Política

Nota de imprensa da Embaixada do Brasil desmente declarações de Patrice Trovoada

(Já pode ler também na íntegra a nota da embaixada do Brasil que desmente Patrice Trovoada). O anúncio feito pelo Primeiro-ministro Patrice Trovoada de que o Brasil cancelou ajuda pública a São Tomé e Príncipe por causa do caso STP-Trading, é categoricamente desmentido pela embaixada do Brasil em São Tomé e Príncipe.

A embaixada do Brasil que tomou conhecimento das declarações do Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, através do Jornal Kêkua, insurgiu-se contra o alegado cancelamento de fundos de ajuda a São Tomé e Príncipe, anunciado por Patrice Trovoada no dia 28 de Junho quando regressou da visita ao Brasil.

Na nota de imprensa, a embaixada do Brasil, diz que tais declarações são no mínimo estranhas, e explica os contornos da visita de Patrice Trovoada. «A viagem do Senhor Primeiro ministro embora de trabalho ocorreu em carácter privado tendo como destinos Rio de Janeiro e São Paulo, sem agenda de trabalho com as autoridades governamentais, conforme informado pela própria prematura. É no mínimo pois estranha a informação em relevo na matéria que não é do conhecimento desta embaixada – ter sido transmitida a autoridade são-tomense durante a sua viagem ao Brasil», refere a nota da embaixada do Brasil em São Tomé, assinada por Mauricio Martins do Carmo, na qualidade de Chefe do sector de Imprensa da embaixada.

A nota acrescenta que o ministério que Patrice Trovoada disse ter contactado no Brasil, simplesmente não existe. «Não existe o referido ministério na estrutura do executivo Brasileiro. Há sim o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior», frisa a nota.

A embaixada do Brasil, explica por outro lado, que as relações com São Tomé e Príncipe, são sólidas e sem cancelamentos. «Sublinhe-se por fim que embora de natureza diversa das cooperações tradicionais, o Brasil mantém projectos em São Tomé e Príncipe, cooperação com base na transferência de conhecimento e não na simples disposição de recursos ao orçamento do Estado. Tal facto a nosso ver é extremamente positivo no âmbito das relações bilaterais e merecia, por certo a atenção do mundo jornalístico tanto ou mais que afirmações pouco claras de tensões geradas por uma infeliz e desastrosa acção de agentes comerciais particulares», conclui a nota da embaixada do Brasil em São Tomé e Príncipe.

No entanto o Téla Nón publica as declarações de Patrice Trovoada feitas no dia 28 de Junho no aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe, para que o leitor compreenda melhor o que está em causa.

Primeira declaração de Patrice Trovoada – «Nós tivemos encontro com o Ministério do Desenvolvimento e do Comércio Externo que tem alguns fundos do banco do Brasil. Apresentamos uma proposta que tem a ver com adução de água e saneamento básico de Água Grande e Mé-Zochi, mas nesse caso enquanto os famosos 5 milhões do caso STP-Trading não for resolvido não temos mais acesso a este dinheiro. Fizemos uma proposta de reescalonamento da dívida que deverá ser aprovada pelo Senado brasileiro. Tendo essa porta por enquanto fechada, concentramos no dinheiro privado dos bancos dos investidores para o investimento directo» Patrice Trovoada 28 de Junho.

Segunda Declaração de Patrice Trovoada – «Quando o Tribunal der solução ao caso, poderemos começar a pagar a dívida. Enquanto não der solução, todos os são-tomenses vão pagar. É isso que fizemos o reescalonamento da dívida, será pago por todos os são-tomenses». Patrice Trovoada 28 de Junho.

Afinal de contas com quem o Primeiro-ministro negociou o reescalonamento da dívida de 5 milhões de dólares da linha de crédito do Brasil? A embaixada do Brasil deixou claro que o Chefe do Governo não se reuniu com qualquer membro do Governo brasileiro durante a visita.

Para provar que o Téla Nón está comprometido com a verdade, o leitor tem acesso na íntegra a nota emitida pela embaixada do Brasil.

CLIQUE sobre os dois documentos abaixo :

Nota 1

Nota – 2

Abel Veiga

    75 comentários

75 comentários

  1. luisó

    6 de Julho de 2012 as 18:35

    Mas ele estava à espera que sendo mentira a embaixada do Brasil ficasse calada?
    Que vergonha pessoal ser desmentido desta forma e que vergonha para STP ter um PM deste calibre…
    Ele pode controlar a imprensa em STP mas a verdade vem sempre ao de cima.
    Só há um caminho depois disto senhor PM, xaué…

  2. Ôssôbô

    6 de Julho de 2012 as 18:37

    Este homem não é sério!! Por aMOR DE dEUS, pATRICE, não lamea mais do que isso o nome da nação santomense! Seja sincero e respeita o povo santomense que te deu a chance de gerir o país 4 anos!

  3. Pumbu

    6 de Julho de 2012 as 18:50

    A coisinha esta a cheirar FEDE!
    Deviamos ser mais sinceros e ainda mais humildes!
    Que HORROR!!!

  4. C_Lavres

    6 de Julho de 2012 as 19:06

    O que foi colocado aqui é extremamente grave. Isso automaticamente gera interrogações em todas as inúmeras visitas em caráter de trabalho que o primeiro ministro fez pelo mundo afora e quando retornou a STP prometeu mundos e fundos de possíveis realizações.
    Nesse momento eu questiono, será que as visitas em outros países e os encontros com os órgãos do governo e empresários que ele diz ter contactado aconteceram de verdade? Será que essa falta de resultados no terreno até data de hoje nesse momento não se explica pelo fato do primeiro ministro talvez não ter feito as visitas da maneira como ele diz ter ocorrido? Porque nada até agora foi feito? Porque que o primeiro ministro mentiu ou não foi claro na sua declaração sobre a visita ao Brasil? Assim, será que não houve outras e muitas mentiras passadas? Meus compatriotas realmente após ler isso, são essas e muitas interrogações que eu compartilho com vocês, pois a situação é muito grave.
    Felicito à embaixada do Brasil pelo esclarecimentos. Por ser um órgão que independe do governo santomense pode falar sem papas na língua. Concordo sim e muito na forma como o Brasil tem ajudado São Tomé. A transferência de conhecimento é sim a melhor forma de engrandecer o ser humano e se caracteriza bem pelo ditado ” ao invés de dar peixe ensine a pescar”.
    Esses nossos governantes só querem ver dinheiro e não aproveitam outras formas de cooperação que podem ser mais positivas e nos ajudar e aproveitar os recursos que temos. No meu entender os governos apostaram numa política errada, pois não entenderam que a solução de São Tomé e Príncipe não esta em viver de esmolas, mas sim em apostar nos recursos que o país pode proporcionar: Agricultura, Pesca e Turismo.

  5. HLN

    6 de Julho de 2012 as 19:10

    Okê, Meu senhor e meus Deus a que extremo está a Nação Santomense, Primeiro Ministro Mentiroso.ooooooooooooo, vergonha demais se bem que os brasileiros não fique atras, não esperava isso do P T.

  6. ANCA

    6 de Julho de 2012 as 19:18

    Que jornalismo, tão baixo, que nada, contribui, para a promoção, da cidadania, e esclarecimento, das mentes dos cidadãos, sobre assuntos, fundamentais, como é o caso STP-TRADING,GGA, e dentre outros.

    Caros leitores, caros comentádores, caros cidadãos.

    O que temos que saber, é a verdade, e não a verdade misturada, com a mentira, para nos confudir, e comprar consciências e votos.

    Pois, quem mais uma vez, vai ser chamado a pagar, sãos uns cidadãos SãoTomenses, o povo.

    Pois, quando analisamos, esta questões, devemos abstrair, das páíxões e emoções, políticas, ir ao fundo das questões, e pedirmos a verdade, somente a verdade, dos factos, tantos os jornais, quanto os responsavéis, políticos, tanto do poder, quanto da oposição, bem como os nossos parceiros de coperação, para o bem do país(Território, Mar, População).

    Nesta acpção, peços caros, leitores investiquem todas, as notícias veiculadas, sobre o caso STP-TRADING, dentre outros e vejam onde está a contradição, investiguem atráves da internet.

    Pratiquemmos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abencõe São Tomé e Príncipe

    • ANCA

      7 de Julho de 2012 as 1:36

      Sobre o caso STP-Tradind, façam pesquisas, investiguem na NET, sobre factos e todas notícias anteriores, veiculadas, por este orgão de comunicação, “Telá Nón”, desde que o caso STP-Trading, e dentre outtros vieram, a comunicação sociaç, ao público, leiam com calma, e vejam onde está a contradição, e onde se pode encontrar a verdade.

      Bem Haja

      Pratiquemos o bem

      Pois o bem

      Fica-nos bem

      Olhemos, para frente e para trás, antes de dar-mos passos, a fazer-mos o nosso julgamento, a nossa opinião, sobre qualquer facto, qualquer assunto.

      Façam a vossa investigação privada,

      Acreditem em vós

      Deus abençõe, São Tomé e Príncipe

      • ANCA

        7 de Julho de 2012 as 2:04

        E quando efectuarem a vossa pesquisa, investigação privada, introspectiva e retrospectiva dos factos, sobre caso STP-TRADING, e outros casos de justiça, de corrupção, de falta de transparência, falta de honestidade, falta de sériedade, de falta de responsabilidade e sentido de Estado.

        Tenham em conta;

        O QUÊ?

        O PORQUÊ?

        ONDE?

        QUANDO?

        QUEM?

        COMO?

        Tentem responder estás, perguntas, e busquem as verdades e contradições.

        Muito foi dito, muito foi escrito.

        Bem Haja

        Pratiquemos o bem

        Pois o bem

        Fica-nos bem

        Tenhamos postura de Estado, de cidadania

        Deus abençoe São Tomé e Príncipe

        • Tripetodonte

          7 de Julho de 2012 as 12:54

          Sr. Anca, está noticia não estamos a discutir se o caso STP-trading é corrupção ou não , estamos cá a discutir as mentiras e demagogias do actual primeiro ministro PT… aprenda a colocar cada coisa no seu lugar.

  7. paparazzi

    6 de Julho de 2012 as 19:26

    Agora e que São elas comer gimguba com casca debaixo d’água algo vem a superfície sr primeiro então não esclarece melhor o seu povo sobre esse insusseso do passeio ao rio melhor caminho põe lugar a disposicão

  8. Santola

    6 de Julho de 2012 as 19:28

    :-(((((((((((((((((((((((888

  9. The Politics

    6 de Julho de 2012 as 19:38

    Oh meu Deus!!!.
    Que coisa! Que vergonha! Até onde chega a brincadeira, a falta de seriedade dos dirigentes Santomenses. O que é isto.
    O Primeiro Ministro só pode ser uma criança. Isto não coisa para brincadeira. Não se pode dar uma entrevisto para dizer mentira sobre um estado com o qual o governo mantém relações Diplomaticas. Isto é muito serio.
    A Assembleia Geral deveria de imediato pedir contar oa Primeiro Ministro, porque esta a evergonhar a nossa Nação.

  10. ZE PEDRO

    6 de Julho de 2012 as 20:02

    Esse senhor tem a mania de que é muito esperto….

  11. Fantasma

    6 de Julho de 2012 as 20:18

    Será que esta informaçao da ebaixada é verdade? Pq se for,é melhor o P.T pedir demiçao.Pq nao podemos ter um primeiro ministro mentirosooooooooooooo.Fui.

    • Tonga

      6 de Julho de 2012 as 21:24

      Alguém já disse uma vez que este primeiro-ministro corria o risco que as pessoas viessem a tratá-lo de um grande mentiroso. Eu não esperava que isto acontecesse desta forma tão leviana e triste colocando em causa o nome do país. É triste que isto tenha acontecido. Muito triste. É Patrice que é um grande mentiroso e é próprio país que perde toda a credibilidade. Estamos lixados. Completamente lixados.
      Enfim…

    • Mé Zochi shiloé

      8 de Julho de 2012 as 12:02

      Concordo com os que dão contributos para o desenvolvimento do nosso povo.
      Quando não somos leal é preciso assumirmos o nosso erro e automaticamente pedir demissão.
      O senhor Primeiro Ministro Patrice Trovada deixe o Governo a vá se Formar volte para escola para poder aprender a governar um País.

      Muito Obrigado.

  12. Fantasma

    6 de Julho de 2012 as 20:21

    Ele esta a pensar em comer o nosso dinheiro.Mas agora esta cheio de vergonha bandido igual ao pai, por isso que á um ditado que diz tal pai tal filho.

  13. Carlos Ceita

    6 de Julho de 2012 as 21:13

    O segredo do sucesso de países que como nós não dispõem de recursos naturais em abundancia tem a ver com a mentalidade que se traduz na seriedade, organização disciplina, esforço, trabalho, compromisso e palavra dada a honradez e pontualidade.
    Exemplo mais elucidativo é o Japão. Eles não precisam proclamar esses valores simplesmente praticam-no. E quando se perde esses valores é preferível optar pelo suicídio.
    Esta demonstrado que o problema dos saotomenses não está na ausência ou existência dos recursos naturais em mas em nós mesmos na nossa mentalidade do faz de conta. É muito triste.

    • meymadra

      7 de Julho de 2012 as 13:38

      tens toda a razão, nos agora temos muito mais instruçao, mais perdemos a educaçao e o respeito proprio.
      outro factor é deixamos de ver-nos como saotomense, mas sim como partidos politicos. si apoias uma boa acçao é porque es de esse partido, si a condenas é porque es de outro. quando deveriamos pedir esclarecimentos sobre os assuntos nacionais em geral.

      espero que um dia possamos reconhecer que o nosso partido é RDSTP.
      por favor tela non, queremos o seguimento desta noticia, o governo tem que se pronunciar, queremos o esclarecimento desta verdade ou mentira.

  14. Estamos tramados

    6 de Julho de 2012 as 21:32

    O nosso País vai perder toda a credibilidade se o Patrice Trovoada continuar no poder. Que granda mentira. Agora falta Pinto da Costa cir tambem dizer-nos se de facto as relaçoes com o Patrice Sao boas. Oposição por favor rua com o Patrice ja que ele proprio nao quer sair.

  15. FBI SOARES

    6 de Julho de 2012 as 22:55

    So tenho que lamentar isso e dizer: QUE TRISTEZA!

  16. António Silva

    6 de Julho de 2012 as 23:14

    Tudo isto só pode ser brincadeira!
    Vou aguardar ainda p’ra ver.
    Se tudo quanto foi descrito neste texto, for realmente verdade, então pode-se concluir que é muito grave estas atitudes.
    A partida reprovo a publicidade do maior centro comercial da região que foi anunciado e que até hoje já não se ouviu mais nada, etc. etc. Ainda bem

  17. Cansado

    6 de Julho de 2012 as 23:46

    Dr.Manuel Pinto da Costa,o valor da estabilidade e a sua conservação,conhece como quase tudo na vida limites,’e necessário que se proceda uma analise custo beneficio,face ao curso dos acontecimentos sobre as políticas implementadas por este executivo,existe um preceito constitucional que vos atenuo essa competência,use-o,sob pena da vossa exc.a se tornar cúmplice dos atos praticados por este executivo,faça uma leitura dos propósitos que nortearam a sua eleição,o povo saotomense depositou em si esta confiança como contra-poder,’e a altura nao tema a instabilidade,porque neste momento ela nem sequer existe,estabilidade esta aliada a boa governação…nao me parece que se possa falar desta atualmente em São Tome e Príncipe.

  18. Augero dos Santos Amado Vaz

    6 de Julho de 2012 as 23:54

    É no minimo uma falta de lealdade total com a nação, não me duvida nada se um dia desses ouvirmos dizer que o nosso Primeiro – Ministro está preso em qualquer país, aliais, ele esteve retido no aeroporto de Abudabi, quase cinco horas.
    Só com Cristo!

    • luisó

      7 de Julho de 2012 as 21:53

      Porquê retido?
      fala…

  19. Augero dos Santos Amado Vaz

    7 de Julho de 2012 as 0:10

    Senhor Primeiro – Ministro demita- se e já.

    • Carlos Amado Vaz

      8 de Julho de 2012 as 17:22

      Meu Deus Gégé, quando vi a sua leitura desse assunto, preferi não comentar porque para mim ficou claro que algo não estava batendo. Mas agora que a embaixada do brasil emitiu aquela nota, se confirmaram todos os conceitos que tinha sobre si, sinceramente, me custa crer, que o senhor que se faz passar por um homem inteligente, ter feito uma leitura tão fraca dessa matéria é no minimo de se espantar. Me custa crer que o senhor tenha realmente acreditado friamente nessa meteria. Ao ser verdade no minimo a embaixada do brasil deveria pedir explicações ao MNE antes de vir ao publico dizer tudo o que o telanon fez crer. Mas enfim entende-se a sua desorientação, no entanto, mais do que qualquer conclusão que chegaste, é saber que atuaste como jurista por diversos anos no nosso país,se numa coisa tão elementar fizeste essa leitura dessas, que mais esperar de ti.
      E esse seu jogo até causa repulsa. Nesses dois anos ficaram escancarados onde estão os males de STP ,o indice da desonestidade é muito alto, e jogo de interesse chega a causar tanta cegueira nas pessoas a ponto de não temerem se ridicularizar.
      Tomara que o senhor permaneça longe dos tribunais, por muitos e muitos anos, pois seu lugar seria um manicômio, mas nem isso os nossos loucos têm direito.

  20. Chacuda

    7 de Julho de 2012 as 0:49

    Explicar sem complicar, eu sou bandido, investi o meu dinheiro na vossa campanha e tenho que recuperar, estou aqui para cooperar convosco, pois, os meus filhos estão no IDF, porque as vossas escolas não presta, estive como guarda noturno em frança, mais passei numa universidade em Romenia, sou economista porque comprei o meu diploma, os santomenses são muito invejosos, deixa . nos trabalhar

  21. Minuye

    7 de Julho de 2012 as 1:54

    Que palhaçada! Que vergonha! O senhor Primeiro Ministro agindo como um garoto. Veio ao Brasil para mais uma de suas viagens fantasiosas e como não tinha o que falar resolveu mentir. Se o Sr. PM queria aproveitar a oportunidade para pressionar os tribunais no sentido de agilizar o julgamento do caso dos 5 milhões, devia preparar melhor a sua mentira. Com governantes desse tipo como é que algum outro país pode nos respeitar? Como outros países vão nos respeitar se nós não nos respeitamos? Aguardo para ver a reação do Sr.Primeiro Ministro à nota da Embaixada Brasileira.

  22. A historia Veridica

    7 de Julho de 2012 as 7:16

    POR QUÊ TANTA CONVERSA DE PALHAÇADA, GENTE O HOMENZINHO (PM)COMETEU UMA GAF QUE TDS PODEM COMETER… SEGUNDO O TELA NOM O RESPONSSAVEL DO SECTOR DA IMPRESSA BRASILERA INFORMOU QUE
    “….Há sim o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior…..” E O PM DISSE QUE TEVE ENCONTRO COM “…. «Nós tivemos encontro com o Ministério do Desenvolvimento e do Comércio Externo ….) O homem só comeu a industria, e por outro lado invés de expressar exterior disse externo que na ótica os seguinificado é a mesma coisa… isso não passa de politiquece, e eu tenho as minhas duvidas nisso tudo, eu estudei no brasil 10 anos sem ajuda do governo, e não sou e pertenço nenhuma classe politica, pq tb n é o meu forte…mas pelo que conheço o brasil o PM poderia ter mt bem encontros com o tal Ministério sem ter agenda marcada, porque esse povo é mt solidário com os países africanos de expressão portuguesa e não só.. bom nesse caso esperemos uma declaração oficial da embaixada do brasil ao tvs e não em off aos jornais pq nem td que o jornal escreve é verdade tds nós sabemos disso e uma declaração do PM tb para explicar este caso, só assim que poderemos apurar a veracidade desse facto, portanto não podemos estar ai a bater boca, e chamar nomes aleio a pessoa do PM… MUITO OBRIGADO GENTE, TENHAM O EXCELENTE FIM DE SEMANA, E COM DIMDIM NA MÃO..

  23. Lódóma

    7 de Julho de 2012 as 7:25

    Será que estou a sonhar? Caso contrario como é possível um PM ser tão mentiroso descarado sem vergonha vir a público fazer declarações calunioso deste tamanho? Essas declarações perante a justiça são condenadas. Que descaramento… filho de peixe não sai outra coisa senão peixe.
    Só a um caminho demissão do PM caso contrario ainda seremos todos vendidos por esse …, sem mais nem menos a crise que ele andou a referir esta criada é propositadamente para atribuir culpa a P. C.
    Quando digo filho de peixe só pode ser peixe,
    Reparam desta nota que foi publicado dia 05 de Junho do 2012 que dizia o seguinte:
    Essa delegação deveria ser constituída por Miguel dos Anjos Trovoada, João Guadalupe Viegas de Ceita e António Barreto Pires dos Santos, tendo o primeiro, no que era useiro e vezeiro, invocado doença súbita para se descartar dessa missão.
    Até já fui pôvô bili uê cu mancé cé

  24. ADELINO DOS SANTOS

    7 de Julho de 2012 as 7:27

    Se isso é verdade,verdadeira por favor poe o cargo a desposição,somos pobre mais humilde.

  25. joana costa

    7 de Julho de 2012 as 7:56

    O unico objectivo do Patrice é atacar o PCD e o Delfim, metindo para o coitado do povo. Nessa furia ele esqueceu-se que os brazileiros tem aqui a embaixada e sabem tudo que passa. Patrice, só tem uma saida pedir a sua demissão e ir para TUNBOTO-MALI criar cabra. Ele é um grande mentiroso.

  26. Augerio dos Santos Amado Vaz

    7 de Julho de 2012 as 8:13

    Ao ser verdade como julgo que é, o Senhor Primeiro – Ministro se tiver um pouco de dignidade deve demitir-se. pois isso demonstra claramente total falta de caracter do mesmo. Ja agora gostaria de informar ao publico que esse Senhor ficou retido por quase cinco horas no aeroporto de Abudabi.

    • luisó

      7 de Julho de 2012 as 21:51

      E qual foi a razão dessa retenção no aeroporto?
      Eu gostava de saber…

  27. Takora Mohamed

    7 de Julho de 2012 as 10:38

    Caros conterraneos, compatriotas e concidadãos, acho que este não é o maior motivo para que o Sr. PM Patrice Trovoada peça a sua demissão, temos problemas mais profundos a serem resolvidos.
    O Sr. PM na sua grande entrevista com perguntas encomendadas aos seus subditos jornalistas, do qual o Sr. José Bouças com alguma dignidade claramente se distanciou, deixou em aberto e por esclarecer muitas questões, as quais sim julgo serem motivos bastante e o suficiente para este senhor chegar a conclusão que só esta a fazer mal a este povo para além das suas mentiras, senão vejamos:

    1. ESTADO DA JUATIÇA
    Foi eleito o combate a corrupção por todos nas duas ultimas eleições sendo a Parlamentar e Presidencial. Tendo o PM solicitado auditoria aos Tribunais e recusadas pelos Magistrados após sucessivos escandalos na casa da justiça, qual foi a medida concreta tomada pelo Chefe do Governo para encontrar solução?

    2. SAUDE
    A ministra esteve mal em variadíssimas ocasiões, mostrando um falta de coordenação entre o seu gabinete e os demais sectores a ela afetos, como prova dados do paludismo, o stock dos medicamentos, situação dos médicos e outras. Qual foi a midida concreta do Chefe do governo para chamar responsabilidades a ministra? Apenas a mantém pra ter no governo gente do Principe?

    3. PLANO E DESENVOLVIMENTO
    Como é que o Chefe do Governo pode ter a cara de pau de chamar atenção aos tecnicos da TVS por falta de jornalismo de investigação sobre a distribuição das terras a SATOCAO sabendo que é o seu Gabinite que controla directamente toda comunicação social do estado e a censura é feita por ele e seu lacaio Oscar Medeiros. Tudo pra tentar enganar a opinião públi e e justificar a mudança do respaonsável do sector que era da oposição para colocar lá um dos seus como cumprimento de promessas eleitorais.

    4. INFRAESTRUTURAS
    Muitas pedras foram lançadas algumas até com abertura de chamapanhe para comemorar não sei o quê sabendo que as obras nem sequer começaram e muito menos não sabemos se hão de ter conclusão. O champanhe abre-se pra comemorar o feito e não as previsões, mau habito e falta de honestidade. Estrada Vila Maria, Santo António, Kilombo, TVS, obras ZERO, no entanto o PM porque só vive no estrangeiro nem sequer teve o cuidado de consultar a sua staff pra saber o que esta a acontecer no terreno e vem a televisão dizer que esta obra esta em curso. É simples quem vive neste país pode deslocar pra lá agora e constatar o que estou a relatar.

    Por enquanto fico por aqui, porque há muitos mais respostas que não forarm dadas e o povo continua sem ser esclarecido.

    Assim sendo a mentira do Brasil, visa objectivos muito precisos e pessoais do Patrice Trovoada que só ele sabe e o povo imagina.

    Bem haja STP.
    Estejamos atentos que este senhor é um perigo para toda nação e a diáspora.

    • Ana Rita

      7 de Julho de 2012 as 13:22

      Por favor senhor Takora, tira o Príncipe disto. Por favor… Afundem o vosso barco e vão todos juntos mas, por favor, tire o Príncipe deste filme.
      Bj
      Ana Rita

      • Carlos Ceita

        7 de Julho de 2012 as 19:52

        Ana Rita enquanto Príncipe for a parte integrante do todo nacional o seu discurso não faz muito sentido. Se o barco for o país afundamos todos de Caué a Pague. Não tenhas a menor dúvida. E olha que sou insuspeito pois já elogiei aqui neste fórum o excelente plano estratégico de desenvolvimento que o Presidente da Região Autónoma do Príncipe apresentou. O que é bem feito em qualquer parte do território nacional é bom para o País São Tome e Príncipe. O que é mal feito afecta-nos a todos directa ou indirectamente.

        • Ana Rita

          8 de Julho de 2012 as 14:35

          Senhor Ceita

          Quando disse para tirarem o Príncipe deste filme estava a referir-me ao facro do senhor Takora ter dito que o senhor primeiro-ministro só ter colocado a actual ministra de saúde na referida função pelo facto da mesma ser do Príncipe. É óbvio que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não existe nenhuma legislação que obrigue o senhor primeiro-ministro a colocar um elemento do Príncipe no governo central pelo facto do mesmo ser do Príncipe. Aliás, já houve muitos governos centrais que não tinham qualquer elemento do Príncipe. Onde é que havia o problema?????? Portanto, não me venham com desculpa de que o senhor primeiro-ministro só colocou a actual ministra da saúde pelo facto dela ser do Príncipe. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ninguém do Príncipe obrigou o actual primeiro-ministro a colocar alguém do Príncipe no actual governo central. Este é um problema dele e da respectiva senhora e seus grupos de amigos do respectivo partido. Portanto, volto a repetir, tirem o Príncipe deste filme. Por amor de Deus. O Príncipe não tem nada a ver com o barco que está afundar.
          Uma coisa é um governo afundar, senhor Ceita, como muitos já afundaram, e outra, bem diferente, é o próprio país afundar-se.
          Fui
          Ana Rita

  28. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    7 de Julho de 2012 as 11:52

    Nota de imprensa da Embaixada do Brasil desmente declarações de Patrice Trovoada!..
    Se isto for verdade, gostaria de frisar de que é mau para o estado do direito democrático, ou seja o nosso que até está parte é um Estado Falhado!..

  29. TVSA-Televisão Santomense Aberta

    7 de Julho de 2012 as 12:25

    Muito obrigado à Representação Brasileira.
    Uma paLavra à “OPOSIÇÃO” :
    Esperemos que para o bem de STP e dos Santomenses,este material tenha o seu devido tratamento. O resto está tudo mais do que claro,quem é o Primeiro Ministro,quem é o Governo que temos.
    Resumo:Nada mais faz-nos acreditar nas palavras deste ” “.
    C’est pas possible!!!!!!!!!!!!!!!!!

  30. TVSA-Televisão Santomense Aberta

    7 de Julho de 2012 as 12:30

    À TVS:
    Tratando de Notícia importante e recordando de que foi o próprio PM que exigiu aos jornalistas da TVS fazer jornalismo de investigação,somos da opinião que a TVS fizesse uma notícia para o Telejornal,uma vez se tratar de “MATERIAL IMPORTANTE PARA INFORMAÇÃO PÚBLICA”.Ficaremos muito grato!!!!!

  31. samira ferreirra

    7 de Julho de 2012 as 12:42

    sabe chamar outros de ladrao e o sr esta sendo ladrao e mentiroso pede demição

  32. safu zedo

    7 de Julho de 2012 as 12:57

    E lamentavel mais esse tal de patrice nao tem capacidade pra ser 1 ministro e um desgracado e nao tem moral pra derigir sao tome e principe estao a ver quantas mentiras ele conta e sem vergonha e agora creio eu que todas as viajens que o tal 1 ministro fez foram todas privadas que vergonha , que tristeza patrice trovoada quidaleooooo deixa sao tome em paz tal pai e tal filho , filho de peixe sai peixe . fui safu zedo

  33. Augerio dos Santos Amado Vaz

    7 de Julho de 2012 as 13:48

    Ja sabes onde estão os vinte e tantos bilhões dos Tribunais, pergunte ao Brasileiros.

  34. Altino Mendes Saramago

    7 de Julho de 2012 as 14:57

    Seria desejável contribuir para este Forum do Téla-non. Ele é importante e concorra para o enriquecimento da democracia.

    • Altino Mendes Saramago

      7 de Julho de 2012 as 15:17

      Meus Caros Cidadãos e Companheiros!
      Dentro de dias o País completará 37 anos de independência. Quando se faz o balanço,damos conta do pouco que fizemos.
      Penso que nenhum País resolve os seus profundos problemas em tão pouco tempo, particularmente quando se trata de um Pequeno Estado insular com poucos recursos
      como é o caso de S.Tomé e Príncipe.
      O ataque que é dirigido ao Patrice Trovoada e ao seu Governo tem como objectivo impedir que muitas verdades venham ao de cima. A Função Pública santomense transformou-se nos últimos anos em autêntica forja de parasitas, de pessoas que produzem apenas duas a três horas por dia e chegam ao fim de mês, têm salários, viajam, têm viaturas do Estado à disposição, entre outros privilégios. Produção e Produtividade,têm sido no compto geral, Zero.
      A viagem do Primeiro-Ministro ao Brasil foi bem sucedida e as relações entre os dois países são excelentes. O Ministro do Pimental que tutela o Desenvolvimento, a Indústria e o Comércio Exterior no Brasil, fez-se Representar no encontro com o Dr. Patrice Trovoada por uma superdelegação.Nesse encontro as duas partes abodaram assuntos ligados à cooperação, nomeadamente o caso STP-Trading. No mesmo dia, na cidade de Rio de Janeiro,o PM santomense encontrou-se com o Embaixador Celso Amorim, antigo Ministro das Relações Exteriores do Presidente Lula e actual Ministro da Defesa da Presidente Dilma.
      Eu como vosso compatriota, dou-vos um conselho: vamos evitar de tentar fazer dos nossos problemas domésticos,assuntos que possam por em causa as relações com iportantes parceiros de cooperação de São Tomé e Príncipe.

  35. E.jeronimo

    7 de Julho de 2012 as 15:38

    Sao Tome e Pincipe ate quando?nem da para chorar,so rir,37anos e demais,a independencia total glorioso canta o povo,assim cantem o nosso hino nacional,mas na realidade e a gloriosa tristeza que convivemos,so com Cristo

  36. E.jeronimo

    7 de Julho de 2012 as 15:48

    Cada coisa que desce, so com Cristo.

  37. Altino Mendes Saramago

    7 de Julho de 2012 as 16:50

    Lamento que o téla-non esteja a fazer censura. Há momentos alguém deu o seu ponto de vista, mas como não agradou a Redacção do Téla-Non, foi retirado. Ou são democratas ou não são. Vocês precisam aprender a conviver com as regras democráticas. As verdades devem ser ditadas e percebidas. Não quero acreditar que este espaço ao qual todos já nos habituamos se possa transformar em qualquer coisa sem qualidade. Não tenham medo irmãos, a República tem de vencer. Com os preguiçosos, ambiciosos sem limites, comedores de dinheiro,intreiguistas, charlatões, não vamos lá. Os Brasileiros conhecem bem esses santomenses bandidos que tentam por o nome deles na lama. Sabem e os conhecem bem. Alguns até estudaram no Brasil, mas estão agir contra aquilo que os bons professores lhes ensinaram.

    • Altino Mendes Saramago

      7 de Julho de 2012 as 16:57

      Aqueles que usam os válidos meios de comunicação social que a revolução tecnológiva colocou a nossa disposição devem fazer muita atenção. Os célulares são muito sensíveis e, sobretudo os hykers políticos têm de prestar muita atenção. Punda bâ cá sá liba budu cá dá mali d’ahua… atenção rapazinho….

  38. ZE PEDRO

    7 de Julho de 2012 as 17:14

    Há um ditado que diz, mentira tem pernas curtas, o homem de tanto andar a mentir não deu conta que estava a ser observado….Só lhe resta uma coisa senhor Primeiro Ministro demitir-se para não ter que sair doutra forma…..

    • Altino Mendes Saramago

      7 de Julho de 2012 as 18:20

      O Senhor Zé Pedro também recebeu alguns verdinhos para tomar parte do complot que quer por em risco o clima de paz social em que vivemos? Ou faz parte daqueles cujo cumbú acabou e estão desesperados a procura de mais cumbú do povo? Não façamos mal a nós mesmos. Há uma franca possibilidade de avaliar o desempenho deste Governo. Ir as urnas e votar por ou contra, em função da avaliação que for feita. Os verdadeiros rostos da crise que está sendo arquitectada,já estão identificados. Nós conhecemos um Jovem… muito ambicioso cá da Praça que montou tudo isto. Só queremos alertá-lo, não venhas com lágrimas de crocodilo mais tarde….!

  39. pagaguno

    7 de Julho de 2012 as 20:10

    Isto nao pode ser. ?…

  40. ARibeiro

    7 de Julho de 2012 as 21:48

    Não entendo o porquê de tanta critica ao primeiro ministro, se a visita do primeiro ministro foi de carácter privado acho normal não ser do conhecimento da Embaixada Do Brasil os contornos dessa viagens, visto que essa viagem não teve um carácter formal, só quem está muito mal informado não sabe que São Tomé não terá acesso ao novo fundo enquanto não pagarmos os tais 5 milhões desastrosa-mente usados de forma inadequada. Quanto ao ministério que o Primeiro Ministro mencionou não vejo grandes diferenças, só falta uma palavra “Indústria” com tantas preocupações que o homem tem é normal ter esquecido dessa palavra. Arranjemos outros motivos para criticar o primeiro ministro porque esse é muito vago, e não vi nada na nada na nota da embaixada que dinigrisse a imagem do 1º ministro. A embaixada diz “não ter conhecimento”, isso não significa que as declarações sejam falas. Sejamos mais cautelosos a avaliar uma noticia o tanto quanto tendenciosa.

  41. Fijaltao

    7 de Julho de 2012 as 21:55

    A culpa de tudo isso é do sr. Minstro dos Negócios estrangeiros santomense, figura de pseudo ministro dos negócios estrangeiros e um grande GIGOLO do sr. primeiro ministro abusador dos poderes que o povo o delegou para tal, indo para além destes poderes, gozando a torta e a direita com este povo sereno e sublime, dando voltas ao mundo com o nome deste povo, brindando a grande e a francesa em passeatas autorizadas pelo ministro dos negócios estrangeiros e que nos seus regressos ao país, abre a boca para vomitar cobras e lagartos para os seus congéneres e para o povo! É de lamentar o lamear em que o povo e o país estão metidos.

  42. luisó

    7 de Julho de 2012 as 22:02

    Eu quero saber por é que o primeiro ministro ficou retido 5 horas no aeroporto de abudabi.
    Se alguém souber o motivo por favor responda-me.

  43. filipe samba

    7 de Julho de 2012 as 22:16

    A falta de prosperidade económica despertou o activismo político do PT mas a situação financeira de muitas pessoas no país continua a ser precária e é possível que PT não consiga cumprir as suas promessas de melhorar a vida da população.
    Uma das piadas mais actuais do comediante Santomense é a que diz que a recessão é tão grave que as pessoas se queixam de não poder ter mais de uma refeição por dia, onde as farmácias registam escassez de todos os medicamentos sem referir as condições antisanitarias nos hospitais. A anedota não tinha muita graça durante o período anterior às eleições presidenciais. Mas os Santomenses continuam pobres. “O Mundo em 2012″, secção da Economista dedicada a calcular o que o ano reserva ao Povo

  44. Vane

    8 de Julho de 2012 as 2:17

    Gostei muito dos comentários inclusive concordo com C-Lavre.

  45. h.quaresma

    8 de Julho de 2012 as 7:21

    Um Primeiro Ministro na realidade teve com o Ministro da defesa do Brasil, para pedir avião militar para os sus Ministros regressarem a casa, não teve com o Ministro de desenvolvimento…, apenas com tecnicos esse Primeiro Ministro caixero viajante não tem vergonha

  46. h.quaresma

    8 de Julho de 2012 as 8:16

    Pais de Bandidos, na primeira noticia n saio nem na TVS nem Na Radio Nacional, como é que venhem apresentar os desmentidos. Cambardas de mentirosos e bandidos. Esse só vai com…

  47. DEUS PROVERÁ

    8 de Julho de 2012 as 9:22

    Por favor sr.Patrice Trovada este povo não merece isto.
    seja mais honesto com este humilde povo que decidiu em dar -te oportunidade na expectativa de que pudesses mudar o ritmo das coisas.
    Afinal com que objectivo o sr trama tanta mentira criando ódio entre irmão s.são-tomenses ,desenformando o povo,e até a ponto de instigar uma revolta civil.
    isto não é nada mais ,nada menos de que perseguição aos outros,pois todos reconhecemos de que a divida terá que ser pagos pelos actores que as fizeram,mais também não concordo que o sr enquanto “são-tomense “instiga ódio perseguição e violência aos teus compatriotas.
    perante esta declaração da embaixada do Brasil,que em voz alta chama o sr. de mentiroso e desonesto ,por isso queremos saber qual será a sua defesa desta vez.de certeza que esta a inventar mais uma mentira ,para contrariar a verdade da em baixada do Brasil que o sr é profissional na matéria.
    e depois não se esqueça que isto é mau e muito mau pra stomé e principe,tendo en conta que o sr na qualidade de 1º ministro teria que medir as consequencias das suas mentira,visto que precisamos desta cooperação que por conseguinte não foi o sr.que a conseguiu.
    porra pá.
    Respeita este povo se faz favor
    Seja digno e responsável
    va la que o sr. não conseguiu ter la o idiota do Ivaristo Carvalho como Presidente da republica,pork senão seria morte a tds os santomenses,ja que as suas atitudes ,o seuy comportamento leva a crer que de facto o sr.não é stomense e nem gosta deste povo.
    o sr é capaz de coisas piores e muito mais,não se esqueça S.Tomé e st.antonio é Deus vivo.
    quando morremos não levamos nada.
    vai meditando!!!!!!!!!
    MENTIROSOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!
    DESONESTOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!

  48. ZE PEDRO

    8 de Julho de 2012 as 10:55

    Li no jornal O Parvo o desmentido da Embaixada do Brasil em S. Tomé, o que tem o Tela Non a dizer sobre isso ?

    • Téla Nón

      8 de Julho de 2012 as 17:39

      Se a embaixada do Brasil decidiu desmentir a si mesma, deve ser porque algo muito forte ocorreu no último sábado aqui em São Tomé. A nota que o Téla Nón publica, saiu da embaixada do Brasil, tem o carimbo da instituição e foi assinada por um dos responsáveis da embaixada. Tudo legal, tudo normal. Porquê que o outro jornal e a TVS não publicaram a nota da embaixada que desmente o Primeiro Ministro? Tens algo a dizer sobre isso?

      • Frank

        8 de Julho de 2012 as 19:53

        A nota da Embaixada do Brasil deixa entender, que houve a má interpretação das declarações do Diplomata pelo Jornal Kê kua,( Português) tendo o Tela-Non recorrido à aquela fonte, e consequentemente, reportando informação adulterada ao povo. Como na sua resposta no espaço comentário, refere que, tem algum documento escrito, e autenticado pela referida embaixada, não tem que se preocupar, pois este, é o seu suporte; prova evidente da matéria tornado público. Se por hipótese, houver a alteração da declaração por parte do referido Diplomata, e que provavelmente vem à favorece o Primeiro-ministro, então, o seu trabalho estará seriamente comprometido; porque como compreenderá, os políticos defendem-se uns aos outros, ilibando o parceiro da enorme carga negativa que este seja o suposto obreiro. Portanto, ficará também claro, que o Diplomata, não é pessoa séria; é alguém com o perfil de ser manipulado, e que um País como o Brasil confia.

  49. lyetet mendes

    8 de Julho de 2012 as 12:15

    Vive que esta lá no governo do patrice trovada……..SÓ COM CRISTO…..

  50. Augerio dos Santos Amado Vaz

    8 de Julho de 2012 as 16:54

    Esse pais está a tornar -se cada vez mais suis – generis, pelo que julgo que não há lugar para mim nesse fim do mundo, onde tudo é possivel e a razão de toda essa estupidez é que toda gente esta insegura nesse ´país, a mentira é de tal ordem que afeta a todos, isso náo vai para nenhum lugar, viver que esta em S.Tomé até deus tem inveja, o povo pedinte e arrogante, preguiçoso e gula, nem com Cristo

  51. Altino Mendes Saramago

    8 de Julho de 2012 as 17:08

    Muito triste e termos constatado que alguns individuos estejam obstinadamente apostados na instabilidade, utilizando praticas obscuras.
    Porque nao assumem publicamente as redeas das coisas que faZer?

  52. Altino Mendes Saramago

    8 de Julho de 2012 as 17:25

    Ou ha ma fe ou alguem esta a dizer o que nao sabe. O aviao da Forca Aerea Brasileira veio bucar e trouxe de volta a Delegacao Oficial que esteve na Rio+20. O PM regressou num voo diferente. O encontro Celso Amorim visou o estritamento das relacoes bilaterais no dominio da Defesa.

  53. Anca

    8 de Julho de 2012 as 19:43

    Façamos pela verdade, pautemos pela sériedade e honestidade.

  54. Coladura

    8 de Julho de 2012 as 22:36

    Eu não sou político, sou apenas um santomense e vivo na diáspora há 28 anos.

    Pergunto:

    Patrice Trovoada, que ingenuidade! Você ainda não pôs lugar de Primeiro Ministro de STP a disposição? De o que é que está a espera?

    Está a espera que Embaixador de Brasil ou alguém que lhe diga que um mentiroso, ingénuo e oportunista como você é, já não tem condições para ser Primeiro-ministro de STP nem de País nenhum?

    Sabe-se que o Presidente da Assembleia Nacional é subserviente do ADI e do Patrice Trovada, mas neste caso concreto, em que Primeiro-ministro afirma que Brasil recusou linha de crédito a STP, impõe-se que na qualidade de chefe do Governo terá de prestar esclarecimento ao Parlamento se nessa viagem Brasil recusou ou não sua proposta de nova linha de crédito a STP.

    Pecadu clêcê paça cofeça; Bô mé ku ubuê bô, paça baia. Patriço Trovada bô cóbó cóbóó ku mon bô! pa bô ntela ubuê bô. Dêçu na ka dumini-fa.

    Viagi ku paça, plopaganda ku mintxila de ngana pôvô ku paça. Sam Tomé ku Santa Tóniyé çá Dêçu vivo.
    0 0 Avaliação

  55. santola

    10 de Julho de 2012 as 14:34

    Embaixada do Brasil em STP dá nota negativa ao “Kê Kuá” e ao… téla non…. isso podem ver no site do jornal parvo. Agora fica a dúvida quem esta a falar verdade o téla non ou embaixada do brasil. queremos verdade

  56. ANCA

    10 de Julho de 2012 as 14:49

    A falta de ética, jornalistíca, da verdade, dos factos, condiciona e altera a opinião pública, no sentido de inverter a sociedade, a paz, a ordem, a democrácia, em proveito de lobbies, de interesses de grupos ocultos.

    Pautemos pela ética e moral, façamos da busca da verdade, da postura, responsabilidade e sentido de Estado, um príncipio de bem social.

    Prátiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  57. ANCA

    10 de Julho de 2012 as 14:51

    Téla Non, muito respeito, admiração e consideração, o observo.

    Por favor, liberta os meus coméntário.

  58. Emiratos

    10 de Julho de 2012 as 17:30

    Alguém esta a faltar a verdade.
    Embaixador não condições para continuar, é no minimo a cosequencia destas declarações. MAs como as aguas estão meio turvas, ja não sei explicar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo