Política

Primeiro-ministro está no Reino Unido em visita privada para depois rumar ao Brasil

Patrice Trovada que deixou São Tomé esta segunda – feira, viajou para o Reino Unido em visita privada. Brasil será o próximo destino de Patrice Trovoada, que em visita de trabalho deverá promover o reforço da cooperação entre São Tomé e Príncipe e o Brasil. Note-se que uma das maiores empresas brasileiras de construção civil, foi contratada pela CMA-CGM, para construir o porto em Águas Profundas na zona de Fernão Dias. O Chefe do Governo regressa ao país no próximo dia 27 de Junho.

    63 comentários

63 comentários

  1. The Politics

    19 de Junho de 2012 as 13:59

    La vou eu outra vez. O passeio de 20 dias não foi suficiente, preciso de mais e porque não EUROPA E DEPOIS BRAZIL. OLHA QUE AS BRAZUCAS ESTÃO BEM BOAS!!!!. Senhor Primeiro Ministro deveria ter vergonha e sentir o padecer do povo e não estar viajando tanto. ADI 0 diputado nas proximas eleições. Fora ADI

    • Zambaula

      19 de Junho de 2012 as 18:52

      Patrice não é culpado, Ele está a fazer o que lhe dá na telha, a abusar do povo porque Pintyo da Costa assim quer. Se fosse no tempo do Fradique….
      Outro grande culpado é o MLSTP que mesmo seno grande partido da oposição, o maior, é o que menos atenção tem chamado ao desgoverno que o país conhece. Pelo menos o MDFM e o PCD já manifestaram publicamente sua posição em relação a forma como opaís esta sendo gerido.
      Esta é a pior governação de todos os tempos da história de STP.
      Por favor, senhor Jorge Amado, senhor foi eleito agora, arreganhe os dentes ao menos e mostre que o país precisa de ordem.

    • Deus è Pai Poderoso

      23 de Junho de 2012 as 13:42

      Concordo contigo.Grave erro do povo Santomense escolher este SRº como 1º Ministro que é vasio no pensamento, está afzer o mesmo que fez o seu pai.Eu esteve numa conferência na U.Lusófona em Lisboa em apresentou o tema Nova Ordem Internacional, pela ideia vasia do Patrice Trovoada, graças ao Reitor da Universidade que falou limitadamente sobre a matéria que não convenceu os congressistas ali presente.Estudantes Universitários Santomenses pós-Lhes situação de atraso do pagamento da propina este Sr não lhes deu qualquer resposta, revela o desenterece pelo assunto do povo Santomense.

      Uma deselusão no comportamento deste indivíduo.O Sr Presidente da República pode desempenhar a influência chamar atenção aeste 1º Ministro e o MLSTP tem responsabilidade enorme na vida deste povo tão massacrado com fome e minséria.

      O governo deve apostar numa política de longa duração para futuro do País na Barragem hidroelétrica, um Hospital de qualidade onde haja uma enfermaria para o Tratamento de Hemodiálise e com materiais tecnológicos para futuro dos nossos filhos e netos, Construção de Uma Universidade em cooperação com parceiro de poder económico e Financeiro.

  2. TVSA-Televisão Santomense Aberta

    19 de Junho de 2012 as 14:02

    Assim só….Paseio pra cima pra baixo.Miséria,fome,prostituição,deliquência,lavagem,corrupação e brevemente terrorismo nas nossas águas estão tomando conta do país.Quando regressa ao País vem com cara de lata,chamar de burro aos santomense.

  3. carlitos

    19 de Junho de 2012 as 14:12

    tal pai tal filho: a mesma paixao pelas viagens que nao dao em nada, se nao gastar o dinheiro publico!

  4. Patrice Turista

    19 de Junho de 2012 as 14:21

    Minha gente, vou viajar…. Quem inventou avião foi meu pai… Vooo directo rumo a boa vida… Quem mandou vocês votarem em mim… Cá em STP não dá para ficar muito tempo, não há arroz, luz vai embora a qualquer momento, tem muito jambi…. Xauuuuuuuuu, mais 20 dias, eu volto. Olha Arlindo bala meu amigo também segue na viagem comigo, Nino Monteiro meu assessor económico (ele tem 4ª classe) e Zé de Padaria estão ao bordo comigo … Azar de vocês (povo)em 2014 eu dou vocês mais banho….Vivê que tem no avião, só com cristo……….

  5. conta bondom

    19 de Junho de 2012 as 14:41

    Se for para bem do povo STP tudo bem, para trazer investimento para construçao de porto aguasa porfunnda tudo bem DEUS lhe ajuda, Santome prodoso ca jude, Deus com nosco.

  6. Aristides Barros

    19 de Junho de 2012 as 14:43

    As viagens de Sua Excelência o Sr Primeiro Ministro já não constituem um motivo de notícias. Por isso é mais facil não noticiar nada sobre isso.

  7. Mimi

    19 de Junho de 2012 as 14:49

    Ah! Já saíu?

  8. N.C

    19 de Junho de 2012 as 15:01

    Isso e demais,em vez de trazer apoios,os poucos que se tem vao a pique com essas saidas.Alguem poderia nos ilustrar,quanto fica a cada deslocacao do 1 Ministro e da sua comitiva ao Estrangeiro?O que nao seria feito com essa verba que pelos vistos ele considera ilusoria?Quanto ja entrou no cofre do estado desde que ele comecou essas deslocacoes?

  9. Waity

    19 de Junho de 2012 as 15:04

    Pois é, já perdi as contas das viagens do PM P. Trovoada. Tenho a sensação de que ele tem passado mais tempo fora do que no país. E desde quando uma figura pública em pleno exercício faz visita privata cujo intuito seja o bem do povo? STP??? Um cidadão comum tem que ir ao trabalho todos os dias, pois se falta, o salário é descontado (normal). E o PM e companhia? Visita privada com dinheiro do povo,… Cada criança são-tomense já nasce endividada, mas jamais saberá que pediu dinheiro em seu nome, jamais verá a cara do dinheiro nem o que se fez com ele. A pessoa ouve/sabe apenas que o país está na lista dos Heavily Indebted Poor Countries (HIPC) – países altamente endividados igualzinho ao “Pecado Original” do qual só nos livramos através do batismo (mesmo sem termos cometido nada). Mas para essa dívida não há BATISMO possível se não for uma revolução. Auó ê!!!

  10. Conóbia cumé izê

    19 de Junho de 2012 as 15:05

    Algum dia o Patrice foi NACIONALISTA ? ele é Samtomense ? Como deputado, quantas vezes completou o mandato na ASS.Nacional ? Patrice o nome de TROVOADA pai para comer dinheiro.Se ele não sair como é ele arranja dinheiro ? toda gente que o Patrice é negociante! Comedor de Ferro/Budo ! … Patirce/ Gabonés, tem mais amor com STP do que Gabão? Trovoada Pai teve problemas com seus colegas da Independência, devido dinheiro e mulher dos outros, qual é a diferença entreo Pai e filho? Queriam que o filho do peixe saisse oquê? … Fui

  11. bbb

    19 de Junho de 2012 as 15:29

    Que vergonha! Ninguém faz nada. O PR sabe da viagem deste turista? Levy Nazaré fala. Isto não esbanjar dinheiro do povo? Porque é que a comunicação social do estado não anuncia a esta viagem? Povo santomense rege. É demais. Aonde está a classe intelectual santomense. Os cubanitos aonde estão?

  12. Joao Pedro

    19 de Junho de 2012 as 15:33

    Só lhe falta fazer uma viagem à lua….

  13. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    19 de Junho de 2012 as 15:56

    A política está muito ligado, a ideologia política que um determinado grupo propõe.Conclusão é que a ideologia política deste governo é viajar!..É bom saber a essência das coisas!..

    • Ôssôbô

      20 de Junho de 2012 as 20:19

      Muito bem meu amigo nando vaz!!!
      O melhor é que se procura entender a essencia das coisas. Realmente a vocação de ADI é esbanjar e viajar!!
      Qidaleoooooooooooooooooo! Qudaleooooooooooo!
      Fui!!

  14. blôgôdô diz:

    19 de Junho de 2012 as 16:08

    Que raio de primeiro ministro.viagem,viagem e sempre viagem e nada(0).os discursos(0) os projectos(0).o pais continua afundar-se, com um primeiro ministro e os seus ministro totalmente incompetente. e a oposiçao? com uma oposiçao constituida pelos comerciantes,este e o pais que temos.com estes passeios do sr.primeiro ministro, esta no momento de todos os santomenses unirem e dizer basta.

  15. engenheiro

    19 de Junho de 2012 as 16:20

    Este é um país de palhaçada. País cheio de problemas e o tipo vai viajando a custa do impostos do povo. Que ministro de Finaças estyá naquele país? Será que ele não sabe que o país está TANGA ou seja praticamente sem calcinhas e um bocado que a gente contribui é para viagens sem sucesso. Ministro de Finanças Fantoch e igual a o seu Primeiro Ministro. Lembrem-se muito bem da barreira merecida que o então Ministro das Finanças Acácio Elba Bonfim que conhecia a situação real do país criou a Senhor Miguel Trovoada quando queria 100.000.000,00dbs para Festano Príncipe( se não me falha a memória) e não lhe foi concedido. Assim é que se faz, esse seria o perfil de Ministro de Finanças que é desejável para o país e não a fantasia de Americo. Ninguémm s epreocupa com estudantes no estrangeiro. Estudantes de Portugal ão trecebeu bolsa este ano lectivo, de Brazil passando fome e tudo mais, de Cuba igualmente. Possas… Que brincadeira é essa?
    Assim só?
    Esse senhor está arranjar dinheiro para as próximas eleições mas eu espero que o SANTOMENSES NÃO SEJAM NOVAMENTE CONSIDERADOS DE IDIOTAS COMO SEMPRE OS POLÍTIQUEIROS daquele país os têm considerado.Infelizmente esse senhor esteve aqui em Portugal há dias e foi numa altura que eu não tive tempo para ir A UNIVERSIDADE LUSÓFONA PARA ENFRENTAR CARA ESSE VAGO.
    MAS HAVEMOS DE ENCONTRAR PORQUE ESSE PAÍS TAMBÉM É MEU OU SEJA É MAIS MEU DO QUE ELE.EU NASCI EM S.TOMÉ. E ELE?
    IRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRA!

  16. paparazzi

    19 de Junho de 2012 as 16:23

    assim da gosto de ser primeiro ministro em sao tome muitas viagens desta vez qual sera o proximo projecto que vai anunciar ao povo de sao tome e principe

  17. arlindo fernandes

    19 de Junho de 2012 as 18:44

    Meus camaradas , alguem tem que viajar seja o primeiro ministro ou outros governantes a procura de solucao para STP. Parado e que nao vamos a lado nenhum.O Pais e novo e precisa de abrir ao mundo.Se cada um fizer um bocado de cada o Pais avanca e o povo sai da miseria

    • gisa

      20 de Junho de 2012 as 13:00

      hooooo. por favor, tenha santa paciencia. Andas a durmir ou que? Primeiro ministro esta a viajar a procura de solução para a sua vida, e nao para o País.
      Nao sei até quando vaoms ter que aturar isso. Ho credo governo eh, cada um só pensa em si, o povo que se dane. Sera que o governo quando vai a outros paises, nao para nem um segundo para comparar a situação economica de sao tome´em relação a esses paises, e tentar procurar uma solução para isso. é muita falta de patriotismo. Quem não é santomense ou nao tem amor a pátria , sai do governo e da espaço a quem ama ser santomense e quer o bem de todos os santomenses.

  18. Baná Cú Pixi

    19 de Junho de 2012 as 19:06

    Bem antes de começar eu quero ofender O Patrice Turista és um incompetente, miserável,olho cheio wé chá invejoso, desgraçado,mais quem e vc para falar assim de Dr Patrice Torvoada sabes fazer melhor que ele eu percebo nem vc nem outros que andam ai a comentar a mal dizer del eu vejo isso como inveja Santomense tem que deixar de ser invejo e de arranjar argumentos sem nexo sem pé sem cabeça para insultar outro mais ficam a saber que uma politica sem critica não tem piada critica , outras coisas e não a viagem que culpar tem ele se país esta mal ele tem estado a trabalhar bem olha e eu não tenho nenhum Partido eu estou de lado de quem trabalha bem e quer levar pais a desenvolvimento então pelo amor de Deus Sr Burros parem de fazer criticas invejosas e outros não interessa classe que pessoa tem para fazer bem as coisas se achas que tem mais classe vai fazer melhor isso é um cumulo de ignorância que esta assolar STP de uma forma grave pessoas fazem licenciatura e metem isso na cabeça sou Dr quero emprego quero dar o meu melhor mais são incompetentes, despois aprece um individuo criativo com menos classe lança dá bem na vida a vossa conversa é ele nem tem 3 classe nem tem primeira parem com isso deixam de ser burros abri vista invejosos pá demolidores, só saber denigre quem sabe mais que vocês que tem pouca escola como vcs falam se tem mais então faz melhor e para com criticas eu estou a falar agora na generalidade para todos que vêm ai denegrir outro desgraçados pá bandos de bandidos não têm que fazer vêm ai falar besteira isso é grave estamos num mundo moderno e não arcaico é vergonhoso vir aqui e ver indivíduos a insultar outros discute coisas de país sim valida e não coisas falsas o dito falar “atoa” Eu chamo-me Daniel Gomes meu email é daniel_78@hotmail.com meu numero é 00351967835389 estou deposto para desafiar qualquer um de vos que esta contra que eu escreve ai Desgraçados pá vcs estão a me meter NOJO..(:_

    • Afinal

      20 de Junho de 2012 as 6:32

      !Coitado!

    • Turista Patrice

      20 de Junho de 2012 as 8:06

      AAAAAAAAAAAAAAAAAAAh, Abandido?!!!!!!!!AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAh, você é inocente. Se eu sou bandido o quê que Nino Monteiro é???????? O quê é que Patrice é?????? Brincadeira tem hora!!!!!!!!!!! Patrice só tem a volta os bandidos…

    • blôgôdô diz:

      20 de Junho de 2012 as 8:14

      Sr.Daniel Gomes com todo o respeito, sabes o que e uma governaçao, tu achas que o sr.PT esta mesmo a conduzir os destino deste STP. andas a brincar, deixa de ser ignorante e vai a STP e veja e analisa o estado do pais em termos de desenvolvimento economico, social, humana, infraestrutura etc…com tantatanta e tanta viagem mas nao se ve nada,estamos farto de discurso,e projectos megalomana e faraonica.STP precisa de obras realizaveis, de projectos serios.STP e um pais parado, rudimentar que precisa de trabalho e nao de um 1º ministro caixeiro viajante.STP precisa de politicos e governantes competente e nada daqueles nossos doutores com diplomas compradas.O sr.1º ministro PT tem e que mostrar obras, mudar a imagem do pais, construir as infraestrutura para os nossos ministerios e repartiçoes publicas,urbanizar o pais e nao as construçoes aliatorias,descentralizar os serviços, descentralizar os transporte publico, criar condiçoes para que instale no pais empresa privada e estrangeira serias, que criem empregos para que este pais saia do buraco em que ela se encontra.Nao e com tanta viagem e o resultado zero(0).
      Obs( com algumas dificuldades tecnica do meu teclado fui obrigado a dejectar com alguns erros ortografico.)

  19. 1º de junho

    19 de Junho de 2012 as 19:13

    Parabens 1ºministro pelo seu trabalho,tem gerado frutos nas suas viagens a procura de investimentos para o nosso País ,uma das mais recente é a transformação do banco de urgencia arcaico em sanitaria de ponta.”que bom para saude dos seus críticos” .Dos 37anos de independecia você é ministro que mais divulgou esse País ao mundo,desejo-lhe forças.

    • stepense

      20 de Junho de 2012 as 19:57

      Coitad. Esta perdid nas ilusoes

  20. mosssad

    19 de Junho de 2012 as 19:48

    esse homem e uma vergonha….deveria e ser ministro das viajens….

  21. Francisca Cara Linda

    19 de Junho de 2012 as 20:57

    O nosso PM esta a fugir do calor. Quando começar a gravana ele vai ficar mais dias connosco.

  22. safu zedo

    19 de Junho de 2012 as 22:16

    i dont know what to say at all .

  23. Estamos tramados

    19 de Junho de 2012 as 22:24

    Meu Deus que diabo de Pinto da Costa. O senhor Pinto da Costa é mesmo um presidente corta fita. O Fradique pode ser tudo o que é mas nao aceitaria esse abuso do Patrice. O tipo chegou em menos de uma semana ja saiu outra vez. Senhores partidos de oposiçao por favor acabem com isso. Poe fim a este governo DVD do Patrice Trovoada

    • stepense

      20 de Junho de 2012 as 19:56

      Porque pinto da costa tem o poder absoluto neh…Nao se esquecam que e a porcaria do governo que manda. O Governo e de adi.. Senhor Fradique que foi fazer o favor de mudar a Constituicao. Aprenda depois fale.

  24. jamaicano

    19 de Junho de 2012 as 22:36

    Mais o homem, é mesmo um ladrão de viagem.
    Quanto a inglaterra, só pode ser mesmo visita privada porque os ingleses não são burros e o patrice trovoada não sabe falar ingles corectamente isto porque pelo que sabe-se patrice so fala francês gabonês,mas como ele gosta de viajar e desfrutar de vida boa, veio a inglaterra para assistir jogos olimpicos. Pinto da Costa é o culpado de tudo isto, porque é tempo de demitir este governo, agora sentimos saudades do fradique que não perdia tempo com essas patetices.Patrice vive mais no ceu do que na terra. Só S.Tomé e Principe que isto acontece….

  25. Elias Diakum

    20 de Junho de 2012 as 7:20

    É assim mesmo, sempre a zungar de um lado para o outro!

  26. Põe boca não tira

    20 de Junho de 2012 as 8:14

    É mais uma passeata do sh. Patrice Trovoada como custo que tem para país sempre no avião particular. O Cabrão é tão importante que não pode andar no avião comercial efim…………. já já mém………

  27. manager

    20 de Junho de 2012 as 8:15

    Porquê que o Primeiro-ministro não troca de posto com Ministro de Negócios e Estrangeiros, uma vez que o senhor gosta de viajar pelo mundo. Eu acho que senhor Ministro poderia cooperar com NASA no sentido de viajar para espaço, pena que cofre de estado Santomense não tem dinheiro para isso, mas os contribuintes pode dar uma mão.

    • manager

      20 de Junho de 2012 as 8:18

      podem

  28. António Medeiros

    20 de Junho de 2012 as 9:00

    Daniel Gomes ès um faminto em Portugal. Nem emprego tens concerteza. Esta manhã ja comeste concerteza não. Venha a S. Tome trabalhar e conhecer a realidade do povo santomense. O PT è politico mas hipocrita, mentiroso que S.Tome tem. Ele, o PT è ium gabonês desfarçado de Santomense e que so tras desgraça a esse povo. Quem colocou o FM presidente da Republica? Foi a familia TRovoada. Daniel achas que isto foi uma oferta boa para o povo?

  29. Baná Cú Pixi

    20 de Junho de 2012 as 9:28

    (Mossade, Estamos tramados, Afinal)

    São bandos de olho Cheio Wé chá vai procurar emprego meus burros, deixa de fazer criticas eu estou deposto para vos desafiar malandros , deixa ministro viajar e procurar boas soluções para desenvolvimento do país se estão revoltados mata vossa vida bebi veneno ele esta a viajar com vosso dinheiro e dinheiro do vosso pai, bandos de preguiçosos eu se conhece-se alguns de vcs eu dava chicote..infantis pa..fui

    • Vagi Ngola

      20 de Junho de 2012 as 22:38

      Coitado de Bana cú pixi. A ignorância possibilita atrivinmento, por isso temos que dar desconto.

  30. DON VEIGA

    20 de Junho de 2012 as 9:30

    senhor aristides barros !
    até que ponto a viagem de um primeiro ministro de um pais não é noticia?
    o senhor sabe qual a diferença de um texto de carácter informativo e de um texto noticioso? se soubesses n comentava

  31. Aristides Barros

    20 de Junho de 2012 as 10:18

    Caro sr. Don Veiga,
    Noticia significa novidade e algo que sempre acontece e da mesma maneira, não é novidade. O resto o sr já sabe já que é jornalista.

  32. torresdias

    20 de Junho de 2012 as 10:53

    É verdade, Deus no Céu, Srº Emery na Terra, continua com seus projectos e imaginações que s.Tomé ta precisando de homens de uma outra etinia, sim que não seja forro angolar moncó, mas bantu de classe. Mostra estes forros…. estes atrazados que são comprados com um copo de vinho e votam mais uma vez e o eleige ao cargo de 1º ministro.
    Quem é burro bebe azeite
    mostra-lhes uma outra sua parte; da sua capacidade de ser capaz de enfluênciar bons ricassos além froteira em dar-lhe dinheiro para distribuir nas proximas campanhas aos pobres desta terra.
    Va em frente, continua a trabalhar que está no bom caminho
    Alá está consigo.

  33. nora

    20 de Junho de 2012 as 11:16

    Quem vos mandou votar em mim! Quem não sabe que só gosto de viajar.
    Pelos vistos sou mais esperto que todos voces, não é em vão que pôs o Varela como Ministro substituto ao Primeiro Ministro.

    Azar é vosso. Vivê que tá aqui, eu e meus amiguinhos do poder. Porque quando eu deixar de ser 1º Ministro cada um por sí. Viagem faz bem a minha pele. Povo burro e atrasado já tenho muito dinheiro vindo dos meus amigos de Kosovo e da máfia Russa vou vos dar um banho nunca visto em São Tomé e Principe. Quem viver verá.

  34. João Bosco Menezes de Pinho

    20 de Junho de 2012 as 12:39

    Grande Manifestação contra o Governo liderado pelo Patrice Trovoada. Em Breve. Participemos todos

  35. Rui Baldé Pinto da Veiga

    20 de Junho de 2012 as 13:24

    Antonio Medeiros antes de falar que Daniel Gomes vulgo Bana cú pixi é famito, melhor meter-te no seguro hó cabrão vc sim é um pauperimo, eu nao te devo satisfação nem o meu colega smos superior a vcs invejos,wé chá só que ti diga eu mais o meu colega estamos desposto par te desafiar ho abrão ele ate fez o favor de meter ai o emil dele e o numero se es HOMEM então liga marca para falamos eu posso te ajudar a ser como Dr Patrice Trovoada ok para vc viajar pq tas revoltado com as viagens dele és um miseravel de esta ai a comer muitafruta pão esta a te retardar a mete ho cabrão!!

  36. Sr. General

    20 de Junho de 2012 as 14:46

    olha o que tenho a dizer é que faça tudo com a sua própria consciência e não deixe que o país se afunde na miséria. Esperemos que essas viagens não sejam para enganar o povo que estás a dirigir Sr. 1º Ministro, porque um líder que vive no pecado e engana o seu povo, certamente o castigo deste não está muito longe da sua cabeça e da sua família.

  37. Vagi Ngola

    20 de Junho de 2012 as 16:38

    Mas por quê este 1º Ministro não governa este país através da net? Ele não sente bem em S.Tomé. Está mais fora que dentro do país. O que pode perceber deste povo tanto faz fora como dentro é normal. Assim vai o país!

  38. luisó

    20 de Junho de 2012 as 16:57

    credo, vinte dias fora, voltou uma semana e voltou a sair?

  39. Engenheiro( LISBOA)

    20 de Junho de 2012 as 18:27

    Meus senhores:
    É muito importante quando se faz crítica construtiva duma determinada situação quando efectivamente a maioria reconhece que as coisas estão inoperantes basicamente desde a entrada em funçao do actual governo. Custama-se dizer que quem cala, consente ou seja admite a situaçao.
    Ora todos sabemos que o país precisa de arranjar mais parceiros de cooperação mais investidores com credibilidade reconhecida internacionalmente para que o país se projecte no mundo.
    Mas, o que se verifica é esse Primeiro Ministro viaja muito e no seu regresso anuncia muito empreendimento e de valores astronómicos mais na prática nada se concretiza.
    Amigos,quando projectos que esse senhor não anunciou depois de N’s viagem? Viu alguma execução ou alguma movimentação de ponto de vista de Estudos, debates acesos e tudo mais? Nada!!! É só conversa para o boi dormir.
    Eu gostaria com todo respeito chamar a atenção especial ao comentador BANA CU PIXI:
    Meu caro senhor, não é muito bom e nem se quer razoável que fale assim de todos e é muito importante que se reflita bem antes de dar opinião e não gostaria que levasse a mal com aquilo que vou lhe dizer.
    Esse jornal é público e cada um dá apinião da maneira como souber, mas é importante que se saiba que estamos a escrever para outros lerem e perceberem o que nos vai na alma. Por isso temos que ser cuidadosos na LINGUAGEM e na ESCRITA para não cansarmos aos leitores ao tentar coordenar as nossa escrita e depois perceberem. É por isso que existem ESCOLAS em todo o país e não tenha inveja de quem estudou.
    Procure não ser muito arrogante e não se convença a si mesmo. Por quando deixa o seu endereço para um debate com quem quer que seja,incluindo eu claro, vais debater o que? Discutir o que? Falar de que ? Com que conhecimento de causa?
    Pese bem a sua tripla competência,se é que as possui e depois fala coisa com coisa,entendeu?
    Eu admito que um governate viaje sempre que for conviniente,mas se essa viagem não trouxer fruto da conviniência como há muito se assiste em S.Tomé e Príncipe, ela é INCONVINIENTE e quem paga por essa inconviniência é o meu esforço, o seu esforço e o esforço de todos os santomenses,entende?

    UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS QUE AMAM E ASSEIAM DIAS MELHORES EM S.TOMÉ E PRÍNCIPE.

    • filho de terra

      2 de Julho de 2012 as 16:01

      muito obrigado. porque que todos não pensem da mesma maneira?

      • filho de terra

        2 de Julho de 2012 as 16:02

        eu gostaria entrar em contacto com sigo mais encontro fora do pais.

  40. vania fernandes

    20 de Junho de 2012 as 18:49

    até onde vamos chegar !!!!!!

  41. stepense

    20 de Junho de 2012 as 19:54

    Nunca ouvi dizer que esse Homem ficou no pais pelo menos 1 mes..sempre a viajar.. Haja dinheiro

  42. Pidu Mamom

    21 de Junho de 2012 as 1:40

    Infelizmente para o mal do país este jornal está travestido.Transformou-se num autentico panfleto.Triste.

  43. Barão de Água Izé

    21 de Junho de 2012 as 19:52

    Era bom que o sr. Patrice mostrasse os resultados para a Economia de STP de tanta viagem.
    E também qaunto custaram aos cofres do Estado todas as viagens que fez “a procurar parceiros e negócios para o desenvolvimento ?!?! de STP”.

  44. jamaicano

    21 de Junho de 2012 as 23:55

    Francamente! Alguns coitados, completamente desesperados. Por falta de conhecimento e caracter, falam da viagem do 1ºMinistro Patrice Trovoada, como alternância para solução das dificuldades que o País atravessa. Pelo menos, ele está constantemente na lua, enquanto esses coitados “Bana cú Pixi” entre outros andam feitos em caranguejo carregados de ignorância desprovido de logica. Deixem de burrices, Patrice um péssimo governante, que nem se quer sabe escolher melhor elemento para a sua equipa composta por: Bala,Nino Monteiro, Deodato e alguns ministros incompetentes. Acham que S.Tomé e Principe tem 1ºMinistro? Se o mesmo passa a vida mais no céu do que na terra. Só pode ser brincadeira.

  45. Los van van

    22 de Junho de 2012 as 2:02

    Alguem sabe para quando vao pagar os estudantes santomense em Cuba,os 9 meses da bolsa em atrasos?Um haja a todos

  46. Anca

    22 de Junho de 2012 as 2:08

    Tenhamos clareza de espirito, sejamos altruístas a ler e comprender bem aquilo que os jornais e aqueles que dizem ser jornalistas escrevem, sem no entanto informar e formar os cidadãos nacionais, para a cidadania, para serem verdadeiros críticos construtivos do país(território/população), que nos viu nascer.

    Tenhamos um pouco de humildade, analisemos a notícia acima, sem paixões políticas, sem emoções, sem rancor, sem ódio, somente concentrando nas palavras escritas, que mais desinformam, do que informam e formam o caracter, o modo de ser estar dos cidadãos SãoTomenes.

    Vou transcrever aqui parte da notícia a começar pelo título;

    “Primeiro-ministro está no Reino Unido em visita privada para depois rumar ao Brasil”

    Agora vou dividir o título em duas partes;

    “Primeiro-ministro está no Reino Unido em visita privada”

    “para depois rumar ao Brasil”

    Quanto a primeira parte” Primeiro-ministro está no Reino Unido em visita privada ”

    Devemos ter em atenção se o Primeiro ministro está, em visita privada, ao Reino Unico, então deviamos partir de príncipio, que os meios que são nesta viagem, é de dominio privado do Sr,Primeiro Ministro, tanto é que;

    a notícia nada desenvolve sobre essa estadia privada, como por exemplo;

    Saber o que foi fazer?, o Como?, o Porquê? Para quê?

    Quanto a segunda parte do Título da notícia ou informação se assim se pode considerar” para depois rumar ao Brasil “, também nada nos diz, somente especificando no corpo ou desnvolvimento da notícia ou informação se assim se pode considerar, como vamos ver adiante. E escrever assim tem somente um proposito, desinformar, ao invés de informar e formar.

    Para os menos atentos isto cria a ilução de que o Primeiro Ministro passa a vida a viajar sem nada resolver, para o país(território/população), como perceberão adiante.

    Reparem no corpo da notícia acima;

    “Patrice Trovada que deixou São Tomé esta segunda – feira, viajou para o Reino Unido em visita privada.” “Brasil será o próximo destino de Patrice Trovoada, que em visita de trabalho deverá promover o reforço da cooperação entre São Tomé e Príncipe e o Brasil.” “Note-se que uma das maiores empresas brasileiras de construção civil, foi contratada pela CMA-CGM, para construir o porto em Águas Profundas na zona de Fernão Dias.” “O Chefe do Governo regressa ao país no próximo dia 27 de Junho.”

    1ª Parte do Corpo da notícia ou informação se assim se pode considerar;

    “Patrice Trovada que deixou São Tomé esta segunda – feira, viajou para o Reino Unido em visita privada.”

    2ª parte da notícia, ou informação se assim se pode considerar;

    “Brasil será o próximo destino de Patrice Trovoada, que em visita de trabalho deverá promover o reforço da cooperação entre São Tomé e Príncipe e o Brasil.”

    Diz somente onde, neste caso o “Brasil”; mas sem entretanto, explicitar o dia, a data, o Como? mas falamos sobre o O quê? “visita de trabalho” e do Porquê? “deverá promover o reforço da cooperação entre São Tomé e Príncipe e o Brasil”.

    3ª Parte da notícia ou informação se assim se pode considerar, que é já na parte final;

    “Note-se que uma das maiores empresas brasileiras de construção civil, foi contratada pela CMA-CGM, para construir o porto em Águas Profundas na zona de Fernão Dias.”

    Já nos explicita melhor sobre o objectivo da viagem de trabalho ao Brasil, do Primeiro Ministro.

    A 4ª e ultima parte a notícia ou informação se assim se pode considerar, cria-nos a sensação do tempo;

    “O Chefe do Governo regressa ao país no próximo dia 27 de Junho.”

    Reparem que a abertura do corpo da notícia, começa com;

    “Patrice Trovada que deixou São Tomé esta segunda – feira”

    e o final

    “O Chefe do Governo regressa ao país no próximo dia 27 de Junho.”

    que faz passar a sensação aos cidadaos menos atentos, apaixonados e emocionados pelas questões de polítiqueces, política, de que o Prímeiro Ministro, anda a tratar da sua vida sem nada resolver sobre a situação do país(território/população).

    Esta é uma tecnica de criar a mentira juntado pelo meio a verdade, de modo a confundir a massa crítica.

    Por isso caros cidadãos, quando lerem notícia, tenham a preocupação de saber que informação, ou desinformação ela contém, pois que as notícias, devem servir para nos informar, para formar dentro da nossa consciência informações, sensações, paixões, por isso é que as palavras são consideradas, as primeiras armas antes de haver Guerra.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem a todos

    Estejamos atentos mantendo a humildade e saibamos utilizar todos os nossos sentidos, quando tentamos nos informar.

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    Bem haja

  47. BMW

    25 de Junho de 2012 as 23:20

    se depender só do meu voto,jamais serás eleito.depois vem descascar dente na tv a dizer que fizemos contactos,ha muitos projectos para desenvolvimento de STP.piaaaa,só closon.

  48. elnis

    27 de Junho de 2012 as 10:08

    Meu caros amigos e amigas, o nosso país em este momentos não necessita de pessoas que sempre critica e não da uma solução mais viavel para o nosso problema. Agora pergunto, estamos em um país que praticamente não produzimos nada vivemos somente de ajuda externa, então se o nosso PM não viajar como é que vamos conseguir ultrapassar as deficulidades nesta mundo que a crisi tomou conta?
    Eu pesso a todos que pensamos no reajusto salarial que é impossivel sendo um funcionario da Função Pública uns ganham 80.000.000,00 STD e outros ganhão 2.500.000,00 pensamos em isto eu acho que seria bom para o nosso pequeno país.

  49. Vargas Cardoso

    28 de Junho de 2012 as 15:27

    Este fulano desde que tomou posse como primeiro ministro só pensa em viagem e na boa vida, já perdi a conta das viagem que anda por aí fazer. Se o país está uma lástima em termos monetários, não se entende como é possível tantas viagens. É preciso alguém por mão nisto porque quem está a pagar estas boas vidas em viagens são os contribuintes.
    A culpa não é sua, mas daqueles o elegeram para o lugar e foram enganados.
    Trabalhe mais para o país e passeie menos.

  50. Arnaldo

    11 de Julho de 2012 as 14:22

    Eu até ficaria feliz se a viagem fosse para o bem da população de STP.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo