Política

Jorge Amado novo Presidente do MLSTP

Deixou de ser candidato consensual do partido nas vésperas do congresso, após a aparição de Osvaldo Vaz como candidato. Mas o espírito de consenso falou mais alto. Osvaldo Vaz integrou a lista de Jorge Amado como um dos vice-presidentes.

De mãos dadas, Jorge Amado e Osvaldo Vaz, simbolizaram no palco do Congresso o espírito de união que domina o MLSTP/PSD. O partido que quer ressurgir na cena política nacional, demonstrou no congresso do último fim-de-semana, que está cansado do conflito interno, e que aposta tudo na unidade e coesão.

A candidatura de Osvaldo Vaz, que entrou em cena praticamente sobre a hora da abertura do Congresso, preferiu juntar-se a lista de Jorge Amado, num acto que segundo o candidato desistente, ajuda a fortalecer a unidade interna.

Jorge Amado foi eleito por aclamação, Presidente do MLSTP, numa lista final composta por 5 vice-presidentes, nomeadamente Osvaldo Vaz, Américo Barros, António Barros, Ana Rita e Alcino Pinto.

Fernando Maquengo continua como Secretário-geral do MLSTP. «O nosso compromisso é de alterar o actual estado da nação, muito preocupante e que exige trabalho abnegado de todos os são-tomenses e do MLSTP em particular. É urgente travar o índice de degradação económica e social do nosso povo», declarou o novo Presidente do MLSTP.

Jorge Amado, propõe a defesa dos valores da cidadania, e a promoção do amor por São Tomé e Príncipe. A definição clara do sistema de governação é uma das grandes prioridades da nova liderança do MLSTP. «O país convive com um conflito permanente entre os órgãos de soberania, que não promove a estabilidade duradoura, a boa governação e penaliza a cada dia o Estado. Por isso o MLSTP propõe que seja adoptado mecanismo necessário para a clarificação do sistema de governação», avançou Presidente do MLSTP.

Credibilização da justiça, é fundamenta, para o líder do MLSTP. Jorge Amado, diz que em último caso o MLSTP defende a revisão da constituição política para permitir a reforma profunda que deve ser operada no sistema de justiça.

A actuação do actual governo, mereceu atenção do MLSTP, mais unido que saia do congresso extraordinário. «Não adianta esconder. O povo são-tomense sabe que o sistema de saúde do país está degradado, assistência medicamentosa baixou consideravelmente, o que tem contribuído para aumentar a mortalidade em STP. Preocupa-nos o aumento do paludismo que se tem registado desde 2010, fruto da incapacidade do actual governo em lidar com esta situação. Não devemos continuar a assistir o aumento galopante do custo de vida da nossa população enquanto os pequenos agricultores que tentam o melhor de si para abastecer o mercado, e são lhes retirada a terra», pontuou.

.

Jorge Amado, prometeu uma oposição firme e inabalável. «Faremos um combate cerrado contra toda forma de corrupção. Aqueles que gerem o bem público devem estar em condições de evitar os maus hábitos. Negociar a luz do dia, porque só assim poderemos restabelecer confiança entre o povo e os que governam. O nosso país vem caminhando para uma morte lenta», sublinhou.

Fortalecimento da Unidade Interna, é a prioridade urgente. O partido quer dinamizar as suas bases, para ser poder quando chegar o momento certo. «O MLSTP/PSD quer ser poder mas não tem pressa. Vamos primeiro organizar a nossa casa, estruturar as nossas bases e promover as reformas necessárias», conclui.

A luz do congresso, a nova direcção anunciou para os próximos dias a constituição da nova comissão política e do novo conselho nacional. Estruturas que serão compostas por membros escolhidos de forma consensual, segundo Jorge Amado, juntando assim todas as sensibilidades do MLSTP.

Enviados do MPLA de Angola e do PDEG da Guiné Equatorial, leram mensagens ao congresso enviadas pelos líderes dos partidos no poder nos dois países africanos, nomeadamente José Eduardo dos Santos e Teodoro Obiang N´Guema.

Abel Veiga

31 Comments

31 Comments

  1. Zeme SOOO

    12 de Junho de 2012 at 10:03

    Zemé sóoooooo

  2. Fruta pão

    12 de Junho de 2012 at 10:13

    Pensava que os enviados dos Presidentes eram para o país?

    “Enviados do MPLA de Angola e do PDEG da Guiné Equatorial, leram mensagens ao congresso enviadas pelos líderes dos partidos no poder nos dois países africanos, nomeadamente José Eduardo dos Santos e Teodoro Obiang N´Guema”.

  3. Sempre a subir

    12 de Junho de 2012 at 10:27

    O congestionamento que se deu na vice-presidência do MLSTP/PSD ajudou a solucionar o conflito imediato. Só que está a se prever um conflito maior para futuro. Suponhamos que o partido vença as eleições. Todos esses Vice-presidentes quererão ser de certeza ministros, depois vem o secretário-geral, sem falar dos demais chamados tubarões ferozes. Se não se antecipar em criar uma simbiose entre os velhos e jovens para governação, favorecer as classes e facções organizadas e revoltosas do mlstp/psd a governação será impossível. Pois eles comerão uns aos outros enquanto tentarem governar. A ver vamos.

  4. pantufas

    12 de Junho de 2012 at 10:31

    Ò Jorge ainda não percebeste que és apenas o lider provisório?O teu reinado vai ser mais curto q o AM.A tua direcção mais parece Santa casa de misercódia.

  5. malebobo

    12 de Junho de 2012 at 11:01

    Jorge amado, digo te com toda honestidade, os teus dias será contado, podes crer nisto que estou dizer, porque teras pouco tempo para liderar este partido,

  6. Jose Frota Soares de Barros

    12 de Junho de 2012 at 12:53

    Boa tarde meus compatriotas.

    quemo nomeou não conheci verdadeiramente este individuo é todo é ele avido pelo poder, egoista com tendência de ser um grande ditador.
    Meus compatriota ainda se lembram deste individudo quando tinha sido Diretor da Pecúria numa determunada altura cujo o seu mandato houve desvio de fundo público,e este individuo é mau gestor é coisa pública, faz-se da coisa pública com sendo o dono um mandão,e sem minímo respeito pelos outros.
    Haver vamos tenha isto em conta o futuro dirá.
    Preparence haverá uma grande batalha pelo avidez deste individuo e dos outros bandidos tal e qual a este individuo no derrube do governo de modo a captura do Estado e da coisa pública.
    Este individuo por onde passou só deixou rasto da má organização e falta para com os seus colaboradores.
    Quem sabe se é agente infiltrado.
    O sistema comunista morreu e está enterrado quem persistir o é burro ou faz-se de inocente.
    Deus que salve este povo destes intrusos.

  7. jamaicano

    12 de Junho de 2012 at 13:29

    força Jorge Amado,não dê ouvidos aos invejosos, porque estão com febre de cabra…

    • José Frota Soares de Barros

      13 de Junho de 2012 at 13:52

      Boa tarde meus compatriotas.

      Eu quero dizer-vos mais uma vez, que não abdique de lutar porque S.Tomé e Pricípe é de todos cidadaãos santomenses,este cajo como líder vai nos trazer consequência grave para o desenvolvimento harmonioso deste país é um bouçal sem competência nenhuma para ser líder dum partido histórico como M . L .S .T .P .
      Eu gostaria de vos informar que este cajo ao nível fomação académica só tem 8º classe feito em Portugal.
      Tenho dados que confirma está informação de uma forma clara, independentemente daquilo que fez na ex- União Soviética o que não passa de formação de treta.
      Meu povo abram bem os olhos porque vosso o futuro e de vossos filhos está comprimetido, independentemente deste cajo ou outro é preciso indginar-se ou noutras termos revoltarem-se.
      Este cajo é um ganacioso, bouçal e avido pelo poder, passou mais tempo a viajar do que exercer as tarefas que lhe tinha sido confiada.
      Olha quem irá pagar toda está despesas é o erario público.
      Deus que livre este povo detes criminosos á solta.

  8. petè petè

    12 de Junho de 2012 at 13:46

    hahahhahah o Jorge é um legitimo vencedor sei q ganhou 100 dar banho enquanto o Osvaldo Vaz e os seus discípulos estavam na noite de sexta feira no mato e na manha de sábado a dar banho no palácio dos congressos pra boicotar o congresso, onde os tais putos k querem o partido a qualquer preço estavam la fora a mandar msm e ligar pra boicote, jorge com sua fé via q na segunda tinha q ser de vez. Os putos sentiram-se traídos por Osvaldo porque na lista dele só ele esta na nova direcção, também é bom é pra verem kanto o Osvaldo é traidor e obcecado pelo poder. Mais uma coisa com o meu bloco de apontamento pude tirar minha conclusão o MLSTP saio a ganhar e o osvaldo gastou cerca de 100.000 usd pra ser vice do Jorge Amado
    pelo bem da democracia passa esse meu comentário Abel embora tarde gostei de te ver no palácio dos congresso

    • A verdade

      13 de Junho de 2012 at 10:12

      Sera que o Jorge não entendeu que o António Quintas, autor dos maiores comentários e panfletos do país, só quer fazer do novo Presidente do Partido um Marioneta dele.
      Sabemos Quintas que tu és maquiavélico, que tu queres poder a força.Nas presidencias apoiaste Pinto da Costa…agora só porque ele não te deu o cargo que querias de embaixador estas contra ele, então hoje o Pai Grande já não é importante parta ti? Traidores vcs todos! Fiquem atentos pois a missa ainda vai na metade.
      Abel peço-te em nome da Democracia e em nome da Renovação e alternacia de poder para um STP melhor que não censures esse comentário.
      Obrigado.

  9. Carlos Ceita

    12 de Junho de 2012 at 18:29

    Já que a democracia faz-se com partidos políticos o que os partidos políticos saotomenses tem de pensar com alguma seriedade é num consenso interpartidários sobre como o projectar o país a curto médio e longo prazo em questões fundamentais no domínio politico económico social.
    Questões por exemplo como ambiente e ordenamento do território, corrupção, justiça, sistema de governação e estabilidade politica deveriam gerar o maior consenso por forma a ter continuidade independentemente de quem governa estes pais. O contrario disso e termos sucessivamente governos tapa-furos e sem rumo.

  10. urgente

    12 de Junho de 2012 at 19:00

    5 vice!!!!! porque??

  11. Argenezio Antonio Vaz

    12 de Junho de 2012 at 19:45

    5 vices, isto é, 5 ministros para futuro, mas é o Osvaldo o verdadeiro chefe.

  12. HLN

    12 de Junho de 2012 at 22:54

    «O nosso país vem caminhando para uma morte lenta» sublinhou Jorge Amado, pergunto eu porquê?
    Porque todos os anteriores governantes que lá passaram andaram a fazer das suas inclusive o seu Governo não é Senhor Jorge.Não querendo ser pessimista, penso que STP acabará mesmo por morrer,simplesmente porque ninguém responde pelos seus actos, um país de dois pesos duas medidas, e sempre governado por um grupo de gatos pingados.

  13. Badiu di STP

    13 de Junho de 2012 at 8:04

    Apenas uma pergunta;

    Caso vier a ser governo qual seria a sua política com relacção as Comunidades residentes nas roças?
    ja agora só mais uma;

    Será que conhece a realidade nas roças de STP?
    Mantenhas…
    Badiu di STP

  14. santa catarina

    13 de Junho de 2012 at 8:23

    Um partido como o MLSTP diz sempre ser partido historico ter um presedente como Jorge Amado. O MLSTP esta mesmo moribundo. Ve-se no dircuso que fez sem conteudo parecia que estava a gagejar.
    A verdade seja dita ounico dircurso foi de Aurelio Martins. Os meus parabens. Disse a verdade nua e crua. STP é feito de traições, golpes baixos, bloqueadores etc. o seu dircurso não só serviu para o interior do MLSTP mais tambem para o pais em geral.Enquanto continuarmos neste caminho o desenvolvimento tarda a chegar esta elite do MLSTP é comparada com os militares da Guiné Bissau.
    Meus senhor com o MLSTP(morte lenta de STP)dos senhores Pinto da Costa, Jorge Amado,Maria das Neves(GGA)Posser da Costa,Rafael Branco,Alcino Pinto e a a equipa e temos que adicionar os senhores Delfim Neves, Bidão,Albertino Bragança, assim não vamos lá com este bloqueadores.
    Tem que haver um saneamento o mais rapido possivel quando não a pobreza mais aumentando, a delapidação vai continuar.
    Temos que ter a coragem.
    Ao jorge Amado espero que devolva os bens do estado financiado no ambito do projecto da pecuaria pelo BAD.
    Veja só quem fala de corrupção. è preciso ter muita cara de pau!
    Fui!

  15. maria chora muito

    13 de Junho de 2012 at 8:51

    O “lider” produziu um discurso fraco. Não tem carisma. De resto, nem ler sabe. Revelou imensas dificuldades a ler um texto que tinha de frente dos olhos e quer ser Primeiro Ministro. KWA LI !!!!

  16. freitas

    13 de Junho de 2012 at 9:13

    meus amigos essa partido tem que renovar STP ja tem um numero de cedadão com formação superior notavel para ter pessoas que nem nona classe têm como vice-presidente assim inovar é uma miragem||||

  17. Zeme SOOO

    13 de Junho de 2012 at 9:21

    Cinco Vices Presidentes, Porquê???
    Só em STP
    Só no MLSTP
    Só no Partido de Riboque
    Só no partido dos que não perceberam que tempos mudaram,

    Viva democracia,
    Viva Osvaldo
    Viva Pinto da Costa
    Viva STP

  18. pantufas

    13 de Junho de 2012 at 9:33

    O novo embaixador no riboque.

  19. maguita tatua

    13 de Junho de 2012 at 11:26

    Se é “herança da familha” porque não o JOrge Amado. Também tem direito de ser lider. Não se esqueçam k já mostrou ser um grande boxeiro e quebra osso.

  20. Matias

    13 de Junho de 2012 at 13:03

    Badiu de STP!
    STP não tem badiu. Mas para lhe ser franco, vão ficar mais pobdres e miseraveis. Não ha solução, beberam toda a solução.

  21. Zi,babwe Mugabe

    13 de Junho de 2012 at 13:08

    Pelos vistos o MLSTP de Jorge Amado vai contar com inequivoco apoio do PCD.
    Há também rumores de que o MDFM teria assumido publcamente ser um partido da oposição e como tal assim iria agir.
    A ser assim, teremos todos os tres partidos da oposição parlamentar a exigir mais e melhor do governo que na realidade não tem estado a dar provas de nada.
    Surpresa grande no entanto poderá sair do punho do MDFM que muito sorateiramente tem vindo conquistar simpatia de muita gente. O MLSTP já se apercebeu disso e vai querer tirar dividendos.

  22. Zumbi

    13 de Junho de 2012 at 13:09

    Este será o MLSTP quebra-loiças!

  23. urgente

    13 de Junho de 2012 at 20:18

    Acho que Dr. Jorge Amado e homem de povo , e homem honesto.

  24. JF

    14 de Junho de 2012 at 7:47

    Na minha opinião, o partido está mais fortalecido e deve continuar na senda de consenso e caso vença as eleições legislativas, o Dr. Osvaldo Vaz deve ser o 1º Ministro tendo em conta a sua competência. Não tem q ser o residente do partido a ser 1º Ministro.

  25. Camuenda

    14 de Junho de 2012 at 8:14

    Meus camaradas, queria aqui deixar uma recomendação, pra que gastar tanto dinheiro para ser eleito como presidente do Partido, quando se sabe que o mesmo carece de meios financeiro para organizar as suas estruturas de base, queria ressalvar o valor gasto pelos indivíduos ou seja pelo Camarada Pinto da Costa, para ter o seu afiliado Osvaldo como presindente do Glorioso MLSTP, duzentos mil dólares ( usd 200.000)

  26. Antonio Djai Baldé

    14 de Junho de 2012 at 15:20

    Coitado foi exonerado do cargo de Embaixador para ser Presidente de MLSTP, kie da gente pena ainda dai a nada talho vai fechar novamente”..PAPÉ..”

  27. João Bosco Menezes de Pinho

    14 de Junho de 2012 at 16:30

    Chora! Chora Chora. A dor da derrota é dura mas não é eterna. A verdade é que Andavas a chorar e a esperniar e hoje?? esqueces o que o que dizias. Havemos de encontrar….. Santomé fará a sua justiça.

  28. Pidu Mamom

    21 de Junho de 2012 at 1:52

    Filme de terror.

  29. Orgulhosamente ECMA

    21 de Junho de 2012 at 21:23

    É com muita dor e consternação que leio os maldosos comentários de pessoas invejosas e sem escrúpulos…Quando Jorge Amado foi enviado à Taiwam como embaixador, muitos de vós que hoje maldizem e o crucificam, lamentaram o facto, por estar-se perdendo um grande líder parlamentar….E hoje que ele ocupou um lugar que há muito devia ter ocupado, recebem-no com pedradas e palavras de desencorajamento, mas uma coisa vos digo: tudo o que tem que ser, será…O Jorge não é Deus para trazer todas soluções para o país, mas em Deus encontrará meios para ajudar a solucionar os mais variados problemas de que enferma este país. Saibam que, os problemas em S.T.P sempre existiram, com Jorge ou sem Jorge continuarão a existir….
    Enquanto eu existir, orações e preces em prol de Jorge Amado não faltará, de modo a livrar-lhe de tantas malícias que trazeis nas vossas mentes e nos vossos corações, Senhor lhe protegerá e lhe dará a sabedoria na hora certa e no momento próprio para agir!!!!

    Força Jorge, não se deixe levar pelas falas de pessoas maldosas que nem sua mão direita conhece! Vá em frente sem olhar para trás. Deus vai a sua frente….

    Força!!!!!!!!!!!!!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top