Política

MLSTP “aperta” na fiscalização do Governo sobre a questão da terra

As declarações do Primeiro-ministro em Obô Môrro não convenceram o MLSTP que considera a acção de Patrice Trovoada como simples fuga à responsabilidade política. O partido que já accionou o seu grupo parlamentar, para “apertar” a fiscalização do governo na questão da terra, anunciou que o executivo, vai retirar terras aos agricultores de outras comunidades agrícolas.

A questão da terra está no centro das preocupações do maior partido da oposição. «O MLSTP exorta o Governo mais uma vez, a recuar nesta sua decisão irresponsável, ao mesmo tempo que orientou o seu grupo parlamentar a promover mecanismos directos de auscultação dos pequenos agricultores afectados de modo a uma tomada de posição mais contundente que preserve os interesses desta camada desfavorecida da nossa população e que tem a terra como único sustento das suas famílias», diz o comunicado lido na sede do partido por Gaudêncio Costa.

Para o MLSTP as declarações do Primeiro-ministro na localidade de Obô Môrro, confirmam o desnorte do Governo. «Traduzem de forma clara o desnorte do Governo, na medida em que todas as decisões de retirada de terras foram aprovadas pelo Venerando Conselho de Ministros e aplicadas pelo Ministério do Plano e Desenvolvimento», diz o MLSTP.

O partido da oposição, exorta por outro lado os pequenos agricultores das antigas grandes empresas agrícolas a estarem atentos, porque mais terras vão ser confiscadas. «O MLSTP tendo conhecimento de que o Governo tem intenções em proceder a retirada de terras aos pequenos agricultores de Agostinho Neto, Bela Vista e outras antigas empresas agrícolas, exorta os mesmos a estarem atentos na defesa dos seus legítimos interesses», concluiu o conselho nacional do MLSTP.

Reunido em Conselho Nacional na última quarta – feira, o MLSTP, diz que «registou com profunda apreensão a degradação do nível de vida dos cidadãos, resultante da ausência de políticas concretas, que visem o aumento da produção interna e do crescimento económico».

Abel Veiga

    31 comentários

31 comentários

  1. Carlos Ceita

    22 de Junho de 2012 as 14:20

    Meus amigos,
    este comunicado do MLSTP é mesmo para rir. Nem só o Governo está desnorteado como a oposição com vocação para o poder também está. Tanto o governo como a oposição não têm um plano estratégico a curto médio e longo prazo para organizar politica económica e socialmente este país por forma a potenciar o desenvolvimento sustentado.
    Coisa que o nosso amigo e compatriota do Príncipe (To Ze) fez com muito mérito. E deu-se até ao trabalho de ir a Lisboa coloca-la a consideração e debate com a diáspora.
    Enquanto esses senhores políticos do governo e da oposição da capital (São Tome) não pensar o país em termos políticos económico e social e passarem a vida a trocar galhardetes continuaremos a ter um país em transe profundo.
    Nem é preciso imaginar que o ADI também vai estar aqui com o seu comunicado. E não saímos disto. Lamentável.

    • Ernestino Santos

      3 de Agosto de 2012 as 1:26

      Caros Compatriotas deixam de brincadeira,porque estamos a sofre a nova Colonização portuguesa,abrem os olhos, a investidura está a ser muito forte,nós lutamos tanto pela Nossa Independência, porquê que continuamos ,porquê que continuamos a pedir sempre favores de migá lias, ao mesmo Estado que , nos deu a Independência. No dia 23/4/1974 eu tinha 14 anos de idade trabalhava na Empresa Agrícola Terra de Monte Café como correio e o meu pai era Capaz que coordenava 60 homens e o feitor geral era um Português que não sabia ler e o meu pai é que fazia leitura das cartas para o colono, enquanto a maioria dos trabalhadores e como eu tínhamos concluído 4º ano e não tinha oportunidade de continuar estudo.

      Por isso no dia 23 de Abril de 1974 todos colonos foram avisados para abandonar o país e que iria haver uma revolução, e no dia seguinte ,deixou de haver patrões ,iniciamos a revolução, pela ordem do Filintro Costa Alegre no V.do Reboque , onde foi construído sede do MLSTP pela Associação Cívica, nos fim da semana, obrigatoriamente eu tive que participar em toda actividade, recolha das armas nas empresas e entregar-la na Polícia Central.
      Foi uma luta de Risco porque ninguém estava autorizado a pegar nas armas.

      A vida do Oné , Leonel Mário D´Alva, Miguel Troada e por último Chegado do Srº Drº Manuel Pinto da Costa, assumiu o destino do País e nada mudou quanto a pobreza sempre a pedir o mesma pessoa que nos deu a Independência, então para isso deixava o grupo do Partido Maria do Carmo que queria Federação, talvez seria melhor?

      Eu sinto uma revolta pela incompetência dos sucessivos governos não conseguiram definir o rumo do destino do País transforma-lo numa Nação.

      A base do desenvolvimento do país um Hospital de Raiz com equipamento moderno,Barragem Hidroeléctrica para produzir energia a todo País com estabilidade, canalização de Água potável e saneamento básico, qualquer investidor que quero ajudar o País tem que desenvolver essas vertentes.

      Eu volto a repetir os investidores Portugueses são fracos, e muito ganancioso, não têm capacidade para tanta necessidade que o país tem,o povo na miséria estrema,quem não sabe governar a sua casa não pode ir ensinar os outros como governar a sua casa.

      Irei fazer todo esforço para concluir os meus estudos para participar activamente, ao desenvolvimento deste país.
      O que os Portugueses estão a fazer-me e a minha família isto não justo, assassinar um cidadão São Tomense o meu cunhado e dizer cala e que são podre, só porque revendiquei o meu direito ao meu bem patrimonial roubado pelo funcionário e agente do Estado português, abusivamente colocam a minha mulher contra mim, cubardes atacam os filhos, difamam a minha imagem dentro e fora dos país, por isso, irei utilizar todo meio , para que esta justiça seja feita mesmo que seja no Tribunal Internacional.
      Por isso chamo atenção aos São Tomenses estudam e regressam a base para construirmos o País´

      Construir Uma Embaixada com Bunquer?
      Iné Sungueé Biliueô Quá escabiô.

  2. Põe boca não tira

    22 de Junho de 2012 as 14:27

    Muito bem, nova direcção nova actitude. Só espero que seja uma oposição séria e construtiva, mas que é necessário isso é, o governo tem sido impotente para problemas do país….

  3. Verónica

    22 de Junho de 2012 as 14:51

    O Primeiro Ministro está aproveitando estas situações para se aproximar das Comunidades, porque numa outra conjuntura duvido que haja Comunidade que o queira ouvir.
    Porque razão ele não tenta deslocar-se junto das Comunidades sem que haja problemas do género e procure ausculta-las? Tenta para ver o que acontece. Força MLSTP. Estamos a precisar de fente comoJorge Amado.

  4. Verónica

    22 de Junho de 2012 as 14:52

    Estamos a precisar de gente como Jorge Amado (corecção)

    • caboverdiano

      25 de Junho de 2012 as 8:37

      isto so e comesso depoix cala e vai entrar no mesmo barco

  5. santa catarina

    22 de Junho de 2012 as 15:33

    Jorge Amado tem que resolver o problema da pecuaria e o BAD.
    Não tem moral para falar. Já lá esteve e nada fez e não é agora que estamos em crise mundial é que vai resolver, estão apertados com falta de dinheiro para as suas amantes e os seus bufos.
    Foi embaixador o que trousse de bom. Nada!.
    Nem com o JA nem com os outros isto vai arrancar.
    Está na origem do MLSTP, só golpes baixos , intrigas , suimes e mais nada o pais continua na miseria par não dizer outra coisa.
    Foi o MLSTP quem começou e tudo o que somos hoje só tem um nome “Miseria Lenta de STP”
    Fui!

  6. Conselho de Um Amigo

    22 de Junho de 2012 as 15:59

    Jorge Amado, se quiser ter um partido forte, tem que levar jovens formados para estrutura do partido, sem complexo de nada, a renovação no seio do MLSTP precisa-se…

  7. Paracetamol 500mg

    22 de Junho de 2012 as 16:16

    Essa oposição esta muito fraca e a quem das expectativas.
    Já todos nós sabemos o que se passa com os agricultores.
    O mlstp podia convocar uma comissão especializada, enquanto partido com assento parlamentar, no sentido de ouvir as explicações do ministro da agricultura, de modo a descobrir a verdade, e quem é realmente a sotocao.

    Mas não podemos esquecer o que o Jorge amado fez aos agricultores quando membro do ministério da agricultura. Ele confiscou as cabras, ovelhas e carneiros, para o seu próprio negocio de talho na altura.

  8. brasilleiro em s.tome

    22 de Junho de 2012 as 18:08

    Meus senhores,
    Por favor, basta de comentar+rios fúteis.
    Boa oportunidade pra estar calado.

    • Jonh Smith

      22 de Junho de 2012 as 20:20

      Ó senhor brasileiro, se relamente es brasileiro, entao fique-se calado, porque quem sente esta miséria na pele somos nós, portanto deixa que cada um expresse o que le vai na alma da sua forma. Ta?
      J.S.

  9. pantufas

    23 de Junho de 2012 as 10:04

    Ora vejam.O mlstp diz que tem aogora jovens quadros no seio do partido,e mandam esse sr.(Guaudencio)lêr o comunicado do partido sobre terras?
    O Gaudencio está sujo demais na praça pública.

  10. UTAGES

    23 de Junho de 2012 as 16:45

    Os partidos políticos vêm de uma forma muito simples e clara dizer que os pequenos agricultores são burros. Se paramos e pensamos no que se passa no nosso país podemos chegar uma conclusão. São eles que possui as melhores parcelas de terra para cultivo e os pequenos agricultores ficaram com a parcela menos produtiva. Eles por sua vez sem apoio, só têm mesmo capacidade de corta e vender madeiras. Tudo isso começa com a distribuição de terra sem uma política coerente do estado Santomense todos os políticos de Tomé e Príncipe que esta a discutir a política de confiscação de terra deveriam ter vergonha. Todos os seus principais membros dos partidos políticos possuem uma parcela de terra, não sei de fato qual a política de confiscação, mas se têm terra e não esta a ser bem tratadas deve ser confiscada. Tenho é pena de ser as terras do pequeno agricultor (Famílias pobre), a corda arrebenta sempre do lado mas fraco. Se calha os membro do partido MLSTP estão com medo que a politica de confiscação recai sobre a terra do seu familiar ou alguma que é do seus pertence que esta em nome de alguns dos seus familiares.

  11. HLN

    23 de Junho de 2012 as 20:12

    A questão da terra está no centro das preocupações do maior partido da oposição!Porquê? Para permitir que as terras dos pequenos agricultores não sejam confiscada pelo governo, creio eu que não, querem é defenderem os seus interesses uma vez que a maior parte de terras é dos senhores de oposição,Vocês não passam de umas belas palavras referidas pelo então Jurista Garrido, na sua defesa de honra. Tudo isso é patético.

  12. acurcio

    23 de Junho de 2012 as 21:51

    O estado santomense é o responsavel para resolver a questão da terra dos pequenos agricultores.Precisamos definir ou resgatar se existe instrumento legal sobre a questão da terra. O assunto não é da esfera policial.Somos um pais de dimensao reduzida e a terra é a riqueza desses agricultores , não podemos deixar -los a sua propria sorte .É dever do estado santomense pedir esclarecimento do setor de cadas tro das terras sobre a titularidade, caso esse orgao nãoexiste eou não funcione é um dos motivos para criarmos .Prefiro que os pequenos agricultores tenham suas terras legalizadas e produzindo do que telos com pedintes ou mendigos nas ruas da cidade.

  13. Barão de Água Izé

    23 de Junho de 2012 as 22:49

    A terra deve estar na posse de quem de facto a trabalha e produz. Este critério deveria aplicar-se quer a pequenos terrenos, quer a roças e dependências na posse de pessoas que têm a popriedade, mas não dão o fim social: Produzir bens agricolas para o mercado interno e exportação. Erros cometidos no passado, por utopias, devem ser corrigidos para bem da agricultura de STP.

  14. Anca

    24 de Junho de 2012 as 0:17

    “MLSTP “aperta” na fiscalização do Governo sobre a questão da terra”

    Pescadinha de rabo na boca.

    Casa onde jamais há pão, todos ralham e nínguém tem razão.

    Que moral, têm os membros do partido MlSTP e PCD, bem como o actual, Presidente do Partido, quando, estes mesmos Partidos, contribuíram, para o estado de abandono e degradação, em que se encontra as roças, e alguns terrenos agrícolas produtivos?

    Para exortar o quê? e a quem?

    Caros cidadãos, deixo aqui de sobre aviso, e que nos sirva de recordação estes factos, que podem constatar;

    Das reformas agrícolas, que foram efectuadas após 1975, no país(território/população), quem mais beneficiou, com a destruição e repartição das roças e terrenos agrícolas?

    Hora os membros do partido MLSTP, e do Partido PCD.

    Cada um tomou a parte de leão, destruindo a produção agricóla, cortando e destruindo arvóres centenárias, transformando as antigas, unidades de produção agrícolas, em centro de comes e bebes, festas, convivios com mulheres.

    Lembram-se do caso recente do Adelino Isidro?

    Quantos mais beneficiaram? O que fizeram?

    Trabalharam a terra? Deram emprego aos pequenos agricultores de Agostinho Neto, Bela Vista e outras antigas empresas agrícolas, do país(território/população)?

    Em que contribuiram enquanto, governo e governantes, para uma melhor distribuição de terras e aumento de produção agricola?

    Convido-vos caros cidadãos SãoTomenses, a lerem, investigarem e reflectirem sobre;

    o livro do economista, Armindo Ceita Espirito Santo -“ECONOMIA DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE – entre o regime do partido único e o multipartidarismo.”

    Façamos por merecer, mediante a honestidade, postura, responsabilidade e transparência.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  15. Anca

    24 de Junho de 2012 as 0:36

    Comecem por fiscalizar os casos de corrupção, em que foram envolvidos, os membros do Partido MLSTP e PCD.

    Desde GGA, STP-Trading, dentre outros.

    Comecem por investigar, a forma como decorreu no passado, a distribuição de terra, aos membros do Partido, MLSTP, que de libertador nada teve e nada tem, mas de opressor através da miséria, pobreza e fome.

    Quantos membros do Partido MLSTP e PCD, beneficiaram da corrupção e derrapagem economica e finaceira no país(território/população)?

    O tempo vos julgará.

    Vejam como foram degradando os índices macro e micro-economico e financeiros nos tempos anos dos governos de MLSTP e de PCD.

    Vejam e investiguem as estatísticas, os números, a niveis sociais, culturais, politicos, desportivos, economicos, ambientais e finaceiros, no país(território/população) nos anos de governação do MLSTP e do PCD.

    Sejamos realistas e honestos.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Acreditem

    É responsabilidade de todos os cidaddãos SãoTomenses, bem como da sociedade cívil organizada.

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  16. Anca

    24 de Junho de 2012 as 0:41

    Assim como foi no passado.

    Tanto Ruído, para a montanha parir um rato.

    Com pobreza, miséria, fome, etc, etc…

    Trabalhemos todos pelo desenvolvimento e progresso sustetável do país(território/população).

    Chega de dividir para reinar.

    Pratiquemo o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Bem haja

  17. Anca

    24 de Junho de 2012 as 7:25

    A modernização das mentes, das atitudes, o modo de ser estar faz-se sentir necessaria, a política de terra queimada deve evoluir, para o bem do interesses legítimos do país(território/população).

    É necessário, formulação planos, propostas para a modernização, desenvolvimento e progresso do país(território/população), a nível social, cultural, desportivo, político, economico, ambiental, financeiro.

    Há pouca capacidades, pouca honestidade, pouca responsabilidade, postura de Estado, no MLSTP e no PCD.

    Chaga de dividir os SãoTomenses para reinarem.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

  18. Blogonón Paiva

    24 de Junho de 2012 as 22:19

    Jorge Amado começa o seu mandato coxo, ao seu lado a sombra do Osvaldo Vaz homem de confiança de Pinto da Costa enquanto gestor da Sonangol.
    Caso o Jorge Amado tente derrubar o Governo de Patrice Trovoada terá muitas dificuldades, tem o Partido devido em Alas Os Irmãos Monteiros, Rafael Branco e Maria das Neves vão jogar na defesa, mesmo Pinto não lhe convém esta estrategia. Jorge Amado vai perder autarquia de 2013, esta derrota vão pedir a cabeça do Líder Jorge Amado, antes má gestão do Jorge Amado vai levar o Vice Osvaldo Vaz , saltar do barco antes das eleicoes autarca, para posicionar como próximo Líder e preparar partido as legislativas, na perspectiva de candidato a Primeiro Ministro. Mas este também mesmo com dinheiro não vai ganhar as legislativas de 2014. O percurso do MLSTP nos próximos anos vai ser muito complicado. Enquanto existe as alas do Posser da Costa, Rafael Branco e Pinto da Costa este ultimo com os poders que tem pode fazer muito estrago.

  19. nossa casa

    25 de Junho de 2012 as 8:00

    Mas não podemos esquecer o que o Jorge amado fez aos agricultores quando membro do ministério da agricultura. Ele confiscou as cabras, ovelhas e carneiros, para o seu próprio negocio de talho na altura.

    VERDADE? e AGORA

  20. Pedro Vaz

    25 de Junho de 2012 as 9:08

    Meus senhores de MLSTP, diz o vosso vice presidente para deixar de orgulho,inveja,rancor e desonestidades no seio do vosso partido e arogancia

    Sabemos que a confussão entre voces

  21. Felado

    25 de Junho de 2012 as 9:41

    O MLSTP devia começar a investigar quantas arvores de gôgôs o senhor Gaudencio cortou nmo terreno que lhe deram na depedencia de Monte Café, no interior do Parque ôbô
    Ele destruiu todas as arvores e de cabo de toda a zona. A ONG Monte Pico denunciou no jornal e na televisão e na altura era o MLSTP/PCD que estavam no poder. Porque é que não foram investigar.
    Bandidos

  22. Joao Pedro

    25 de Junho de 2012 as 9:58

    Afinal as pessoas têm mesmo memórias curtas ao ponto de criarem grandes expectativas em relação a actual liderança do MLSTP/ PSD ? Será que são assim tão diferentes das outras ? Pergunto eu, em quê que mudou o Dr. Jorge Amado ? Que eu saiba nada….

  23. Felado

    25 de Junho de 2012 as 10:01

    Convido o MLSTP a investigar quanto é que custou o Barco Príncipe. A investigar como é que o vosso sócio do PCD o ex ministro Benajamim mais o seu funcionário conseguiram o Yate que trouxeram quando o navio Príncipe chegou à S.Tomé.
    Convido o MLSTP a investigar como foi feito o negócio do navio 30 de Setembro e Amador que deasaparecveu do país e só regressou transformado em secata.
    A investigar quem é o dono do autocarro que veio junto com mercadorias podres compradas por vosso sócio Delfim Neves com o dinheiro concedido ao povo santomense pelo governo brasileiro
    A investigar os vossos sócios que vocês andaram a atribuir casas feitas com dinheiro da cooperação taiwanesa e que não estar a pagar, dinheiro este que devia construir novas casas e fomentar politica de copnstrução de casas sociais para o povo
    Estas é que são as causas da miséria e das dificuldades que o povo está a passar hoje
    Bandi
    dos

  24. STP@

    25 de Junho de 2012 as 10:18

    Caros são-tomenses, penso eu que alguma vez já terão questionados,tal como eu:-Porque que ainda estamos assim,na cauda do mundo e nunca mais de lá saímos? São 37 anos da Independência mas,quase tudo ainda está por fazer e muitas que foram destruidas.
    Mas alguém sabe dizer-me em que País estamos?!!!

    Como se admite num país com tantos recursos minerais,terra fértil,clima tropical,e com uma população calorosa e trabalhadora,com tantos apoios financeiros e técnicos recebidos dos parceiros internacionais,OGN’s etc.
    Assunto:-
    Um paciente dirigiu-se ao hospital central de S.Tomé e príncipe,para fazer uma Radiografia de carácter urgente,alegadamente terão lhe tido que não era possível fazer exames destes, porque o médico técnico em radiologia não se encontrava no País.-Sinceramente se isso for um facto,só pode ser mesmo em S.tomé.

    Mas uma coisa é certa,o pior que s.tomé,só mesmo o hospital central,onde a qualidade para uma intervenção médica é = a 0(Zero).O hospital central está doente no estado de coma.Também não só hospital central como quase todas as instituições .Como é o caso das alfandegas,onde o contentor de ajuda doado pelos emigrantes stp, para o hospital central, teve que ficar retido nos portos por falta de pagamento de um valor incalculável para sua expedição.os emigrantes STP não têm como enviar os seu pertences,devido a elevada taxa praticada naquele sector.

    Solução: Mudança de Leis, atitudes,ideias,pensamentos.,saneamento hospitalar de raiz,demonstrar profissionalismo e bom senso desde P.R até o cargo mais humilde deste País,para o bem estar de todos os são-tomenses.
    Um Bem haja !!

  25. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    25 de Junho de 2012 as 17:22

    Eu digo bandos de desnorteados!..

  26. Zeme SOOO

    27 de Junho de 2012 as 10:42

    Jorge Amado deve é pagara a dívida de casa de Estado em Santana. Como é possivel o Presidente de Um partido tão ghrande como MLSTP que diz querer o bem para o Povo, vive em casa de Estado e não paga.

    Esse senhor quer bem para que povo? Meus caros compatriotas. Vamos abrir os olhos. Consultem a lista dos devedores de casa de estado. 90% são do MSLTp e PCD juntos.

    Abel publica meu comentário por favor. seja imparcial pelo menos uma vez na vida.

    Outros nomes sonantes: Roberto Raposo (Procurador Geral da República)

    Dialô: Assessor do PR

    JOrge Bom Jesus: Ex-Ministro da Educação

    Manuel Silva Gomes Cravid.-

    Leia jornal O Parvo. Peçam cópia da Lista a TVS.

    tela Non eis a oportunidade de ouro para demonstrar o jornalismo cério e com isenção,

    Fui

  27. VANDLEI

    30 de Junho de 2012 as 11:00

    essa figura é uma figura esgotada não deveria ser poderia ser é vice não próprio
    o presidente

  28. ÔSSÔ BÔ- EN

    7 de Agosto de 2012 as 15:48

    Essa figura de “Jorge Amado”, antes melhor voltar o Sr. Rafael Branco…

    Jorge Amado é uma figura altamente desgastada, ele nunca mostrou serviço, só sabemos que ele anexou dos pequenos agricultores e criadores de gados, ovelhas, bois, cabras e mais gados…
    Isto não é nada bom,!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo