Política

PCD apoia Moção de Censura contra o Governo

Numa declaração a imprensa são-tomense, o vice-Presidente do PCD, Delfim Neves, garantiu apoio do seu partido a moção de censura apresentada pelo MLSTP contra o governo.

«O sentimento que temos daquilo que tem sido a governação nos últimos 2 anos. O sentimento que temos de que esse governo só passa em boa vida, mentindo a população, não temos outra saída se não sermos solidários com esta moção de censura», declarou Delfim Neves.

Abel Veiga

    42 comentários

42 comentários

  1. Ferreira

    27 de Julho de 2012 as 17:59

    A coisa que nao entendo,se ja assinarao um acordo pra falar uma so voz,agora vem o menino de palavras bonitas,sao tomé e principe ha de faser justiça um dia pa.

    • carlos toldo

      27 de Julho de 2012 as 21:46

      Esse governo tem que cair porque mexeu no sencivel caso STP TRADING. Reparem bem que a instabilidade voltou as Ilhas assim que o P.Trovoada voltou do Brasil e reabriu o caso STP TRADING. Como e possivel um analfabeto podeq uerer mudar o rumo dum pais. So mesmo em STP o Delfim Pode ser ouvido como uma figura importante da senda politica. Esse homem e a encarnacao da propria corrupcao e devia estar preso a muito tempo. Delfim nem um descurso eloquente e com logica e capaz de fazer, mas enfim e o pais que temos.

      • Biz

        30 de Julho de 2012 as 12:52

        São Tomé poderoso tem piedade de nós.
        Como o Sr. Delfim defende que o caso STP Trading não é roubo, só pode ser má gestão.

        Como aguém que se diz homem de negocio, não foi capaz de gerir 5 milhões de dolares, quer gerir um país?

        Santomense, smos burros a esse ponto, para querermosbestas deste tipo ser nosso governante. Este é um insulto para todos nós.

    • Obama

      30 de Julho de 2012 as 9:00

      Este PCD precisa de uma liderança forte e capaz de ser alternativa ao governo do ADI. Infelizmente os politicos santomenses n sabem fazer politica, sabem sim ser politiqueiros, intriguistas, interesseiros, sem vergonha e este Sr Delfim Neves é apenas um dos exemplos.
      Tenha um pouco de vergonha na cara antes de falar alguma coisa Sr Delfim Neves.

  2. conceituoso

    27 de Julho de 2012 as 18:13

    A porta fechou para maioria de vocês por essa razão querem essa instabilidade no nosso país.
    Mas aqueles deputados que forem mesmo inteligentes e visionário, e que por sua vez querem mesmo contribuir para o desenvolvimento de stp, votaram contra essa moção de censura.

    • E.Santos

      28 de Julho de 2012 as 14:29

      De facto a porta se fechou para todos os larápios do dinheiro do estado. Alguns, com menos despesas na vida pessoal têm sabido lidar com a situação, mas outros, que já estavam abituados a esbanjar o que não era deles, têm se visto aflitos. Muito aflitos mesmo, vocês nem queiram saber.
      As conversas agora são só “Patrice fechou dinheiro”, acabaram-se os subsídios desgovernados à função pública, acabaram-se as viagens inventadas e desnecessárias da maioria do pessoal. O Patrice viaja bastante, sim, isto é verdade. Mas paga do bolso dele, e quanto a isso, não podemos fazer nada. Mesmo quando achamos que ele passa pouco tempo no país ou passa a maior parte do tempo a andar de lá para cá. Pelo menos não anda a gastar o pouco que temos. E ainda aproveita estas viagens para tratar de alguns assuntos nossos.
      Quem tem dúvida de que de facto o “Patrice fecheou o dinheiro” como se diz aqui na praça, pode ouvir o que disse o FMI quando resolveu conceder novo empréstimo a STP. A Justificação foi que o Governo estava a fazer boa gestão do orçamento de estado.
      Por isso, vamos dar a Cesar o que é de Cesar.
      O que o MLSTP e o PCD querem, já todos sabemos…voltar ao poder para por mão no dinheiro do estado. Se gostassem mesmo do país, se estivessem preocupados ao menos com a nossa imagem fora do país, não vinha uma moção de cencura numa altura em que o Presidente da República estava fora a tentar limpar a imagem do país. Até o trabalho do Presidente estão a pôr em causa com a gatunagem deles.
      Que empresario estrangeiro vai confiar nas palavras de um presidente que quer reforçar a cooperação e a relação económica com outros países, quando internamente demonstram sinais de instabilidade?
      Como já disseram aqui, principe está a dar 10/0 a São Tomé. Claro, não estão estes senhores a fazer oposição ao Tozé Cassandra. Estes larápios ainda não estão interessados no príncipe. Sendo assim, o Cassandra pode colocar as suas ideias de desenvolvimento na mesa e há de ser sempre a andar…
      Mas o povo de São Tomé não é parvo. A nós já não nos enganam com esta conversa de estar preocupados com o país. Estão preocupados com eles, com a falta de dinheiro que eles não estão a ver para usar.
      Acham normal, um Delfim que não nos explicou até hoje onde foi o resto do dinheiro da ex Doca Pesca, vir falar de “o Governo está a mentir ao país”. Digo ex Doca Pesca, porque na doca abandonada vai nascer o primeiro Supermercado do país. Tanto falaram que o Patrice entregou a Doca aos seus amigos gaboneses, mas o certo é que agora estes amigos do Patrice vão dar emprego aos São-tomenses, alguns deles já em formação no Gabão. O Delfim se preocupou com isso por acaso? Preocupou-se em terminar a Doca para gerar emprego no país? Não claro, só em assambarcar o dinheiro de todos para proveito próprio….
      Por isso, o povo vai sair a rua se estes senhores insistirem em inventar para derubar o governo.
      Ainda que o Governo estivesse a trabalhar mal, ele foi eleito para 4 anos, avaliem-no ao fim de 4 anos. Apertem o cinto e vamos aguardar pelo fim do mandato do Governo para fazer o balanço e nas urnas poder dizer d nossa justiça.
      “Diabo leva vocês todos pra inferno”, só assim para o país anda.

  3. gostoso

    27 de Julho de 2012 as 18:21

    Tu , Delfim, acho que não tens lição de moral para dar a esse governo. Foste o governante que mais pessimamente governou este pais.Por favor, temos que acabar com a corrupção e de momento não há melhor governo para desempenhar esse papel se não for o ADI. VIVA O ADI.

  4. Carlos Ceita

    27 de Julho de 2012 as 18:47

    Meus amigos
    Em qualquer democracia mesmo a mais avançada o governo minoritário é um governo frágil. Mesmo que o Primero Ministro seja dialogante e faça compromisso com a oposição. Mesmo que a oposição tenha responsabilidade e sentido de estado existe sempre risco do governo cair. Vimo-lo em Portugal com os Governos do António e de José Sócrates. No nosso querido São Tome e Príncipe a que muitos chamam de paraíso do equador nem o governo dialoga nem a oposição tem sentido de estado. Reina o vale tudo de parte a parte e quem paga são os saotomenses dentro e fora do país. Falta aos políticos saotomenses o elementar da cultura democrática e postura de estadista.
    Nunca estaremos ao menos ao nível da Republica de Cabo Verde e em matéria de instabilidade parece até que estamos muito próximo de instabilidade da Republica da Guine Bissau.
    Na ilha do Príncipe temos um governo que tem uma ideia tem um plano do que pretende fazer para a sua região a curto médio e longo prazo.
    Na ilha de São Tomé parece que se avizinha os preparativos para um novo banho.
    Oxalá me engane.

  5. trindadense

    27 de Julho de 2012 as 19:03

    Delfim, por favor, deixa governo trabalhar.

  6. ginoinamente stp

    27 de Julho de 2012 as 19:22

    bem eu honestamente não gostaria que este guverno caisse mas meus compatriotas não me vinham diser que este guverno esta a trabalhar. convenhamos. o projecto de porto de águas profunda que o o PT carega como o filho unico pertence ao Rafael Branco enquanto PM do MLSTP e mais mano reflitamos com calma o quê que o ADI fez em 2 anos andar a dizer por conseguinte e deiche-no trabalhar isso
    o PM quando ganhou não sabia o pias que lhe esperava e agora o resultado esta a vista.

    • E.Santos

      28 de Julho de 2012 as 14:40

      Se calhar ainda não é visível para ti. Não são os grandes projectos os mais importantes para a vida do povo são-tomense. Há coisas pequenas que já ninguém liga mas que para uma boa parte da população de São Tomé sem acesso a internet como nós é de extrema importância. Sai um dia de casa e vá as roças (população desde sempre abandonada do país) onde nunca tiveram luz eléctrica e nem água potável e pergunta o que o Governo tem feito? Talvés você se vá surpreender.
      Há feitos pequenos que fazem uma grande diferença.

      • Truki Sun Dêçú

        28 de Julho de 2012 as 19:01

        Para esclarecimento: — Antes da Independência a grande maioria das Roças, tinha luz eléctrica, água corrente e potável, própria para consumo humano. Também havia sanitários nas sanzalas, para uso dos trabalhadores. A Roça Rio do Ouro (actual Agostinho Neto), até tinha uma central que era uma mini-hídrica. As dependências mais pequenas e do interior, entre as 22:00/22:30 H, durante a semana desligavam a luz eléctrica. Após a nacionalização das Roças, e com a sua degradação e abandono progressivos, deizaram de ter água e luz eléctrica. Se houver dúvidas, perguntem aos trabalhadores mais antigos.

  7. ZE CARLOS

    27 de Julho de 2012 as 20:06

    Sr. Delfim, vê se dá uma explicação aos são-tomenses porque razão não lhe é levantada a imunidade parlamentar para ir responder ao processo STP Trading ?

  8. Neves

    27 de Julho de 2012 as 21:12

    este tipo não tem noção daquilo que fala, algum dia vai pagar os seus pecados, como digo sempre aqui se faz aqui e se paga, algum dis ela vai pedir esmola a ver vamos…..

  9. fia luxinga

    27 de Julho de 2012 as 21:19

    Me caro Delfim e companhia lda(PSD, são falsos e mentirosos nunca quiseram nem quer bem do povo de S.Tomé, mas sim querem estar que nem Galeilão da trangedia, fazendo vossa vida e desgraçando a população Impune, os que memória curta( este senhor partiu passeio para reconstrir, financiamento desapareceu). Por favor deixe o governo acabar seu mandato, depois o povo fará justiça. Povo terá um grande papel se acharem que Governo esta a governar bem saiam a rua e os defenda se for ao contrario que o faça também

  10. Pidu Mamon

    27 de Julho de 2012 as 23:08

    Boca calada não entra mosca.

  11. Francisca Delicia

    27 de Julho de 2012 as 23:26

    A maior motivação para esta “monção de censura” é o desespero. Este pessoal da oposição esta todo com a corda no pescoço. O dinheiro que amealharam enquanto estiveram no poder já acabou e a malta esta cheio de dívidas juntos dos bancos, com casas por pagar e por acabar, com guarda roupas a cheirar mofo, porque já não há dinheiro para sair em viagens e comprar na europa. Esta é uma luta pela sobrevivência. Enquanto, não aparecer um grupo de pessoas com poder e vontade de mudar o rumo das coisas, fundamentando a criação de verdadeiros empregos iremos continuar nesta luta e o pais nunca sairá desta “Guerra Civil” sem armas. Não me revejo em nenhum destes partidos políticos. Em S.tomé e Principe nenhum partido tem uma ideologia própria. São grupos de interesse que se fazem e desfazem de acordo com a necessidade de cada um. É por isso, que ora o PCD coliga com MDFM, ora com o MLSTP, ora deputados de um partido da oposição defendem os interesses do partido no poder.

  12. Francisca Delicia

    27 de Julho de 2012 as 23:27

    S.Tomé e Principe = Guiné Bissau Light

    • E.Santos

      28 de Julho de 2012 as 14:43

      Que vergonha para nós. Só estes larápios não dão conta disso. Mas se insistirem, vamos sair a rua. Temos de começar a ser mais participativos na vida do país, isto é o exercício da democracia. Não podemos deixar esta gente destruir ainda mais o país que é nosso.

  13. o degredo

    28 de Julho de 2012 as 1:50

    Por amor que o Deus tem para com os seus.

    Bô Délfim escá flá uã kua! Tu és um carrasco da nossa sociedade. STP-Trading passou como se sabe (tudo bem), epah segue com os teus business se é que se pode chamar de business.

    (Senhores de tela-non menos sensura)

    Tal como Miguel relvas, punda cá mandá bô na cá bá scóla faêê! Fé kua mô dá ami fã!

    Un sá nanhen escá bila cu tluviço cu escola pan bila uã guê.

    • Dada

      28 de Julho de 2012 as 16:50

      tal como o presidente do governo regional
      toze cassandra deveria ir estudar para engenheiro

  14. Eliseu Neto Vaz

    28 de Julho de 2012 as 8:33

    sinceramente mas sinceramente……isto ate tornou um paradoxo. ficamos sem conhecer o rumo das coisas. se tivermos a fazer uma analize..chega se a conclusao os politicos santomense nao tem capacidade pra governar….eu perguntaria..o que pcd e mlstp querem de concreto? entao vcs nao estiveram la? o que fizeram? deixa o outro governar. se o pais e nosso e tds juntos estamos lutando pra desenvolvimento..vamos trabalhar com espirito de equipa ajudando mutuamente…..deixe de apontar porque tds vos, sois coruptos….apaga tudo que e passado e comece por favor um stp novo….porque tds confusoes desse tipo e pra desviar a atencao do povo para facilitar o roubo…..mudem por favor…temos filhos , e precisam pelo menos daki a 20,30 anos ver um sao tome melhor.

  15. pantufas

    28 de Julho de 2012 as 11:35

    mósca scá cugi da flida.

  16. Olinto Santiago

    28 de Julho de 2012 as 13:01

    Sr. Delfin Neves, por favor não se meta nisso, deixa o governo trabalhar, como deixaram-te trabalhar, mesmo não tendo capacidade para tal, isso não é a tua praia.

  17. Emílio Pinto

    28 de Julho de 2012 as 16:24

    Quando pela radio (RDP África), surgiu a noticia de que os partidos da oposição parlamentar rubricaram um acordo entre eles, que falariam à uma só voz, veio me logo a mente que havia neste acordo outros interesses. Fica agora bem claro quais são as pretensões do MLSTP e do PCD.

  18. Alicia

    28 de Julho de 2012 as 17:05

    Obrigada Eliseu Neto, as vezes até da raiva.

    é uma luta de conquista de poder so para satisfaer os seu proprios desejos.
    Eles todos ja estâo bem na vida, e ainda näo estäo satisfeito.

  19. ANCA

    28 de Julho de 2012 as 20:33

    Atenção, atenção

    Caras e Caros Cidadãos SãoTomenses

    Consciêncializem, acreditem em vós,

    Se os deputados e membros dos Partidos MLSTP/PSD, PCD/GR e MDFM/PL, tal e qual, aquele a qual vemos em epígrafe, têm má pinta, nas próximas eleições, vamos dá-lhes uma pica e pôr-lhes a andar, á apreender a trabalhar a terra.

    Como?

    É simples

    É fácil, muito fácil cidadãos SãoTomenses

    Reparem, prestem bem atenção, abrem os olhom, tenhamos consciência.

    Estes indivíduos, que são deputados e membros dos Partidos, MLSTP/PSD, PCD/GR e MDFM, são os mesmos que á 37 anos, levaram e têm conduzido, têm levado, o País( População; Mar; Território), a miséria, fome, pobreza extrema, prestem bem atenção, á 37 anos.

    Uma maneira de praticar-mos o bem, porque o bem, nos fica bem á todos no futuro;

    Tendo em conta que o aparelho da Justiça, jamais, funciona, uma vez que jamais, respondem ou responderam pelas suas acções enquanto governantes, uma vez que nunca nenhum pisou a cadeia pelos casos de corrupção( GGA; STP-TRADING; PASSEIOS; DOCAS de PESCAS; ETC,ETC…) e que nunca foi feito justiça a nós cidadãs e cidadãos membros do povo, porque sempre fomos e somos chamados a pagar, as suas asneiras, roubalheiras, trafulhices e ladroices;

    Uma forma de praticar a justiça popular, com a mais elementar, das ferramentas, uma das elementar armas de combate a corrupção que está ao nosso alcance caros cidadãos-o nosso voto.

    É nas proximas eleições, reduzir, estes Partidos, o MLSTP/PSD, PCD/GR e MDFM/PL, á 37 anos, sem estarem na assembleia, na esfera do poder, reduzi-los a zero deputados, pô-lo na fome, na miséria, na pobreza extrema do poder – suas fontes de rendimentos – bens do Estado, da qual nós pertencemos, ou por outra.

    Mandá-los cavar, ir apreender á trabalhar, á produzir.

    Pô-los de uma vez para sempre fora do poder, durante 37 á 40 anos.

    Acreditem

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe cidadãs e cidadãos de São Tomé e Príncipe

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

    • ANCA

      28 de Julho de 2012 as 20:39

      Por todos os males que já nos causaram irmãs e irmãos SãoTomenses.

      Lembrem-se, mais de metade da nossa população, está abaixo do limiar a pobreza.

      Na miséria, na fome e na pobreza extrema.

      • ANCA

        28 de Julho de 2012 as 20:42

        É tempo de dizer basta.

        Se têm má pinta, dámos-lhes uma pica, e pômos-lhes á andar, á ir trabalhar, cavar terra.

        • ANCA

          29 de Julho de 2012 as 1:22

          Já é tempo de pô-los é tempo á trabalhar a terra,

          Já é tempo de ir para rua gritar.

  20. pantufas

    29 de Julho de 2012 as 11:12

    Oi Delfim,será q lês esses comentários?

  21. Anca

    29 de Julho de 2012 as 11:18

    O tempo de se apoderarem das bolsas para estudantes, SãoTomenses, acabou, o tempo de se apoderarem dos bens públicos acabou, o tempo de se apoderarem das casas do Estado, do povo, sem nada pagarem acabou, o tempo de se apoderarem das roças sem as trabalhar acabou.

    O tempo da justiça social, distribuição de riqueza, tempo de empenho no trabalho árduo para fazer crescer e desenvolver o País sustentávelmente á nivel social, cultural, desportivo, político, ambiental, económico e financeiro, tempo de gosto e empenho no trabalho, no rigor, postura e sentido de Estado.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

  22. Anca

    29 de Julho de 2012 as 11:28

    De tantas pedradas, ás barigas ficaram vazias e cabeças dos cidadãs e cidadãos São Tomenses ficaram e carrecas, com fome, na miséria e na pobreza extrema.

    Pois não há mais pão para malucos nem pentes para carrecas.

    Aos membros do Partidos MLSTP/PSD, PCD/GR, dámos-lhes uma pica, e pomo-lhes a andar, da política para fora, vamos po-lhes á aprender a trabalhar, coisa que nunca fizeram na vida.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe as cidadãs e cidadãos de São Tomé e Príncipe

    Acreditem

    Dámos-lhes uma pica e pomos-lhes á andar.

    • o degredo

      30 de Julho de 2012 as 8:54

      Houve altura que ja pensei em desistir de nossa Sublime Insular, contudo, para minha surpresa e alegria, ainda vejo os meus que têm mesma visão que eu.

      Ainda creiem, no magnifico arquipelago.
      Ainda nutren as mesma esperança.
      Ainda não disseram o seu ao paraiso do Golfo.
      Também acredito como tu que podemos, ainda tirar estes carrasco o poder mesquinho dos quais ainda gozam.

      Ainda vamos a tempo de fazermos algo.

      Por fim, peço a qualquer um que saibam de algum grupo organisado e com directrises objectivas (independentemente da cor polica) publiquem-na ou faça-me saber de alguma forma.

      (Não há necessidade de deixar contacto porque a internet tudo é possivel)

  23. xwwws.st

    29 de Julho de 2012 as 14:06

    Morre na mesma

  24. delta

    29 de Julho de 2012 as 19:25

    Sempre ouvi falar da palavra consciência. Mas ao ler a declaração do senhor Delfim em apoio a Monção de Censura apresentada pelo MLSTP/PSD, cheguei a conclusão que há pessoas que não têm consciência e que fingem esquecer das más atitudes usadas na gerência da coisa pública, quando foi governante.Citemos: Doca de Pesca, Passeios da Cidade Capital, compra dos géneros alimentícios no Brasil, etc… Ó homem, cuidado! Deus tarda, mas não falha. Se és filho de Deus, outros também o são! Neste mundo, quem semeia vento, colhe a tempestade, dura o tempo que durar.

  25. O Analista e Censurador

    29 de Julho de 2012 as 23:25

    Delfim, já perdeste credibilidade perante o povo. Chega de envergonhar a sua família, apesar que não dás a elas muita atenção,mas pelo sangue são tuas famílias e ficam constrangidos com toda essa palhaçada em que estas metido. Reflecte um pouco por favor.
    Para terminar, apoio comentário da Francisca Delícia.Merecia vinte pontos positivo.

  26. Butauê

    30 de Julho de 2012 as 4:11

    Esses vendedores e candongueiros querem regressar outra vez ao poder?
    Deixem o governo trabalhar.Esse governo tem iniciativas que podem levar sentido de Estado á S.Tomé e Príncipe.O Primeiro Ministro Patrice Trovoada é um homem cheio de iniciativas e parece muito empenhado na luta contra a corrupção e na captação de investimentos externos.STP não pode ser governado por vendedores, candongueiros e políticos sem sentido de estado,mas sim,por técnicos altamente especializados,o que neste território existe muito pouco com iniciativas e capacidade de dar STP o sentido de estado.
    Deixem de pensar na vida e Riqueza Fácil e comecem a trabalhar a sério pelo 8 a 12 horas por dia.
    Bem haja

  27. malebobo

    30 de Julho de 2012 as 10:22

    Sr.Delfin, tenha um pouco de paciencia, espera mais 2 anos para que o povo faça sua justiça.

  28. Kebla

    30 de Julho de 2012 as 15:07

    Este senhor também é politico lá da minha terra???
    O povo elege estas coisas para Governar nossa linda terra???

    Está justificado o nosso atraso. Francamente….

    Então vou continuar a ser emigrante por muitos mais anos.

  29. grupo revoltado

    30 de Julho de 2012 as 20:57

    o k passar no nossa ilha tao maravilhosa !! sempre com a historia de censura !!! cmo k isso vai para frente !! k tipo de deputados são vcs… sempre com censura !!! estamos muit revoltado com essa situação !!!! cada dia a nossa ilha esta no fundo do posso !! k tipo de politica é essa !! isso acontece só em nossa ilha em com censura !!!

  30. torresdias

    31 de Julho de 2012 as 8:04

    O governo mais corrupto que S.Tomé e Principe conheceu é este capitaniado por PT, conhecido internacionalmente por muitos que têm curriculum duvidoso. Foi ele que implantou corrupção até casa parlamentar o último está a vista o deputado do PCD Amandio Pinheiro para conquistar seus objectivos, ja corrompeu muitos mas depois da um pontapé abrem os olhos porque este individuo não tem sangue.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo