé e Príncipe (CLSTP) em Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP), tendo este conduzido o nosso Povo a independência nacional, em 12 de Julho de 1975, sob a liderança do nosso líder carismático, Camarada Presidente MANUEL PINTO DA COSTA», declarou Martins, para depois acrescentar que «Hoje, passadas quatro décadas, os nossos Povos continuam solidários na luta pela afirmação dos respectivos Estados e na busca do desenvolvimento sustentável».

Na sessão especial dedicada às mulheres do PDGE, Ana Meira Rita, Vice-Presidente da Organização das Mulheres do MLSTP/PSD (OMSTEP/MSD), endereçou uma mensagem calorosa e de irmandade na ocasião e participou no ciclo de conferências.

O 5º Congresso Nacional Ordinário do PDGE encerra os seus trabalhos, este sábado, com a leitura do comunicado final e o empoçamento de novos membros da Direcção e do seu Conselho Nacional.

A delegação do MLSTP/PSD ao referido evento é integrada, igualmente, por Nelson Mendes, membro da Comissão Política e Secretário para Informação & Marketing do partido.

Para além do MLSTP/PSD, o PDGE também convidou para este congresso uma representação do MDFM/PL que é chefiada por Eugénio Tiny, Vice-Presidente do partido liderado pelo ex-Presidente, Fradique de Menezes.

Abel Veiga

6 Comments

6 Comments

  1. No Comment

    23 de Abril de 2012 at 8:41

    “Consolidação da Filosofia do Ensaio Democrático”.Cada coisa que desce….

  2. Armenio Sousa

    23 de Abril de 2012 at 10:02

    O Jornalista do Tele-Nom deve ser mais imparcial no tratamento das questões.
    No titulo da notícia fala de delegações de dois partidos de STP ao congresso do PDGE, mas em todo o corpo da notícia só há “louros” para o MLSTP e nem uma só referência ao MDFM.
    Nas noticias divulgadas pela televisão equato-guineense,pareceu-me ser mais elogiada a comunicação da delegação do MDFM. Talvez por isso, para fazer “emergir” o fraco discurso de Aurélio Martins naquele congresso, o MLSTP estará desta forma a fazer a promoção da sua fraca participação no evento,e claro está utilizando o nosso amigo jornalista do tela-nom.

  3. Leucadio

    23 de Abril de 2012 at 11:53

    Normalmente os partidos políticos reunem-se consoante a sua filiação a uma determindada “família política”, como por exemplo a Internacional Socialista. E ospartidos costumam convidar para os seus congressos partidos políticos de outros países, que perfilam a mesma família política.
    Nesta lógica, o PDGE considerará que o MLSTP/PSD e o MDFM-PL, pertencem À mesma “família política”. Será???

  4. Flogá

    23 de Abril de 2012 at 14:27

    Empossamento em vez de “empoçamento”.

  5. Argenezio Antonio Vaz

    23 de Abril de 2012 at 17:05

    Meu caro Armenio Sousa, outra coisa não se pode esperar. Que tristeza essa nossa comunicação social. Tantos anos, com a GE téao perto de nos, mas nada fazemos para tirar proveitos. Estamos apenas esperando alguns trocos de Angola , isso sim.
    Que tristeza, so espero que isso dê algo.

  6. lada

    24 de Abril de 2012 at 15:41

    Agora,é a vez de Pinto da Costa comer nas estrada de Fradique,mas o Sr senhor fique sabendo que o Sr Fradique tratou le ja no passado tenha vergonha senhor.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top