Política

Afinal Brasil não tem o Ministério que Patrice Trovoada disse ter contactado para pedir ajuda pública

Fonte diplomática ligada ao Brasil, contactou esta semana o Jornalista do Téla Nón que escreveu o artigo “Patrice Trovoada reanima o polémico caso STP-Trading”, para manifestar espanto pelo facto de no seu país não existir o Ministério que o Chefe do Governo são-tomense disse ter contactado, e que terá confirmado o cancelamento da ajuda pública para o arquipélago.

«Nós tivemos encontro com o Ministério do Desenvolvimento e do Comércio Externo que tem alguns fundos do banco do Brasil. Apresentamos uma proposta que tem a ver com adução de água e saneamento básico de Água Grande e Mé-Zochi, mas nesse caso enquanto os famosos 5 milhões do caso STP-Trading não for resolvido não temos mais acesso a este dinheiro. Fizemos uma proposta de reescalonamento da dívida que deverá ser aprovada pelo Senado brasileiro. Tendo essa porta por enquanto fechada concentramos no dinheiro privado dos bancos dos investidores para o investimento directo», são declarações proferidas pelo Primeiro-ministro, Patrice Trovoada, no aeroporto internacional de São Tomé, quando regressava do Brasil no dia 28 de Junho último.

No entanto a fonte diplomática, que contactou o jornalista do Téla Nón, manifestou-se preocupada com as declarações do Chefe do Governo são-tomense, sobretudo na alegada decisão do Governo brasileiro em cancelar ajuda pública para o desenvolvimento a favor de São Tomé e Príncipe. Mais grave segundo a fonte é que no Brasil não existe tal Ministério referenciado por Patrice Trovoada – Ministério do Desenvolvimento e do Comércio Externo-

O membro do corpo diplomático que falou com o Jornalista do Téla Nón, explicou que os canais diplomáticos não têm conhecimento de tal decisão do Governo brasileiro, no sentido de cancelar ajuda financeira ao arquipélago são-tomense, em consequência do caso STP-Trading.

A fonte que contactou o Jornalista, acrescentou que na visita ao Brasil, Patrice Trovoada, não se encontrou com qualquer membro do Governo Brasileiro. Ele não se deslocou a sede do Governo Brasileiro em Brasília, mas sim teve encontros com o sector privado brasileiro, nas cidades de Rio de Janeiro e de São Paulo, referiu o diplomata na conversa telefónica com o Jornalista do Téla Nón.

A fonte diplomática, que não encontrou no jornalista do Téla Nón, explicação cabal para entender a história do anúncio pelo Primeiro-ministro, do cancelamento da ajuda pública do seu país a favor de São Tomé e Príncipe, disse que por via diplomática serão pedidos mais esclarecimentos ao chefe do executivo são-tomense.

Abel Veiga

    50 comentários

50 comentários

  1. Conóbia cumé izê

    6 de Julho de 2012 as 17:21

    QUANDO SE MEXE QUE MEXE, AINDA VAI DAR QUE FALAR.PATRICE TROVOADA,TENHA CUIDADO QUANDO FALAS. BRASIL VIVE EM STP! BÔBÊ !..FUI

    • merson costa

      7 de Julho de 2012 as 14:30

      primeiro ministro não concordo com a loja do povo, porque é mais um saco azul esses vadios que não fazem nada,é mais um jeep zerro km, muda de ideia aposta em jovens que quero trabalhar,ve realmente quem quero bulir e quem quero bulir.

  2. HLN

    6 de Julho de 2012 as 17:27

    Que vexame, no coment???

  3. Frank

    6 de Julho de 2012 as 17:38

    O passeio em demasia tem-no desnorteado. Se não foi de propósito, porquê a tamanha mentira. Tantas vezes dito e escrito, que o senhor anda a enganar o Povo deste País, que muito merece a dignidade de ser o filho desta linda terra. Na qualidade do Primeiro-ministro, pessoa na qual, o povo deve confiar, de forma descarada baixa, e injuriosa usa os órgãos de imprensa nacional e estrangeira, para dar a conhecer à nação o resultado da sua deslocação aos estrangeiros, mentindo o Povo. Esta insólita informação ao seu jeito, torna ainda mais complicando a situação do País. Não querendo pactuar com caluniosos, mentirosos e desavergonhados; é já, e agora, ponha o seu lugar a disposição, mentiroso e falta de honestidade. Obrigado pelo seu contributo, mas a sua continuação como chefe do Governo foi posto por si, o fim, pelo facto de não ter honrado a verdade.

  4. mosssad

    6 de Julho de 2012 as 18:00

    So resta uma unica solucao para um escandalo deste tipo a Demissao Imediata do Senhor Patrice Trovoada… porque nao se pode aceitar que num pais digno tenha um primeiro ministro mentiroso.
    Cabe ao Pinto da Costa Dissolver a Assembleia e Acabar com este Governo do Patrice Trovada um governo fraco e com um bando de incapacitados.

    • Observa

      7 de Julho de 2012 as 13:41

      Não tens noção do que estas a dizer, nao tens noção das consequências que o que estas a sugerir, traria para o pais. repense e bem as tuas ideias e volte a escreve-las.

      • Resposta

        7 de Julho de 2012 as 21:42

        Realmente é preciso repensar e muito as decisões e as consequências.
        A instabilidade política tem sempre consequências negativas.
        Que dizer de se manter um PM que mente descaradamente ao seu povo e contra outro estado? Que credibilidade passará a ter a nossa terra a nível internacional com pessoas desse tipo a nos representar?
        Que exemplo estará a dar o governante aos seus governados?
        Entre esta e aquela consequência, qual será a mais penosa para o país?

  5. crédo

    6 de Julho de 2012 as 18:05

    Móço Patrice Bó sá dodó oú, sum cbá blá fá ximenti kuá sé da povo telá bó mén éh!
    sum sá buádo, guadá cúa cú sca bí dá.

    um bé zá

  6. crédo

    6 de Julho de 2012 as 18:06

    Bó bú yah!
    móço patrice.

  7. crédo

    6 de Julho de 2012 as 18:08

    quá dá sun fá un televison, Kidálê,

  8. luisó

    6 de Julho de 2012 as 18:29

    Eu nem quero acreditar nisto…
    Digam-me que o que acabei de ler não é verdade, por favor…
    Se for verdade só há um caminho, xaué…

  9. Ôssôbô

    6 de Julho de 2012 as 18:33

    CacaÔÔÔÔÔÔÔ!!! Mentira tem pernas curtas!! Só queremos ver como o Patrice irá desembrulhar esta história! Eu no lugar dele a única solução era dimirtir-me! Isto quer dizer que o homem está metido nesta confusão!
    Fui!!!!!!

  10. Dondô

    6 de Julho de 2012 as 19:02

    Entende-se que o Patrício pretendia pressionar os tribunais para que viabilizasse o caso STP-Trading. Não querendo ele apenas exigir os tribunais a celeridade do processo, pois, este ter no seu staf, pessoa que também está envolvida no caso. Para que não houvesse a ingerência no que compete às partes, decidiu assim usar esta infeliz informação, supondo este que todos os presentes em São-Tomé e Príncipe estão a dormir. Portanto, é compreensível que o caso STP-Trading, não fechou às partas para que o país fosse ajudado pelo Governo Brasileiro (declaração do diplomata). Mas, resta aí alguma dúvida: Antes da deslocação do Chefe do Governo ao determinado País, o trabalho de campo; isto é, assuntos diplomáticos não são tratados? Não é dado a conhecer a Embaixada os motivos da deslocação a referido País? Os lugares de interesse a contactar, etc? Não tendo este encontrado com qualquer membro do Governo do Brasil, então este deslocou-se ao Brasil em missão privada, e não estatal como também tinha tornado público. A solicitação do esclarecimento pela Embaixada ao Patrício, passará a ser considerado caso de estado. Na qualidade de chefe do governo, este não poderá responder como sendo simples cidadão santomense. Aí, o País estará envolvido em mais um imbróglio, pois sem antes pensar no que havia de fazer, o país caluniado poderá exigir que seja reposta a hora e o seu bom nome.
    Só esta é que nos faltava! O Primeiro Ministro mentiu, a nível internacional.

    • Resposta

      7 de Julho de 2012 as 21:26

      Pois é. Ou será que essa mentira terá sido para justificar os seus encontros privados quando se esperava que fossem encontros entre estados? Repare que ele justifica que os contactos privados foram uma alternativa ao facto do Estado Brasileiro nos ter fechado as portas.

  11. blôgôdô diz:

    6 de Julho de 2012 as 19:18

    Se for verdade, por amor de Deus, so a uma saida,dimiça~~o imediatamente do sr. primeiro ministro acompanhado dos seus ministros todos totalmente incompetente.caso contrario a manifestaça~~o preconizado tem de ser realizado com maior urgencia. chega de mentira.governo dos incompetente.vamos a marcha.

    • O JUSTICEIRO

      7 de Julho de 2012 as 15:56

      É muito facil todo mundo andar por ai falando que esse governo é incompetente, com apenas dois anos de mandatos, mas mais do q serem incompetentes é ser todos burros, porque não é possivel andarem por ai imputando responsabilidade a esse governo sobre todas asneiras que nos tem acometido, qd sabemos que governaram stp durante 35 anos sem solução alguma, ainda aprecem descaradamente falando essas asneiras. Por outro lado, é inadimissivel q a embaixada do Brasil venha fazer um pronunciamentos desses sem antes consultar o governo, isso é ingerência da embaixada, e o Abel Veiga , pelo amor de Deus , respeito muito o seu trabalho, mas a forma como expões a noticia , parece um ataque ao senhor primeiro ministro e ao governo. O 1º ministro pode ate ser seu desafeto mas por favor deixe de fazer campanhas e seja isento,

      • Ôssôbô

        7 de Julho de 2012 as 19:35

        Amigigo JUSTICEIRO!!
        O que está em causa, não é o que dizes! O que mais nos preocupa, é que o primeiro ministro mentiu perante um facto que agitou s. tomé príncipe cujo eco se fez ouvir em quase todo mundo.Sugeres que tenhamos um país de gestores mentirosos? Sugeres que tenhamos um S. Tomé e Príncipe com políticos que pactuam com a corrupção e defendam os ladrões com mentiras?
        Depois de eu ÔSSÔBÔ ter lido com muita atenção todos os comentários aqui feitos, não tardei-me a entender que houve uma revolta por parte das pessoas tendo em conta que P. Trovada mentiu e a imagem do país pode ficar em causa. Será que é esse tipo de políticos que preferes?
        Fui!!!

  12. The Politics

    6 de Julho de 2012 as 19:45

    Isto claramente poêm em evidencia que quando o Primeiro Ministro viaja ao exterior não esta a tratar nada para o povo santomense ou para o pais, mas sim esta a tratar dos seu negocios, esta a fazer uso do dinheiro publico para resolver seu negocios privados. ISTO CLARAMENTE É DELITO E MERECE SER INVESTIGADO.

  13. massa critica

    6 de Julho de 2012 as 20:09

    A ser verdade, quer dizer 99% daquilo que o Patrice disse até hoje é mentira….

  14. Fantasma

    6 de Julho de 2012 as 20:30

    Coitado do PT.Senhor Presidente por favor acaba com este governo pq é uma vergonha para o nosso pais, que é tao lindo e de pessoas onesta nao é por causa de alguns ladroes que o nome do nosso pais vem ficar manchado.

  15. Fantasma

    6 de Julho de 2012 as 20:37

    Ele queria poder pra poder viajar mas e roubar mas, por isso é que ele estava atraz de poder.PT pedi demissao e vai embora pra onde vc estava.Senhor deixa s.tomé e principe. senhor nao viu que nao tem compitencia pra estar la!Ganancioso.

  16. Fantasma

    6 de Julho de 2012 as 20:42

    Minha gente a ministra de SAUDE,EDUCAÇAO o que anda essa gente a fazer no ministerio?
    O da educaçao nao era padre? ele mudou de ideia?
    coitado da gente aqui em sao tomé e principe
    com um bando de ministro incompetentes pa fui.

  17. Blogonón Paiva

    6 de Julho de 2012 as 20:47

    O que aconteceu é grave, quando se trata de Primeiro Ministro e chefe do executivo santomense. Não podemos continuar ter um Primeiro Ministro que esta sempre a viajar para vários países em aviões privado, desta vez mentir o Povo. Os Partidos políticos santomense têm motivos de sobra de chamar este indivíduo ao Parlamento para ser interpelado, para dar explicação ao Povo, desta pouca vergonha. Este é o momento certo para o Presidente da Republica, mandar este mentiroso para casa. O Patrice Trovoada não servi a Nação Santomense.

  18. PAPOITE

    6 de Julho de 2012 as 21:28

    Desculpa-me mais esse Jornal Condena Patrice Trovoado ou como que é????

    • TVSA-Televisão Santomense Aberta

      7 de Julho de 2012 as 12:38

      Nós diríamos que não.Este Jornal apenas tem ajudado muito o Patrice Trovoada.Uma vez não tendo “Norte”,o jornal apenas está sendo uma BÚSSOLA”.

  19. Estamos tramados

    6 de Julho de 2012 as 21:46

    Meu Caro Levy
    Ainda me recordo de uma tua intervensao na Assembleia em dizias que se um dia notares que o Patrice Trovoada nao esta a fazer coisas serias pra o País tu serias o primeiro a tomar medidas. Agora diga-me qual é a tua posição de um homeme integro com relaçao a tamanha mentira publica do Patrice Trovoada. Ficas ou sais

    • Cansado

      6 de Julho de 2012 as 23:30

      O Levy e homem integro,tenha cuidado,um homem integro sabe bem destrinçar questões políticas de questões pessoais,’deve ser comedido nas palavras,os termos usados por este indivíduo nas presidenciais revelam q este sujeito nao passa de oportunista,fraco de argumentos e de ambição desmedida q n olha meios para atingir os fins…assumo o q afirmo.

  20. ANCA

    6 de Julho de 2012 as 21:57

    Que jornalismo, tão baixo, que nada, contribui, para a promoção, da cidadania, e esclarecimento, das mentes dos cidadãos, sobre assuntos, fundamentais, como é o caso STP-TRADING,GGA, e dentre outros.

    Caros leitores, caros comentádores, caros cidadãos.

    O que temos que saber, é a verdade, e não a verdade misturada, com a mentira, para nos confudir, e comprar consciências e votos.

    Há que ter uma mente esclarecida, isenta, trandsaparênte, honesta, e séria.

    Pois, quem mais uma vez, vai ser chamado a pagar, sãos uns cidadãos SãoTomenses, o povo.

    O grande problema, está na carácter do Homem SãoTomense, modo de ser estar, de pensar.

    Vejam o que vou aqui, mencionar, se não se compara, com o que na notícia está, em causa:

    O meu intuíto, jamais é defender, ou tomar partido, de seja, quem for, somente a busca da verdade, da coerência, dos príncipios do bem.

    No dia 19 de Junho, por este orgão de comunicação social, “Téla Nóm” foi veiculada, uma notícia, com o Título;

    “Primeiro-ministro está no Reino Unido em visita privada para depois rumar ao Brasil”

    em que no, corpo da notícia, se podia ler;

    “Patrice Trovada que deixou São Tomé esta segunda – feira, viajou para o Reino Unido em visita privada.”

    1ª Parte da notícia;

    “Brasil será o próximo destino de Patrice Trovoada, que em visita de trabalho deverá promover o reforço da cooperação entre São Tomé e Príncipe e o Brasil.”

    2ª Parte da notícia;

    “Note-se que uma das maiores empresas brasileiras de construção civil, foi contratada pela CMA-CGM, para construir o porto em Águas Profundas na zona de Fernão Dias.”

    3ª Parte da notícia

    “O Chefe do Governo regressa ao país no próximo dia 27 de Junho.”

    Atentem na segunda parte da notícia;

    “Note-se que uma das maiores empresas brasileiras de construção civil, foi contratada pela CMA-CGM, para construir o porto em Águas Profundas na zona de Fernão Dias.”

    Quando o Primeiro Ministro, volta do périplo;

    e mais uma vez notícia viculada, pelo mesmo orgão de comunicação social, “Téla Nóm”, do dia 28 de Junho, com o Título;

    “Primeiro-ministro considera de positivo e importante o seu mais recente périplo euro-latino americano”

    em que exertos da notícia, dizia que o Primeiro Ministro;

    “Disse que teve encontros com vários bancos que operam no mercado brasileiro.”«Regressamos bastante optimista.” “Pensamos que por um lado, as nossas opções para o desenvolvimento económico de São Tomé e Príncipe na vertente de prestação de serviços são opções correctas, e vistas de maneira realista pelos investidores, e em matéria de investimentos, pelos bancos vimos boas perspectivas», declarou.”

    Caso para se questionar, em relação a notícia, veiculada no dia 19 de Junho, pelo orgão de comunicação, “Téla Nón”;

    Com que fontes, com que critérios, se da a informar ao público;

    vejam;

    “Note-se que uma das maiores empresas brasileiras de construção civil, foi contratada pela CMA-CGM, para construir o porto em Águas Profundas na zona de Fernão Dias.”

    O primeiro ministro, volta do périplo, nada refere, sobre o que foi dito, acima;

    pelo contrário, e mais uma vez a notícia é veiculada, pelo mesmo orgão de comunicação social,” Telá Nón”, que informa que, o Primeiro Ministro;

    “Disse que teve encontros com vários bancos que operam no mercado brasileiro.”«Regressamos bastante optimista.” “Pensamos que por um lado, as nossas opções para o desenvolvimento económico de São Tomé e Príncipe na vertente de prestação de serviços são opções correctas, e vistas de maneira realista pelos investidores, e em matéria de investimentos, pelos bancos vimos boas perspectivas», declarou.”

    onde está a verdade, a fonte, os critérios, os príncipios quando se informa.

    Embora em relação, a notícia veiculada hoje,

    exige-se um esclarecimento das partes.

    Só para chamar atenção, aos nossos cidadãos, para o facto de;

    Antes de consumirmos informações ou degirir-mos a notícias de julgarmos, temos que ter abstração de espírito, da mente, desfazer das paixões, e emoções políticas, e analisar com isenção, para manter íntegros como cidadãos para a consciência e cidadania no páis.

    Investiguemos mais, procuremos saber mais, sobre a verdade dos factos, sejam eles em relação, aos casos de corrupção, e de justiça, como o do GGA, STP-Trading, dentre outros,

    Vou dou um exemplo, procurem saber, sobre notícias, veículas, até então, sobre estes casos de corrupção, por este orgão de comunicação, pesquisem na NET.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Sejamos responsaveis

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

  21. Gente

    6 de Julho de 2012 as 22:20

    Pessoal,
    eu vou sondar isso por aqui, em Brasília, para verificar se de fato o senhor PM esteve oficialmente por lá. Entretanto, envio-vos a lista dos ministérios que compõem o executivo brasileiro, para dados de 03/01/2011 e devo observar que neste ponto, ele (PM)teria se enganado entre “Desenvolvimento, Indústria e Comércio” e “Desenvolvimento e do Comércio Externo”. Mas isso não valida o questionamento de fundo sobre a sua afiramação na estada em Brasília e também, a priori, não o crucifica, até que tenhamos de fato novas informações.
    Abraços

    Ministros (Ministérios)
    Advocacia Geral da União
    Agricultura
    Banco Central
    Casa Civil
    Cidades
    Ciência e Tecnologia
    Comunicações
    Controladoria Geral da União
    Cultura
    Defesa
    Desenvolvimento Agrário
    Desenvolvimento Social
    Desenvolvimento, Indústria e Comércio
    Direitos Humanos
    Educação
    Esporte
    Fazenda
    Gabinete da Segurança Institucional
    Igualdade Racial
    Integração Nacional
    Justiça
    Meio Ambiente
    Minas e Energia
    Pesca
    Planejamento
    Previdência
    Relações Exteriores
    Saúde
    Secretaria das Mulheres
    Secretaria de Assuntos Estratégicos
    Secretaria de Comunicação Social
    Secretaria de Relações Institucionais
    Secretaria Especial dos Portos
    Secretaria-Geral
    Trabalho e Emprego
    Transportes
    Turismo

  22. blagubua

    6 de Julho de 2012 as 22:26

    Como se diz, quando mal e demais, S.Tome poderoso disse chega de mentiras.Vida boa e demais ke o homem enganou. se esqueceu que temos representacao Diplomatica do Brasil no pais e andou a lancar lavos para o povo. Mentira tem perna curta, ladrao queria confundir-nos dar uma de menino honesto mas nao passa de um grande larapio da pior especie.Tenha vergonha rua ladrao.quidaleoooo olha gatuno.

  23. Chacuda

    6 de Julho de 2012 as 23:04

    Agora minha gente, quando o PT,passar na rua com carro de luxo que pagou com o dinheiro do povo, vamos gritar olha gatuno,olha gatuno.Como a musica da Angolana, Titica ke diz olha boneco, olha boneco.

  24. Augero dos Santos Amado Vaz

    7 de Julho de 2012 as 0:02

    Varela por menos tu pusestes o teu lugar a disposição, diga – me também se compactuas com tanta bandidagem, diz – me com quem tu andas te direi quem tu es.

  25. Luis Piçarra

    7 de Julho de 2012 as 2:34

    além destas declarações mentirosas,resta ainda saber quanto rendeu a este Senhor o negócio da electricidade com os Italianos e que até agora muito promoteram mas continua na mesma a energia nada se alterou só mesmo para pior.
    Bye

  26. Tentado a Ler

    7 de Julho de 2012 as 7:43

    Infelizmente, todos ‘profissionais’ que se dedicam ao ataque; muitas vezes à propria sombra, acabam de cara no chão, tarde ou cedo. A ser verdade a desinformação do sr. premier, chega-se a conclusão que:

    1. o premier tem uma agenda recheada de 0(zero) de ocupação: governante de um pais a medida de São Tomé e Príncipe procuraria saber, do interior ao litoral, os problemas que afectam directamente as populações, estabelecer prioridades das prioridades. Depois atacaria os problemas e mostraria resultado(que se sustente) da sua habilidade como governante, homem academicamente instruido(se é que o é) e ser humano respeitador do seu semelhante.

    (Mas atenção ninguem espera que resolva todos, pois os problemas amontoaram-se ao longo dos 20 e mais anos. Sabemos que em 4 anitos não os resolveria.)

    2º A desocupação do sr. premier é tanta que acabou por beneficiar o país. Prestou um grande serviço a Nação ao revelar a sua verdade identidade.(as invensões ajudam aos pobres quando util). Agora sabemos melhor sobre si.(aos que nao sabiam)

    A cabeça(quando não oca) dos governantes deve fervilhar no mar das soluções(ótimas) a ponto de aparecerem cabelos brancos. A sua está srº premier? A miseria dos que ca vivem respondem por si.

    Em São Tomé os ditados deviam ser impressos, vendidos e levados a sério. No caso, o aplicável seria: Bo mé ku bue bo. Bem isso tem valor para os santomenses, atenção

  27. António Medeiros

    7 de Julho de 2012 as 10:01

    Não quero acreditar nesta notícia. Se fôr verdade, não resta ao Sr Patrice Trovoada outra solução se não fôr a demissão. Sua Excelência Drº Manuel Pinto da Costa entendo a sua situação em demitir o homem. Sua Excelência durante a campanha defendeu estabilidade politica. Mas a estabilidade politica não se faz com incompetentes, mentirosos e rancorosos como é caso deste governo.Fui sempre defensor de que o governo devia terminar a legislatura, mas perante esta situação não há nada a fazer. Este governo nã minha deve cair o mais urgente possivel. Não podemos ter um primeiro ministro tão mentiroso e intriguista. Na história de S. Tomé nunca tivemos um primeiro ministro tão mentiroso. Não há mais adjectivos para qualificar este primeiro ministro. Sua excelência em nome do povo Santomense despacha-me o homem.

  28. quente

    7 de Julho de 2012 as 10:19

    Quente está de volta.
    Quente está muito indignado. Se o artigo que acabei de ler é verdade então agora posso dizer que S. Tomé não tem politicos, não tem classe média, não a classe intelectual. Aquilo que o PT, fez é muito, mas muito grave. O povo Santomense tem que fazer qualquer coisa. Ninguém vai acreditar num primeiro ministro como este. Possivelmente os “lambe botas” ainda acreditam nele como é o caso de Vila Nova, Varela, Bala, LEVY NAZARÉ, STOCK, o padre malvado, Oscar Baia(o corrupto), etc. agora sim já justifica uma manifestação que deve ser organizada pela sociedade civil. O PT está a abusar deste povo.

  29. José Vale

    7 de Julho de 2012 as 13:39

    Caríssimos.

    Em função deste escandalo, alguns ministros mais atentos, pois, já perceberam que o barco está a ir a pique. Assim, graças a Deus, os mais inteligentes , como Afonso Varela, já pôs o lugar a disposição. E o salvador Ramos, renovou, também, o pedido de demissão e , desta vez, PT, já n/ tens argumento para convencer S.Ramos, porque, pessoas sérias n/ se vão afundar contigo. talvés, o Bala, Stok, quanto ao Levy Nazaré ainda tenho dúvidas, pois, ele é muito esperto e ainda pode vir a deixar o PT na manga.

  30. h.quaresma

    7 de Julho de 2012 as 14:26

    Mas a boa vida foi demais, ke S.Tome Poderoso disse chega, e Ala estava zangado com o larapio. Mas sera ke o gatuno vai ter vergonha e sair. Porque como se diz aqui na terra ladrao tem olho rijo,bom se nao sair por bem o povo vai lhe arrancar de la com catrapilar.

  31. E.jeronimo

    7 de Julho de 2012 as 14:30

    Cada coisa que desce, so com Cristo.

  32. h.quaresma

    7 de Julho de 2012 as 14:38

    Tiraram demonio e puseram feiticeiro, feiticeiro é pior que demonio, demonio trata da vida dele, feiteceiro chupa toda gente sangue. Patrce quidaleoooooooo bé bô Gabon….

  33. E.jeronimo

    7 de Julho de 2012 as 15:42

    Sao Tome e Pincipe ate quando?Nem da para chorar,so rir,37 anos e demais,a independencia total Glorioso Canta o Povo,assim cantem o nosso Hino Nacional,mas na realidade e a Gloriosa tristeza que convivemos,so com Cristo.

  34. pagaguno

    8 de Julho de 2012 as 7:59

    Entao e agora quem esta a mentir…

  35. DEUS PROVERÁ

    8 de Julho de 2012 as 9:41

    Porquê que votamos no patrice?
    MENTIROSO
    SEM VERGONHA
    DESONESTO
    POR CIMA ESTA DESNORTEADO
    SÓ ESTA A PROCURA DE INVESTIMENTOS PRIVADOS DE FORMA A SER SÓCIO COMO JA É EM VÁRIOS CASOS .
    RAMY,DOCA ,SATOCAU,ANTIGA EMPESCA EM NEVES ETC.ETC
    POVO ABRA OS OLHOS COM ESTE SEM SANGUE
    VAMOS DITA-LO A SENTENÇA NO PRÓXIMO ESCORTINIO SE DEUS QUISER

  36. João Bastos

    8 de Julho de 2012 as 10:47

    O homem mudou de aspecto!!! Coisa está a melar…Na foto o Patrice está com ar de menino que chora a xupeta. Vai pra casa Sr.1ºMinistro,o sr. não tem vergonha?

  37. Libio

    10 de Julho de 2012 as 20:15

    O Veterinário Jorge Amado atual presidente do MLSTP, deveria fazer um teste de castração mental ao Patrice Trovoada, tem razão de fazer alerta ao PM de ser um aluno repetente. Levi Nazaré não soube interpretar bem essa parte.
    Povo abri olho, Alguém já viu o pai Miguel Trovoada saindo em defesa do filho Patrice Trovoada, reflita bem.

  38. luisó

    10 de Julho de 2012 as 22:20

    Agora imagina se houvesse em STP embaixadas da:
    russia.
    oman,
    dubai.
    kosovo.
    e outros países que ele visitou…
    já viram os desmentidos que teria havido, se calhar…

  39. luisó

    10 de Julho de 2012 as 22:22

    Alguém sabe porque é que o patrice trovoada ficou retido, parece que 5 horas, no aeroporto de ABUDABHI ?
    Eu gostava de saber…

  40. paulo

    11 de Julho de 2012 as 5:51

    Abela,cuidado com Mario Gomes Bandeira.O porta-voz da familia Trovoadaaaaaaaaaaaaa ééééééééééeééééééééeéééééééééééééééééeééé

  41. Emiratos

    12 de Julho de 2012 as 12:22

    Numerosos stocks haliêuticos marinhos, controlados pela FAO, continuam sujeitos a fortes pressões”, releva o relatório A situação mundial das pescas e da aquacultura, 2012, divulgado nesta segunda-feira em Roma, sede daquela organização, durante a 30ª sessão do Comité de Pescas (de 9 a 13 de Julho).

    De acordo com as estatísticas mais recentes, “cerca de 30 por cento desses stocks estão sobre-explorados – uma ligeira diminuição em relação aos últimos dois anos –, 57 por cento estão totalmente explorados (isto é, as capturas já atingiram ou estão a aproximar-se da capacidade máxima de produção) e apenas 13 por cento não estão completamente explorados”, precisa a FAO.

    O relatório indica também que o sector produziu um número recorde de 128 milhões de toneladas de peixe para consumo humano – com uma média de 18,4 quilos por pessoa –, garantindo a mais de 4,3 mil milhões de pessoas 15 por cento das suas necessidades de proteínas animais. A FAO estima que, até 2021, a produção de pescado atinja 172 milhões de toneladas. A importância do sector é ainda demonstrada com um outro número: é a fonte de rendimento para 55 milhões de pessoas.

    “As pescas e a aquacultura têm um papel vital na economia mundial, nacional e regional”, disse José Graziano da Silva, director-geral da FAO. “Os meios de subsistência de 12 por cento da população mundial dependem, directa ou indirectamente, das pescas”, acrescentou.

    Por isso, a FAO pede aos governos uma gestão mais sustentável dos recursos piscícolas, nomeadamente a concretização de planos de recuperação dos stocks sobre-explorados. “A sobreexploração não causa apenas consequências ecológicas negativas, mas também reduz a produção de peixe, o que leva a consequências sociais e económicas negativas”, escrevem os autores do relatório.

  42. Fijaltao

    13 de Julho de 2012 as 0:18

    Quando Jesus esteve crucificado na cruz, dos dois lados estavam ambos crucificados 2 ladrões! Um dos ladrões teve a compaixão de tirar um dos pregos dos pés de Cristo para que este se sentisse um pouco aliviado! Não sou apologista e nem pactuo com mentiras de quem quer que fosse! Sendo assim, embora o Patrice seja um grande mentiroso, isto não dá direito ao embaixador Brasileiro de vir públicamente como que desmascarar o Patrice, pois este assunto deveria ser resolvido nos bastidores da diplomacia sem que para tal e como não se bastasse, o embaixador do Brasil também a entrar na onda da FOFOQUICE da política nacional!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo