Política

São Tomé e Príncipe apoia candidatura da sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma a presidência da Comissão da União Africana

São Tomé e Príncipe é membro da Comunidade dos Estados da África Central, vizinho do Gabão, mas não apoia a reeleição do Presidente Cessante da Comissão da União Africana, o gabonês Jean Ping. Pinto da Costa anunciou a sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma da África do Sul(na foto) como candidata que vai receber o voto de São Tomé e Príncipe.

Jean Ping, que foi ministro dos negócios estrangeiros e do Estado gabonês, esteve em São Tomé em Janeiro passado em busca de apoio para a sua reeleição ao cargo de Presidente da Comissão da União Africana. Na altura encontrou-se com o Presidente da República, com o Primeiro-ministro e o Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Mas, numa altura em que se assiste intensas movimentações diplomáticas entre os dois blocos regionais, nomeadamente a Comunidade Económica dos Estados da África Central e a SADC, na disputa do cargo da presidência da Comissão da União Africana, São Tomé e Príncipe, membro da CEEAC e que tem Gabão como vizinho mais próximo, diz que aposta na candidata da comunidade dos Estados da África Austral, a sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma. «São Tomé e Príncipe tem uma posição definida. Depois de analisar a situação, decidimos apoiar a candidata sul – africana», anunciou o Presidente da República.

Note-se que as duas maiores potências económicas da África Austral, nomeadamente África do Sul e Angola, foram recentemente alvos de visitas do Presidente da República Manuel Pinto da Costa, a convite dos seus homólogos. Nos finais de Maio último Pinto da Costa esteve na África do Sul, respondendo a um convite do Presidente Jacob Zuma.

A decisão final será conhecida na cimeira dos Chefes de Estados e de Governos da União Africana prevista para este mês no Malawi. Na primeira eleição realizada em Janeiro nenhum dos dois candidatos conseguiu maioria de 2/3, necessária para ocupar o cargo de Presidente da Comissão da UA.

Abel Veiga

    6 comentários

6 comentários

  1. Aposta

    8 de Junho de 2012 as 12:04

    Vamos pinto

    Trata-se com os credíveis

    É a hora de relançarmos como País e estado.

    A SADC vai nos trazer mais benefícios

    Vamos ver se saimos no fundo desse tunel escuro

    Fui e fico

  2. Conóbia cumé izê

    8 de Junho de 2012 as 12:34

    Acho que é chegado momento de mudar.As mulheres têm os mesmos direitos que os homens.Elas devem assumir as suas responsabilidades.Africa e da todos nós.A Candidatura Sul-Africana tem potencialidades; pode fazer a diferença no contexto actual das Nações.Vivemos num mundo adverso em termos económico e não só,e precisamos de uma potencia regional como Africa do Sul para nos representar no conserto das Nações. Ainda existem muitas mulheres competentes nos dias . Creio haverá em África no mundo muitas Hindira GANDY !…Fui

  3. Camuenda

    9 de Junho de 2012 as 9:04

    Obrigado Camarada Pinto da Costa, afinal não é atoua que vens pegar a massa cá na Nguinbi
    Continua assim tas a sair bem.

  4. santa catarina

    11 de Junho de 2012 as 9:10

    Este presidente não conhece a nossa constituição.Não estamos na era do partido unico.
    Em missões de carecter privados não deve haver declarações publicas muito menos esta que engaja o estado.Os assessores do presidente têm que ajuda-lo a entender a nova CR. Têm que chamar o Aito.
    Viva a Democracia!
    Bem haja!

  5. Tito

    12 de Junho de 2012 as 8:58

    Mais uma prova que são os Angolanos quem manda em nós. Nos regimentos da UA esta candidata deveria desistir a favor de outro, mais como os Angolanos têm certas contas com alguns países africanos, particularmente os francófonos que constitui uma espinha nos pés dos Angolanos, impedindo-os de concretizar o seu projecto de dominar a africa negra, vê o caso recente na Guiné, em Costa de Marfim, a tentativa no Sudão, em Zaire.
    Só mesmo Pinto o fiel pau mandado dos santos para fazer isso. Onde está a nossa dignidade de país soberano e independente.
    Com a idade pensei que caro camarada se tornou um sábio, engano meu. Um cão nunca muda a sua forma de sentar.
    Fui

  6. Argenezio Antonio Vaz

    12 de Junho de 2012 as 19:32

    Estou plenamente deacordo com o Tito. Ainda vamos ver muita coisa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo