Política

ADI diz que o PCD e o MDFM pretendem incentivar revolta social e a desordem pública para assaltar o poder

Numa reacção ao comunicado do partido MDFM-PL que condena a actuação do Governo, e em consequência das recentes declarações do PCD, o partido ADI no poder considera que as duas forças políticas da oposição, querem assaltar o poder, através da revolta social.

No comunicado da ADI divulgado pela TVS na noite de terça – feira, o PCD e o MDFM são acusados de constituírem «uma aliança de forças de bloqueio e de retrocesso, e que pretendem de forma camuflada, incentivar a revolta social, a desordem pública e a instabilidade com o objectivo de assaltar o poder».

Segundo ainda a TVS, a ADI explicou que os dois partidos pretendem assaltar o poder para «instalar a anarquia e arbitrariedade, que lhes permitirão continuar a boa vida e o esbanjamento do dinheiro do Estado».

No comunicado que segundo a TVS, é assinado pelo Secretário-geral da ADI Levy Nazaré, é dito que «as duas forças da oposição estão a tentar a todo o custo virar o povo contra o Primeiro-ministro e o governo em geral, como é o caso da polémica a volta da alegada falta de medicamentos e da comemoração do primeiro de Junho».

O partido no poder que é liderado pelo Primeiro-ministro Patrice Trovoada, diz também no comunicado que o PCD e o MDFM, «querem ainda virar o povo contra os investidores estrangeiros na questão da terra de uma forma perigosa, demonstrando falta de seriedade de quem pretende conquistar o poder, numa altura em que o país tanto depende do estrangeiro para a satisfação das suas necessidades básicas».

O comunicado da ADI lido pela TVS recorda os casos de 5 milhões de dólares do Brasil, de 1,6 milhões de dólares do Japão, chama atenção para o valor real de compra do Barco Príncipe, e faz referência a história dos passeios da cidade de São Tomé, que só agora estão a ser concluídos.

Abel Veiga

    56 comentários

56 comentários

  1. santa Marta

    6 de Junho de 2012 as 8:09

    Querem virar o povo contra os investidores estrangeiros na questão da terra de uma forma perigosa? Que estrangeiro se o seu primeiro ministro também é socio e alugou essas terras por duzentos e quarenta e cinco mil dobras cada hectar o que um nacional faz e em melhores condições?
    Este governo cheio de incopetentes e que tem silenciado a voz dos que mais sofrem merece tudo.

  2. kim kim

    6 de Junho de 2012 as 8:12

    Amigos,

    É preciso seriedade das partes, tanto do ADI, do MLSTP, do PCD, do MDFM e de todas as forças vivas do país.
    O grande problema do país é que quem fala hoje já fez pior no passado e no presente igualmente o povo não esta vendo o país a desenvolver enquanto todos vão ficando ricos.
    Então vamos ser sérios e darmos as mãos para o país andar retirando do palco ou do comando do país pessoas que não são credíveis.
    É altura de colocarmos no segundo plano políticos como Rafaeis, Possers, Jorges Amados, Levis Nazarés, Alcinos Pintos, Evaristos de Carvalhos, Delfins Neves, Trovoadas, Elsas pintos, Marias das Neves, Delfins Neves, Albertinos Braganças, Bidãos, Aurélios Martins e mais uns tantos jovens que só agora começaram e já estão pior que os mais velhos.
    É preciso que quem critica tenha credibilidade o que hoje não acontece nas instituções do Estado e nos partidos políticos.
    Os que nada fizeram até hoje e têm pelo menos experiência devem sair do palco e continuar numa outra plataforma a apoiar o país e não a roubar um grupo de cada vez mais sempre com ligação entre todos
    Vamos mudar meus amigos

  3. Paracetamol 500mg

    6 de Junho de 2012 as 8:39

    Um Governo que se diz transparente, liberal e democrático, não tem que jogar sujo. Controlo da radio e da televisão para difundirem contra informações, criar medo na população, isto é jogo sujo de um partido com medo que se descubra a verdade.
    Patrice quer mais verbas para as suas viagens turísticas em detrimento do bens estar dos santomenses, quer a nível económico quer a nível de saúde.
    O patrice, tal como o seu colega delfim neves têm algo em comum: Dilapidar bens públicos, enganar o povo e seguir interesses particulares.

    • Fruta pão

      6 de Junho de 2012 as 11:31

      Meu caro amigo Paracetamol.
      Patrice não precisa de dinheiro do estado para vijar.

      • OP Angola/STP

        6 de Junho de 2012 as 12:52

        Saudações

        Caro Fruta pão

        Você deve viver no mundo da fantasia para ter uma conclusão destas.

      • Z

        6 de Junho de 2012 as 13:17

        Oh senhor filho da……!
        O senhor acha que toda essa viagem que Patrice esta a fazer ele usou ou usa algum tostao dele, pessoal, para viajar. Abra os olhos…… Se nao consegues defender o Patrice de outra maneira, entao fica calado.

        • Z

          6 de Junho de 2012 as 13:18

          ……para viajar?

      • Zidane

        6 de Junho de 2012 as 13:19

        Seráaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa?????

      • Cauteloso

        7 de Junho de 2012 as 2:48

        Será! Será que que o senhor não entendeu que esse tal de Pratrice esta ali para tratar da sua vida.Ele quer lá saber de alguma coisa desse País.

  4. Verónica

    6 de Junho de 2012 as 8:47

    O ADI estácom medo?
    Ana Branca flá an, cuma home cu na sá home fá,na cá buli cu muala d’home fá.

    Será que o caso de falta de medicamento nãocorresponde a erdade?Convenhamos.Não façam

  5. Fidelio Castro

    6 de Junho de 2012 as 8:53

    Há uma velha máxima que diz: O REI NÃO PODE IR CONTRA A LEI, LOGO A VONTADE DO REI É LEI. Isto para dizer que o Rei (ADI) nunca erra e a vontade dela é sempre justa. A única verdade que sei, é que na actual situação que se encontra o país, nenhum partido quer o poder. Portanto deixem de histerias e GOVERNEM É PARA ISSO K VOCÊS FORAM LEGITIMAMENTE ELEITOS.

  6. Zeme SOOO

    6 de Junho de 2012 as 8:54

    Viva Democracia.

    Viva o povo de STP

  7. J

    6 de Junho de 2012 as 9:35

    Isto vai aquecer!
    J

    • Deputado com 4ª Classe

      6 de Junho de 2012 as 9:47

      ADI, devia mandar 3 ministros para casa para ver se isso muda, são eles: Ministro da Justiça, da Saude e da educação… É urgente fazer isso se não, adeawacongo…

      • João Carvalho

        6 de Junho de 2012 as 10:55

        Concordo plenamente!

  8. quente

    6 de Junho de 2012 as 9:36

    O ADI nunca foi, nem é e nunca será um partido sério. Mas quem está a esbanjar o dinheiro do povo O ADI ou PCD e MDFM? Vejamos só alguns exemplos:
    1º Quantas viajens o Sr. PT já fez desde que tomou posse em Agosto de 2010? Quais os resultados praticos destas ditas visitas? Nada.
    2º Quem paga ao sistema de segurança excessivo que o Sr PT tem? O sistema de segurança do PT tem mais segurança de que o do PC. O Sr PT chega a fechar a marginal do 12 de Julho só para si, quando estiver a sair do gabinete. Tudo isto é gastar dinheiro.
    3º Quem é BALA?Ninguém sabe. Tem um carro a sua disposição e um motorista.
    4º Bala viaja sempre com o PT, representando quem?
    5º Os analfabetos NINO e JOSE MANUEL da padaria viajaram com SR.PT, com que objectivo? Quem pagou a viajem?
    6º ESte governo não está esbanjar dinheiro, mas como o ADI explica a falta de medicamentos nos hospitais a falta de arroz, a divida publica que está aumentando( ogoverno não paga JAA, não paga falcão, etc)? Se não está esbanjar dinheiro como os outros, então deveria é ter mas dinheiro no cofre do estado. Aonde está o dinheiro?
    6º Não está a gastar dinheiro mas como é que o PT sai do país vinte diase não diz nada sobre o resultado das visitas? Estavamos a pensar que o PT ia dizer desta vez que conseguiu um avião, um barco, uma fabrica de montagem de TOyota. Anuncios pateticos que nos tem habituado depois dos passeios que anda a fazer pelo mundo tratando da sua vida .
    Não está a esbanjar dinheiro mas os alunos no estrangeiro não recebem a bolsa de estudo.

    ADI tem é que começar a trabalhar mais como disse recentemente na ultima sessão do parlamento o vosso deputado Cecilio Quaresma. O PCD e o MDFM são partidos de oposição e estão no pleno direito de criticar.

    Não tenham ( PT e ADI) medo o Pinto da Costa não é Fradique que deixava cair os governos por tudo ou por nada e muitas vezes o Fradique foi orientado pelo o ADI. O Pinto da Costa vai deixar-vos trabalhar tornando esse povo mais miserável, doente, aumentando a criminalidade, roubo, etc …Mas este povo vai resolver o vosso problema no tempo divido.

    • Paracetamol 500mg

      8 de Junho de 2012 as 8:59

      Há que responsabilizar o ADI e Patrice pela má gestão e degradação do pais. Se possível cadeia.

  9. Povo STP

    6 de Junho de 2012 as 9:42

    Levy, ninguém está a virar povo contra ADI, nem contra 1º Ministro e nem contra Governo. Levy, tu a falar desta forma, estas a chamar-me e resto da população de STP de parvos!

    Levy é ou não é verdade que Patrice vive a faltar Presidente da republica respeito? Você acha que isto está certo?
    Levy não há arroz no país, não há emprego para jovens licenciado que vão chegando ao país. Ministro da educação e da saúde continuam no governo a fazer das suas, há falta de competência no seio do governo, só dois a três ministro é que sabem o que realmente estão no governo a fazer, todos directores nomeado pelo governo continua corruptos! Levy os directores da DAF fazem concursos públicos para colocação de jovens quadro só para atender a suas clientelas (filhos de coitado mesmo com formação não safa) ou seja tudo continua como dantes, vocês prometeram precisamente o contrario. Eu votei no ADI. Achas que estou contente com isso? Claro que não! 1º Ministro desde que tomou posse já fez mais 20 viagens ao estrangeiro… Mostra me os resultados dessas viagens! Levy aonde está fabrica de computador Magalhães que ministro da educação anunciou? Centro comercial maior de África anunciado pelo 1º ministro? Levy é ou não verdade que hospital está de mal a pior? Levy diz sinceramente, a ministra da saúde e o ministro da educação são pessoas competente para continuarem no Governo? Levy, ADI diz que fechou todo dinheiro que era esbanjado pelos os corruptos de PCD e dos outros partido! Levy aonde está esse dinheiro? Se existe porque não comprar arroz com, em vez de ficar áspera de Japão! Levy ou será que se fechou de um lado e abriu se de outro para Libaneses e Nigerianos, senhores que agora tem mais direito em STP do que próprios os filhos da terra! Levy povo de STP pode ser burro mais não nos trata de parvos, temos olhos para ver o que o ADI está a fazer nessa terra, não é preciso partido nenhum dizer nos nada. Levy também, é mentira que o roubo não aumentou em STP? Levy sabias que a noite muita gente agora tem medo de andar na rua?! Por ultimo Levy, eu estou arrependido de ter votado no ADI, em 2014 vocês já não me apanham….. Levy, “Quem nasce lagartixa, jacaré nunca será” Força e bom trabalho!

    • Deputado com 4ª Classe

      6 de Junho de 2012 as 12:36

      Não é aceitável o nosso país gastar tanto dinheiro com pagamento de bolsas de estudo com os nossos jovens, para depois para povo ficar a saber que 1º ministro Patrice Trovoada, ter como seu assessor para área de economia internacional Nino Monteiro (um indevido que só tem 4ª classe). Isto é gozar connosco.
      Assim não pode ser. Levy, Nino Monteiro entra no avião para ir fazer o quê lá fora, junto com 1º ministro?! Levy aonde estar a cor do dinheiro que vocês fecharam ? Mostra-nos por favor, estamos a passar fome, o nosso STP está mal, põe esse dinheiro ao serviço da população(compra medicamento com essa massa). Levy cuidado, pode ser que, no fim desse fim podes vir a ser chefe de bandido… Faz coisa com reparo!

  10. Mimi

    6 de Junho de 2012 as 10:27

    Depois dos calos pisados… era de esperar uma reacçao! Era bom continuarem a trabalhar (já que sabem fazê-lo tao bem) e a demonstrar saber! Quanto aos medicamentos é só ir à farmácia de Taiwan levar uma receita para ser aviada, e com medicamentos básicos! Há de tudo graças a Deus!

  11. ginastica

    6 de Junho de 2012 as 10:29

    td isso que o secretario do ADI esta a fala o povo ja sabe, e muito bem e o povo ja sabe que o governo do ADI é pior governo o secretario pode fala e fazer de td as a verdade ele nunca diz.se eu vosse o secretário do ADI eu mim mantia calado sem ofender a oposição porque a oposição esta a faser o seu papel quer ADI ou ñ oposição tem que fala

  12. tempestade

    6 de Junho de 2012 as 10:32

    ADI – vai pra casa !!!!!!!!

  13. Fruta pão

    6 de Junho de 2012 as 10:40

    Essa gente não tem trabalho ou seja não sabem fazer mais nada a não ser vir para poder para roubar de novo. Muitos deles parecem turista na cidade, andam ai no dia do trabalho de calção nos bancos, na função publica. Vai trabalhar as roças que roubaram do estado, abre empresas, gera emprego e deixa de pensar no poder, a unica forma de ver dinheiro é só no poder??
    Credo.

  14. Filha de papai

    6 de Junho de 2012 as 10:41

    É mesmo para aquecer

    Ha gente que pensa que é todo poderoso.

    STP vai entrar na linha

    Fui e fico

  15. dPires

    6 de Junho de 2012 as 11:08

    “Segundo ainda a TVS, a ADI explicou que os dois partidos pretendem assaltar o poder para «instalar a anarquia e arbitrariedade, que lhes permitirão continuar a boa vida e o esbanjamento do dinheiro do Estado».”
    Decurso de fracos e incompetentes!
    Quer isto dizer que ADI não está na boa vida, a esbanjar e a roubar? Agora estão como medo de perder o poder? A ADI não instalou a anarquia e arbitrariedade? Então, como se explica essa palhaçada que está a acontecer no país?
    Uma vez li um artigo que dizia: «podemos escolher o que plantar, mas somos obrigados a colher o que plantamos». Já fizeram porcarias no poder e agora estão a chorar e acusar a oposição?
    O povo não precisa de influência para fazer revolta social, não é a oposição que vai abrir os olhos do povo. Acham que o povo santomense é cego ou quê? Achas que o povo é burro ou quê? Têm sorte em ter um povo calmo, senão, já haveriam revoltas e mortes, como acontece noutros países.
    É era só o que faltava.

  16. dPires

    6 de Junho de 2012 as 11:16

    concordo plenamente com o que foi dito pelo «POVO STP»

  17. bbb

    6 de Junho de 2012 as 11:23

    fui

  18. urgente

    6 de Junho de 2012 as 13:40

    Viva o povo de STP viva ADI

  19. TVSA-Televisão Santomense Aberta

    6 de Junho de 2012 as 13:47

    …”Isto da SATOCAO dizer que vai levar o Governo ao Tribunal Internacional pelo facto de depois de termos lhes vendido terras para cultivo, alias, já recebemos dinheiro… e que não estamos a cumprir com o estabelecido no contrato, só pode ser brincadeira…Inclusive estamos encontrando mais terra e mais terra para compensar… de modo que…não vejo qualquer perigo…”

    • TVSA-Televisão Santomense Aberta

      6 de Junho de 2012 as 14:08

      Levy, o que nos pode dizer sobre estas declarações de Patrice Trovoada sobre SATOCAO? Você não passa é de um “BÔBO” igual a estes que saem na festa de S.Lourenço de principe.

    • sandra pereira

      7 de Junho de 2012 as 15:15

      Há pessoas neste forum que perdem a grande oportunidade de ficarem caladas. É o caso do senhor TVSA que não tem a miníma noção daquilo que ele está a dizer.
      Deixem mas é o governo trabalhar. E digo mais, se não sebe fazer melhor, não atrapalhe.

      • Paracetamol 500mg

        8 de Junho de 2012 as 9:15

        Já vendeste né…? N queres perder o boquito…

  20. Quem Pode, Pode.

    6 de Junho de 2012 as 14:01

    O Tempo de Antena, é para todos os Partidos com assento no Parlamento.

    Acho, que o ADI, Tem Tempo de Antena. Porquê que responde o Tempo de Antena com o Comunicado. Faça o Tempo de Antena do ADI e dá resposta à Oposição. Deixa de fitchim. Aprende a fazer o Tempo de Antena com a Oposição. Também o ADI o tem. Os Estrangeiros que estão a dar a sua contribuição no nosso País, já sabem que o ADI é palha. Já espremeu-se e o Povo não viu nada a pingar, pelo menos. Os óculos que ele (o ADI) tem nos olhos, é da Oposição. Estão tentando ver, mas com dificuldades porque não é do seu grau. Cuidado para não caíres, porque ver de perto não é ver de longe. A cá samé “SUUBA”

  21. Zeme SOOO

    6 de Junho de 2012 as 15:29

    O tempo nos dará a razão. não entendo como é que ontem alguém era diabo e hoje se torna Deus!

    Mas em STP tudo é possivel. Quem roubou o povo não deve merecer a nossa confiança. Nós todos sabemos quem é quém em STP.

    Mas, so tenhoa dizer para cada um fazer o seu trabalho.

    o Governo e ADI faça o seu e a oposição também do seu lado.

    Havemos de julgar. ADI não precisa ter medo e que a oposição também não se ache que tem faca e queijo na mão. Esse povo não é burro!

  22. Deixa falar os ladroes

    6 de Junho de 2012 as 16:54

    Para ser franco nem o patricio nem outro qualquer que for, ira melhorar a situacao deste pais de uma hora para outra.

    Certo e que o Dr. Patricio Trovoada foi legitimamente eleito, entao deixa-lhe governar.

    Se formos ver para os partidos da oposicao,e colocarmos todos os seus membros numa pineira, coisa boa de certeza absoluta que nao vamos ver la, para nao dizer que apenas coisas podre.

    Ja deram provas mais duque suficiente que nao querem bem deste pais, mas sim de si proprio e dos seus familiares, o povo que espera. e por isso que o pais ainda esta como esta.

    Me diz qual dos elementos do mlstp, pcd e mdfm que ira melhorar a situacao deste pais, porque nem o nome dos seus partidos merecem ser escrito com letras maiuscula.

  23. Fantasma

    6 de Junho de 2012 as 16:56

    É verdade aqueles nâo deveriam estas por la os três menistro que foi sitados, são um bandos de incopitentes.

  24. N.C

    6 de Junho de 2012 as 17:20

    O ADI ja esta a prever o seu fim,a queda do imperio Patricista/Trovadista,entao tem que aranjar um bode expiatorio para o vosso fracasso.A vossa queda sera maior do que o MDFM/PL.O povo esta a tornar astucio e inteligente.Nenhum partido esta a virar o povo contra o ADI.O povo confiou em voz e voces tem sido a maior decepcao desse povo.Tal como eu,muitos ja fomos do ADI ou ja votamos no ADI,com a esperanca de dias melhores,com expectativa de haver mudanca rumo ao desenvolvimento.Infelizmente o que o vosso partido,os vossos dirrigentes vem fazendo depois de tantas promessas,chega a ser pior do que tudo o que ja passamos,seja nos 15 anos pre-democratico,mais os 20 da nova Republica.Se de facto o PCD/MDF/MLSTP e o Pinto da Costa estivessem a fazer os seus trabalhos,esse governo ja era historia.Por isso meu caro jovem,ambicao,poder,vaidade e luxaria cegam um homem,e essas malditas qualidades certamente ja fazem parte do teu ser para vires com essas insinuacoes.Trabalham em prol do povo,o povo estara convosco

  25. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    6 de Junho de 2012 as 17:56

    S.tomé e Príncipe e novo paradigma político,irá resolver todos os problemas que os santolas e S.T.P está enfrentando neste momento. O tempo dirá tudo!..

  26. Pedro Portugal

    7 de Junho de 2012 as 6:53

    Bom dia Sao Tomé e Princípe,
    tenho vindo a acompanhar as vossas “interessantes” noticias desde algum tempo e não pude deixar de comentar.
    De tudo o que tenho lido e relatos de pessoas que já viveram em Sao Tome e Principe,sem dúvida que o desporto favorito do vosso país é discutir politica!
    Bem entendo, que, não estando o País numa situção economica favoravel, que o normal sao as pessoas sentirem-se revoltadas, frustadas e com um sentimento que se podia fazer melhor, mas acho que se perde muito tempo a discutir politica e pouco tempo a criar ideias para fazer algo, nao apenas falar mas agir!
    Cada um que critica o trabalho dos outros ja pensou de que forma pode contribuir para o desenvolvimento do Pais? Os queixumes nao poe comida na mesa, ha que trabalhar, ter espirito de iniciativa,empreendorismo,e , do pouco que me apercebo, e sem querer ofender ninguem, ha muito a percepçao que o povo esta sempre a espera que uma ajuda caia do ceu, para logo de seguida, ja dizer mal da dita ajuda, ora porque e insuficiente, ora porque deviam ter canalizado esse dinheiro para outras areas, ora porque o governo recebeu algo em troca, etc!! Exemplos recentes: equipamento motorizado oferecido, formaçao de oficiais e sargentos. Por ca, temos um ditado ” a cavalo dado nao se olha o dente”!
    Em relaçao aos politicos, toda a gente sabe que nao ha politicos “nao corruptos”, mas se a corrupçao for inferior ao ganho para as populaçoes, entao ja houve uma evoluçao, acho que o vosso grande desafio futuro sera decidir , de todas as forças politicas qual a que “rouba menos”, nao sejamos ingenuos, se os outros partidos tivessem sido bons o vosso Pais nao estava sempre de mao estendida a espera do doce.
    O Patrice Trovoada, claro que quer defender os seus interesses em primeiro lugar, quem estiver no lugar dele fara o mesmo, mas, as tais viagens que ele tanto faz, muitas sao de facto para angariar empresas para incentivar o investimento na ilha, acordos bilaterais de cooperaço entre paises.Isso concerteza trara mais riqueza e bem estar a populaçao. Aquilo que o Patrice nao tem e humildade e vive distanciado da populaçao, isso traduz-se me nao ter uma percepçao da realidade e má imagem.

    Um abraço e ja agora AGARREM nas vossas lindas roças e TRABALHEM-NAS, nao deixem o vosso patrimonio apodrecer!!

    • No Comment

      7 de Junho de 2012 as 9:42

      Sr. Pedro Portugal

      Faça-nos um especial favor preocupe-se com a tua terra. Pensas que estas a lidar com um grupo de burros….
      Presta atenção ao teu Portugalzinho: se vcs estivessem a trabalhar de verdade nõa seria necessário a intervenção da Troika para vos salvar, dizer que discutimos muito a politica faz-me rir do tamanho da sua ignorancia em relação a politica do teu país…preste mais atenção a sua terrinha o Pedro.
      Quanto “ao cavalo dado não se olha os dentes” estou a me lembrar da baragem da ilha do Príncipe que parou no dia seguinte a sua inauguração. Sabe porquê? Porque não olhamos os dentes e vcs trouxeram o vosso lixo pra nós.
      Outra coisa acho que vc deve ser um Trovoadista pois se soubesses a vida que este povo tem levado enquanto aquele 1º ministro vive viajando em jatos alugados não abririas aquilo que chamas de boca. Cuidado que aquele tempo que Portugal era bom já era…agora vcs estão igual ou pior que nós por isso vá trabalhar tb e seremos todos felizes.

    • Meter a ceifa em seara alheia

      7 de Junho de 2012 as 10:12

      Olá Pedro,

      Olha que Portugal não é muito diferente de nós em STP. Por isso deixa-te deste paternalismo.

      Cmpts.

      • Pedro Portugal

        7 de Junho de 2012 as 11:29

        :))Nada como tocar no nervo!

        Nunca afirmei que tinhamos politicos melhores!!!

        • l

          8 de Junho de 2012 as 10:37

          Oh Pedro, cala-te. Es bobo da corte.

  27. abre olho povo sofredor

    7 de Junho de 2012 as 8:16

    Patrice, ja foi acessor do pai, que até trouxe a China Taiwan para S.Tomé e não ganhou nenhum tostão com isso, foi Ministro dos Negócios estrangeiro, num gooverno de coligação, com toda a oposição, e foi o mais sério e honesto dos Ministro, até oferecia o seu salário aos pobres, foi assessor dos Petroleo do actual presidente, para assessorar .lo melhor e o Petroleo naquela altura estava quase a sair, foi Primeiro Ministro num Governo da Coligaºáo PCD e MDfM, por cunha do fradique, que deve a sua eleição primeira vez, aos Trovadas, e foi o momento que o país mais cresceu, agora esta espremento o limão que está saindo com muito suco, deixem o homem trabalhar, verão que daqui a oito anos S.Tomé será a maior potencia em toda Africa Ocidental. A oposiçáo n consegue ver que o pais esta a desenvolver a olho nú. São muito invejosos e como dizia o meu amigo levy e maus, só querem poder, para poderem viajar, deixem o homem viajar, assim ele consegue fazer os contactos para arranjar muito dinheiro, n importa de onde vem o di nheiro n tem cor,

  28. Fala-ceto

    7 de Junho de 2012 as 9:56

    Levy Nazaré(AROZ MANCRUTO)… nao tem credibilidade alguma! Vejam só: Este SR.salta de partido em partido como macaco salta de ramos em ramos duma arvore. Saltou de GERAÇAO ESPERANÇA – NOVO RUMO – ADI. Tambem estava a cheirar o MLSTP. Este sr.constroi três predios em menos d dez anos ( No Saton, zona d Quinta Verde e por ultimo no Bairro Lucumi). dond vem o dinheiro? trabalho? “Só pod ser DA GATUNAGEM”.Vai enganar o outro!

    Levy nao tem moral pra falar d esbanjamento. Vejam só: Patrice chega gastar numa só viagem mais d MIL MILHÕES DE DBS(dinheiro k daria pra pagar 1000 trabalhadores durante um mês d trabalho)!, Há Ministro d ADI k recebe subsidio de 15 dias pra missão de 7 dias e n devolv ao estado o resto!sem falar do dinheiro da venda d DOCA! apontaremos mais casos na proxima oportunidade.

  29. linda velha

    7 de Junho de 2012 as 9:57

    quem não deve não teme

  30. Arlindo ( Bala )

    7 de Junho de 2012 as 10:02

    Vocês Santomenses são pobres mal reconhecidos ,sem respeito e com vontade de voar;corja de invejosos.Têm é inveja do Dr.Patrice porque ele tem dinheiro.Ele não tem precisão.Quer é ajudar os santomenses,inclusiive com dinheiro dele.Principalmente estes PCDistas,MDFMistas etc… Deixem o homem trabalhar e vão ver como s.tomé vai mudar.

    • Povo STP

      7 de Junho de 2012 as 11:58

      “Deixem o homem trabalhar” diz o bala, Oh bala alguma vez você trabalhou na tua vida deixa-la de piada… Você não passa de serviçal da familia trovoada!

    • Revoltado_com_Governo

      7 de Junho de 2012 as 17:45

      Deixa-me rir …
      O “mosca” só pode responder para a ferida, quem seria o ideal para vir cá a favor do PT, tinha que ser o “lambebotas”, está a viver nas engordas, agora já faz exercícios para para ficar “danone”, tem toda a sua razão veio fazer papel bonito, ja disse ao seu chefe que postou um texto no tela-non?
      O povo está triste com a situação do país, e o pessoal do ADI sabe. A incopetência é tanta que andam a procura de bode espiatório. Façam o vosso trabalho, que a oposição faz seu. É este jogo num estado de direito democrático. Bem me recordo dos tempos do ADI na oposição, eram “chatos” os senhores deputados Arlindo Ramos e Idalécio Quaresma não se sentavam reclamavam de tudo e nada e hoje já estam a ver outro lado da moeda. Fazem o vosso mandato e sentença será nas próximas eleições.
      Peço aos partidos da oposição que aguentem, arrumem a casa a victória será certa.

  31. Deixa-me trabalhar

    7 de Junho de 2012 as 14:03

    Caro Levy Nazaré
    Deixa de ser oportunista. Criaste a Geracao esperanca e andaste a apreguar que o teu partido esta contra banho. Agora és um grande promotor do banho na ADI. Que coerencia. Falas de corrupcao. Entao diga ao povo onde viste dinheiro qd chegaste ao pais tu e o teu amigo que trabalhavam juntos na Direccao dos Impostos para fazer a grande casa em SATON. Onde viste o dinheiro para o grande predio que estas a construir em LUCUMI. Se és limpo entao apresenta ao povo o documento que comprova o dinheiro que pediste ao banco para construir. Bandido, Oportunista. Qaulquer dia havemos de te ver qd o Patrice cair e abandonar o Pais como ele faz sempre. Nao tardara muito.
    Fui

  32. Barão de Água Izé

    7 de Junho de 2012 as 22:05

    O Sr. Patrice é apenas mais um dos politicos que passa pelo poder para nada fazer que se veja e sinta, pelo povo. Numa ação populista visitou o Hospital logo que tomou o poder.
    O que melhorou na saúde em STP??
    O povo de STP não merece viver na pobreza e nem com politicos que chegam, melhoram a sua vida e património e depois…seguem a sua vidinha! E Stp continuará na mesma ou pior. Até quando?

  33. Fala-ceto

    8 de Junho de 2012 as 11:17

    Francamente…Levy”Aroz mancruto” nao passa dum grande Macaco sem rabo! Anda a defender o governo mais incompetente d todos os tempos. Deveria é estar preocupado com a miseria a q lançaram o povo santomense, o descalabro q se vive na saud com a falta de medicamentos, educação e justiça em queda livre, os elevadissimos gastos com viagens do Patrice”Turista com capa d 1º Ministro”, Negocios das chapas d zico e outros males de q o GOVERNO de ADI é CUMPLICE. Onde está DINHEIRO É CAPIM?

  34. dPires

    8 de Junho de 2012 as 13:23

    1. (PCD, MDFM, MLSTP), Podem até não ser melhores, mas piores do que estes (ADI), eles não são!

    2. Pedir um político que não coma ao povo, seria pedir demais, mas merecemos um que coma menos.

    3. O governo não está todo mal, apenas uns estão a comer de ladrão.

    4. Em todos os países, existem políticos ladrões, mas mesmo assim desenvolvem, porque comem um bocado e dão ao povo outro bocado. Há quem come tudo.

  35. Conóbia cumé izê

    8 de Junho de 2012 as 13:39

    ADI dos Trovoadas Pai e filho ? Levy vai expludir !… Aconselho Levy a pedir ao escravo mais antigo dos Trovoadas Pai e filho do ADI-BALA conselhos antes de falar.Então, quem colocou o Fradique no poder? não foram os Trovoadas Pai e filho ? E depois ? Expludiu ou não expludiu.Lévy ou Léve-Léve…Móçu haibô cú pónta bódon!…Fui

  36. jordão

    8 de Junho de 2012 as 14:47

    depois de todas estas baboseras quem sofre é o povo que ja não é povo mas sim partidos políticos .
    qual é o povo que ainda neste século perde a razão o poder de dizer sim /não para os políticos e depois andam ai a choramingar
    eu não mi sinto constragido em relação a nenhum sõtomense que se diga de partido A B ou C , mas sim tenho pena , quem sofre somos nós o povo não o partido e seus membros porque estes , sim estes levam o dinheiro que temos para o lugar inserto ou investem mal estes são erros que o povo de S.T .P. tem cometido.

  37. flasso

    11 de Junho de 2012 as 11:10

    sela mosca cuji da flida pepo be kwa lolo,ADI sabe e conhece muito bem o mal do governo e perceguicao aos camponezes que labutao da terra.amiacas desapropriar terra aos agricultores a favor da satocau e isso que ADI sabe fazer.bandos de incopitente sem nucao de governacao so sabem vender terras se nao e para satocao e para libanezes patrice trovoada so sabe rir deste povo estamos a durmir enquanto ladrao do patrice nos roba
    muda de vica patrice preocupa com justica que esta duente e deicha oas camponeses com saus terras
    nao esqueca que ja ouve revolta no passado devido maus tratos e fome,nao das aroz porque nao produzimos e amiacas acabar com producao de milho e mandioca numa e poca que o mundo vive a crise financeira e alimentar.porque que eleijerao ADI para nos matar?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo