Política

“O Primeiro-ministro de forma acintosa uma vez mais vem enganar os são-tomenses”

Reacção do MLSTP/PSD, em relação ao “caso visita ao Brasil”. O maior partido da oposição considera que o caso é insólito.

O assunto esteve no centro da última reunião da comissão política do MLSTP. O Partido liderado por Jorge Amado, diz que a situação é insólita. «O anúncio feito pelo Primeiro-ministro, após o seu regresso da visita de trabalho realizada na República Federativa do Brasil, sobre o cancelamento da Ajuda Pública à São Tomé e Príncipe, que provocou os desmentidos da Embaixada daquele País, põe nos perante uma situação insólita».

O maior partido da oposição considerada que o país, está desacreditado. «o Primeiro-ministro de forma acintosa, uma vez mais, vem enganar os são-tomenses com objectivo de retirar proveitos políticos para a satisfação de interesses obscuros. Mais do que isso põe a Nação perante um acto ignóbil, cometido pelo próprio chefe do Governo que desacredita a República Democrática de são Tomé e Príncipe e diminui cada Cidadã e cada cidadão são-tomense».

Segundo o MLSTP/PSD, a situação que ocorre põe em causa as relações entre os dois países, tendo em conta a sua gravidade.  «O MLSTP/PSD, apela veemente aos órgãos de soberania, aos Partidos Políticos, a sociedade civil a assumirem as suas responsabilidades na defesa do bom nome, da imagem externa, da estabilidade da República Democrática de São Tomé e Príncipe como recursos essenciais para vencer a pobreza e promover a melhoria das condições de vida da nossa população», frisa o comunicado a comissão política.

O partido fez também um reparo em relação a questão da terra. «Em relação a polémica de retirada das terras aos pequenos agricultores levada a cabo pelo Governo, a Comissão Política do MLSTP/PSD esclarece aos São-tomenses que a empresa D. Augusta é propriedade da família Trovoada, o que se assistiu na comunicação social foi a manipulação dos moradores daquela parcela de terra feita pelo Governo, para legitimar a atitude do governo em retirar terras ao cidadão», concluiu.

Abel Veiga

    21 comentários

21 comentários

  1. gadhafi

    11 de Julho de 2012 as 8:13

    Agora queremos a “cabeca” desse ministro, que eu penso nao ser pior que os outros que ja la estavam. O que esse ministro pecou e no elenco que escolheu para constituir o seu governo,muito fraco.Nao sou a favor desse governo, mas noto uma manipulacao da media como forma de acelerar a queda deste governo. Sou contra isso porque nao acredito que o proximo fara melhor, temos que deixar as coisas caminharem no seu respectivo lugar ate o dia das eleicoes, e nao esforcar.

  2. João Bosco Menezes de Pinho

    11 de Julho de 2012 as 8:17

    Estamos farto desse Primeiro Ministro. Principalmente das suas mentiras e dos seus negócios escuros. Feitos na calada da noite.

    • gadhafi

      11 de Julho de 2012 as 8:33

      Este senhor e do contra, esta contra tudo que le, acalme-se! O importante nao e o ministro sair mas sim o pais andar pra frente. O senhor deve ser um dos que votou no Patrice e agora esta a chorar, talvez porque ele nao foi de acordo com as suas expectativas pessoais, pois voces santomenses nao sabem o que e pensamento macroeconomico, bem estar social, “cada um puxa brasa para sua sardinha”

    • Carlos Amado Vaz

      11 de Julho de 2012 as 14:09

      Pior do que esses malfeitores ja colocaram o pais, com o sumiço de 5 milhões de dolar , o país não pode ficar. Então o desaparecimento dos 5 de dolares é menos grave q essa situação!??? Ou somos todos loucos ou vocês realmente pensam que podem interminavelmente continuar a enganar esse povo. Bastou Jorge Amado assumir o governo para a bagunça se instalar, pena o senhor n ter o mesmo impenho em resolver os problemas da justiça, os caso GGA entre outros.
      É muito triste perceber que os senhores estão todos desesperados porque a mama acabou, querem manter o país na bagunça para continuar a robalheira. Todo mundo anda gritando na rua que dinheiro sumiu, mas que dinheiro?? eu sempre vivi do meu salario, e os senhores, ?? afinal tinham outras formas de os conseguir que não fosse salario?? santa paciencia

  3. mavinga diz

    11 de Julho de 2012 as 10:25

    Sr. gadhafi defende o procurador e o Primeiro Ministro, a quem sr. quero enganar se tambem fazes parte da classe.
    Santa paciencia, o sr.está bem na vida eo resto que se dane…Sabemos quem é o senhor. Agora sinto saudades do Fradique Minezes porque teria demitido este governo ha muito tempo e sem deixar rasto.

  4. Man peter

    11 de Julho de 2012 as 10:49

    Sim sao todos cobardes, nada de deixar cair o governo, quantos que ja mentiram,O actor do regge Sul Africana O Lucky Dube diz POLITICAL BULSHIT.. Political Dearea, a opsicao deve fazer so aquilo que estao a fazer criticar para melhorar mas nao instabilidade mais.

  5. Põe boca não tira

    11 de Julho de 2012 as 10:56

    Isso mostra bem o desespero o Patrice Trovoada ja devia sair e dar lugar a outro…….

    • Moçu Malé

      11 de Julho de 2012 as 17:16

      que outro?
      Será que aquele outro fará melhor?
      Como não o fez na altura que estava no poder!!!

  6. Cidadao

    11 de Julho de 2012 as 11:07

    Nao acredito que o MLSTP ou o PCD fariam melhor que o actual Governo apesar de estar de acordo com a incapacidade do mesmo em mudar o rumo dos acontecimentos. Por outro lado, acho que há jornalistas a fazerem jogos dos Politicos o que não é bom para a opinião pública

  7. AB

    11 de Julho de 2012 as 11:31

    As coisas nao estao a correr como nos os cidadaos Santomenses gostariamos que fossem. Eu nao sou militante do ADI, mas sou a favir de Sao Tomé e Principe.
    Por isso, é preferivel nao deixar cair este Governo, porque para o bem dos Santomenses, o Jorge Amado e Delfim Neves nao sao alternativas ao poder.

    Pensem bem nisto meus caros compatriotas.

    • Moçu Malé

      11 de Julho de 2012 as 17:18

      acertaste.
      acredito que são piores….

  8. MASSA CRITICA

    11 de Julho de 2012 as 14:33

    CRIEM EMPREGO, AJUDEM OS JOVENS É DISSO QUE QUEREMOS…

  9. Anca

    11 de Julho de 2012 as 15:48

    Que estupfectação!!!! que falta de ideias políticas, falta de postura e sentido de Estado.

    “Reacção do MLSTP/PSD, em relação ao “caso visita ao Brasil”.”

    Vejam lá reagem ào “caso visita ao Brasil”, mas jamais são capazes de reagir a situção de fome, a miséria, e pobreza extrema, que colocaram o País( Território;População), ao longo dos anos em que foram Poder, responsáveis políticos.

    Que ridículo!!!!!

    “O maior partido da oposição considera que o caso é insólito.”

    Já se esqueceram de quando fizeram, parte do poder.

    Até, famíliares, membros do partido no exterior do país, auferiam, a custa da contribuição dos cidadãos nacionais, para nada fazerem, e somente passearem e estudarem com bolsas de STP, em prejuízo de muitos, estudantes nacionais, que nem se quer, tinham possibilidade de concorrer as mesmas.

    Pescadinha de rabo na boca.

    “O maior partido da oposição considera que o caso é insólito.”

    Insólito é o MLSTP/PSD, jamais terem apresentado, planos, propostas, concretas, para o desenvolvimento, para ajudar ao combate a fome, á miséria, e pobreza extrema, que ajudaram e contribuiram, pelas suas acções enquanto os membros do partido MLSTP/PSD, foram poder.

    “O assunto esteve no centro da última reunião da comissão política do MLSTP.”

    O assunto esteve no centro de ultima reunião da comissão política?

    Vê-se e apercebe-ce, que somente estão famintos de poder, nada tendo para discutir na reunião de comissão política, em relação, a fome, a míseria, e pobreza extrema que ajudaram a construir.

    Não dividem mais os cidadãos SãoTomenses, para reinarem.

    Basta

    Porque

    A casa onde jamais há pão, todos ralham e nínguém tem razão.

    Tanto barulho, para amanhã a montanha parir um rato.

    Tenham vergonha, vão aprender a trabalhar a terra,

    Trabalhar, trabalhar,

    Estamos entregues a bicharadas

    Sejam sinceros, honestos, íntegros, tenham sentido de estado e assumam a menos a responsabilidades, pelo estado, em que deixaram o páis(Território, Mar, População), na miséria, fome e pobreza extrema.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  10. maria chora muito

    11 de Julho de 2012 as 16:22

    Coitado do Patrice!!! Ele gosta de enganar todos. Esta convencido que é o melhor malandro que existe sobre a terra e em São Tomé. Ele veio do Brasil com o tal troque. ” eu estive no Brasil a resolver o problema do povo, mas não foi possível por causa da STP TRAIDING”. ContudO, vou abrir LOJA DO POVO. E, despois, a embaixada do Brasil emitiu um comunicado claro e limpo, dizendo que o senhor estava no Brasil em visita privada em São Paulo a dançar SAMBA. E Embaixada não estava na posse de nenhum contacto oficial seu com o Governo Brasileiro. O senhor é um desorganizado por dentro e quer jogar a aparência para os seus “criados do quarto” que é um homem de agenda. Só mesmo o Bala, o Varela, o Levy, o Agostinho,o Americo é que acreditam em si. Primeiro, o Ministerio dos Neg. Estrang não tinha a agenda da sua viagem e por conseguinte nem a embaixada do Brasil o tinha. o Sennhor vai enganar outros e o seu pai Miguel.Fui…..

  11. eu

    11 de Julho de 2012 as 17:35

    Epá Fradique fez pior e ninguem disse nada. O Fradique estagnou o País durante 10 anos. Deixem o homem governar

  12. O Analista e Censurador

    11 de Julho de 2012 as 18:33

    Muita contradição nos comentários!…Assim continuamos num beco sem saídas.O importante é unirmos e tentar resolver os problemas que afecta o País e o Povo em geral.
    UNIDADE, DISCIPLINA E TRABALHO,neste preciso momento seria o remédio Santo para S.Tomé e Príncipe.Uma coisa é certa o Povo dá votos de confiança para um Partido, mas não elege Primeiro Ministro.No entanto se o senhor Patrice Trovoada a quem o seu Partido de uma forma ou outra lhe indicou como chefe do Governo, não esta a governar
    como permite a Constituição, única coisa a fazer é substitui-lo junto com seu Elenco,porque os mesmos também não são flor que se cheira. Acorda povo…

  13. mavinga diz

    11 de Julho de 2012 as 19:22

    Maka grande na sanzalaa,mariazinha chegou mudada ua uê,promessas daqui, promessas de la,mariazinha só viaja ua êu!!! sôba grande está zangado,mariazinha é mentirosaaa,desde que veio do brasil é so problemas na sanzalaaa, hoje em dia mariazinha, não quer saber do povo sofredor,tim tim tam!!! mariazinha não é santomense,mariazinha não é santomenseee!!! mas é gabonês….QUE MUSICA BONITA.

  14. Madalena

    12 de Julho de 2012 as 12:29

    Deixem de fazer politica de baixa forma. Quem contraiu divida junto ao Brasil deve assumir e acabou.

  15. Coladura

    12 de Julho de 2012 as 17:02

    Compatriotas, Santomenses!

    O nosso mal é a maldita mentalidade de:
    Deixa andar e espera pra ver (leve-leve), enquanto o mal vai-se agravando…

    O mais grave é que até o actual Presidente da Republica que aquando era Presidente da República, no Partido único (MLSTP), afirmou que ainda que seja seu irmão, se é bom é bom e se não é bom não é bom mesmo, já está afectado dessa maldita mentalidade de deixa andar e espera pra ver.

    Afinal, Patrice Trovoada mentiu ou não mentiu. Provado que ele mentiu a nível de Chefe (rosto) do Governo de São Tomé e Príncipe, este Governo perdeu credibilidade ou não? Como é óbvio, com este Primeiro-ministro o País perdeu sua credibilidade.

    O que se impõe a quem de direito a coragem na tomada de posição e decidir escrupulosamente.

    Santomense! É imperioso e urgente devolver credibilidade a nosso País.

    STP tem que se libertar daqueles que semeia-lhe desacredito e lhe retira a confiança um País soberano tem o direito.

    • Coladura

      14 de Julho de 2012 as 9:22

      Correcção do último parágrafo. Deve-se ler:

      STP tem que se libertar daqueles que semeia-lhe descrédito e lhe retira a confiança que um País soberano tem direito.

      • DIASPORANO.CV

        18 de Julho de 2012 as 18:06

        Eu proporia uma 2ª correção, isto é , diria, o redator devia escrever :
        “…de se libertar daqueles que lhe semeiam … retiram…. a que…. ”
        Então,gostou? É o espírito de interajuda na compreensão de regras de uma língua que tem regras. Se somos do PALOP !

        Por outro lado,concordo consigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo